Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém já fez um furo artesiano? Gostaria de vos perguntar se realmente compensa. Pedi um orçamento para 100 metros de profundidade e com bomba, filtros e tudo o que é necessário fica + ou - num total de 7000€. O Sr. que falou comigo disse-me para fazer 2 ligações para a canalização, uma para os lavatórios e lava louças, e outra para duches, sanitas e para o exterior da habitação ( rega, lavagem de carros, pavimentos etc...). Ainda não comecei a fazer a minha casa nova, não tenho ideia de quanto vou gastar em água quando tiver tudo pavimentado, um pequeno espaço em relva e árvores de fruto já existentes que têm sido regadas através da água de um poço. Na minha casa actual gasto á volta de 16€/mês, mas não tenho jardim nenhum nem terraço para lavar, é só para consumo de 3 pessoas. Compensa mesmo ter um furo?
  2.  # 2

    O facto não está se compensa ou não, mas sim se tem água da rede ou não,se o furo é para fins agricolas.Há vários factores.
    Quanto aos valores que lhe estão a dar, digo-lhe que o que gastei:
    Furo com 106 m ,já com iva incluido com tubo de 14cm , 5 mil euros.
    Bomba britefil de 5.5 hp com 4.4 kw de 2 polegadas, 14mil litros hora, com 2 saidas e quadro ,2040 euros.
    É numa proriedade agricola.
    Para fazer a ligação á casa :deposito de 3000l, autoclave de 450l, mais bomba ,tenho orçamento de 1800 euros, fora mão de obra
    No local da proriedade não há água da rede.
    Deve pedir informação no seu municipio, afim de saber se pode usar água exclusiva do furo ou do furo e da rede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista
  3.  # 3

    Colocado por: pilavO facto não está se compensa ou não, mas sim se tem água da rede ou não,se o furo é para fins agricolas.Há vários factores.
    Quanto aos valores que lhe estão a dar, digo-lhe que o que gastei:
    Furo com 106 m ,já com iva incluido com tubo de 14cm , 5 mil euros.
    Bomba britefil de 5.5 hp com 4.4 kw de 2 polegadas, 14mil litros hora, com 2 saidas e quadro ,2040 euros.
    É numa proriedade agricola.
    Para fazer a ligação á casa :deposito de 3000l, autoclave de 450l, mais bomba ,tenho orçamento de 1800 euros, fora mão de obra
    No local da proriedade não há água da rede.
    Deve pedir informação no seu municipio, afim de saber se pode usar água exclusiva do furo ou do furo e da rede
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CelesteBatista

    No local tenho água de rede, a minha dúvida é somente se compensa ou não um investimento tão alto. Não sei qual a quantidade de água necessária para a rega de um jardim com árvores de fruto. Neste momento gasto 16€/mês, quando tiver + ou - 1000 m2 para regar não sei quanto vou gastar mensalmente. Por isso estar indecisa quanto ao facto de fazer tão grande investimento.
  4.  # 4

    Em rega gota a gota com fita normalmente, cada metro linear em hora faz 5 a 6 litros.
    É avaliar o nº de plantas, mas conte sempre com 10 a 12 litors por planta.
    Em olival vou dar por oliveira pequena 12l em gota a gota
  5.  # 5

    juntem os €€ que vão ter de pagar anualmente por terem um furo, não é?
  6.  # 6

    Colocado por: KredennGeltiekjuntem os €€ que vão ter de pagar anualmente por terem um furo, não é?

    Não faço ideia... mas acho que já desisti.
    • MDA
    • 22 fevereiro 2010

     # 7

    Epa o que para aqui vai.
    Primeiro o custo do furo depende da zona onde se encontra e das respectivas regras impostas pelo ex CCDR.
    Desde já fica a saber que necessita de pedir licença, se vai ou não pagar por ter o furo isso e outra coisa e já esta na legislação desde 1994 e ate agora nunca se fez nada e no dia em que o quiserem fazer digo-lhe que vão haver mortes.
    Como tem água da companhia o único uso para o qual poderá pedir será para rega nem que seja de uma hortaliça bonsai tem esse direito.
    Quanto a amortização é muito lenta, mas acaba por amortizar, atenção que ainda gasta alguma electricidade para tirar de la a agua.
    Se prever fazer uma piscina no futuro digo-lhe já que compensa, e se ainda não fez a obra e vai necessitar de água para a obra então já devia esta feito.
    Um senhor deu aqui um exemplo de um furo cuja produtividade digo desde já e excelente, e não e para todas as zonas do pais, não generalizem, perguntem antes ao vizinho quanto e que o dele realmente produz.
    Os preços são ao metro e tem muitas variáveis, por exemplo se for para fazer mais que um furo já não tem que pagar transporte e instalação, por exemplo isso já e um abatimento da ordem dos 300€ na conta final.
    Normalmente quem faz pesquisa e prospecção de água trata do processo de licenciamento, e lembre-se de pedir o numero de alvará, pois só assim pode ter mais alguma segurança que é uma empresa que cumpre a lei.
    Pode também aproveitar a oportunidade da maquinaria esta em sua casa para executar algumas sondas para mais tarde ligar uma bomba de calor geotermica, se assim for os descontos vão por ai a baixo, mas isso em Portugal ainda só e feito em condições por uma única empresa, caso esteja interessada dou-lhe o contacto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joão13
  7.  # 8

    Boas.
    Visto eu também querer fazer um furo,agradecia que envia-se o contacto da empresa
    • Mac
    • 22 fevereiro 2010

     # 9

    Colocado por: CelesteBatistaAlguém já fez um furo artesiano? Gostaria de vos perguntar se realmente compensa. Pedi um orçamento para 100 metros de profundidade e com bomba, filtros e tudo o que é necessário fica + ou - num total de 7000€. ,........Compensa mesmo ter um furo?

