Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ****Os franceses e os italianos que trabalhem na Suíça não precisam e está ???
    Precisam sim, pelo menos para trabalhar nos cantoes de Vaud e Geneve precisam, ou na França ou na Suíça!
  2.  # 2

Colocado por: ****

Asneiras dizes tu que dizias que a segurança Maladie era obrigatório.
    E é obrigatório ter segurança maladie ou na França ou na Suíça!
  3.  # 3

Tu é que dizes que eram obrigados a ter a lamal, quando não precisam , porque são considerados não residentes .
    Onde é que eu disse que era obrigatório ter lamal? Eu disse sempre que os frontaliers são obrigados a ter LAMAL ou CMU...
  4.  # 4

Tu é que dizes que eram obrigados a ter a lamal, quando não precisam , porque são considerados não residentes .
      D1084F20-2276-49F0-BA4B-180AF405E7F4.jpeg
      1EF0512A-8503-4B7A-89BF-50EEA41F0481.jpeg
      24F55392-86FB-4331-9A39-6E3762A2BDD1.jpeg
  5.  # 5

Colocado por: ****Eu disse no sentido que existem , muitos franceses e italianos, quem pagam seguros duas vezes sem necessidade ( dois países)
    Ah, foi aí a confusao entao...
    O que me foi sempre explicado é que ou pagava 8% sobre o revenu N-2 menos o plafond de base (cerca de 10.000€ normalmente) caso opta-se pela CMU ou caso escolhe-se a Suíça (lamal) pagava cerca de 280chf na Helsana com franquia de 300chf, este ano a helsana ja baixou para os frontaliers agora a helsana custa 208chf salvo erro para quem escolheu lamal...
  6.  # 6

Colocado por: ****Eu com 2500chf de franquia pago 330 chf , já com complementarias
    O pessoal que vive em Genève paga mais que isso, falam por volta dos 400/500 mensais por pessoa, mas isso é o que dizem...
  7.  # 7

Colocado por: ****Mas a minha franquia é 2500 , é enorme a 300 chf a segura maladie deve ser 600chf mês .
    Por isso compensa ser frontalier, mesmo que se escolha ficar associado à lamal paga 230.70chf com 300chf de franquia...
  8.  # 8

Colocado por: zeto
    Sim é aceitavél e acredito é um bom ordenado.. o min. São 3300.-
    Só ignoro aqueles que dizem que ganham 10mil....

O problema do Zé Tuga na Suíça é que acha que arranja um trabalho de 3000/4000 francos mês e que vai juntar dinheiro, meus amigos a Suíça não é fácil, eu estou a 3 anos na Suíça em Zurich, trabalho eu e a minha mulher, temos um filho de 3 anos, eu trabalho nas obras de segunda a sexta, a minha mulher nas limpezas, eu ganho 5500 por mês, minha mulher ganha 3200 por mês, ao todo dá 8700 por mês...
    Mas como viemos para a Suíça para juntar dinheiro e voltar para Portugal ambos temos os mesmos objectivos de vida, e abdicamos de cerca de 1000 francos por mês, 6 dias por semana o nosso filho vai para a ama. 6 dias? perguntam voces...
    Sim 6 dias porque para atingir os nossos objectivos decidimos que nos vamos sacrifícar para que não falte nada no futuro. Então eu ao sábado faço uns biscates numa oficina, e a minha mulher tem 4 casas onde faz limpezas durante a semana depois do trabalho dela, e ao sábado. Posso dizer que o que eu ganho dos biscates é o que a minha mulher ganha das limpezas das 4 casas junto pagamos renda, despesas, combustível, seguro, a ama do menino e as vezes ainda dá para umas extravagâncias... Só não junta dinheiro na Suíça quem não quer, tenho amigos que estão na Suíça a mais de 8 anos e não juntam dinheiro, eu em 3 anos já juntei muito dinheiro, dinheiro que em Portugal não conseguia juntar em 10 anos a fazer o mesmo que faço cá. Trabalhar na Suíça 1 ano e comprar um carrão é uma cena do Zé Tuga...
    Concordam com este comentário: alexp, silvacastro
  9.  # 9

