Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a recuperar a minha cave, regularizei o pavimento e estou a colocar tijoleira (33x33).
    Tenho algumas questões para as quais pedia a vossa ajuda / conselho

    Segui as instrucoes de videos e do cimento-cola

    - Misturo a massa,
    - espalho,
    - uso uma espatula de 10mm, faço os sulcos em linha reta
    - coloco massa no verso da tijoleira (>30cm)
    - coloco a tijoleira
    - nivelo fazendo pressao até alinhar com as outras. vai saindo massa pelas bordas que vou retirando.

    Ainda nao atinei com a quantidade inicial de massa (desconfio que isto só se adquire com pratica e portanto quando acabar estarei no ponto :) . claro que tão cedo nao vou voltar a fazer isto...

    De todos os videos que vi (oficiais de marcas), e das instrucoes do cimento cola, sugerem que se deve pressionar e esmagar bem os "cordoes" de cimento.

    Estou a fazer isto e conclui que estou a gastar bem mais cimento cola que o rendimento indicado (6Kg por m2) - suponho por ter começado com cerca de 6mm de massa nas tijoleiras iniciais e como tenho pequeno irregularidades tenho algumas com mais de 6mm.

    As minhas dúvidas:

    1 - devo esmagar bem por forma a que praticamente tenho uma camada uniforme de cimento cola entre o chao e a tijoleira ou isto é um purismo, ou seja, coloco os cordoes de cimento e pressiono um pouco sem esmagar totalmente (um video que vi diz que isto é receita para mais tarde as tijoleiras se quebrarem facilmente)

    2 - posso deixar cimento cola entre as juntas ou devo retirar ? se deixar nao vou ter problemas de partirem por nao poderem expandir ?

    3 - estou a fazer a mistura à mao e estou a demorar imenso tempo. O meu berbequim (um B&D com 35 anos) só tem duas velocidades - rapido e muito rapido, e as instrucoes dizem para mistura lenta.
    Nao queria comprar uma daquelas misturadoras que parecem um volante só para mistura de massas. prefiro gastar um pouco mais num berbequim que seja regulavel e tenha "força" para a baixa rotacao misturar a massa. Alguem recomenda algum ?

    Muito obrigado e desculpem o post longo
  2.  # 2

    Tem de aplicar o cimento cola com um pente.... depois pressiona a peça de forma a que fique nivelada e complanar com a adjacente... martela com um macete de borracha..... Não é para esmagar completamente, senão sai-lhe o cimento cola pelas juntas e não consegue aplicar a peça convenientemente.
    As juntas são para serem rejuntadas com argamassa de junta. No fundo da junta é normal ficar algum cimento cola....

    Deve utilizar um misturador. de forma a ficar com a pasta homogénea.... Esse berbequim vai para o cacete.. ou a massa não ficará devidamente incorporada.


    PS: Vai tentar fazer isso sozinho, sem ajuda de alguém experiente, sem nunca ter visto aplicar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfsteixeira
  3.  # 3

    Boa tarde,
    Obrigado pela resposta.

    A espatula que referi é em Pente. Estou a fazer o que sugere e tenho feito a mistura manualmente mas o problema é exatamente esse - é um grande dispendio de tempo e stressante para as maos :)

    Estou a fazer sozinho. Isto é um "hobby", posso demorar mais tempo e desperdiçar algum material mas normalmente consigo os resultados pretendidos - neste momento, as duas linhas perpendiculares e os poucos metros quadrados que fiz estão bem nivelados e assentes sem toques a "oco".

    Efetivamente tem saido cimento cola pelas juntas pois com receio de por pouca massa e ter de levantar a peça estou a exagerar em sentido contrario e a por a mais - ainda nao encontrei a tecnica para por a dose correta - como tambem tenho irregularidades de alguns milimetros nao posso por sempre a mesma "dose".

    Quanto ao berbequim, acha que não é uma boa ideia, o melhor será uma misturadora é isso ?

    Obrigado
  4.  # 4

    quanto a misturadora, refere-se a uma coisa destas ?
    misturadora
  5.  # 5

    Sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfsteixeira
    • TZW
    • 2 maio 2017 editado

     # 6

    Ou usa uma maquina mais forte com regulação de rotação/gatilho com variação e solda uma cabeça sds na vareta de mistura. Uma maquina de 40/60 euros serve e ainda pode dar uns furos com ela.
    Espalhe a cola no suporte e não na peça.
    Compre umas cruzetas para as juntas, deixe a cola secar um bocado e passe uma folha de serra para remover o excesso e um pincel húmido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfsteixeira
      16554090_1_master_jpg_400_400.jpg
  6.  # 7

    Ja estou a usar as cruzetas,

    A folha de serra é para retirar a massa entre as juntas certo ? estava a pensar uma chave de fenda fina, via dar ao mesmo imagino.

    Faz ideia de qual a rotacao (rpm) recomendada para cimento cola, as instruções na embalagem indicam "baixa rotacao" mas nao faço ideia se é 50 rpm 100, 200

    Obrigado
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 3 maio 2017

     # 8

    As batedeiras também não são de velocidade fixa, isso é como quem faz bolos :) Ai umas 200, mas não tem como medir, aperta o gatilho pelo mínimo, teste a maquina antes para ver se tem bom controle de rotação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfsteixeira
  7.  # 9

    A titulo de curiosidade (não encontro justificação na net) porque é que tem ser misturada de forma lenta ? Vi muitos videos na internet em que (aparentemente) profissionais usam um berbequim direto a alta rotação.
    Obrigado
  8.  # 10

    Boa tarde a todos,

    No seguimento da minha "obra", ja terminei a colocação da tijoleira (isto foi aos bocadinhos...)
    Vou no próximo fim de semana por a massa de juntas

    Tenho em muitos sitios cimento cola entre as tijoleiras, posso aplicar a massa por cima ou de remover o cimento cola (com uma espatula ou serra).

    A minha questão é se cimento cola nas juntas pode provocar problemas em termos de dilatacao termica

    Obrigado
  9.  # 11

    Deve remover o excesso de massa não propriamente pela dilatação das peças pois se o cimento cola for flex não há crise, o único Problema é que por vezes mancha a massa de rejuntamento. Use uma raspador de juntas não é caro e adianta muito trabalho
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
      image_1_preview.png
  10.  # 12

    Obrigado pela sua resposta,

    O cimento não é flex.
    Vou seguir o seu conselho e ver essa ferramenta,

    Obrigado mais uma vez
  11.  # 13

    De nada amigo sempre às ordens, mais uma dica, se não fez desta vez para uma próxima faça, depois de esticar a massa com pente corte a massa com o bico da colher, de volta das peças já assentes como mostro na foto isso ajuda o cimento cola a não se meter nas juntas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfsteixeira
      b87d119b0fcbd34096b6eee80dc7f9f4.jpg
 
0.0171 seg. NEW