Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

    Colocado por: Danielpt01Muitos parabéns yepyap , está sem dúvida uma casa de sonho !!

    Seria possível enviar o contacto do construtor e do arquiteto por e-mail ?

    Meu e-mail é [email protected] .

    Já tenho terreno e quero construir uma moradia também , estou na fase de contactos ... Muito obrigado.


    Igual por aqui. Pode me enviar tmb pf? [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maguna
  2.  # 622

    Olá,
    Sou de Santa Mari da Feira, será que podia partilhar o valor que gastou na construção?
    • yepyap
    • 12 agosto 2021 editado

     # 623

    E já lá vai mais de um ano... Isto do tempo que passa a voar...

    Agora com "experiência" de uma volta ao sol completa deixo aqui comentários de diferentes aspetos, alguns que mudaria, outros que faria igual - espero que sirva de ajuda para quem andar nestas andanças da construção.

    Arquitectura
    As áreas vieram-se a comprovar adequadas, onde tivemos mais duvidas foi nos quartos, acho que acertamos em cheio neste capitulo. A funcionalidade da casa também se confirma, o conceito de open-space é fantástico (nós fomos mais longe e abdicamos do hall de entrada). A orientação solar é boa, por razões de climatização, mas confesso que o por do sol na sala seria mais um aspecto de conforto que gostaria de ter.
    Pontos que revia:
    Largura do alpendre! De projecto tinha 2,5m que com uma mesa e cadeiras facilmente ficava curto (e alguém com uma cerveja a mais no papo vira ao jardim), este ponto deu para resolver visto que não falta espaço e passou a 3,5m, tenham atenção a isso - por vezes vejo aqui no forum alpendres/varandas muito estreitos em terrenos espaçosos...
    O ponto onde identifico a maior falha é no vento... estando a casa na região norte litoral a nortada é mt chata. Se fosse a começar o projeto certamente iria incluir um espaço exterior completamente fechado a norte/poente de forma a poder usufruir mais esse espaço (25º com ventos de 30km/h é desconfortável). Nunca vi este assunto ser mt debatido por cá, mas na minha opinião tem grande relevância.

    Interior
    Estamos contentes com os materiais, não tivemos qq problema de condensação ou qq tipo de problema (acredito que se surgirem só acontecerá daqui por uns anos...)
    Ponto que revia:
    Isolamento acústico entre divisões... Sendo a casa num local calmo e com isolamento acústico para o exterior bom (eu diria até excepcional) barulhos no interior da casa facilmente se ouvem noutras divisões. Mesmo com paredes em tijolo revestidas a pladur esse problema existe - deveria ter colocado lã mineral entre o tijolo e o pladur nos quartos. Este ponto não sendo problemático, com crianças pequenas é chato.

    Climatização
    Aqui tenho pouco a dizer, é excepcional - acredito que o clima da zona ajude. Para dar uma ideia a temperatura do interior da casa situa-se entre os 21-23º ao longo de todo o ano (pq assim pretendemos).
    Faria tudo igual, em termos de isolamento, PRH e a não instalação de VMC (tenho os exaustores dos banhos e lavandaria a funcionar automaticamente em diferentes períodos do dia), para além de poupar na instalação da VMC também poupo na manutenção e evito possíveis problemas com limpezas de filtros e afins. Quanto a custos de utilização do PRH (a funcionar todo o ano quente/frio) e AQS tenho registado 2003kWh (um ano) cerca de 167kWh/mês.

    Cozinha
    A funcionalidade da cozinha é optima, não mudava nada nesse capitulo (obrigado à malta aqui do forum e aos seus bitaites que ajudaram a chegar à disposição atual).
    O ponto que revia:
    Colocava moveis até ao tecto. Não tomamos essa decisão por receio do fabricante dos mesmos (com humidades e afins), mas olhando para trás julgo que foi mais uma desculpa do que uma razão válida.

    Automatização
    Tenho shelly nos estores, nos exaustores e em algumas luzes, julgo que não gastei sequer 500€ (já com custos de instalação). Para os estores é fantástico, e tendo brisa solar tenho processos automáticos para ajudar na climatização (o sol faz maravilhas). O único senão deste sistema são os constantes updates ao sistema sempre em busca de estabilidade. Embora funcione 99% das vezes já tive que trocar um dos dispositivos que aparentemente 'morreu'.
    Voltaria a instalar o sistema porque estou confortável com o processo de outra forma procuraria um sistema mais robusto.

