Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, pretendia, saber se e possivel e o que e preciso fazer para colocar o nome de esposa na escritura da casa onde vive.
    Quando me casei o meu marido tinha acabado de contrair emprestimo da casa onde estamos a viver. Pretendiamos colocar a casa tb no meu nome, o que e necessario fazer e se e possivel. E quais os procedimentos.Estou desempregada desde a nossa 3º filha.Obrigada desde ja.
  2.  # 2

    Para colocar lá o nome só precisa de uma caneta.
  3.  # 3

    Mas sabe o que e preciso fazer, a casa tem emprestimo bancario a decorrer
  4.  # 4

    Julgo que é melhor deixar como está.
    A não ser que queira transferir o crédito para outro banco e ai as condições até poderiam ser mais vantajosas se não estivesse desempregada. Ao transferir o crédito o novo crédito já pode ficar em nome dos dois. Mas como está desempregada isso pode penalizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  5.  # 5

    Tem que comprar 50% da casa ao marido ou o marido faz-lhe uma doação de metade da casa. Não precisa de tratar nada com o banco.
    Para que é que vão gastar dinheiro com escrituras?
    Concordam com este comentário: tipla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  6.  # 6

    como funciona a doaçao. nao e preciso escritura? Para ficar no nome dos dois, da para nao fazer escritura?
  7.  # 7

    Colocado por: cmdionisioPara ficar no nome dos dois, da para nao fazer escritura?

    Tem que fazer uma escritura .... gastar dinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  8.  # 8

    Colocado por: Picaretagastar dinheiro

    Só em imposto de selo julgo que deve ser 10%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  9.  # 9

    entao a unica maneira e fazer escritura e nao e preciso mexer no credito ao banco.
  10.  # 10

    Colocado por: cmdionisioentao a unica maneira e fazer escritura e nao e preciso mexer no credito ao banco.

    Sim.



    Colocado por: PicaretaPara que é que vão gastar dinheiro com escrituras?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  11.  # 11

    preciso mesmo da casa em nome dos dois, pois e paga pelos dois e justo que conste o nome dos dois. E tambem porque nao sabemos o futuro.
  12.  # 12

    Colocado por: cmdionisiopreciso mesmo da casa em nome dos dois, pois e paga pelos dois e justo que conste o nome dos dois. E tambem porque nao sabemos o futuro.

    Percebi a sua motivação e fui investigar, afinal o cônjuge também tem direito à isenção do imposto de selo (10%), no meu comentário anterior pensava que só estavam isentas as transmissões para ascendentes e descendentes. Paga apenas 0.8% sobre metade do valor patrimonial, mais os custos com a escritura e registos.
  13.  # 13

    Se quer um conselho correcto e definitivo sobre a situação, procure um advogado. A maioria das coisas que aqui lhe poderão dizer, também você as poderia ler mediante algumas pesquisas no google, e podem não ser confiáveis. Isto para além de que, para um mesmo objectivo, poderão ser várias as possibilidades de actuação e as figuras jurídicas equacionáveis, que cabe aos profissionais habilitados explicitar e aconselhar. Cada macaco no seu galho.
  14.  # 14

    Colocado por: tiplaSe quer um conselho correcto e definitivo sobre a situação, procure um advogado.

    Gastar dinheiro para quê? vai a um notário que ele dá-lhe toda a informação de borla.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  15.  # 15

    Exacto... Não é preciso ser cozinheiro para saber picar alho

    Sim, o notário trabalha de borla e também não cobra por escrituras.
  16.  # 16

    Colocado por: tiplaSim, o notário trabalha de borla e também não cobra por escrituras.

    Cobra pela escritura, mas não cobra nada para explicar os custos com a escritura, incluindo impostos, e sobre toda a documentação necessária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmdionisio
  17.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Sim.



    Estas pessoas agradeceram este comentário:cmdionisio


    Picareta não diga asneira...existe uma hipoteca, qualquer alteração deve ser comunicada e autorizada pelo Banco. Agora eu pego e doo ou vendo o que não é meu? Só com autorização do banco.

    Uma vez que existe crédito bancário e faz questão de ver o seu nome na certidão predial mas também no crédito, deverá juntamente com o marido deslocar-se ao banco e propor a sua inclusão no empréstimo de forma a que autorizem a escritura de doação de 50% da casa. Vai ver que mesmo nao acrescentando nada à operação de crédito o banco vai aceitar. Se tiver uns amigos para fiadores, o gato e o cão, leve tudo, pois a mais o banco não rejeita. Já para sair...

    Lembre-se que em caso de aceitação do banco, vao-lhe exigir um seguro de vida, logo mais custos mensai e poderão rever as condições do empréstimo actual.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  18.  # 18

    Colocado por: rancarvalhoPicareta não diga asneira...existe uma hipoteca, qualquer alteração deve ser comunicada e autorizada pelo Banco. Agora eu pego e doo ou vendo o que não é meu? Só com autorização do banco.

    LOL ... você é que diz asneiras. Vá lá perguntar a um notário se uma hipoteca é impedimento para a realização de uma escritura.
  19.  # 19

    Colocado por: Picareta
    LOL ... você é que diz asneiras. Vá lá perguntar a um notário se uma hipoteca é impedimento para a realização de uma escritura.


    Vá lá perguntar ao marido se não tem uma cláusula na escritura que diz que o banco pode exigir a liquidação integral do crédito caso seja feita qualquer alteração, até para arrendar uma casa comprada para habitação própria permanente.

    O picareta fale só do que sabe e não coloque certezas sobre matérias que podem prejudicar estas pessoas.
    Concordam com este comentário: tipla
  20.  # 20

    Colocado por: rancarvalhoO picareta fale só do que sabe

    Lol ... logo eu que já vendi imóveis hipotecados .... e sabe uma coisa? o banco não levantou nenhum problema!

    Colocado por: rancarvalhoo banco pode exigir a liquidação integral do crédito

    Poder, pode...mas não o faz, e neste caso o banco nunca teria conhecimento da escritura, ao contrário do meu caso que informei o banco.
 
0.0224 seg. NEW