Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Necessito de recuperar/reparar um alpendre de madeira na zona de Alcochete e tenho algumas dúvidas:
    - O alpendre é recuperável? Como poderei aferir a estabilidade do mesmo?
    - Como poderei saber se o mesmo está a ser atacado pelo bicho da madeira?

    Dirigi-me a um AKI e disseram-me que para fazer uma visita ao local, observar o estado da madeira e fazer um orçamento, teria um custo de €25, valerá a pena?

    Perguntei no mesmo AKI e informaram-me que se eu porventura tivesse a opinião que a madeira estava boa e que poderia ser recuperável, deveria seguir os passos seguintes:
    - Lixar a madeira toda para retirar os vestígios de tinta.
    - No caso de não conseguir retirar a tinta toda, deveria então optar por experimentar um decapante.
    - Aplicar um Anti-Caruncho. Aconselharam-me o Xylophene S.O.R.2 Extreme da Dyrup e esperar duas semanas após a aplicação.
    - Aplicar novamente o anti-caruncho e esperar outras duas semanas.
    - Aplicar um tapa poros aquoso. Aconselharam-me o Tapa Poros Aquoso Tintas VIP.
    - Aplicar pasta para madeira para tapar as fissuras maiores. Aconselharam-me AXTON Carvalho Escuro.
    - Aplicar um verniz marítimo. (optei pela opção de verniz porque prefiro a cor natural da madeira do que pintar com tinta como estava originalmente.)


    Mesmo para esta opção eu tenho algumas dúvidas:
    - Aconselham os passos anteriores ou deverei fazer algo diferente?
    - Como conseguirei aceder aos locais onde a madeira está em contacto com os suportes metálicos? Não conseguirei lixar nem aplicar verniz nessas zonas.
    - Aconselham estes produtos ou outros produtos? Quais?
    - Onde deverei comprar os produtos? Existe algum local mais em conta? Existe alguma promoção?

    1234567

    Desde já agradeço a ajuda que me possam disponibilizar.
    Atentamente,
    JL
  2.  # 2

    Colocado por: jorgeavloboDirigi-me a um AKI e disseram-me que para fazer uma visita ao local, observar o estado da madeira e fazer um orçamento, teria um custo de €25, valerá a pena?

    JL,
    Esse valor será certamente abatido ao valor da obra se lhes adjudicar, certo ?
    Se assim é, não me parece que seja má ideia..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  3.  # 3

    Colocado por: CMartin
    JL,
    Esse valor será certamente abatido ao valor da obra se lhes adjudicar, certo ?
    Se assim é, não me parece que seja má ideia..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgeavlobo


    CMartins,
    Agradeço-lhe a resposta.

    É verdade, se eu lhes adjudicar a obra, os €25 serão abatidos ao valor total.
    Infelizmente esta é uma das situações que me deixa de pé atrás, parece-me que os serviços do AKI apenas lhes permitem fazer a restauração da perdola, estou a supor (não perguntei nem confirmei) que eles não fazem a substituição se a peça não for recuperável. Neste caso será seguro confiar no serviço? Receio que eles me digam sempre que a peça é recuperável para poderem fazer o serviço. Não quero questionar a seriedade das pessoas, talvez até sejam extremamente sérios e profissionais, mas eu não o sei e a minha fé já se esgotou, infelizmente... Sugestões?

    O trabalho se for feito por mim (experiência 3/10), com as ferramentas adequadas, sem pressas para terminar a obra e respeitando todos os períodos de secagem, não ficará melhor? E o prazer de saber que fui eu que realizei a restauração? Gosto do sentimento de "obra realizada" por mim, apesar de poder sair mais caro (talvez na próxima vez fique mais barato porque já terei os materiais).

    Estive a rever o projeto DIY que me aconselharam e que expliquei no primeiro post:
    - Deverei aplicar algum género de endurecedor de madeira? Em que fase?
    - A obra não ficará melhor se eu retirar as vigas de madeira uma a uma e colocá-las na garagem em cavaletes? Poderei aceder às faces que estão encostadas à parede e selar convenientemente a madeira e não terei o azar de uma possível chuva que possa cair.
    - Para este último cenário deparei-me com alguns problemas quando o visualizei mentalmente, as vigas estão presas umas nas outras apenas com parafusos, não seria mais correto ter sido feito uma perfuração que tivesse atravessado as vigas perpendiculares e depois ter sido colocado um parafuso com porca e anilhas? Ou a profundidade desta perfuração não seria aconselhável?
    - Uma das faces maiores de uma das vigas principais está completamente encostada à fachada da moradia, como é que aquilo estará seguro? Noto pelo menos um buraco onde poderá estar um parafuso e outro local onde aparentemente esteve um buraco que foi betumado. Isto está-se apenas a segurar por estes parafusos? O quanto fácil/difícil será retirar esta viga?

