Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho o recuperador Hergom H02-20 pré-instalado por uma empresa ao "X" qual ainda não esta concluida. Ha pouco tempo um picheleiro entendido na materia ao visitar a casa alertou me que a Valvula (vermelha)no recuperador nao deveria estar ali nem era a função pertencer ali. Assim como tambem me alertou que deveria na casa das maquinas uma tubagem de esgoto adequada para para descarga de aguas do recuperador pois estas sairiam com temperaturas superiores a 90º, mas a empresa "X" tambem nunca me pediu ou alertou para ter sequer uma saida para a tal descarga. Agora devo alertar a "X" devido a este alerta? qual a vossa opiniao tendo em conta a imagem que anexo
      20140520_122814.jpg
    • TZW
    • 18 abril 2017

     # 2

    Parece uma válvula de descarga por sobrepressão, não sei de quantos bares mas se estiver de acordo com as características da caldeira e o tubo descarregar no esgoto adequado parece ok. Deve ter outro tubo ligado na caldeira além desses dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naybet
  2.  # 3

    Sim, com se ve tem aqui o outro tubo. O picheleiro tambem me alertou em relção aos tubos azuis de eletricidade que iriam derreter pois não são adequados tem tem a proteção devida
      20140520_122756.jpg
    • naybet
    • 19 abril 2017 editado

     # 4

    Verifiquei que são 3bar 90º

    Colocado por: TZWParece uma válvula de descarga por sobrepressão, não sei de quantos bares mas se estiver de acordo com as características da caldeira e o tubo descarregar no esgoto adequado parece ok. Deve ter outro tubo ligado na caldeira além desses dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:naybet
  3.  # 5

    Essas válvulas não são para colocar em recuperadores
  4.  # 6

    Aguardo com respeito e interesse as vossas opinioes. De momento ainda não questionei o instalador do recuperador por querer perceber um pouco das vossas opinioes quanto ao assunto. Entretanto foi me dito que se a temperatura da agua não ultrapassar os 90º, que esta valvula é funcional para o efeito.
    Colocado por: Sergio RodriguesEssas válvulas não são para colocar em recuperadores
  5.  # 7

    Se não me engano essa válvula é da callefi se for ao manual da válvula lá diz que elas são para usar em depósitos de água e não directamente em recuperadores
    • TZW
    • 19 abril 2017 editado

     # 8

    Deviam ter deixado o manual mas também não foi difícil encontrar, veja como disse o Sergio se a valvula é o modelo correto, se for fechar como diz o James, vai ter que abrir uma porta ou executa como menciona no manual, está lá um balão que também deve verificar se é o adequado.
  6.  # 9

  7.  # 10

    O sistema tenho instalado é para aquecimento de aguas sanitarias e aquecimento central com apoio de Sistema solar(Drain Back )Daikin e Caldeira a Pellets 25kw da Domusa. Poderam estes aparelhos influenciar de algum modo para a dita válvula?
    • naybet
    • 20 abril 2017 editado

     # 11

    Neste caso, a válvula onde esta montada, será a zona mais quente!
    • fsc
    • 21 abril 2017 editado

     # 12

    A válvula que está instalada é de facto indicada para depósitos de acumulação e não para instalações de combustível sólido.
    Mais tarde ou mais cedo, vai abrir e não voltará a fechar. Todos os componentes devem ser acessíveis pois nenhum é eterno!
    Nesta situação as válvulas correctas são as seguintes:

    https://www.caleffi.com/sites/default/files/file/48206.01.pdf"

    https://www.caleffi.com/sites/default/files/file/58684.04.pdf"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naybet
 
0.0157 seg. NEW