Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Somos 8 irmãos, um deles casou, e já faz 35 anos que estão a morar em casa dos meus pais sem pagarem renda alguma.
    Eles têm dois apartamentos novos que compraram há 10 anos mas que nunca foram para lá morar, (compra para investimento).
    Hoje esta situação continua.
    Todos os outros e eu mesmo casados, estão a morar em suas casas e nunca beneficiamos em nada.
    A minha pergunta é a seguinte:
    Quando se for a partilhas, este benefício de estarem a morar gratuitamente, pode trazer uma mais-valia para o resto dos irmãos ou pelo contrário ele pode exigir de continuar a morar lá e nos pedir uma indemnização em caso de partilhas.
    Fico desde já agradecido se alguém tem uma ideia.
    Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: amerikoQuando se for a partilhas, este benefício de estarem a morar gratuitamente, .........

Os seus pais já morreram?!?

É um bom assunto para consultar um advogado...
    É que dar alojamento a um dos filhos pode ser (NÃO SEI SE É) considerado uma doação.

Mas atenção. Há aquele caso em que os filhos chegam a um acordo de não-agressão, quando um dos filhos se sacrifica a tomar conta dos pais idosos - porque isto tem tremendos custos (acompanhar os pais aos médicos e hospitais, tratar dos pais quando já não podem tratar deles próprios, ter a própria vida completamente condicionada ao acompanhamento de idosos, etc., etc.). E estes custos não são facilmente quantificáveis.

Antes de começar a afiar as facas pensando apenas nos cifrões, pondere bem os prós e os contras de viver em casa (a tratar) dos pais.
  3.  # 3

Sr. Luís desde já obrigado.
    Não os meus pais ainda estão vivos.
    É verdade que a minha irmã dá uma ajuda lá em casa, sobretudo nestes últimos 5 anos, e é normal visto que um tem 78 e o outro 85 anos.
    Mas durante os anos em que os nossos pais eram novos eles beneficiaram durante pelo menos 25 anos de tudo (máquina de lavar, água quente etc.).
    Em Dezembro 2008 a minha mãe teve um AVC e então a partir daí é que a minha irmã deu uma grande ajuda (hoje a minha mãe já tem uma certa autonomia mas é agora que ela vai precisar que a ajudem).
    Também tenho que dizer que uns dos irmaos morando a 100m da casa dos pais estão sempre prontos para o que for preciso (levar ao médico, hospital, levar de comer, etc.)
    O problema não é a minha irmã por quem tenho muita estima, mas o meu cunhado (avarento e violento) que agora os inconvenientes chegaram, e vê que a mulher passa muito tempo a se ocupar dos pais, não quer que ela vá dar uma ajuda, (ela faz mas sem que ele saiba).
    Diz ele que os outros filhos que façam igual.
    É pela atitude do meu cunhado que venho pôr em causa os anos que eles beneficiaram de casa sem contrapartida.
    Obrigado
    A.F.
  4.  # 4

Compreendo, e lamento a situação.

Consulte um advogado.
    Poderá custar-lhe o quê? 70 ou 80 euros?
    Tome bem nota de tudo o que ele lhe disser, dos n.º dos artigos do Código que ele mencionar, etc. Poderá vir a ser útil no futuro.

Boa sorte.
    Luís
  5.  # 5

Ameriko,

Essa "ajuda normal" como lhe chama que a sua irmã tem dado aos seus pais não tem preço! Só quem está SEMPRE com alguém idoso e com esse tipo de dificuldades é que sabe... Deviam todos os outros irmãos era estarem profundamente gratos a ela (esqueçam o cunhado!) e tentar ajudar o mais que pudessem!
    Imagine isto: se os seus pais não a tivessem lá como seria? Certamente iriam para um lar... Sabe quanto custa por mês um lar minimamente decente?? Certamente não deve saber, para estar a tentar que sua irmã pague por estar a morar numa casa que não é a sua! Basta imaginar o que estão a POUPAR (não estando no lar) e a dar um ambiente de longe melhor aos seus pais, não chega como "renda" da sua irmã!?!!
    Vamos lá ser justos...
    •  
      FD
    • 8 junho 2009 editado

# 6

Eu coloco as coisas doutra forma... arrisca-se a chatear-se com a sua irmã/pais e demais família por causa do seu cunhado? Tem, no mínimo, as prioridades trocadas...
    Eu faço intenções de nunca me chatear com ninguém da minha família por causa de dinheiro.

Alguém que eu conheço "chateou-se" com um irmão, por causa de 2.500€ mais ou menos na mesma situação (partilhas).
    Não se chateou no sentido de deixar de lhe falar mas, as coisas nunca mais foram/serão as mesmas... Supostamente, era dinheiro que o irmão tinha emprestado ao pai há décadas atrás e que queria reaver agora. 2.500€... pfffffff.
    Tinham uma relação de verdadeiros irmãos que se estragou por 2.500€. Triste.
  6.  # 7

Olhe chateie-se com o seu cunhado agora e não nesses termos de futuras partilhas, pois ai poderá ser tudo mais violento.
    Diga-lhe pura e simplesmente que o facto de usufruirem da casa sem custos, tambem lhes dá a obrigação moral de cuidarem eles mais dos pais, alias como já o faz a sua irma e bem.
  7.  # 8

Colocado por: marco1Olhe chateie-se com o seu cunhado agora e não nesses termos de futuras partilhas.
    Boa marco1! Parece-me ser esta a atitude correcta (por enquanto...).

0.0113 seg. NEW