Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Quando vejo a malta a fazer as contas do que vai poupar penso: cá em Portugal na teoria também me devia sobrar muito mais dinheiro mas todos os meses há imprevistos, é uma torneira, é uma coisa com o carro, é uma ida ao dentista, etc. Até nisso lá fora deve ser melhor lol
  2.  # 162

    jorgferr, eu tento fazer as contas daquilo que vou poupar com os dados possiveis de contabilizar, se pudesse contabilizar os imprevistos estes deixavam de ser imprevistos...
    Como é obvio nas contas que faco sei que ao fim do ano nunca irei ter esse valor exatamente por existirem os tais imprvistos, mas como eu ja disse, esses nao ha forma de calcular...
  3.  # 163

    Colocado por: Bruno.AlvesTenha atenção que, pelo que me contam, nem sempre aparece trabalho na Suíça rapidamente. Um dos meus familiares penou para encontrar trabalho, depois lá conseguiu uns meses em França enquanto continuava inscrito nas agências Suíças. Finalmente apareceu trabalho "do lado de lá". Ou seja, convém ter uma mão amiga nesse processo, bem como um pé de meia para a eventualidade ;-)

    O que julgo que é mesmo fundamental é a sua esposa encontrar trabalho, e para isso existem cursos de Francês para emigrantes. Só com uma pessoa pode ser complicado...
    Boa sorte!
    A minha situação é diferente, actualmente tenho trabalho por isso o que poderei fazer é um dia destes perder um dia para me ir inscrever em meia dúzia de empresas à Suíça e depois espero por uma Proposta que me agrade!
  4.  # 164

    boas, neste momento tenho um trabalho disponivél para quem quizer, numa firma de manutenção de casas, o ordenado é de cerca de 23sfr hora = 20€ , quem tiver interessado é só apitar
  5.  # 165

    Margarett- não falo em poupar dinheiro para construir casa em Portugal, falo em poupar dinheiro para os maus momentos , não seremos sempre jovens e invencíveis. Convém ter um pé de meia .
    Segundo - devo ganhar menos que o seu familiar e em 2016 fui a Tailândia, Roménia e á Polónia de férias e não precisei de pedir dinheiro a ninguém. Então isso significa que com menos euros tenho mais qualidade de vida que o seu familiar????....
    O que digo é para fazerem bem as contas porque as vezes só compensa mudar por uma determinada diferença entre o ganho e o gasto ..... Só isso . O que me chateia é dizerem vai para a Suíça que vais ganhar mais e vais ter muita qualidade de vida e a tua vida vai ser muito boa com muito dinheiro para gastar no que quiseres quando isso tem de ser avaliado caso a caso . Não se pode iludir as pessoas . As pessoas tem de estudar bem o país para onde vão e se preparar bem.
  6.  # 166

    Caro enf.magalhaes, acho que nunca ninguém disse que na Suíça são todos ricos. E também é verdade que há pessoas muito pobres. O que é verdade é que grande parte da população é classe media, embora não sei dizer quantos são classe media-baixa ou media-alta.
    A questão aqui é que mesmo com um custo de vida elevado, consegue normalmente poupar mais do que se estivesse em Portugal e que o uso da bicicleta não tem nada a ver com o tamanho da carteira, mas sim uma questão cultural.
    A outra questão que refere, que é viver em França (ou noutro país fronteiriço) e trabalhar na Suíça, eu pessoalmente não vejo vantagens como já tinha referido há uns dias atrás. Mas provavelmente quem opta por isso tem lá as suas razões.
  7.  # 167

    Colocado por: enf.magalhaesO que me chateia é dizerem vai para a Suíça que vais ganhar mais e vais ter muita qualidade de vida e a tua vida vai ser muito boa com muito dinheiro para gastar no que quiseres quando isso tem de ser avaliado caso a caso . Não se pode iludir as pessoas