Colocado por: alexspoon 6 dias por semana o nosso filho vai para a ama. 6 dias? perguntam voces...
    Sim 6 dias porque para atingir os nossos objectivos decidimos que nos vamos sacrifícar para que não falte nada no futuro
    E por este motivo você pensa que está certo, sacrificar o filho também para no futuro lhe fazer o mesmo quando precisar do auxílio dele. A ganância é mesmo uma doença
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, mica, Bi91
    • DR1982
    • 4 fevereiro 2020 editado

# 10

Colocado por: alexspoon

O problema do Zé Tuga na Suíça é que acha que arranja um trabalho de 3000/4000 francos mês e que vai juntar dinheiro, meus amigos a Suíça não é fácil, eu estou a 3 anos na Suíça em Zurich, trabalho eu e a minha mulher, temos um filho de 3 anos, eu trabalho nas obras de segunda a sexta, a minha mulher nas limpezas, eu ganho 5500 por mês, minha mulher ganha 3200 por mês, ao todo dá 8700 por mês...
    Mas como viemos para a Suíça para juntar dinheiro e voltar para Portugal ambos temos os mesmos objectivos de vida, e abdicamos de cerca de 1000 francos por mês, 6 dias por semana o nosso filho vai para a ama. 6 dias? perguntam voces...
    Sim 6 dias porque para atingir os nossos objectivos decidimos que nos vamos sacrifícar para que não falte nada no futuro. Então eu ao sábado faço uns biscates numa oficina, e a minha mulher tem 4 casas onde faz limpezas durante a semana depois do trabalho dela, e ao sábado. Posso dizer que o que eu ganho dos biscates é o que a minha mulher ganha das limpezas das 4 casas junto pagamos renda, despesas, combustível, seguro, a ama do menino e as vezes ainda dá para umas extravagâncias... Só não junta dinheiro na Suíça quem não quer, tenho amigos que estão na Suíça a mais de 8 anos e não juntam dinheiro, eu em 3 anos já juntei muito dinheiro, dinheiro que em Portugal não conseguia juntar em 10 anos a fazer o mesmo que faço cá. Trabalhar na Suíça 1 ano e comprar um carrão é uma cena do Zé Tuga...
    Muitos secalhar consideram-no Zé Tuga por trabalharem até mais não com o objetivo de gozar um dia, se la chegar, espero que sim!
    Isto para dizer que ha varias formas de
    Viver e sobreviver, nem so aquele que nao tem dinheiro sobrevive!
  10.  # 11

Colocado por: alexspoon... 6 dias por semana o nosso filho vai para a ama... para que não falte nada no futuro.

Alexspoon, compreendo perfeitamente o que faz mas eu decidi fazer o oposto!
    Em Portugal trabalhava cerca de 10 horas por dia e muitos fins de semana, a minha esposa trabalhava por turnos incluindo também fins de semana.
    A nossa filha passava os dias na escola e em casa de avos, incluindo fins de semana.
    Decidi que não era a vida que queria para a minha família (não sei se se podia chamar família ao que tínhamos).
    Tínhamos de mudar de estilo de vida, tínhamos de fazer alguma coisa. Em Portugal não conseguiríamos reduzir o tempo de trabalho e manter um nível de vida minimamente aceitável.
    Emigramos, saímos de Portugal, não para juntar dinheiro para o futuro mas sim para termos dinheiro para vivermos o presente.
    Melhor decisão das nossas vidas. Trabalho 7h por dia 5 dias da semana, a minha esposa 3/4h por dia. Temos tempo para levar e buscar as miúdas á escola, terminam a escola ás 3h da tarde (entretanto com a vida familiar estável tivemos mais uma filhota aqui que em Portugal seria quase impossível). Fins de semana sempre em família.
    Estamos mais felizes do que nunca! Não porque estamos a amealhar para fazer casa em Portugal para lá ir passar 15 dias no verão ou ter um pouso para quando andar de andarilho, mas sim porque temos AGORA o bem mais precioso de todos, TEMPO.
    Em Portugal tinha:
    TEMPO para o patrão
    TEMPO para arranjar dinheiro para uma casa (tópicos aqui sobre a mesma)
    TEMPO para arranjar dinheiro para ter dois carrões (precisávamos para trabalhar)
    Mas não tinha TEMPO para mais nada.
    Aqui não tenho uma casa com 10 assoalhadas e soleiras em mármore, mas tenho uma casa que é a casa de família.
    Aqui não tenho dois carrões, tenho um porque não precisamos de mais.
    Mas aqui tenho:
    TEMPO para mim
    TEMPO para a família
    TEMPO para curtir a vida
    Amigos… procurem ter o bem mais precioso, TEMPO! Se tiverem TEMPO têm tudo!
    Concordam com este comentário: larkhe, hangas, alexp, mica, Bi91, FFAD
  11.  # 12