    Brisa solar
    Tive muito receio por causa da estabilidade em dias de muito vento/tempestade, entretanto já me esqueci desse factor porque de facto são mt resistentes estejam abertos, semi-abertos ou fechados nunca tiveram nenhum dano. São de facto muito positivos para controlar os ganhos solares (não sei como em Portugal não é obrigatório proteção solar exterior) sem abdicar da luminosidade - durante o dia não é necessário ligar a luz em nenhuma divisão da casa.
    Ponto que revia:
    Embora muito satisfeito com a opção, tanto pela resistência e funcionamento como pela estética, se fosse hoje procuraria opções mais económicas - relembro que as brisas solares ficaram mais caras que as janelas!

    Jardim
    Não troquei a terra ao redor da casa e com isso fiz uma semi-asneira, coloquei grama brasileira e relva de semear, rapidamente fiquei com um relvado bonito enquanto a grama progredia, mas... durante um ano foram surgindo diversas daninhas, das difíceis (junça, milhã...). Embora nunca se tenha tornado problemático exigia cortes mais frequentes para impedir a progressão das mesmas. Neste momento a grama não cobriu totalmente o relvado mas diria que está nos 80% e sem sinais de daninhas (só está a lutar com a relva de semear).
    Ponto que revia:
    Comprava terra boa para jardins e substituía aí uns 50cm de altura da terra com a mesma.



    Espero que este review dê algumas ideias a quem as procurar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, zinna, NBA, spvale, trupedeiro, Diii, FabCardoso, RUIOLI, JGP, dmatos, Wilga, lumpre
  3.  # 624

    Muito obrigado pela partilha da existência yepyap 👍
  4.  # 625

    Boa noite. Antes demais obrigado por partilhar a a sua experiência yepyap. Queria lhe perguntar qual o seu consumo de eletricidade total ( todos a aparelhos dia a dia) mensal no inverno nos meses mais frios. Vou construir uma moradia e estávamos a pensar instalar PRH com bomba de calor a fazer PRH e AQS, mas temos medo da conta da eletricidade em pleno inverno. Pelo que li e ouça o piso radiante é a melhor opção de climatização para o inverno mas tenho receio que a conta da eletricidade dispare para valores muito altos.
    Obrigado
  5.  # 626

    Colocado por: Brunog88Boa noite. Antes demais obrigado por partilhar a a sua experiência yepyap. Queria lhe perguntar qual o seu consumo de eletricidade total ( todos a aparelhos dia a dia) mensal no inverno nos meses mais frios. Vou construir uma moradia e estávamos a pensar instalar PRH com bomba de calor a fazer PRH e AQS, mas temos medo da conta da eletricidade em pleno inverno. Pelo que li e ouça o piso radiante é a melhor opção de climatização para o inverno mas tenho receio que a conta da eletricidade dispare para valores muito altos.
    Obrigado


    O mês com consumo mais elevado (o mês mais frio), foi janeiro e o consumo da bomba de calor (PRH e AQS) foi de 414kwh: https://forumdacasa.com/discussion/49002/31/diario-de-construcao-de-casa-yepyap/#Comment_1737270
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brunog88
  6.  # 627

    Colocado por: yepyap

    O mês com consumo mais elevado (o mês mais frio), foi janeiro e o consumo da bomba de calor (PRH e AQS) foi de 414kwh:https://forumdacasa.com/discussion/49002/31/diario-de-construcao-de-casa-yepyap/#Comment_1737270


    Isso em € dá quanto?
  7.  # 628

    Colocado por: Obelix

    Isso em € dá quanto?


    É só fazer as contas: 414kwh * 0.14450 (€/kWh) = 59,82 + IVA = 73,58€
  8.  # 629

    Colocado por: yepyapConsumos da BC de Janeiro: 414kWh
    Como era de esperar os consumos dispararam devido ao frio que se fez sentir, principalmente nas primeiras 2 semanas do mês. De qq forma é bem aceitável tendo em conta que a temperatura ambiente era de 21.5º. Acho que o pico de consumos fica para trás, agora é ver os consumos a baixar até ao verão.