    Isso sem qualquer dúvida, muito bem dito.
  8.  # 168

    Se me premite .DR1982
    Eu estou a travalhar na Suiça mais propriamente no Canton du VAUD à 12 anos , tenho familia aqui esposa e 2 filhos o mais novo tem 2 anos .
    Travalho no ramo da construçao /Genie Civil e obrages d'art , a minha funçao ( Contre Maitre ) numa grand empresa da região Lemanique .
    A Suiça como se dis por aqui e um bom Pais é mas também tem as suas ratoeiras como ja divulgou enf.magalhaes .
    A vista de certas pessoas é o " EL DORADO " abanasse a bananeira e os francos caem " enganao-se".
    Ganha-se bem mas paga-se mais , a classe média e muito castigada em termos de impostos ( costumo dizer que até sorrir paga inposto ) " brincadeira minha "
    Com relação a sua procura de travalho aconselho a ficar por França ,se estiver bem claro
    Aqui vai a minha experiencia : travalhão comigo atualmente 4 temporarios ( pessoas que travalhão para as tais ditas AGENCIAS Temporarias ou Interimes ) essas mesmas agencias que explorão as pessoas e não lhe garantem travalho ,a garantia que teem é que tem de comer/ pagar a casa/ impostos /assurance maladie Obrigatoria na Suiça /e ter um meio de transporte para ir Travalhar /enviar algum dinheiro para a familia em Potugal .
    Eu so preciso de avertir 2 dias de antecedencia a Agencia para enviar para casa um operario ( acham isso Normal, pois eu não o meu Patrão para me despedir precisa de 3 meses ) e esse mesmo operario acham que vai travalhar no dia seguinte dificilmente arranjara travalho para o dia seguinte . Resumindo : um temporario tanto pode travalhar 21 dias por mes como 2 dias . Mas as faturas mensais serão sempre as mesma isso podem crer, os organismos que enviam as faturas para pagar Não sabem /Não querem saber se tem ou não dinheiro para pagar . Não paga OK ( Rappel ) mais 25 frs de acrecimo a fatura depois du segundo Rappel ( Persuite ) ai "entornou a sopa ".
    A Persuite como o nome o diz vai te prosseguir toda a tua vida na Suiça .
    Queres alugar casa /comprar carro com emprestimo /fazer emprestimo Bancario peden-te a folha do avis de porsuites se estiver alguma coisa marcada por falta de encomprimento aos tais ditos " Organismos" ( podes esquecer ).
    Un Temporario Não tem direito ao permi B o tal permisso de travalho, serà lhe dado o permisso L o mais reles que existe ( não tem direito a fazer nada como alugar casa /comprar carro / fazer abonamento para telemovél etc..etc )
    O frontalier atualmente penso ser a melhor opção para quem quer tentar a sorte na suiça (Arco Lemanique ) como ja foi referido aqui no topico a procura de travalho muda de Canton para Canton .
    O frontalier elhe atrivuido un permisso G , a vantagem e que mesmo sem travalho a mais facil viver na França do que na Suiça e paga todos os impostos na França a estrada e como todo na vida ( naõ se pode fazer chouricas sen massa ). So para enformação : eu quando travalhava en Portugal ia da zona de Amarante para Porto Viana/Aveiro /Anadia /Braga /Vila Real etc.etc. e não morrri ,não vejo enconveniente algum en fazer và 20/30/40 km por dia . Eu faço mais dentro da Suiça para travalhar .
    Agora DR1982 veja a minha desgraça .....Mensal
    Impôts ...........................................................1.640 frs
    casa................................................................1.680frs
    Infantario 1 Filho...........................................1.420 frs
    Seguros de doença meu...............................380frs ( com franquia de 2.500 frs)
    Seguro de doença esposa ...........................380 frs ( com franquia de 2.500 frs )
    Seguro de doença Filho................................180 frs ( sem franquia )
    Seguro de doença filha ................................167 frs ( sem franquia )
    Telemovél.......................................................92 frs
    Garagem para 1 carro...................................220 frs
    Tv abonamento + enternet............................104 frs
    2 carros Leasing ............................................817 frs
    Bilag ................................................................40 frs
    Fora todas as outras despesas mensais e anuais como comida/ roupa/lavandaria /gasolina ( ´~ao é para a bicicleta )servico du carro /pneus verão vs inverno/seguro automovél / RC ménage etc.etc.etc...
    • RCF
    • 4 julho 2017

