Deixo aqui um link e um comentário a este novo operador, e para quem mora para já em Alfragide poderá beneficiar desta excelente e única em Portugal oferta. http://www.cored.pt/
Ora esta operadora configura-se a meu ver como uma operadora de sucesso, tendo em vista a oferta transparente que promove. Num país como nosso e de brandos costumes, e no meio de tanta trafulhice perpetrada pelos mais variados operadores de internet (vulgo ISP´s), não creio que estes vão conseguir vingar sem que sejam abarbatados por algum desses tubarões, que rápidamente mudará as regras do jogo que esta empresa está a tentar inverter.
Como já disse nalguns fórums,digo aqui também que as ofertas dos ISP´s que anunciam fibra óptica, vamos a breve trecho voltar a ter mais do mesmo caso não seja exigida transparência e rigôr, além do respeito pelos clientes e respectivas velocidades contratadas, refiro-me a quem por exemplo paga para ter uma determinada velocidade e por exemplo tem 1/4 e em muitos casos até menos, com a desculpa que quem utiliza os serviços de p2p (downloads piratas) é que degrada as linhas.
Pois bem meus amigos, isto não é bem assim, não é quem utiliza esses serviços que degrada a largura de banda, uma vez que cada um deles utiliza apenas a sua largura de banda, a qual contratou e paga, logo esta terá de estar disponível para ele utilizar quer a utilize ou não, mas é sim os operadores (no caso do cabo) que ligam utilizadores em excesso ás respectivas células, e no caso da adsl o não investimento por parte desses isp´s que leva a que isso aconteça (ou seja vendem gato por lebre). Para terem um exemplo no caso do cabo e um exemplo que todos percebam, tentem encher 10 garrafões de 5 lts cada, em apenas 1 minuto, numa torneira que no máximo de caudal fornece 10 lts por minuto. Pois, só dá para encher 2 eu sei, é isso precisamente que se passa com o cabo, e a breve trecho se irá passar com a fibra, caso não sejam tomadas as medidas necessárias para que tal não aconteça.
No caso da fbra óptica a oferta deveria ser transparente e simétrica ou seja se contratar 10 mb ter esse valor para download e para upload, e não irem pela famosa e já conhecida lei da oferta daquilo que já sabem que daqui a 4 ou 5 anos não irão poder cumprir, sendo que para já podem uma vez que ainda não há excesso de clientes nestas linhas. Como todos sabem ou não, as caixas de exterior (células), são calculadas para x utilizadores (ou seja comportam até um máximo de x utilizadores), depois é aplicado um coeficiente de simultaneadade (clientes que estarão ligados ao mesmo tempo) e achada assim a cablagem de acesso a esse posto. Se a taxa de penetração fôr superior á calculada adivinhem lá o que irá acontecer?
Por fim este novo operador tem intenções de abranger todo o território nacional, incluíndo as zonas menos populacionadas (rurais), e para já não aposta em mais nada a não ser em internet (serviços de dados), deixando a porta aberta a eventuais parcerias com outros operadores que pretendam fornecer telefone e TV aos seus clientes. Sabendo nós que qualquer operador exige fidelização por um determinado período (ao invés deste), resta saber então quem será o 1º operador a alinhar numa oferta destas, ou qual será o 1º operador a acusar formalmente esta empresa de concorrência desleal e a ganhar o caso em tribunal (afundando assim as pretensões da mesma. uma vez que em Portugal tudo é possível menos ser-se honesto, quando isso implica em graves prejuízos para PT, ZON e outras).
É interessante mas parece-me um pouco "amadora"... Já antes tivemos algumas experiências com operadores incipientes grandes e o resultado não foi o melhor (lembro-me por exemplo da ONO também em Alfragide ou da Tele2 que saiu de Portugal). Neste tipo de negócios é preciso muito capital para conseguir ser sustentável nos primeiros anos.
Mas qualquer concorrência é bem vinda. Só precisava de um pouco mais de... imagem de solidez, aquele site está... 5~6 numa escala de 10. Os preços são muito simpáticos e as condições atractivas, nomeadamente a instalação gratuita e a inexistência de fidelização.