Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Skinkx

    Meta as folhas de cálculo todas, não preciso de mais nada, mas essa só não chega


    Segue folhas de cálculo, acho que está tudo
  2.  # 22

    Pelas suas folhas de cálculo e asusmindo uma temperatura interior de conforto de 20 ºC no inverno:

    1) P=7.2 kW para temperatura exterior de 2 ºC
    2) P=8.8 kW para temperatura exterior de -2 ºC
    3) P=10.8 kW para temperatura exterior de - 7ºC

    À partida, se vai para bombas de calor, é ver a temperatura mínima na sua zona (2/-2/-7) e escolher o modelo adequado. Julgo que já disse ser aquecimento por bomba de calor, por isso talvez um modelo de 11 kW, mas se for um sistema bivalente (apoio com recuperador de calor a biomassa), talvez possa ser uma opção escolher um modelo de potência inferior, assumindo que nos períodos mais frios terá o apoio desse tal sistema a biomassa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  3.  # 23

    ter o cuidado de considerar nos calculos a potencia necessária para fazer o apoio das AQS caso exista.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  4.  # 24

    Colocado por: SkinkxPelas suas folhas de cálculo e asusmindo uma temperatura interior de conforto de 20 ºC no inverno:

    1) P=7.2 kW para temperatura exterior de 2 ºC
    2) P=8.8 kW para temperatura exterior de -2 ºC
    3) P=10.8 kW para temperatura exterior de - 7ºC

    À partida, se vai para bombas de calor, é ver a temperatura mínima na sua zona (2/-2/-7) e escolher o modelo adequado. Julgo que já disse ser aquecimento por bomba de calor, por isso talvez um modelo de 11 kW, mas se for um sistema bivalente (apoio com recuperador de calor a biomassa), talvez possa ser uma opção escolher um modelo de potência inferior, assumindo que nos períodos mais frios terá o apoio desse tal sistema a biomassa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trivial


    Obrigado, nesses seus cálculos assumiu também as AQS?
    É que pretendo colocar a bomba de calor a fazer tudo, sem apoio de paineis termicos.
    Os € do paineis termicos vou comprar fotovoltaicos para ajudar a BC e tb o consumo destandby da casa
  5.  # 25

    Colocado por: trivialOs € do paineis termicos vou comprar fotovoltaicos para ajudar a BC
    não compensa financeiramente alem de não ser regulamentar.
  6.  # 26

    Colocado por: trivial
    Os € do paineis termicos vou comprar fotovoltaicos para ajudar a BC e tb o consumo destandby da casa

    Já foi mais que falado, com 1800 euros em painéis térmicos produz muita mais AQS que com o mesmo valor em fotovoltaico a apoiar a bomba de calor.
  7.  # 27

    Colocado por: callinas
    Já foi mais que falado, com 1800 euros em painéis térmicos produz muita mais AQS que com o mesmo valor em fotovoltaico a apoiar a bomba de calor.


    Sim, mas depois de aquecer a água os fotovoltaicos continuam a produzir eletricidade
    A uma alteração na lei, que obriga que se utilizado X% de enegia renovável para aquecer a AQS, logo é possível utilizar os paineis fotovoltaicos

    Na casa de um familiar, verifiquei várias vezes que em dias nublados os termicos produziram 0% e os fotovoltaicos um mínimo de 30%

    Embora pretenda fazer ensaios depois da casa pronta, palpita-me que o fotovoltaico será + rentável
  8.  # 28

    Colocado por: trivialmas depois de aquecer a água
    mas os fotovoltaicos nem nas condições ideais de verão têm capacidade para alimentar em exclusivo a bomba de calor.

    Colocado por: trivialNa casa de um familiar, verifiquei várias vezes que em dias nublados os termicos
    existem muitos paineis no mercado tendo rendimentos muito diferentes.
  9.  # 29

    Colocado por: jorgealvesmas os fotovoltaicosnem nas condições ideais de verãotêm capacidade paraalimentar em exclusivoa bomba de calor.

    existem muitos paineis no mercado tendo rendimentos muito diferentes.

    Estou a falar de 7 paineis roca, não são top, mas são +-

    A questão do fotovoltaico sai de uma conversa com um colega, ele tem um BC exclusiva para AQS, para 3 pessoas gasta 9,5€ com iva por mês para aquecer a água
    Ora, eu não preciso de muitos paineis para produzir 9€ por mês de energia fotovoltaica

    Sei que a BC para aquecimento e AQS consome bem mais que os habituais 700w de uma só para aqs, mas com isso quero dizer, produzo com um fotovolatico € suficientes para aquecer as AQS (em comparações), e se não estiver a gastar em um lado, vai para o outro, ou seja, frigorífico, etc etc, (consumos de standby da casa)

    posso estar errado no entanto parece-me que tem lógica o que digo, e ainda por cima estamos a falar de sistemas que não tem manutenção, adicionando assim mais uns € a conta
  10.  # 30

    Colocado por: jorgealvester o cuidado de considerar nos calculos a potencia necessária para fazer o apoio das AQS caso exista.
    Concordam com este comentário:Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trivial


    Exacto. Ou isso ou um sistema bivalente para compensar. As minhas contas são única e exclusivamente para aquecimento.
  11.  # 31

    Colocado por: Skinkx

    Exacto. Ou isso ou um sistema bivalente para compensar. As minhas contas são única e exclusivamente para aquecimento.


    ok, mas em princípio então uma de 14kw dá e sobra para tudo?!!
  12.  # 32

    Colocado por: trivial

    ok, mas em princípio então uma de 14kw dá e sobra para tudo?!!


    as BC de AQS normalmente têm 2/3 kW de potência, por isso eu diria que sim.
  13.  # 33

    Estou a ponderar a bomba da Rotex HPSU compact 14kw

    tem um sistema de gestão que não sei se vale alguma coisa, mas deve ser melhor que on-off :)

    O controlo híbrido RoCon. Tudo sob controlo.
    O controlador híbrido assume toda a gestão do acumulador
    térmico, o coração do sistema de aquecimento híbrido,
    para além da função de regulação da bomba de calor.
    Esta gestão híbrida abrangente assegura os mais elevados
    níveis de eficiência e uma conveniência ótima para efeitos
    de aquecimento, água quente sanitária e arrefecimento.
    Manuseamento simples e consistente do ROTEX HSPU
    compact com uma navegação intuitiva por menus e
    controlo através do seu smartphone com a app da ROTEX
  14.  # 34

    É igual a esta
      1494861872038.jpg
      1494861903884.jpg
      1494861964414.jpg
  15.  # 35

    Colocado por: jorgealvesÉ igual a esta
      1494861872038.jpg
      1494861903884.jpg
      1494861964414.jpg


    sim, já agora essa é de 14kw? sabes dizer o consumo nominal e máximo?
    Isto para saber se a de 14kw poderia ser alimentada por uma fase de 20A
  16.  # 36

    a que está na imagem precisa de 16A por fase ... se for a mesma em monofásico de certeza que não chegam 20A...
  17.  # 37

    Colocado por: trivial

    sim, já agora essa é de 14kw? sabes dizer o consumo nominal e máximo?
    Isto para saber se a de 14kw poderia ser alimentada por uma fase de 20A
    esta é de 11Kw monofasica,

    A de 14 Kw monofasica sem resistências consome maximo de 4600W que da 20A.
 
0.0258 seg. NEW