Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Vou fazer um muro e terei de ocupar uma parte (junto ao muro) do terreno do vizinho.
    Sendo que será obra para 2 semanas no máximo, se fosse sempre seguido, mas como não tenho possibilidade de o começar e acabar. Quanto tempo posso ocupar o terreno do vizinho legalmente?
    Se alguém souber agradecia que me informasse.
    p.s. não vale a pena pedir para usar o terreno, pois já sei como o vizinho funciona e terá que ser tudo na legalidade.
  2.  # 2

Basta ter autorização do vizinho. De resto não pode "ocupar".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: batistabomb
  3.  # 3

Obrigado Pedro.
    Autorização ele dá...
    Mas , sabe dizer quanto tempo poderei ocupar o terreno?
    Tipo, se ao fim de um mês por exemplo eu ainda estiver a ocupar o terreno eu sei que o vizinho vai tentar arranjar problemas, sabe o que por exemplo ele poderá fazer para me obrigar a retirar tudo que lhe ocupe o terreno?
    Eu não quero problemas com o vizinho, mas não vou ter alternativa senão lhe ocupar o terreno por uns tempos e sei que ele vai fazer de tudo para me ''escorraçar''
  4.  # 4

Colocado por: batistabombMas , sabe dizer quanto tempo poderei ocupar o terreno?

O que acordar com o vizinho. Peça mais tempo do que o que necessita. Assim não cria falsas expectativas. A bem da boa vizinhança.
  5.  # 5

Obrigado.
    Quer dizer que não ha nenhuma lei sobre o tempo limite de construção de um muro?
  6.  # 6

O que acordar com o vizinho
  7.  # 7

Ok.
    Mas para isso era preciso fazer um documento, coisa que não vai haver.
    Vai ser de boca e sei que ao lhe dizer por exemplo 2 meses ele vai dizer que nem pensar....
    logo fico no dilema. Ha alguma lei para o tempo limite de uso de terreno do vizinho?
    Obrigado.
  8.  # 8

Colocado por: batistabombHa alguma lei para o tempo limite de uso de terreno do vizinho?
    Obrigado.
    Colocado por: Pedro BarradasO que acordar com o vizinho

Peça dois meses... explique porquê. Depois consoante a conversa tente renegociar o tempo para 6 semanas. Sem papel, de boca.. o vizinho autorizando, quase que você faz o que quiser.... ;)
  9.  # 9

Pois, mas eu queria que alguém me respondesse à pergunta.
    Há alguma lei?
  10.  # 10

Veja no código Civil....
  11.  # 11

Obrigado Pedro.
    Eu se pedi ajuda aqui, é porque não consigo aceder nem consultar o código civil, nem sei por onde se pegue.
    Como há muita gente no fórum, com certeza que alguém me saberá responder.
    Fico a aguardar, mas no entanto obrigado por tudo.
  12.  # 12

Colocado por: batistabombHá alguma lei?

Na lei não deve de estar nada de concreto, porque existem muitos tipos de obras com tempos de execução muito diferentes. Mesmo desconhecendo a lei, de certeza que legalmente só pode ocupar o terreno do vizinho, durante o tempo necessário para executar o muro, se o muro demora uma semana, é uma semana que ele é obrigado a ceder, se quer mais tempo tem que falar com o vizinho e aproveitar a sua boa vontade.
  13.  # 13

Obrigado amigo pela dica.
    Aguardarei por uma resposta mais concreta em relação à lei.
    • NBA
    • 1 maio 2017

# 14

Colocado por: Pedro Barradaso vizinho autorizando, quase que você faz o que quiser.... ;)

Bem se for assim de certeza que o vizinho nem de perto nem de longe lhe vai dar autorização. Quando se começa uma empreitada e que envolva vizinhos, essa mesma deve ser o mais rápida possível de forma a não incomodar. Se não a pode fazer de uma só vez em 2 semanas o que lhe aconselho é que use o bom senso, ou seja, desmonte o material de obras (andaimes etc..) quando vê que não vai estar na obra durante algum tempo. Lembre-se que o que mais irritará o vizinho é o muro estar parado e o material a ocupar o terreno que é dele.
  14.  # 15

Colocado por: batistabombAguardarei por uma resposta mais concreta em relação à lei.

Não quero ser desmacha-prazeres.. mas em "concreto", não há nada na lei.
    Concordam com este comentário: Picareta
  15.  # 16

Obrigado pelas respostas.
    Então amigo Pedro, posso me instalar no terreno do vizinho, que ele não pode fazer nada contra mim, correcto?
  16.  # 17

Colocado por: batistabombposso me instalar no terreno do vizinho, que ele não pode fazer nada contra mim, correcto?

Onde é que o Pedro disse isso?
  17.  # 18

Não, não pode . O terreno não é seu . Isso tem de ser negociado entre vocês, se não chegarem a acordo , tem de falar com o seu advogado para proceder aos trâmites legais para aceder ao terreno para as obras....
  18.  # 19

Peço desculpa se foi má interpretação minha, mas o Pedro diz que não há nada em concreto na lei sobre o tempo que posso a ocupar o terreno do vizinho...
    Mas mais uma vez digo se interpretei mal peço desculpa, nem quero entrar em conflito com ninguém por causa de um tópico.
  19.  # 20

Colocado por: batistabombPedro diz que não há nada em concreto na lei sobre o tempo que posso a ocupar o terreno do vizinho...

Pois!!! e você achou logo que poderia ocupar o terreno durante o tempo que lhe apetecesse!!
    Eu já lhe disse que se o tempo normal para fazer o muro é uma semana, é esse tempo que a lei lhe dá.

0.0202 seg. NEW