Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Este ano vou tratar do meu jardim (que já mete nojo) e comecei a pensar na hipótese de fazer uma mini-piscina.

Não tenho muito espaço e a piscina seria para uso da minha filha que pouco mais de um metro tem, por isso... estamos a falar de um tanque de 4x3x1,10 no máximo!
    Seria um tanquezito com capacidade aproximada de 12.000 litros (já vi tanques maiores) mas ela anda sempre a pedir e as que tenho comprado de superfície têm rebentado todas (ou é o gato ou o terreno ou isto ou aquilo).

Seria feita em bloco e betão e revestida a tela armada. O meu principal problema não é a construção em si, nem projecto nem IMI's.

O meu principal problema é o desaterro. Os orçamentos que pedi são mais elevados (um de 750 e outro de 900€) porque requerem máquinas mais pequenas para escavação e transporte.

Pergunto eu:

Como a quantidade de terra não é assim tanta quanto isso (julgo eu, que não tenho grande noção) e parte dela (cerca de metade) até me dava jeito noutra parte da casa, é realista pensar em fazer o desaterro manualmente? Tenho aqui na zona vários 'jardineiros' que poderiam eventualmente fazer este serviço mas não sei se isto é coisa para muitos dias e muita lavoura. Alguém tem ideia se isto sequer é possível?

Obrigado
  2.  # 2

Eu também ando à uns tempos a magicar uma coisa parecida, só que numa escala maior.
    Tenho um jardim grande com muita relva, tem dias que até lá ponho as ovelhas a pastar. Tanto que ando a pensar em fazer uma piscina biológica, tipo lago.
    Como o terreno é vedado e eu não quero estar a mexer na rede e nos arbustos para as máquinas terem acesso, além do custo, estou a pensar em DIY.
    Como de vez em quando há patuscadas cá e casa ao fim de semana com direito a "piscina" insuflável, acho que vou convocar a rapaziada para virem ajudar no upgrade.
    Eu acho que é possível, dá é muito trabalho.
    Uma máquina é capaz de fazer numa hora o que 3 ou 4 manos fazem num dia.
  3.  # 3

Colocado por: 21papaleguasUma máquina é capaz de fazer numa hora o que 3 ou 4 manos fazem num dia.

Pois... mas se eu soubesse que um homem fazia isso nem que fosse em 10 dias... preferia.
  4.  # 4

Colocado por: MikeMelgaPois... mas se eu soubesse que um homem fazia isso nem que fosse em 10 dias... preferia.

E qual o custo disso?
    Bem, se lhe pagar 50€ dia, ainda fica mais barato do que os orçamentos que tem.
  5.  # 5

Colocado por: MikeMelgaPois... mas se eu soubesse que um homem fazia isso nem que fosse em 10 dias... preferia.

Experimente passar um dia com uma enchada ou picareta e uma pá a escavar o buraco para a piscina ... ao final do dia vai conseguir calcular o tempo que vai demorar.
    Concordam com este comentário: emad, MikeMelga
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaExperimente passar um dia com uma enchada ou picareta e uma pá a escavar o buraco para a piscina ... ao final do dia vai conseguir calcular o tempo que vai demorar.

Acredite Picareta, que aqui na aldeia, conheço gente que o faça!
    Concordam com este comentário: VXMC
    • VXMC
    • 18 abril 2017

# 7

Se o Mike tiver vontade, com um bocado de jeito consegue fazer isso bem e poupa no GYM. Com a retro é rápido e numa hora abre-lhe o buraco +- 30 a 40eur h.
  7.  # 8

se vai "cavar" manualmente, faça-o no inverno ou depois de uma boa chuvada.

Recentemente andei em escavações, e o que fiz num dia nessas condições (terreno bem molhado) não consigo fazer nem numa semana - terreno completamente seco e muito compacto.

Existem empresas que alugam máquinas (mini-retro, mini giratórios etc..) com orçamentos iguais aos que apresenta, e ainda soma manobrador combustível etc... se não souber/quiser manobrar por si.

Depois existem profissionais, jardineiros e/ou outros com máquinas dessas, que com talvez, um quinto desse valor fazem isso... e "saltam" muros e obstáculos usando a própria maquina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  8.  # 9

Colocado por: 21papaleguasE qual o custo disso?
    Bem, se lhe pagar 50€ dia, ainda fica mais barato do que os orçamentos que tem.

