Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um terreno com 375m2 e gostaria de construir uma moradia r/c e 1º andar com no máximo 150m2 de área útil e um anexo/garagem com no máximo 34m2 (já com lavandaria incluída.

    Queria fazer a moradia em construção modular e só em ultimo caso para a construção normal (alvenaria).

    Gostava de saber se alguém já construí em LSF ou Betão? Se está contente com a mesma? Qual a Área de construção? Valores? Tipos de acabamento?

    Já contactei algumas empresas de LSF e sinceramente acho que neste momento há uma enorme sobrevalorização deste tipo de construção. Eu sei que este tipo de construção não é mais barata que a alvenaria e sempre pensei que andasse ao mesmo nível de valores mas chegar ao ponto de ser quase o dobro do valor.

    Tenho um projecto para o meu terreno e em alvenaria Casa + Anexo fica em 140mil€ chave na mão enquanto que em LSF o mais barato que encontrei foi 246mil€ chave na mão com os mesmos tipos de acabamento.

    Sendo o LSF uma construção mais limpa e sem grande desperdício de materiais etc etc etc não deveria de andar pelos mesmos valores que a alvenaria? Até uma diferença de 20 a 30mil€ era aceitável, agora no mínimo 100mil€ não vejo onde conseguem justificar esse aumento tão grande.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Bom dia rebelo03,

    Contactou a tempero & Venerando?

    Eu estive muito inclinado para o LSF, embora ainda não esteja descartado, penso que dificilmente irei optar. Veja também uma soluçaõ de construção que se chama Ecobuild, se quiser depois deixo-lhe o contacto.

    Contacte empresas mais locais com trabalhos feitos e não as "grandes" do estilo Modiko e afins.

    Obrigado,

    Jose
  3.  # 3

    A experiencia em Lsf no forum tem sido muito baixa o melhor que posso aconselhar e a ler este tópico.

    https://forumdacasa.com/discussion/40994/1/opinioes-sobre-projecto-casa-2-frentes/
    Concordam com este comentário: GMCQ
  4.  # 4

    Colocado por: rebelo03Tenho um projecto para o meu terreno e em alvenaria Casa + Anexo fica em 140mil€ chave na mão


    Por esse preço faça já!
  5.  # 5

    Viva!

    Esses orçamentos aparentemente exagerados são habituais. Eu próprio também sondei empresas de LSF e fiquei negativamente surpreendido com as elevadíssimas estimativas avançadas. A explicação "oficial" passará pelo valor superior dos materiais e da mão-de-obra que será mais especializada.
    Mas para mim é uma mera questão de mercado. Sendo um nicho de mercado, procurado só por quem quer algo percecionado como mais "avançado", moderno, eficiente, alternativo, exclusivo e mais uns quantos adjetivos igualmente apelativos, os construtores preferem apostar na qualidade (assim espero) e obter o máximo de lucro dos poucos clientes que os procuram.
    Mas isso, a ser como me parece que é, será apenas no caso dos construtores com projeção nacional (ou até internacional), com marcas conhecidas, sites todos catitas e coisa e tal. Do que eu constatei no caso da madeira (onde se sente um fenómeno semelhante), o "truque" passará por procurar construtores de menor dimensão, em fase de expansão, de projeção meramente local/regional, que não aparecem com uma simples pesquisa no google. Perderá sempre alguma coisa em qualidade, mas daí a fazer grande diferença em termos de solidez de construção, vivência e conforto, já é outra história. Algo como comprar um Renault em vez de um BMW.

    Há vários tópicos sobre o assunto, como seja, entre vários outros, este:
    https://forumdacasa.com/discussion/180/1/construcao-em-acosteel-framing-light-steel-framing-lsf/

    E aqui tem um com uma casa em LSF em construção, mas creio haver mais um ou dois:
    https://forumdacasa.com/discussion/40994/1/opinioes-sobre-projecto-casa-2-frentes/
  6.  # 6

    Colocado por: rebelo03Queria fazer a moradia em construção modular e só em ultimo caso para a construção normal (alvenaria).

    Considerando que já tem um excelente preço para construção tradicional, qual o motivo para não avançar com essa solução'

    Colocado por: rebelo03Tenho um projecto para o meu terreno

    O projecto de estabilidade tem a estrutura em betão?
  7.  # 7

    Colocado por: jcfcidBom dia rebelo03,

    Contactou a tempero & Venerando?

    Eu estive muito inclinado para o LSF, embora ainda não esteja descartado, penso que dificilmente irei optar. Veja também uma soluçaõ de construção que se chama Ecobuild, se quiser depois deixo-lhe o contacto.

    Contacte empresas mais locais com trabalhos feitos e não as "grandes" do estilo Modiko e afins.

    Obrigado,

    Jose



    Sim já consultei e achei os valores mesmo muito altos tendo em conta que no minimo 200mil€ para a moradia sem iva e mais 26mil€ para o anexo sem iva tambem isto tudo só falado por alto.

