Iniciar sessão ou registar-se
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 1

    Caros amigos, sou recém-chegado embora seja leitor assíduo há algum tempo. Os meus parabéns a todos aqueles que (especialmente os mais activos e sabedores) têm mantido o extraordinário manancial de informações que este fórum representa.
    Brevemente serei, se tudo correr como planeado, futuro DO, e já aprendi muita coisa através deste fórum.
    Ainda estou numa fase precoce do processo, nomeadamente a escolha da planta final que me agrade e seja funcional, e é nesse sentido que agradecia que criticassem livremente a planta que vou colocar. Teve a participação de um profissional (arquitecto),ainda é um documento de trabalho, embora deva confessar que fui com uma ideia pré concebida e não dei até ao momento muita margem de manobra estética a quem desenvolveu o projecto.
    A zona de construção será litoral Oeste.
    Algumas condicionantes que podem ajudar à discussão.
    Lote de cerca de 1800m2, em zonal rural e recatada, com vistas desafogadas para o quadrante Sul/Oeste.
    A planta em L é uma obsessão minha, devo confessar, acho que permite uma separação vincada entre zona social e quartos, e neste caso vistas desafogadas. Permite também uma exposição solar interessante, a zona social fica com uma orientação Sul/Poente, mais poente que sul, e os quartos Este/Sul, mais sul que este. Além disso cria uma zona mais recatada de lazer e protegida do vento do quadrante norte.
    O tipo de construção será contemporâneo, com cobertura plana não visitável e para mim o eixo mais importante é o da sala/alpendre coberto /churrasqueira.
    Ainda não decidi o método construtivo mas estou muito inclinado para a utilização de Etics, ou mesmo wood framing, tudo isto dependente dos valores de custo.
    O terreno tem alguma pendente que é variável e que permite duas soluções, a exposta que tem uma pendente máxima de 1,5m ou é possível jogar com a zona de implantação de maneira a construir uma cave (garagem, debaixo da zona social) e aí logicamente a planta terá que ser adaptada.
    Temporáriamente, o escritório será utilizado como quarto, mas no futuro 2 quartos serão mais que suficientes.
    Veremos se consigo manter esta área de construção, aumentar está fora de questão, possivelmente terei, na pior das hipóteses de sacrificar a garagem.
    Como disse é ainda um documento de trabalho, com pouco mais de área aumentava a sala, os 2 wc mais pequenos e uma zona de entrada mais espaçosa, mas é a velha história do cobertor…
    Façam o favor de participar.
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 2

    Obrigado por iniciar discussão , o primeiro é sempre o primeiro.
    O que sugeria? Duche para a janela e mudar o lavatório? A sanita parece-me bem, resguardada pela parede, mas também não sei se isso é assim tão importante.
  1.  # 3

    Colocado por: fjblTeve a participação de um profissional (arquitecto)

    Procure outro.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 4

    OK, vamos ver se percebi.
    Manter a posição da sanita.
    Chuveiro na zona da janela
    Mudar as ombreiras? Abrir para o closet? Ou abrir para a direita?
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 5

    Colocado por: Picareta
    Procure outro.


    Só a morte é que não tem solução.
    Será possível alargar mais um pouco o comentário?
    Concordam com este comentário: tmmc
  2.  # 6

    Foi mesmo um arquitecto que fez essa planta ?
  3.  # 7

    Os quartos não têm roupeiros?
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 8

    Sim.
    Embora como eu disse, foi apresentada uma ideia limitativa de explanação em L.
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 9

    Colocado por: PandROs quartos não têm roupeiros?