    Boa tarde. Isto mesmo com o recuperador em funcionamento?? Pergunto porque estou para iniciar construção de moradia e escolhemos a mesma solução que você ( BC + RC para prh e Aqs). Parabéns pela moradia, está linda!
  9.  # 630

    Colocado por: André Pimenta
    Boa tarde. Isto mesmo com o recuperador em funcionamento?? Pergunto porque estou para iniciar construção de moradia e escolhemos a mesma solução que você ( BC + RC para prh e Aqs). Parabéns pela moradia, está linda!


    Sim, uns 3 dias por semana... Janeiro foi mt frio, com temperaturas negativas (coisa rara cá no sitio).

    Obrigado :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
    • RFR8
    • 7 setembro 2021

     # 631

    Boa tarde,

    Reparei que colocou calçada na sua moradia( parabéns desde já pela mesma) , visto que somos relativamente da mesma zona ( Santa Maria da Feira no meu caso) , poderia indicar-me o contacto do calceteiro que lhe efectuou esse serviço? Cumprimentos.
  10.  # 632

    Colocado por: yepyapE já lá vai mais de um ano... Isto do tempo que passa a voar...

    Agora com "experiência" de uma volta ao sol completa deixo aqui comentários de diferentes aspetos, alguns que mudaria, outros que faria igual - espero que sirva de ajuda para quem andar nestas andanças da construção.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves,zinna,NBA,spvale,trupedeiro,Diii,FabCardoso,RUIOLI,JGP,dmatos,Wilga,lumpre


    E quanto ao pavimento vinilico? Qual o seu feedback durante este tempo? Cumprimentos
  11.  # 633

    Colocado por: route66por

    E quanto ao pavimento vinilico? Qual o seu feedback durante este tempo? Cumprimentos


    É mt bom, confortável, funciona mt bem com o piso radiante - até ver, sem chatices
    Estas pessoas agradeceram este comentário: route66por
  12.  # 634

    yepyap bom dia.

    tenho estado a ler o vosso diário que já me permitiu tirar algumas ideias e dicas.

    Tenho uma pergunta se me puderem responder, para a climatização e AQS optaram por um sistema de BC, recuperador lenha hidraulico, e piso radiante. Se tivessem uma BC para AQS e outra para o piso radiante não seria preferível?

    Outra questão, pelos orçamentos que disponibilizaram, depreendo que para o riso radiante ficou em 12K€ + IVA, inclui a bomba de calor, piso radiante, betonilha/auto-nivelante e todos os acessórios necessários tais como os termostatos, etc.?

    Obrigado,

    RPS
  13.  # 635

    Colocado por: rpmmsantosyepyap bom dia.

    tenho estado a ler o vosso diário que já me permitiu tirar algumas ideias e dicas.

    Tenho uma pergunta se me puderem responder, para a climatização e AQS optaram por um sistema de BC, recuperador lenha hidraulico, e piso radiante. Se tivessem uma BC para AQS e outra para o piso radiante não seria preferível?

    Outra questão, pelos orçamentos que disponibilizaram, depreendo que para o riso radiante ficou em 12K€ + IVA, inclui a bomba de calor, piso radiante, betonilha/auto-nivelante e todos os acessórios necessários tais como os termostatos, etc.?

    Obrigado,

    RPS


    Bom dia,

    Foi-me recomendado apenas uma BC para este sistema. Com ano e meio de uso, zero de chatices, muito eficaz. Sei que a opção de 2 BC é longamente debatido pelo forum, mas julgo que será algo limitativa, por exemplo, para o caso do recuperador, ao estar em funcionamento tanto o piso radiante como as AQS beneficiam do calor fornecido (quando o recuperador está ligado o consumo elétrico da BC é praticamente nulo).

    O valor foi superior a esse, e não inclui betonilha nem autonivelante, inclui BC, PRH, termostatos e restantes acessórios.