     # 169

    Colocado por: neantGanha-se bem mas paga-se mais , a classe média e muito castigada em termos de impostos

    neant
    Eu compreendo o que diz, mas isso não é bem verdade.
    Eu não sou emigrante na Suíça, mas conheço algumas coisas.
    O neant diz quanto paga de impostos, mas não diz quanto ganha de ordenado.
    A percentagem de impostos aí é muito mais baixa do que em Portugal. Já ouvi isso de muitos emigrantes, que pagam muito de impostos. Quando lhes pergunto quanto pagam de impostos e quanto ganham de ordenado e a seguir lhes digo quanto pagariam de impostos em Portugal com um ordenado daqueles, ficam estupefactos.
    Mesmo sem saber o seu ordenado, arrisco (é um risco muito reduzido) dizer-lhe que, com o ordenado que terá aí, se fosse em Portugal, pelo menos 50% do seu ordenado nem lhe chegava a ver a cor, pois era logo retido para IRS e TSU.
  9.  # 170

    Caro neant, obviamente que dando exemplos de trabalho precário, não se pode comparar. Um precário sera sempre precário em qualquer país do mundo.
    O que estamos a comparar é tendo trabalho comparativamente com alguém empregado em Portugal a fazer o mesmo, o que é que se consegue fazer e poupar com o dinheiro.
    Por exemplo, pegando no seu caso, alguma vez com o mesmo emprego em Portugal e com o respective salário português, conseguiria estar a pagar os mesmos 2 carros + garagem + infantário?

    Em termos de impostos, na Suíça paga-se muito menos que em Portugal. Até o IVA na Suíça são somente 8% e 2,5% para produtos alimentares.
    Há sim, outros gastos a considerar, como o Billag, Seguros ou o infantário no seu caso. Mas depois de pagar isso tudo, consegue poupar e fazer umas férias razoáveis, ou não consegue?
  10.  # 171

    O IVA até pode ser mais barato mas as coisas são muito mais caras .
    Concordam com este comentário: neant
  11.  # 172

    RCF meta nos impostos que se descontam os seguros de saúde e complemento de reforma de depois diga lá qual é a percentagem de retenção .
  12.  # 173

    Sinceramente, seja qual o for o pais para o qual se decida emigrar é preciso ter bem em conta que efetivamente os salarios serao mais elevados do que em Portugal, mas certamente que as despesas também o serao. E emigrar para fazer "vida de escravo" como muitos, vale mais nao sair do pais. Pois vejo muitos em que os unicos momentos de lazer que tem sao as 3/4 semanas por ano em que vao de ferias a Portugal.
    • RCF
    • 4 julho 2017

     # 174

    Colocado por: enf.magalhaesRCF meta nos impostos que se descontam os seguros de saúde e complemento de reforma de depois diga lá qual é a percentagem de retenção .

    É menor que em Portugal.
  13.  # 175

    Neant, qual é em media o o salario desses 4 trabalhadores em trabalho temporário que estao a sua beira? Quanto ganham por hora mais ou menos, sabe? É que ja aqui se falou entre 25 francos mas tambem ja alguem falou en 38 francos, sabe mais ou menos quanto é a media de um cofrador ?
  14.  # 176

    Caro DR1982 .
    O preço por hora varia de pessoa em pessoa TENHO A 54frs/57frs/52frs hora ( brutos ) pagos diretamente a temporaria .
    depois cada temporaria faz as deduções a sua maneira , por vezes enventão cargas socias que so existen se voce aderir vref.
    O salario net é de 28 frs h a 32/34 frs
  15.  # 177