    O escritório que servirá temporáriamente de quarto, tem um pequeno" "closet". O do meio tem um closet no acesso ao WC. O de topo ainda não decidi se levará um roupeiro embutido, na parede partilhada com o WC ou se utilizo um roupeiro que já tenho .É mais provável a 1ª solução.
  4.  # 10

    Eu sempre gostei da planta em L, acho que tem algumas vantagens, mas esta não gostei lá muito.
  5.  # 11

    Colocado por: Picareta
    Procure outro.

    concordo 100%

    acessibilidades??
    aquilo não é um hall
    wc acessível?
    wc social ali no hall com duche??
    aqueles degraus para a garagem ocupam quase todo o hall, péssimo desenho

    enfim por isso é que uns projetos são em conta e outros entende-se que são um "roubo" 1800 m2 de terreno para fazer isto....
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 12

    Colocado por: marco1
    concordo 100%

    acessibilidades??
    aquilo não é um hall
    wc acessível?
    wc social ali no hall com duche??
    aqueles degraus para a garagem ocupam quase todo o hall, péssimo desenho

    enfim por isso é que uns projetos são em conta e outros entende-se que são um "roubo" 1800 m2 de terreno para fazer isto....


    Foi me dito que cumpria as acessibilidades.
    Concordo, não é um hall, para o criar é necessário ir buscar área a qualquer lado.
    O duche é uma necessidade temporária, mas imprescindível, provavelmente uma cabine de duche, mais tarde pode-se desmontar e alterar o WC.
    Concordo, a disposição da escada não é a melhor, vai ser alterado, alias já tinha sido percepcionado. Existe também uma janela que ficou no sitio errado, a pequena janela do escritório é no WC.
  6.  # 13

    tenha calma fjbl, esta é a reacção típica do forum à maioria dos projectos. De tempos a tempos lá aparece que agrada à maioria, mas esta "entrada de pés juntos" é tipico de muito users, mas no fundo são todos bons rapazes e raparigas.

    realmente a questão das escadas para a garagem é um ponto a resolver, compreendo que o terreno se proporcione a isso, mas mais vale subir a garagem para o nivel da casa. Ainda na garagem, como um portão maior, colocava lá dois carros. Eu até abdicava dos arrumos e fazia uma boa garagem para dois carros, com umas prateleiras para arrumações. E já que ia subir a garagem para o nivel da cave, fazia uma pequena arrecadação "às escondidas" debaixo da garagem. Ou seja deixava lá o espaço e depois no futuro partia a parede.

    dentro da casa, um dos quartos não tem roupeiro? é mesmo assim.

    não gosto da churrasqueira, parece uma boa ideia em projecto, mas depois na prática entra o fumo todo para dentro da casa
  7.  # 14

    aquela wc com recanto para o escritorio nao tem pes nem cabeça, os quartos estam muito mal e a cozinha é um corredor, enfim uma planta sem jeito nenhum.
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 15

    O lote é grande, mas o bolso é curto, não posso entrar em extravagâncias arquitectonicas. Mas admito, tendo em conta as criticas que é possível um melhor resultado.
    Há apenas 2 coisas que estou renitente em abandonar, a configuração em L e ser piso térreo. Sugeri linhas simples que não onerassem muito no aspecto construtivo, ou seja que não haja muitos cantos e recantos. Realmente a entrada não é nada interessante, mas ou tem uma área razoável, ou é um completo desperdício de espaço.

    Não consigo encontrar na "rede" muitas opções de plantas em L, vou continuar a procurar, talvez a visualização de uma opção diferente me abra os horizontes.
    Concordam com este comentário: Raquek
  8.  # 16

    A porta de entrada para a zona privada da casa?!!!
    Já indicaram algumas coisas que não estão bem, mas acho que a planta não tem ponta por onde se lhe pegue, para mim era começar tudo de novo.
    Pode mostrar o esboço que levou ao arquitecto?
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 17

    Colocado por: pauloagsantostenha calma fjbl, esta é a reacção típica do forum à maioria dos projectos. De tempos a tempos lá aparece que agrada à maioria, mas esta "entrada de pés juntos" é tipico de muito users, mas no fundo são todos bons rapazes e raparigas.

