Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Não sei o que é isso de Lamal.
    Sei que aqui solteiros pagam bem impostos.

Despesas mensais fixas:
    Exemplo de salário 5500 francos
    Netos 4400 mil francos = 3750 euros (atual)

Renda - 1000 euros t3 3 quartos
    800 euros t2 2 quartos

Luz - 50 euros media
    Gas - depende do apartamento/casa

Carta Vital - 100 mês
    Complementar carta SANTE recomendo para mulher e filhos - 80 mês

Carro - 150 mensal gasolina / seguro

Comida - 500 mês (incluindo bacalhau e vitela)

Outras - 200 euros.

Tudo são exemplos mas 2 mil euros chega bem para viver aqui.

Impostos anuais penso que já sabe.
    Concordam com este comentário: MBarbosaz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, MBarbosaz
  2.  # 382

Colocado por: Anonimo16062021
    Se a sua mulher não tiver residência na Suiça isso de não trabalhar é ter um filho nada conta para os descontos seus na Suiça
    Como assim? Neste caso passam a ter residência em França, perante a Suíça é como se fosse solteiro sem filhos?
    Conheço outro caso de quem foi para a Suíça perto de Bern e teve de levar a certidão de casamento e uma declaração da junta em como a mulher em Portugal não está a receber nenhum tipo de rendimento!
  3.  # 383

Colocado por: silvacastro
    Impostos anuais penso que já sabe.

Impostos anuais neste caso só paga a taxa de habitação, ou neste caso tem de fazer todos os anos os impostos na França sobre esses tais 3750€ ?
  4.  # 384

Tem de fazer sobre o BRUTO :
    70 mil francos × o cambio medio anual (0.88) este ano que fiz deu qualquer coisa de 60 mil euros
    Desse e 8%
    Mas como tem filhos etc da média 3500 euros.
    Exemplo muito próximo da minha realidade.
    Mais taxa habitação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  5.  # 385

Estão outra vez a fazer confusão.
    Anonimo16062021 o homem e para ficar na França não precisa de nada da Suíça além do Permisso (G) depois a vida é toda na França trabalha na suica tem descontos na Suíça tem pension kasse na suica reforma da Suíça tudo igual mas paga impostos e vive na França.
  6.  # 386

Colocado por: ****Dias é só grandes salários e eu com uns francosinhos !
    Nao estou a ver grandes salarios em nenhum lado Mj dias, de 32 a 38CHF encontra muito facilmente em anuncios para temporeiros...
  7.  # 387

32 francos e um manobra que não sabe fazer nada e está a começar na suica.

Confirme se recebeu o meu email Dr1982
    Concordam com este comentário: DR1982
  8.  # 388

Muita atenção a pequenas empresas de Temporeiro que são mafiosas e não pagam certo.
    Se lhe derem alto por hora desconfie.
    Suíça falam falam mas aqui também há muito trafulha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  9.  # 389

Colocado por: ****Fica aqui uma ficha de salário casado sem filhos , para vocês só muda o imposto à la source , este deve estar nos 34 chf
      95152260-928D-42D7-9919-0906F3A6D081.jpeg
    Entao esse fez 196horas a 28CHF como é que esta a 34CHF?
  10.  # 390

Entao imagine que esse homem trabalha 12 meses a 196 horas por exemplo! Ganha 51154.35CHF ano (3934.95X13) se dividir isso por 12 meses de trabalho dá 4262.863CHF mensais (3680€) com a diferença que eu tendo um filho devo pagar menos imposto a la source por isso nao me devo ter enganado muito!
  11.  # 391

Colocado por: ****E onde faz os 12 meses ? E quando neva ? Conta 9 meses !
    Isso em interim, em CDI quando neva recebe-se igual ou nao??
    De qualquer das formas mesmo travalhando 9 meses da uns 3500€ limpos mensais na mesma!
  12.  # 392

Goza das horas extras,ou férias se as tiver.. caso contrário vai para fundo de desemprego (RVA)
    Isso em CDI ou interim? Em CDI nao se ganha os meses sempre igual podendo ou nao trabalhar com a neve?
  13.  # 393

Fosca se DR, traduza isso por miúdos.m
    Em CDI (contrato para empresa) interim (temporeiro) como lhe chamam por aí
  14.  # 394

Não.
    Entao, esta afetivo para uma empresa, se nao poder trabalhar por causa do tempo nao ha intemperies? Nao se recebe 75% das horas ou coisa parecida?
  15.  # 395

Colocado por: ****

Mesmo sem ser pelas agências, não existe cá isso de efetivos, a maior parte dos contratos têm termo .
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    Entao nunca ha seguranca no trabalho, a qualquer momento o patrão pode nos mandar embora e pronto?
  16.  # 396

Se for mensal e estiver pela agência para a missão no dia que quiser , não existe trabalhadores da construção, pelo menos nos cantões que trabalho ao mês, é tudo valor hora , eu alegando intempérie, posso fazer um trabalhador parar , é um motivo de força maior .
    Então estando em cdi ou como interimaire, se nao se poder trabalhar com o mau tempo você para os trabalhadores e pronto? E nao ganham nada durante os dias que nao se trabalha com o mau tempo?
  17.  # 397

Essa parte não é muito boa, entao um gajo nunca sabe se tem ou nao trabalho, acaba por ser interimaire toda a vida ai na Suíça!
  18.  # 398

Para o patrão ficas direto mas a qualquer altura podes ser virado , é assim !
    Tal como disse é como se fosse interimaire toda a vida, por isso mesmo tenho de ficar na França, caso nao me adapte na Suíça a esse sistema é só voltar a trabalhar na França e já está!
    Isso aí é uma pequena selva já estou a ver! :)
  19.  # 399

As agências salvo erro até podem parar a missão , e acho que são só dois dias que têm que dar !
    Se assim for os contratos servem para que afinal?
  20.  # 400

Mas isso é a empresa que pode ligar para a agencia para rescindir contrato, nao quer dizer que a agencia possa rescindir com o trabalhador assim
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021

0.0989 seg. NEW