Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Será que alguem por experiencia propria me pode ajudar:
    O meu pai faleceu e procedemos a partilhas.A minha mae abdicou da parte dela ficando os varios imoveis para dois filhos e resultado por consequentemente tornas para a minha mae (que efetivamente nao recebeu).
    Como declarar no modelo G essas tornas?Se é que tem de ser declaradas...
    Qual o valor de tributacao sendo as tornas 250000€ e o rendimento anual dela bruto de 10000€ e de despesas 7000€?
    Nas financas deram-me respostas diferentes e o mesmo me aconteceu quando consultei 2 contabilistas ficando sem saber se ela tera de declarar e quanto sera a taxa o que me deixou com mais duvidas que certezas.
    Muito obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Não tem que declarar nada, pois as tornas foram apenas o pagamento da parte que lhe cabia dos bens, não foi nenhuma venda logo não há mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: galves
  3.  # 3

    Qual o valor patrimonial tributário do imóvel partilhado ?
    Concordam com este comentário: galves
  4.  # 4

    Pimenta79 obrigado pela resposta.Essa também é a minha lógica inicial de pensamento mas cada contabilista me diz sua coisa e mesmo nas finanças não há concordância ...desesperante e sem saber o que fazer.O senhor baseia a sua resposta num caso prático ?Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: guernicaQual o valor patrimonial tributário do imóvel partilhado ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:galves


    São vários imóveis
  6.  # 6

    Ok. Não precisa de dizer qual o VPT.
    Cada um dos herdeiros declara, no anexo próprio, a parte recebida da herança (no caso a parte de tornas).
    O valor de aquisição será o VPT reportado ao dia da morte do autor da herança.
    Caso o valor realizado seja igual ou inferior ao VPT não haverá lugar a tributação de mais valias.
    Mesmo que haja menos valias tem que declarar.
    Caso não o faça arrisca-se a que as Finanças detectem e será processada uma coima com a obrigação de declarar a informação omitida.
 
0.0096 seg. NEW