A propósito de emigração ouvi há dias uma estória curiosa. Num UBER que utilizei era conduzido por um romeno mas que falava bem português com sotaque brasileiro (tinha aprendido nas obras). Então contou-me que tinha vindo há 17 anos para Portugal depois de uma breve passagem pela Alemanha que não tinha gostado. Foi trabalhar para as obras como carpinteiro, que atualmente acumula como motorista da UBER á noite e fds. A mulher que nunca tinha cozinhado é atualmente uma boa cozinheira numa conhecida empresa de catering. Têm uma filha com 11 anos e recentemente compraram a pronto um apartamento T2 com estacionamento na Estrela por 330K.
    Digamos que as opções dos emigrantes são transversais a muitas nacionalidades.
    • RCF
    • 4 fevereiro 2020

# 13

Colocado por: LuisPereiraMas aqui tenho:
    TEMPO para mim
    TEMPO para a família
    TEMPO para curtir a vida
    Amigos… procurem ter o bem mais precioso, TEMPO! Se tiverem TEMPO têm tudo!

Excelente! ... desde que esse modo de vida não Vos comprometa o futuro... o final da vida...
    Concordam com este comentário: hangas, alexp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  12.  # 14

Caraças… gostava de conseguir poupar dessa forma, só dou os parabéns a quem o consegue.
    Em 17 anos a viver em Portugal conseguiram juntar 330 mil euros! Isso dá umas poupanças de 1600 euros por mês… incrível.
    Concordam com este comentário: Nasa1989, DR1982
  13.  # 15

Colocado por: RCFExcelente! ... desde que esse modo de vida não Vos comprometa o futuro... o final da vida...

Amigo RCF, claro que o futuro tem de estar precavido, poupanças reforma, seguros de vida, investimentos diversos mas a prioridade é o agora porque sem agora não há futuro!
    Concordam com este comentário: RCF
  14.  # 16

Eu como infelizmente naoTenho uma profissão que me permita trabalhar por minha conta em PT, e só dessa forma é que voltaria a trabalhar lá, estou condenado a ir andando por cá!
    Como tal tento viver num equilíbrio, juntar algum sim, mas só tenho 1 trabalho, casa confortável, vou regularmente a PT, gasto dinheiro “ mal gasto”, etc etc
    São opções!
  15.  # 17

Colocado por: Anonimo12122020
    Isso é o que eu digo mas ninguém me venha dizer que faz isso a trabalhar a menos de 100%. A polvora ja foi inventada à muitos anos.
    Dr 1982 nao trabalha em isolação?
    Faço isso a trabahar a 100%, com 31 francos e tal à hora, brutos!
    Nao, infelizmente não trabalho em isolação, se soubesse dessa area se calhar ja nao estava ca!
    • DR1982
    • 4 fevereiro 2020 editado

# 18

Colocado por: JoelM

O DR pensa como eu... Trabalhar em PT para patrão português... Só se não tiver outra hipótese...
    Caso decida ir viver para portugal prefiro vir ca trabalhar 3/4 meses e descansar o resto do ano :)
    Ganho mais que a trabalhar em PT o ano todo!
    • MVA
    • 4 fevereiro 2020

# 19

Colocado por: alexspoon

Concordam com este comentário:alexp

Tenho imensa pena do seu filho que vai crescer praticamente sem pais. A ama vai ser mais mãe dele do que a mãe biológica.
    Para ter essa vida mais vale ficar em Portugal a ganhar mal, mas com tempo para a família.
    Concordam com este comentário: Polski, mica, Luis Santos Duarte
    • MVA
    • 4 fevereiro 2020

# 20

Colocado por: LuisPereira

Não é preciso emigrar para isso.
    Estou em Portugal e eu trabalho 30 e picos horas por semana e a minha mulher metade disso (e ainda trabalho a partir de casa 2 ou 3 dias por mês).
    Temos tempo de sobra para a familia. O dinheiro é à justa, mas prefiro assim.
    Concordam com este comentário: zeto, Luis Santos Duarte

0.1751 seg. NEW