    Caro RCF .
    Peço desculpa por não concordar plenamente consigo .
    Eu pago au Canton du VAUD os impostos a 127% sobre o meu salario e da minha esposa que ela so travalha a 80% de preposito para pagar menos impostos .
    A minha commune ( freguesia ) a taxa este ano e de 72% e a Confederation suiça chamado o IFD ( Imposto Federal Direto ) não tenho esse valor aqui no travalho mas amanhã ja lhe direi .
    Agora diga-me da sua justiça acha pouco .
    Corrija-me se estou errado : a segurança social e descontada du salario sobre forma de uma taxa % exato .
    Como o senhor pode ver o que escrevi anteriormente #193 , eu pageo 380frs mes et tenho 2,500 de franquia ,
    pode-me dizer qual a eventual franquia en Portugal .
    Penso não existir .
    Un exemplo concreto : no enfantario fonciona desta forma , quem ganha pouco ( mae solteira a viver com o pai da criança mas as escondidas e que ganha 3000 frs paga 120frs mes a 100% de ocupação, eu Travalho a 100% et a esposa a 80% e a minha filha so esta a 80% de ocupação pago 1.420 frs e aquele ou aquela que ganha 15.000 frs mes so paga 1.800 frs e o plafond aqui no Canton Vaud .
    Agora diga-me se a classe média e favorecida . no tanas .
    Mas como dizem e bem os meus colegas Suissos ( ninguen te chamou para aqui vieste porque quizeste .......)Agora gramas .
  16.  # 178

    vmontalvao .
    Na Suiça não e un capricho ter garagem e quase obrigatorio .
    Pode escolher entre garagen ou park ;mas os precos não deferencião muito.
    Outra coisa não sei se ja visitou a Suiça ( o arco Lemanique ) , se o fez estou certo que detectou que não existem carros en cima do passeio a dormir de noite e nen de dia aqui a Policia foncina por vezes até de mais .Por este motivo mais uma razão para ter Garagem .
    Com relação aos 2 carros , como referi travalho eu e a minha esposa .E a distancia e significativa .
    Espero que compeenda .Obrigado
  17.  # 179

    Colocado por: neantCaro DR1982 .
    O preço por hora varia de pessoa em pessoa TENHO A 54frs/57frs/52frs hora ( brutos ) pagos diretamente a temporaria .
    depois cada temporaria faz as deduções a sua maneira , por vezes enventão cargas socias que so existen se voce aderir vref.
    O salario net é de 28 frs h a 32/34 frs

    Quando dis net quer dizer o valor que a empresa temporaria paga ao empregado é de 28/32/34 frs certo? Ou seja desse valor 28/32/34 o empregado paga depois os imposto correto? Obrigado pelo esclarecimento
    • RCF
    • 4 julho 2017 editado

     # 180

    Colocado por: neantEu pago au Canton du VAUD os impostos a 127% sobre o meu salario e da minha esposa

    Não pode ser. 127% significaria entregar o seu ordenado na totalidade (100%) e ainda mais 27%. É impossível.

    Colocado por: neantCorrija-me se estou errado : a segurança social e descontada du salario sobre forma de uma taxa % exato .

    Exato, é 11%. Mas neste aspeto é incomparável com a Suíça, pois aí não existe sistema nacional de saúde.

    Colocado por: neantpode-me dizer qual a eventual franquia en Portugal .

    Não é comparável. Aí o seguro é obrigatório e aqui não é. Mas, no sistema nacional de saúde, aqui, há franquias (ou taxas moderadoras) para umas coisas, para outras não há e noutras, ainda, o sistema nacional de saúde não disponibiliza sequer o serviço.

    Colocado por: neant
    Agora diga-me se a classe média e favorecida . no tanas

    A classe média não é favorecida em lado nenhum...

    A questão é esta: quem aí tiver um ordenado bruto de € 6.000/mês paga mais de € 3.000 só para seguro de saúde e IRS? Em Portugal paga! Aliás, nem o chega a receber, pois é logo retido na fonte. Para além de que, muuuito pouca gente aqui tem um ordenado desses.
    Os emigrantes, creio que têm ideia que pagam muitos impostos, porque aqui em Portugal pagavam muito menos. Esquecem-se é que, aqui em Portugal ganhavam mesmo muito muito menos. Não se pode comparar os impostos do ordenado daí com o ordenado que teriam aqui. De uma forma muito genérica, sem apontar casos concretos, direi que aí ganham 4 vezes mais que aqui e pagam 2 vezes mais de impostos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
 
0.0535 seg. NEW