Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Por Favor, podem me ajudar.


    Sendo o muro divisório comum, onde se encontra a linha divisória ?
  2.  # 2

    depende do que nasceu primeiro, o muro ou a propriedade

    teoricamente se o muro foi algo construído de acordo com os dois proprietários então mesmo com essa forma deveria a linha estar no meio dos 80 cm

    mas parece-me mais evidente neste caso que esteja no meio dos 20 cm em cima.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1mas parece-me mais evidente neste caso que esteja no meio dos 20 cm em cima.


    nem eu nem o vizinho podemos incluir toda a espessura do muro no seu topo alto.

    no máximo 10 cm para cada um ?
  4.  # 4

    nao conhecendo mais sobre esse problema teria de concordar com o Marco.
    Podes sempre contratar um topografo para comparar o muro com o levantamento/limites do lote ou da propriedade
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemosPodes sempre contratar um topografo para comparar o muro com o levantamento/limites do lote ou da propriedade


    Solicitei um Topógrafo, para me fazer um Levantamento.

    Quando me perguntou onde eram os limites, disse-lhe que o muro era comum.

    Ele quer que eu lhe indique os limites do meu terreno.

    Perguntei ao vizinho, disse-me que era metade/metade.

    5. feira vem novamente o Topógrafo, e não sei exatamente onde são os verdadeiros limites da minha propriedade.
  6.  # 6

    quem construiu o muro??
  7.  # 7

    pagamos tudo, metade/metade
  8.  # 8

    uma mediatriz entre os 80 e os 20, não serve o efeito?
  9.  # 9

    pois, então sinceramente não sei que dizer. é melhor falar com o vizinho no sitio e chegarem a um acordo.
    seria um pouco estranho considerarem metade dos 80 pois isso quer dizer que uma boa parte do muro virado para o lote do fundo seria do vizinho de cima...
  10.  # 10

    Colocado por: antonylemosé melhor falar com o vizinho no sitio e chegarem a um acordo


    o vizinho diz que é metade/metade.

    parece impossible um Topógrafo não saber.
  11.  # 11

    é quando existem muros podem ser de um, do outro ou dos dois. o Topografo nao se vai meter ao barulho.
    No meu ver teria mais lógica ser metade contado por cima pela razão que referi acima.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lau52
  12.  # 12

    um topografo não tem nada que saber onde anda a propriedade de cada um , ele simplesmente faz o levantamento rigoroso do terreno mas os limites ( marcos, muros etc) são indicados pelos proprietários.

    com já disse, da forma como isso está construído a divisão é a meio dos 20 cm do topo.
    tem é de acautelar por escrito a partilha de obras de manutenção e reparação e normas de conduta , UMA VEZ que isso é um muro de suporte considerável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lau52
  13.  # 13

    Bom dia a todos,

    Agradeço antecipadamente a vossa ajuda, tenho que mandar fazer um levantamento o mais rápido possível, e desconheço os reais limites da minha propriedade.

    falei com o vizinho, e a realidade é esta.

    o muro construído pelos antecedentes ruiu.

    foi decidido entre nós, á mais de 20 anos, a construção de um muro comum.

    em baixo entre 60 cm para dentro do meu terreno e em cima entre uns 5 cm para dentro do terreno dele.

    conforme doc. que anexo
  14.  # 14

    Bom dia , pelo que vi através da imagem, o muro deveria ter sido apenas construído pelo proprietário do terreno superior, visto que os terrenos apresentam diferentes cotas. Segundo a lei o proprietário com cota superior tem que construir o muro de suporte a terras.
  15.  # 15

    ai é ??

    como é que sabe se não foi o de baixo que escavou o terreno natural ??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  16.  # 16

    Colocado por: marco1como é que sabe se não foi o de baixo que escavou o terreno natural ??


    como já referi, este muro já foi construído à mais de 20 anos.

    por razões económicas, pagamos tudo metade/metade.

    o empreiteiro aconselhou fazer um muro inclinado, para mais segurança.

    começou no meu terreno e acabou para dentro do terreno do vizinho.

    obviamente, que hoje o vizinho pode dizer que o muro é Dele, devido ao facto que segura as terras Dele.
  17.  # 17

    por norma o onus da construção de um muro de sustentação cabe ao confrontante que altera o perfil natural do terreno.

    lau52

    no seu caso talvez fosse aconselhável haver algo escrito em que o muro é dos dois e uma eventual reparação é da responsabilidade dos dois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lau52
  18.  # 18

    marco1, eu tenho que apresentar na C. Municipal um levantamento com a implantação de dois anexos a legalizar até ao dia 15 de Maio.

    O vizinho não se molha " é metade/metade.

    O Topógrafo quer que seja eu a indicar os limites.

    Como já foi dito, é lógico que a linha divisória seja ao meio do topo em cima.

    Colocado por: marco1no seu caso talvez fosse aconselhável haver algo escrito em que o muro é dos dois e uma eventual reparação é da responsabilidade dos dois.


    são as minhas intenções, mas primeiro preciso do levantamento.
  19.  # 19

    POR FAVOR, ninguém me pode ajudar ?
  20.  # 20

    ???

    ajudar em quê?? então não disse já como é que tinha feito com o seu vizinho?



    Colocado por: lau52
    falei com o vizinho, e a realidade é esta.

    o muro construído pelos antecedentes ruiu.

    foi decidido entre nós, á mais de 20 anos, a construção de um muro comum.

    em baixo entre 60 cm para dentro do meu terreno e em cima entre uns 5 cm para dentro do terreno dele.

    conforme doc. que anexo
 
0.0238 seg. NEW