    Com muito menos do que isso (7000) fiz uma cisterna de 56000 litros onde recolho a água da chuva que cai no telhado e depois vai ser utilizada para a rega. Se a água cai de borla no meu telhado eu aproveito e guardo-a para o verão.
    Sem burocracias, supostas futuras taxas e afins.
    Cumprimentos
  8.  # 10

    Colocado por: Mac
    Colocado por: CelesteBatistaAlguém já fez um furo artesiano? Gostaria de vos perguntar se realmente compensa. Pedi um orçamento para 100 metros de profundidade e com bomba, filtros e tudo o que é necessário fica + ou - num total de 7000€. ,........Compensa mesmo ter um furo?

    Com muito menos do que isso (7000) fiz uma cisterna de 56000 litros onde recolho a água da chuva que cai no telhado e depois vai ser utilizada para a rega. Se a água cai de borla no meu telhado eu aproveito e guardo-a para o verão.
    Sem burocracias, supostas futuras taxas e afins.
    Cumprimentos

    Já que seria só para rega é uma boa ideia. E a cisterna fica onde? Como dá para notar não percebo nada disso. E daria para canalizar para dentro de um poço?
    • Mac
    • 22 fevereiro 2010

     # 11

    A cisterna deve ser grande para poder armazenar bastante água. Deve ficar num plano mais baixo do que o telhado e deve ficar enterrada. Ficar enterrada é importante para proteger da luz e da temperatura, no verão.
    Eu fiz em betão armado. Ao lado coloquei duas argolas de cimento para colocar uma bomba de balão e tubos de distribuição de água.
    É só abrir a torneira e a água sai sempre com a pressão dada pelo motor. O motor é só para regar a parte mais alta do terreno e para alimentar os autoclismos. Para a parte mais baixa do quintal sai por gravidade.
    Vale bem a pena. Não tenho dúvidas.
  9.  # 12

    56000 litos.... é pá..... o depósito é bem grande ..... certo?
  10.  # 13

    Colocado por: MacA cisterna deve ser grande para poder armazenar bastante água. Deve ficar num plano mais baixo do que o telhado e deve ficar enterrada. Ficar enterrada é importante para proteger da luz e da temperatura, no verão.
    Eu fiz em betão armado. Ao lado coloquei duas argolas de cimento para colocar uma bomba de balão e tubos de distribuição de água.
    É só abrir a torneira e a água sai sempre com a pressão dada pelo motor. O motor é só para regar a parte mais alta do terreno e para alimentar os autoclismos. Para a parte mais baixa do quintal sai por gravidade.
    Vale bem a pena. Não tenho dúvidas.

    E será que não dá para colocar um tubo de pvc por baixo de terra, tipo, desde o algerós até ao poço (existente) que serviria de depósito? Já tenho uma bomba no interior do poço para tirar água, se calhar dava para fazer algo tipo isto:
    O desenho não está muito bem mas deve dar para perceber a ideia, não?
      depósito água.JPG
  11.  # 14

    Boas,

    alguém me sabe dizer em quanto pode ficar a construção de uma cisterna?

    Mac, pode dizer em quanto ficou a sua cisterna de 56000 L ?

    Obrigado
    • Mac
    • 22 fevereiro 2010

     # 15

    É de aproveitar o poço. Faça o cálculo do volume que comporta. Se o poço é de argolas de cimento está muito fácil de adaptar. Terá apenas de direccionar para lá a água recolhida das caleiras, mandar impermeabilizar o interior do poço e colocar a bomba.
    Diga qual a área aproximada do seu telhado, a zona do país, o volume do poço e a área do terreno a regar.
    Cumprimentos
  12.  # 16

    Colocado por: MacÉ de aproveitar o poço. Faça o cálculo do volume que comporta. Se o poço é de argolas de cimento está muito fácil de adaptar. Terá apenas de direccionar para lá a água recolhida das caleiras, mandar impermeabilizar o interior do poço e colocar a bomba.
    Diga qual a área aproximada do seu telhado, a zona do país, o volume do poço e a área do terreno a regar.
    Cumprimentos


    O poço tem cerca de 7m por 1m de diâmetro sensivelmente, já tem muitos anos, foi construido em tijolo sem reboco, fica numa zona perto de Óbidos e já lhe coloquei uma bomba imersivel sufientemente boa para a zona a regar ( cerca de 500 m2). Só vou ter um algerós na parte de trás da casa ao longo de todo o telhado, devem ser uns 23 metros do mesmo. Conhece alguém que faça a limpeza do mesmo? Que eu saiba acho que nunca foi limpo e no fim do verão gostava de o fazer, deve ter no fundo muita areia e sujidade. Neste momento a água está mais ou menos a 3m da abertura. Obrigada pelo seu comentário.
    • Mac
    • 22 fevereiro 2010

     # 17

    Nesse caso deve esquecer o poço e construir uma cisterna a sério.
    O seu poço levará cerca de 6 m3 de água. Isso é pouco e se somarmos o trabalho de limpeza e impermeabilização não compensa usá-lo. Isso partindo do princípio que as paredes de tijolo estão firmes, podem não estar.
    O melhor mesmo seria fazer um depósito em betão com maior capacidade. Se o terreno não for rochoso uma máquina escavadora abre o buraco um um par de horas. Não se contente com menos de 40 m3 de capacidade. Talvez possa fazê-la junto ao poço existente e utiliza o poço para colocar a bomba e para câmara de acesso para limpeza e manutenção
    A minha tem 4 x 4 x 3,5 (L x C x A)
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista
 
0.0190 seg. NEW