Iniciar sessão ou registar-se
    • pbasto
    • 30 abril 2017 editado

     # 1

    Boa noite,

    Estando a fazer a remodelação da minha moradia, decidimos substituir o chão para um flutuante de pinho (já que a estrutura da cobertura também será em pinho). Contundo como vimos uns projectos na internet (como o a fotografia) em que o pinho foi aplicado e com uma cor que nos agradou, qual o nosso espanto, quando o construtor nos mostra uma amostra do pinho que iria colocar na nossa casa, era "amarelado" devido ao verniz diz ele. Pergunto senão existe a possibilidade de ter pinho que fique como o da fotografia. Vernizes, patines, qualidade pinho, etc. Já agora, o construtor quer aplicar um flutuante da Strong, com 1,5cm em que 0.5 cm sao madeira natural. Queria saber se acham uma boa marca, e se 50€/ m2 (aplicacao incluida) é um preço razoável.

    Obrigado
      Screenshot_20170429-235455.png
  1.  # 2

    Ninguém dentro da área das madeiras me consegue elucidar?
  2.  # 3

    Colocado por: pbastoNinguém dentro da área das madeiras me consegue elucidar?

    Consigo, provavelmente o Pinho que lhe mostraram seria Nacional que tendencialmente é mais amarelado que o Pinho Nórdico que é o que vê na foto.
    MAS, o Pinho da foto levou um tratamento especifico para ficar mais claro e garantidamente levou um acabamento a óleo natural que deixa a madeira exatamente da mesma cor.
    O problema disto é que existem pouquíssimos profissionais de soalhos em Portugal que sequer conheçam este tipo de opções de personalização.
    Foi pena só ter visto este tópico agora pois estive até agora justamente a fazer um acabamento numa caixilharia em Riga que é exatamente o que quer... de certeza!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbasto
  3.  # 4

    No que toca ao resto da pergunta, dificilmente encontrará um soalho estratificado|composto com o acabamento que quer e se encontrar, para ser de qualidade, os 50€ o m2, não chegarão para comprar só o soalho pois terá de ser custom made em fábrica.
    Pessoalmente, evitaria a todo o custo uma aplicação em sistema flutuante. Deveria colar o soalho, fica consideravelmente mais caro mas é outra qualidade e principalmente outro garante.
    É só a minha opinião...

    No seu caso em concreto, se quiser, posso tentar ajudar numa solução mas com madeira maciça 100% personalizada por nós para a tonalidade que quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pbasto
    • TZW
    • 30 abril 2017

     # 5

    Vi algures um verniz, acho que da Bona para manter soalho claro, também ando á procura porque já não sei qual é. Concordo que para ter esse aspeto só lá vai com soalho de madeira maciça, o toque visual é outro.
  4.  # 6

    João Dias mandei lhe mensagem prv.
    Tzw mais do que conseguir claro, para mim é a saturação da cor, aquele amarelado que pretendo evitar a todo custo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  5.  # 7

    São gostos, o amarelado não é feio, e cor natural da Madeira. Tal como o Dias disse, o pinho nacional tem tom amarelado...
    Não sou entendido em madeiras, mas pelo que sei o pinho para ficar branco precisa de um tratamento para o esbranquiçar, sendo assim não é natural... É a velha história, a Madeira é algo natural e tem as sua propriedade s intrínsecas. Ou se gosta como é ou se compra outra.. O pior que se pode fazer a uma madeira é aplicar velaturas.
    Era jovem de 14-15 anos e virou moda em vez, de lixar e pintar as janelas das casas com verniz incolor, usar vernizes com velaturas, não percebia nada da poda, mas achava o pior efeito do mundo. Enfim, era moda.
  6.  # 8

    Colocado por: pbastoJoão Dias mandei lhe mensagem prv.
    Tzw mais do que conseguir claro, para mim é a saturação da cor, aquele amarelado que pretendo evitar a todo custo.

    Daqui a pouco já vejo a mensagem. Entretanto atenção a uma coisa, a foto que colocou, parece-me casquinha e não pinho nórdico como eu disse à pouco. Isto de ver no TM é complicado.
  7.  # 9

    Já respondi à MP.
  8.  # 10

    Colocado por: TZWVi algures um verniz, acho que da Bona para manter soalho claro, também ando á procura porque já não sei qual é. Concordo que para ter esse aspeto só lá vai com soalho de madeira maciça, o toque visual é outro.

    Não é só a Bona que tem e não é verniz, é óleo...
  9.  # 11

    Callinas o problema é que eu gosto da cor da madeira (pinho nórdico) tal como ela é. O problema é quando se aplica o verniz, ressalta e intensifica a cor, ficando o tal amarelado. Porque o pinho, sem tratamento é exatamente o tom que pretendo. Casquinha branca presumo que seja mais cara e mais macia?
    O fornecedor disse que era pinho nórdico, porque quando vi o amarelado perguntei logo senão era pinho nacional.
    • TZW
    • 30 abril 2017

     # 12

    Mega Bona fosco? Penso que era isso...
  10.  # 13

    Colocado por: TZWMega Bona fosco? Penso que era isso...