    Concept Casa:
    201 968.13€ sem iva + 23% = 248 420, 80€ (só moradia)

    Interaço
    165.050.00€ sem iva + 23% = 203 011,50€ moradia
    29 390.00€ sem iva + 23% = 36 149,70€ anexo

    total 239 161,20€ sem preparação do terreno e fundações
  8.  # 8

    Colocado por: mhpintoViva!

    Esses orçamentos aparentemente exagerados são habituais. Eu próprio também sondei empresas de LSF e fiquei negativamente surpreendido com as elevadíssimas estimativas avançadas. A explicação "oficial" passará pelo valor superior dos materiais e da mão-de-obra que será mais especializada.
    Mas para mim é uma mera questão de mercado. Sendo um nicho de mercado, procurado só por quem quer algo percecionado como mais "avançado", moderno, eficiente, alternativo, exclusivo e mais uns quantos adjetivos igualmente apelativos, os construtores preferem apostar na qualidade (assim espero) e obter o máximo de lucro dos poucos clientes que os procuram.
    Mas isso, a ser como me parece que é, será apenas no caso dos construtores com projeção nacional (ou até internacional), com marcas conhecidas, sites todos catitas e coisa e tal. Do que eu constatei no caso da madeira (onde se sente um fenómeno semelhante), o "truque" passará por procurar construtores de menor dimensão, em fase de expansão, de projeção meramente local/regional, que não aparecem com uma simples pesquisa no google. Perderá sempre alguma coisa em qualidade, mas daí a fazer grande diferença em termos de solidez de construção, vivência e conforto, já é outra história. Algo como comprar um Renault em vez de um BMW.

    Há vários tópicos sobre o assunto, como seja, entre vários outros, este:
    https://forumdacasa.com/discussion/180/1/construcao-em-acosteel-framing-light-steel-framing-lsf/

    E aqui tem um com uma casa em LSF em construção, mas creio haver mais um ou dois:
    https://forumdacasa.com/discussion/40994/1/opinioes-sobre-projecto-casa-2-frentes/


    Sim mas como em todo o tipo de construção o que leva mais dinheiro não é o construir e fechar uma casa mas sim o interior os materiais utilizados etc etc porque no caso do LSF estamos a falar de estrutura da casa ser diferente visto que não há desperdício nenhum ou quase nenhum de materiais logo não vejo o porque dessa grande diferença será que essa mão-de-obra tão especializada vale esses 100mil€ a mais?
  9.  # 9

    Como o user Picareta já disse noutro tópico, se as construções alternativas tipo LSF fossem mais baratas do que alvenaria, este tipo de construção teria muitos mas muitos mais clientes. Se as pessoas continuam com a alvenaria por alguma razão é.
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo06082021tem uma coisa em comum...usam todas PPR e PVC

    E em 90% dos casos a fiscalização não existe!
    Raisparta o síndrome de Caliméro.
    •  
      Mk Pt
    • 28 abril 2017 editado

     # 11

    Colocado por: rebelo03Bom dia,
    Sendo o LSF uma construção mais limpa e sem grande desperdício de materiais etc etc etc não deveria de andar pelos mesmos valores que a alvenaria?

    Cumprimentos


    Conceito básico de economia, pode ler aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_escala

    'Construção tradicional' = a usada normalmente
    'Construção alternativa' = pouco usada.

    O resto é economia de escala, sobre a qual pode ler no link que coloquei.

    Seja LSF, woodframing, madeira, o que quiser.. é alternativo, implica não haver tanta economia de escala.


    Já o alertaram também para a questão de projecto de estrutura:

    Tem projecto de estrutura para LSF?
    E a arquitectura e térmica é já a contar com LSF? É que se não estiver já a contar com LSF - e quiser construir deste modo, antes de tudo vai ter que refazer os projectos.

    Aliás, é incompetência das empresas de LSF darem orçamento para projecto que não seja já em LSF, porque a estrutura ainda tem que ser calculada/projectada, e respectiva composição de paredes/isolamentos, só depois é que podem fornecer um orçamento realista.
    Um orçamento para LSF baseado em projecto para 'construção tradicional' não difere muito de um orçamento baseado no custo por m2, sem olhar às especialidades.


    Este comentário não é critica a ninguém.
    É apenas um repetir pela 386801 vez que sistemas alternativos não são solução para custos mais baixos, é só mesmo para quem quer algo diferente.
  11.  # 12

    Colocado por: Anonimo06082021e depois alguns fiscais falam de umas coisas e de outras não.

    Os fiscais não tem qualquer autoridade para aconselhar este ou aquele material, este ou aquele processo construtivo.
    Isso é função dos técnicos do projeto.
    Cada macaco no seu galho.
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021então para que servem?

    fazer bolinhas vermelhas?

    Alguns nem para isso.
    Quanto à função de um fiscal, o digníssimo James não tem a lição bem estudada.
  13.  # 14

    Colocado por: Mk Pt

    Conceito básico de economia, pode ler aqui:https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_de_escala

    'Construção tradicional' = a usada normalmente
    'Construção alternativa' = pouco usada.

    O resto é economia de escala, sobre a qual pode ler no link que coloquei.