    Espero ter ajudado.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpmmsantos
  14.  # 636

    De forma a optimizar os custos da BC (e do resto da casa) vou colocar paineis fotovoltaicos (3kw).
    Ando a pensar colocar a temperatura pedida na BC para 1 ou 2 graus (acima do pedido habitualmente) durante o dia e desta forma a casa 'reter' o calor para durante a noite a BC não ter que 'ligar' (ou funcionar menos tempo). Alguém pelo forum já tentou esta solução? Ou de que forma optimizam as configurações quando têm paineis FV?

    Obrigado a todos
  15.  # 637

    Colocado por: yepyapDe forma a optimizar os custos da BC (e do resto da casa) vou colocar paineis fotovoltaicos (3kw).
    Ando a pensar colocar a temperatura pedida na BC para 1 ou 2 graus (acima do pedido habitualmente) durante o dia e desta forma a casa 'reter' o calor para durante a noite a BC não ter que 'ligar' (ou funcionar menos tempo). Alguém pelo forum já tentou esta solução? Ou de que forma optimizam as configurações quando têm paineis FV?

    Obrigado a todos


    Também o vou tentar fazer, só que pelo meu termostato que tenho na sala portátil, já tive a ver as configurações e sei que dá para colocar uma temperatura definida e depois configurar o horário que ela pode funcionar..

    Por exemplo:

    Penso que só dá para fazer assim:

    Colocar temperatura a 23ºc(na sala), mas só permitir ligar a bomba(ou dar ordem BC para arrancar) num horário das 11horas, ás 15 horas.

    até aqui tudo bem....só que o problema é que não sei se consigo definir outra temperatura no restante horário, tipo das 15:30horas ás 10:30 colocar a temperatura a 20ºc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
  16.  # 638

    Colocado por: yepyapDe forma a optimizar os custos da BC (e do resto da casa) vou colocar paineis fotovoltaicos (3kw).
    Ando a pensar colocar a temperatura pedida na BC para 1 ou 2 graus (acima do pedido habitualmente) durante o dia e desta forma a casa 'reter' o calor para durante a noite a BC não ter que 'ligar' (ou funcionar menos tempo). Alguém pelo forum já tentou esta solução? Ou de que forma optimizam as configurações quando têm paineis FV?

    Obrigado a todos
    além disso criar também um horário para produção de aqs na janela solar expectável com temp 55°C e 45°C fora desse período.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
  17.  # 639

    Colocado por: yepyapDe forma a optimizar os custos da BC (e do resto da casa) vou colocar paineis fotovoltaicos (3kw).
    Ando a pensar colocar a temperatura pedida na BC para 1 ou 2 graus (acima do pedido habitualmente) durante o dia e desta forma a casa 'reter' o calor para durante a noite a BC não ter que 'ligar' (ou funcionar menos tempo). Alguém pelo forum já tentou esta solução? Ou de que forma optimizam as configurações quando têm paineis FV?

    Obrigado a todos

    Dependendo da exposição solar das divisões, vai conseguir mais ou menos rendimento dessa situação.
    Tem cronotermostatos em todas as divisões?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
  18.  # 640

    Colocado por: RcrdPrnt
    Também o vou tentar fazer, só que pelo meu termostato que tenho na sala portátil, já tive a ver as configurações e sei que dá para colocar uma temperatura definida e depois configurar o horário que ela pode funcionar..

    Por exemplo:

    Penso que só dá para fazer assim:

    Colocar temperatura a 23ºc(na sala), mas só permitir ligar a bomba(ou dar ordem BC para arrancar) num horário das 11horas, ás 15 horas.

    até aqui tudo bem....só que o problema é que não sei se consigo definir outra temperatura no restante horário, tipo das 15:30horas ás 10:30 colocar a temperatura a 20ºc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yepyap


    Os termoestatos não regulam a temperatura que sai da BC, apenas 'desligam' o circuito da bomba assim que a temperatura pedida for atingida. Já fiz experiencias com divisões com os termoestatos (com o circuito) desligado e os consumos da BC mantiveram-se. Julgo que para ser realmente eficaz essas configurações têm que ser gerais - tenho que explorar melhor a BC.



    Colocado por: jorgealvesalém disso criar também um horário para produção de aqs na janela solar expectável com temp 55°C e 45°C fora desse período.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yepyap


    Consegui colocar esta configuração, parece funcionar como esperado. Não devemos colocar acima dos 55º?
 
0.1528 seg. NEW