Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Foi me recomendado pelo engenheiro colocar na minha moradia que está em construção os vidros com as seguintes especificações:
    6-16-6 ou 6-14-4.
    Na vossa opinião qual a melhor opção? Os vãos não não muito grandes, o maior terá cerca de 1.80m.

    Obrigada
  2.  # 2

    Depende do que está no projecto da termica.
  3.  # 3

    Obrigada Callinas pela sua resposta... e independentemente do projecto da térmica, existe muita diferença nestes 2 vidros a nivel de qualidade e preço?

    Por favor, sejam simpáticos com quem não percebe nada disto? :-D
  4.  # 4

    No projecto da térmica está o 1º
  5.  # 5

    é mais ou menos consensual que

    - por questões térmicas uma caixa de 16, é melhor do que 14, e a diferença de custo não será significativa
    - por questões acústicas que vidros de espessura diferente (6-4) é melhor que iguais (6-6)
    - por questōes de segurança (dos que querem entrar e/ou dos que querem sair (miúdos) ) vidros laminados ou pelo menos temperados


    sugiro-lhe que perca um pouco de tempo a perceber os conceitos gerais. para poder fazer uma boa escolha e/ou o que lhe vão instalar?

    que tipo de material vai ser o caixilho? abrir/oscilobatente ou de correr?
  6.  # 6

    Obrigada nmex2 pela sua resposta

    O caixilho vai ser de alumínio com ruptura de ponte térmica, oscilobatente.
  7.  # 7

    Qual é a sua zona climática?
    I1=2.80
    I2=2.40
    I3=2.20
    Esse vidro só cumpre a legislação se for I1=2.80, caso contrário não cumpre a legislação.
  8.  # 8

    5-16-6 cumpre para I2, são os que vou ter na minha casa.
  9.  # 9

    Colocado por: vg2018No projecto da térmica está o 1º

    Então deve colocar esse mesmo.
    O 6-14-4 já não cumpre em algumas zonas climáticas.
  10.  # 10

    Colocado por: callinas5-16-6 cumpre para I2, são os que vou ter na minha casa.


    Se for vidro normal não cumpre.
    Vidro normal duplo anda nos 2,7
  11.  # 11

    Só se com as alterações de Janeiro de 2016...

  12.  # 12

    Eu vi neste.
      IMG_20170416_153920.jpg
  13.  # 13

    Não é este.. 😁
    • zinna
    • 29 abril 2017 editado

     # 14

    Vamos ver se é desta...
      IMG_20170416_154047.jpg
  14.  # 15

    Tenho 2,80... Para I1
  15.  # 16

    Colocado por: zinnaQual é a sua zona climática?
    I1=2.80
    I2=2.40
    I3=2.20
    Esse vidro só cumpre a legislação se for I1=2.80, caso contrário não cumpre a legislação.


    O vendedor da caixilharia é que deve fornecer a etiquetagem /marcação CE que permite aferir essa conformidade.

    Se o vidro for baixo emissivo, verifica todas as zonas. Mesmo que não seja, talvez não cumpra alguns locais, mas ainda deve dar para cumprir outros, também depende muito do caixilho (aqui, PVC e madeira são mais benéficos).
    Concordam com este comentário: zinna
  16.  # 17

    Colocado por: callinasTenho 2,80... Para I1


    Com o seu factor solar de 0.35, diria que você deve ter aí um planistar ou um planitherm 4S, ou seja, um vidro selectivo, que soma as funções de baixa emissividade (baixo U, ou seja, baixas perdas de calor) e baixo factor solar (g.vi=0.35, ou seja, baixos ganhos solares por radiação). É um vidro adequado para casas com grandes áreas envidraçadas e, em princípio, deverá cumprir com as duas funções, pelo que deve ter um U de 1.3 a 1.5 para o vão global, inc/ caixilho.
  17.  # 18

    No meu caso se colocar o 4s não cumpre o requisito por causa dos ganhos solares inverno, por aqui anda bicudo o assunto.
  18.  # 19

    Obrigada a todos pelas vossas respostas

    Pelo que andei a pesquisar a zona de Torres Vedras pertence à zona climática L1, certo?

    Para esta zona o vidro 6-14-4, já cumpre a legislação,certo?
    Se optasse pelo 6-16-6, acham que teria um aumento significativo na térmica da casa? E em termos de preço, acresce muito no valor m2, ou não?

    Obrigada mais uma vez.
  19.  # 20

    Colocado por: callinasNo meu caso se colocar o 4s não cumpre o requisito por causa dos ganhos solares inverno, por aqui anda bicudo o assunto.


    Então está desequilibrada, se só consegue cumprir o REH com um vidro com um factor solar que tem que estar num intervalo muito restrito de valores, a ponto da referência do planitherm ser necessária sob pena de incumprir, eu talvez tivesse optado por algumas protecções exteriores, se não em todos, pelo menos em alguns dos vãos, para ajudar ao controlo dos ganhos.

    Tem inércia térmica média/baixa? Já me vi da cor dos tomates com um projecto assim, sem protecções exteriores, inércia térmica baixa, percentagem de vãos brutal face à área de pavimento servida... aquilo passou na décima ou algo assim.
 
0.0184 seg. NEW