    Não!!!
    • TZW
    • 1 maio 2017

     # 14

    Colocado por: Joao Dias
    Não!!!

    Na certa foi óleo então, vi alguma foto e no descritivo mencionava verniz, era pinho e o tom ficou natural, também não pretendo que vire abeto.
    Em vernizes, os de um componente à base de agua são os mais adequados para pinho em soalho interior? (não pretendo os mais resistentes mas sim o que a madeira tolera melhor em verniz)
  11.  # 15

    Colocado por: TZW
    Na certa foi óleo então, vi alguma foto e no descritivo mencionava verniz, era pinho e o tom ficou natural, também não pretendo que vire abeto.
    Em vernizes, os de um componente à base de agua são os mais adequados para pinho em soalho interior? (não pretendo os mais resistentes mas sim o que a madeira tolera melhor em verniz)

    Estou a conduzir. Isso vai para aí uma grande confusão, mais logo já o esclareço.
    Concordam com este comentário: TZW, pbasto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
  12.  # 16

    Colocado por: TZW
    Na certa foi óleo então, vi alguma foto e no descritivo mencionava verniz, era pinho e o tom ficou natural, também não pretendo que vire abeto.
    Em vernizes, os de um componente à base de agua são os mais adequados para pinho em soalho interior? (não pretendo os mais resistentes mas sim o que a madeira tolera melhor em verniz)

    Ora bem, para a tonalidade branca, teria de usar o Bona Craft Oil Frost e depois terminar ou com o verniz Traffic HD ou preferencialmente com o Natural. Qualquer um deles é 100% transparente e o indicado para utilização em cima da gama craft oil.
    O verniz que tinha mencionado, o Bona Mega, é o menos indicado para esse trabalho em específico pois, embora seja também um verniz aquoso, o mesmo tem na sua formulação resinas vegetais e essas amarelecem as tonalidades brancas passado pouco tempo.
    Sim, deveria usar um verniz aquoso, na minha opinião, só se deveriam usar vernizes aquosos.
    Posto isto, resta-me só alertar o PBasto que nada disto se aplica ao trabalho que quer ver realizado no seu soalho.
    O seu em específico, tem de ser com outra marca e gama de produtos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
    • TZW
    • 1 maio 2017

     # 17

    Colocado por: Joao Dias
    Ora bem, para a tonalidade branca, teria de usar o Bona Craft Oil Frost e depois terminar ou com o verniz Traffic HD ou preferencialmente com o Natural. Qualquer um deles é 100% transparente e o indicado para utilização em cima da gama craft oil.
    O verniz que tinha mencionado, o Bona Mega, é o menos indicado para esse trabalho em específico pois, embora seja também um verniz aquoso, o mesmo tem na sua formulação resinas vegetais e essas amarelecem as tonalidades brancas passado pouco tempo.
    Sim, deveria usar um verniz aquoso, na minha opinião, só se deveriam usar vernizes aquosos.
    Posto isto, resta-me só alertar o PBasto que nada disto se aplica ao trabalho que quer ver realizado no seu soalho.
    O seu em específico, tem de ser com outra marca e gama de produtos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TZW

    Não é necessário primário?
  13.  # 18

    Colocado por: TZW
    Não é necessário primário?

    O craft oil funciona como primário. Coloração e nutrição da madeira.
    Agora, se nunca utilizou este produto atenção que não é fácil. E não consegue dar um acabamento adequado se não tiver máquina para o efeito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TZW
    • TZW
    • 1 maio 2017

     # 19

    Colocado por: Joao Dias
    O craft oil funciona como primário. Coloração e nutrição da madeira.
    Agora, se nunca utilizou este produto atenção que não é fácil. E não consegue dar um acabamento adequado se não tiver máquina para o efeito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TZW

    Maquina ou uma espécie de vassoura???
    Isto?
      1.jpg
  14.  # 20

    Colocado por: TZW
    Maquina ou uma espécie de vassoura???
    Isto?
      1.jpg

    Qual vassoura qual carapuça. Vassoura é para varrer o lixo :)
    Você está-se a referir a um rodo de borracha, que pode perfeitamente utilizar para aplicar o óleo mas depois se não fizer o polimento com a máquina o soalho mancha todo. Se não é do ramo e não tiver a máquina aviso já que dificilmente consegue alugar uma com as rotações necessárias para o efeito. Atenção que é muito, mas mesmo muito difícil polir óleo. Veja lá não se magoe pois a máquina se agarrar atira-o contra uma parede num abrir e fechar de olhos. A mim já me ia partindo um braço e eu faço isto todos os dias!!
    Cuidado pois isto no YouTube é tudo muito fácil. Mas isso é porque você está a ver gajos com anos de experiência a fazer as coisas.
 
0.0252 seg. NEW