    realmente a questão das escadas para a garagem é um ponto a resolver, compreendo que o terreno se proporcione a isso, mas mais vale subir a garagem para o nivel da casa. Ainda na garagem, como um portão maior, colocava lá dois carros. Eu até abdicava dos arrumos e fazia uma boa garagem para dois carros, com umas prateleiras para arrumações. E já que ia subir a garagem para o nivel da cave, fazia uma pequena arrecadação "às escondidas" debaixo da garagem. Ou seja deixava lá o espaço e depois no futuro partia a parede.

    dentro da casa, um dos quartos não tem roupeiro? é mesmo assim.

    não gosto da churrasqueira, parece uma boa ideia em projecto, mas depois na prática entra o fumo todo para dentro da casa


    Colocado por: pauloagsantostenha calma fjbl, esta é a reacção típica do forum à maioria dos projectos. De tempos a tempos lá aparece que agrada à maioria, mas esta "entrada de pés juntos" é tipico de muito users, mas no fundo são todos bons rapazes e raparigas.

    realmente a questão das escadas para a garagem é um ponto a resolver, compreendo que o terreno se proporcione a isso, mas mais vale subir a garagem para o nivel da casa. Ainda na garagem, como um portão maior, colocava lá dois carros. Eu até abdicava dos arrumos e fazia uma boa garagem para dois carros, com umas prateleiras para arrumações. E já que ia subir a garagem para o nivel da cave, fazia uma pequena arrecadação "às escondidas" debaixo da garagem. Ou seja deixava lá o espaço e depois no futuro partia a parede.

    dentro da casa, um dos quartos não tem roupeiro? é mesmo assim.

    não gosto da churrasqueira, parece uma boa ideia em projecto, mas depois na prática entra o fumo todo para dentro da casa


    Não estou absolutamente nada agastado com a situação, aliás este é exactamente o momento ideal para mudar tudo se necessário, se assim não fosse não expunha publicamente o desenho.
    Percebo a sua sugestão da garagem, que aliás é uma das coisas que definitivamente não está resolvida, quer no que diz respeito à sua divisão espacial quer quanto a localização, tenho que explorar custos, pois subir a garagem (1,5m) vai ter custos e nesse caso se calhar era melhor construir cave. Eu nunca tive garagem se começar a colocar lá os carros ainda se constipam, mas claro dá sempre jeito, neste caso é apenas um pretexto para criar uma zona de lavandaria, despensa, arrumos, etc.Também já pensei em fazer um simples telheiro e aproveitar melhor os recursos noutro local.

    Vai haver roupeiro, apenas hesitei entre ser embutido ou usar um que já tenho.

    A questão da churrasqueira é pertinente, tenho que "dormir" sobre o assunto.
  9.  # 18

    Se está preocupado com custos tem aí muita área onde um bom arquitecto cortava sem perder conforto.
    • fjbl
    • 30 abril 2017

     # 19

    Colocado por: PicaretaA porta de entrada para a zona privada da casa?!!!
    Já indicaram algumas coisas que não estão bem, mas acho que a planta não tem ponta por onde se lhe pegue, para mim era começar tudo de novo.
    Pode mostrar o esboço que levou ao arquitecto?


    A porta de entrada é para a zona social; escritório , sala, cozinha .A utilidade final daquele espaço á entrada é de escritório.
    O esboço foi um rudimentar L, com quartos para um lado e parte social para o outro, transmiti também a informação que gostaria que os quartos comunicassem para o pátio e a cozinha para mim fazia mais sentido ao fundo da sala, comunicando com a zona de churrasqueira, em vez der ser lateralmente por exemplo, ou mais perto da entrada. O conceito será de open space, embora exista uma parede de 2,5m , porque ainda estou hesitante entre o conceito de verdadeiro open space (sem parede) ou adicionar ali umas portas de correr, com bastante vidro que permitam, se quiser, isolar a cozinha.Realmente esta ultima solução estrangula um pouco a cozinha, mas também acrescenta mais uma zona passível de colocar móveis.
  10.  # 20

    Como há pessoas que não conseguem abrir ficheiros em pdf nos telemóveis, segue a imagem para melhor visualização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982, VCAC
      IMG_8572.PNG
 
0.0223 seg. NEW