    Seja LSF, woodframing, madeira, o que quiser.. é alternativo, implica não haver tanta economia de escala.


    Já o alertaram também para a questão de projecto de estrutura:

    Tem projecto de estrutura para LSF?
    E a arquitectura e térmica é já a contar com LSF? É que se não estiver já a contar com LSF - e quiser construir deste modo, antes de tudo vai ter que refazer os projectos.

    Aliás, é incompetência das empresas de LSF darem orçamento para projecto que não seja já em LSF, porque a estrutura ainda tem que ser calculada/projectada, e respectiva composição de paredes/isolamentos, só depois é que podem fornecer um orçamento realista.
    Um orçamento para LSF baseado em projecto para 'construção tradicional' não difere muito de um orçamento baseado no custo por m2, sem olhar às especialidades.


    Este comentário não é critica a ninguém.
    É apenas um repetir pela 386801 vez que sistemas alternativos não são solução para custos mais baixos, é só mesmo para quem quer algo diferente.


    Na altura o projecto era para sistema LSF na altura quem fez foi a blink house/ 4 archi mas depois ficou em stand by por motivos pessoais.

    Se o orçamento nos dois sistemas se baseia no custo por m2 e estamos a falar por regra geral de diferença de 200€ (a mais para o LSF) não sei onde vão buscar no minimo 100mil€ de diferença entre os dois tipos de construção. Será que são assim tao especiais de corrida os tecnicos das casas de LSF visto que na maior parte das empresas os mesmos usam alvenaria.

    Os sistemas alternativos não são solução para custos mais baixos mas tambem não vamos sobrevalorizar tanto estes tipos de construção pois pode ter vantagens mas não é nenhum mar de rosas, acho que este tipo de construção não é para quem quer algo diferente mas sim para beneficiar em certos pontos em que alvenaria ainda não conseguiu chegar.

    Cada vez mais estou a meter de parte este tipo de construção pois se gastar o mesmo valor numa casa em alvenaria com certeza irei ter uma casa tão boa ou melhor que em LSF.
  14.  # 15

    Colocado por: rebelo03este tipo de construção não é para quem quer algo diferente mas sim para beneficiar em certos pontos em que alvenaria ainda não conseguiu chegar.

    O quê por exemplo?

    Afinal tem ou não tem projectos?
  15.  # 16

    Colocado por: Picareta
    O quê por exemplo?

    Afinal tem ou não tem projectos?
    Acho que no LSF as paredes exteriores podem ser mais finas tendo um mesmo isolamento que na alvenaria. Quando se está limitado na implantação pode dar jeito
    Concordam com este comentário: mhpinto
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    O quê por exemplo?

    Afinal tem ou não tem projectos?



    Sim o projecto que tenho é para LSF feito pela 4archi/blink house.

    Rapidez na construção da estrutura e fechar a mesma
    Futuramente não tem rachas nas paredes.
    Supostamente tem mais controlo de qualidade no que diz respeito à construção da mesma, alvenaria a massa é feita no local e não tem controlo porque uma massa leva mais isto ou menos aquilo.
    Entre outras.
  17.  # 18

    As funções do diretor de fiscalização, estão perfeitamente definidas em legislação própria.
    Resumindo:

    - Verificar se execução da obra está em conformidade com os projetos, o cumprimento das condições da licença, bem como das normas legais e regulamentares aplicáveis;

    - Requerer, sempre que necessário, a assistência técnica do coordenador de projeto e/ou dos autores de projeto para solucionar erros ou omissões;

    - Participar ao dono da obra, bem como, ao CSO, situações que comprometam a segurança, a qualidade, o preço contratado ou cumprimento dos prazos previstos, sempre que as detetar na execução da obra;

    - Desempenhar outras funções de que tenha sido incumbido pelo DO, desde que as mesmas não se substituam às funções próprias do diretor de obra ou dos autores de projeto;

    - Assegurar que a efetiva condução da execução dos trabalhos das diferentes especialidades é efetuada por técnicos qualificados.
  18.  # 19

    Colocado por: rebelo03Sim o projecto que tenho é para LSF feito pela 4archi/blink house.


    Os orçamentos que citou, algum é da Blink House, ou so contratou os projectos?
  19.  # 20

    Colocado por: rebelo03Rapidez na construção da estrutura e fechar a mesma

    Muitas vezes isso não interessa para nada, se calhar você vai andar 2 anos a investigar qual a melhor solução e depois quer a casa feita em 6 meses!!!
    E com a construção tradicional consegue fazer em 3 meses a estrutura e alvenarias, o resto é igual, se em LSF demorar 2 meses, poupa apenas um mês.

    Colocado por: rebelo03Futuramente não tem rachas nas paredes.

    Na construção tradicional só tem rachas se for mal feito, e uma rachadela tapa-se num instante.

    Colocado por: rebelo03Supostamente tem mais controlo de qualidade no que diz respeito à construção da mesma, alvenaria a massa é feita no local e não tem controlo

    Não é controlada só se não quiser, e quanto à massa existem argamassas feitas em fábrica, que já são muito utilizadas.
 
0.0215 seg. NEW