O problema é a maquinaria que estraga tudo até lá (escadas, plantas, etc).
  9.  # 10

Colocado por: nmex2se vai "cavar" manualmente, faça-o no inverno ou depois de uma boa chuvada.

Não dá. Ou o faço agora ou nunca. Este ano tenho que ter o jardim em condições.

Colocado por: PicaretaExperimente passar um dia com uma enchada ou picareta e uma pá a escavar o buraco para a piscina ... ao final do dia vai conseguir calcular o tempo que vai demorar.

Pois. Imagino que seja um trabalho pesado e ingrato.

Colocado por: VXMCSe o Mike tiver vontade, com um bocado de jeito consegue fazer isso bem e poupa no GYM. Com a retro é rápido e numa hora abre-lhe o buraco +- 30 a 40eur h.

Eu? Tinha a piscina lá para 2031.
    • emad
    • 18 abril 2017 editado

# 11

Mike não era preferível isto?Mas maior.
      transferir.jpg
  10.  # 12

Colocado por: emadMike não era preferível isto?Mas maior.

Não. A fazer, queria definitivo.
  11.  # 13

Tente procurar quem tenha máquinas dessas/seja um bom manobrador. Pode-se fazer alguns truques com elas e eventualmente diminui o impacto (estragos) nas plantas, escadas, etc...

tinham sugerido colocar com grua dentro de um quintal assim, ou cortar a rede, arranjou-se quem "salte" o muro (baixo, leia-se) e mais uns truques até chegar ao local desejado. ;)
    • nmex2
    • 18 abril 2017 editado

# 14

se vai avançar manualmente, faça o que a Picareta sugeriu, experimente cavar um pouco para ver como é o terreno e se dói....

aqui a enchada já está de descanso até ao próximo inverno... ou então tem que vir a maquina.
  12.  # 15

Colocado por: nmex2Tente procurar quem tenha máquinas dessas/seja um bom manobrador. Pode-se fazer alguns truques com elas e eventualmente diminui o impacto (estragos) nas plantas, escadas, etc...

tinham sugerido colocar com grua dentro de um quintal assim, ou cortar a rede, arranjou-se quem "salte" o muro (baixo, leia-se) e mais uns truques até chegar ao local desejado. ;)

Pois... mas não conheço ninguém. Isso era o ideal, sim.
  13.  # 16

Colocado por: nmex2se vai avançar manualmente, faça o que a Picareta sugeriu, experimente cavar um pouco para ver como é o terreno e se dói....

O terreno não tem pedra, mas é rijo. É daquele que se faz um buraco e ele fica lá, faça chuva ou sol.
  14.  # 17

Tente falar com empreiteiros, ou perguntar naquelas lojas de materiais (profissionais - não é nas verdes e brancas ;)) se conhecem alguém. Ou ande atento nas obras.

Numa obra (passeio de uma rua) aqui a um tempo, andavam com uma maquina dessas, e todos os dias a tiravam e voltavam a colocar em cima do camião ao fim do dia.
    Concordam com este comentário: MikeMelga
    • emad
    • 18 abril 2017 editado

# 18

Colocado por: nmex2se vai avançar manualmente, faça o que a Picareta sugeriu, experimente cavar um pouco para ver como é o terreno e se dói....

Há um mês andava eu a varrer e a aspirar a obra para entrarem os homens da lacagem e no dia seguinte fui parar ao hospital com uma contratura muscular.
    Afinal trabalhar também pode fazer mal a saúde.
    Tenha cuidado Mike nestes desportos violentos. Podem fazer mal a saúde.
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  15.  # 19

Colocado por: MikeMelga

O terreno não tem pedra, mas é rijo. É daquele que se faz um buraco e ele fica lá, faça chuva ou sol.

este também não tem pedra, só terra e pequenas pedras, mas está muito compactado e seco - molhado parece argila.

na praia, para fazer castelos de areia para os miúdos, é bem mais fácil :)
    • VXMC
    • 18 abril 2017

# 20

Colocado por: emad
    Há um mês andava eu a varrer e a aspirar a obra para entrarem os homens da lacagem e no dia seguinte fui parar ao hospital com uma contratura muscular.
    Afinal trabalhar também pode fazer mal a saúde.
    Tenha cuidado Mike nestes desportos violentos. Podem fazer mal a saúde.
    Concordam com este comentário:MikeMelga

É caso para dizer "mais vale uma mão inchada que uma enchada na mão" ;)
    Concordam com este comentário: emad

0.0219 seg. NEW