Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos

    Parece que neste momento já não são precisas réguas de junção e respetivas caixas de tomadas fundas fazendo-se agora a repicagem de tomada a tomada.
    No entanto surge-me uma dúvida, posso ter uma caixa de aparelhagem de derivação em que passem dois circuitos independentes (de tomadas de uso geral)?
    Ou seja, um circuito de tomadas de uso geral pelo lado esquerdo seguindo para um tubo próprio e outro circuito de tomada de uso geral pelo lado direito seguindo depois para o QE também por outro tubo próprio e independente do que vinha pelo lado esquerdo.

    Deixo aqui este tópico para discussão pois já me disseram várias coisas e normalmente a resposta é não convém mas também não sabem dizer se de facto não é permitido. Nas RTIEBT também não encontrei nada referente a essa questão.

    Obrigado desde já a todas as participações construtivas.
      Circuito.jpg
    • TZW
    • 30 abril 2017 editado

     # 2

    Penso que na mesma caixa só com separador interior. Nunca coloco dois circuitos diferentes (com neutro) na mesma caixa, precisa mesmo de fazer a passagem na caixa, não pode passar um dos circuitos direto? Também não faz sentido emendar as linhas sem nenhuma derivação.
    O RSIUEE proíbe.
    • TZW
    • 30 abril 2017 editado

     # 3

    Estive a espreitar e pelo que percebi o RTIEBT permite.

    http://www.profelectro.info/rsiuee-regulamento-de-seguranca-de-instalacoes-de-utilizacao-de-energia-electrica/

    " É permitida a instalação de cabos dos domínios de tensão I e II na mesma esteira?

    Os circuitos dos domínios de tensão I e II não devem ser incluídos nas mesmas canalizações elétricas, exceto se cada cabo for isolado para a maior das tensões existentes na canalização ou se for adotada uma das medidas seguintes: cada condutor de um cabo multicondutor for isolado para a maior das tensões existentes no cabo; os cabos forem isolados para a tensão do circuito respetivo e forem instalados num compartimento separado de uma calha ou de uma conduta; os circuitos forem colocados em condutas separadas. (RTIEBT 528.1)"
    Certiel.pt
 
0.0089 seg. NEW