    Agradeço novamente a ajuda,
    Atentamente,
    JL
  4.  # 4

    A minha solução... sem complicar.

    Lixe esse bondex todo. para os locais mais reconditos... arranje uma espatula e compre um soprador de calor....
    Arranje oleo de moto usado. se entender dilua com um pouco de gasoleo, por forma a penetrar mais em profundidade. aplique com uma trinha, sem empapar muito...Retire o excesso se necessário com uma "boneca".
    Assuma os defeitos da madeira natural, em termos de cor irá ficar com uma pergola, escurecida. Durante algum tempo fica o cheiro. mas passa.
    Nunca mais vai precisar de lixar. e se necessitar pode reforçar a dose de ole quando quiser... é so limpar as face de alguma sujidade acumulada.

    Boa bricolage....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, jorgeavlobo
  5.  # 5

    SOMENTE AVALIANDO PELAS FOTOS, acho perfeitamente restaurável até porque a maior parte dis danos visíveis derivam diretamente de falta de manutenção encontrando-se a madeira urgentemente a necessitar de nutrição.
    Quanto á ideia do AKI, a título pessoal julgo que estarão naturalmente condicionados á utilização de produtos por eles comercializados logo estará longe de um restauro profissional e duradouro.
    Se quiser, sem compromisso, posso tentar "encaixar" na nossa agenda uma visita ao local para vistoria técnica e a partir dai logo se vê o melhor plano de ataque.

    Em caso de interesse envie-me o seu contacto para: [email protected]

    Melhores cumprimentos.
    João Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, jorgeavlobo
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasA minha solução... sem complicar.

    Lixe esse bondex todo. para os locais mais reconditos... arranje uma espatula e compre um soprador de calor....
    Arranje oleo de moto usado. se entender dilua com um pouco de gasoleo, por forma a penetrar mais em profundidade. aplique com uma trinha, sem empapar muito...Retire o excesso se necessário com uma "boneca".
    Assuma os defeitos da madeira natural, em termos de cor irá ficar com uma pergola, escurecida. Durante algum tempo fica o cheiro. mas passa.
    Nunca mais vai precisar de lixar. e se necessitar pode reforçar a dose de ole quando quiser... é so limpar as face de alguma sujidade acumulada.

    Boa bricolage....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,jorgeavlobo


    Agradeço-lhe a sugestão, aliás já tinha lido essa hipótese noutros tópicos, infelizmente terei que ter uma pergola de uma cor semelhante às do restante condomínio.

    Ainda assim obrigado.
  7.  # 7

    Colocado por: Joao DiasSOMENTE AVALIANDO PELAS FOTOS, acho perfeitamente restaurável até porque a maior parte dis danos visíveis derivam diretamente de falta de manutenção encontrando-se a madeira urgentemente a necessitar de nutrição.
    Quanto á ideia do AKI, a título pessoal julgo que estarão naturalmente condicionados á utilização de produtos por eles comercializados logo estará longe de um restauro profissional e duradouro.
    Se quiser, sem compromisso, posso tentar "encaixar" na nossa agenda uma visita ao local para vistoria técnica e a partir dai logo se vê o melhor plano de ataque.

    Em caso de interesse envie-me o seu contacto para: [email protected]

    Melhores cumprimentos.
    João Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,jorgeavlobo


    Terei que concordar consigo relativamente ao AKI.
    Apesar disso preferia ser eu a realizar a restauração, se Surgir algum imprevisto ou se necessitar de outro serviço no futuro, asseguro-lhe que será contactado.

    Obrigado.
  8.  # 8

    Tomei a decisão de ser eu a restaurar a peça com muita paciência e trabalho.

    Vou optar pelo tratamento de Xylophene SOR2 e depois aplico um óleo biofa de acordo com sugestões que li noutros tópicos. Todas as decisões têm prós e contras, após alguma ponderação e o contacto com a marca, esta será a minha.

    Deparo-me com alguns problemas iniciais:
    - Após a peça estar lixada e a cor clara do pinho estar visível, deverei aplicar betume para madeiras da cor clara do pinho ou da cor do óleo que irá porventura levar por cima?
    - Onde poderei comprar numa loja em Lisboa ou Alcochete alguns parafusos para madeira "exóticos" (por não se venderem em AKIs). Mais tarde coloco fotografias dos mesmos.
    - Irei necessitar de um daqueles apoios que por vezes vejo nas obras para segurar tectos, parecem os pés dos andaimes mas vão do chão ao tecto. Onde poderei comprar dois?

    Agradeço qualquer contribuição.
    Atentamente,
    JL
  9.  # 9

    Precisa de prumos. ( isso arranja em lojas de materias de contrução, junto aos andaimes e etc...
    Os parafusos especiais... para madeira, mas necessita de parafusos assim tão exoticos que não exista num Leroy!!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgeavlobo
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasPrecisa de prumos. ( isso arranja em lojas de materias de contrução, junto aos andaimes e etc...
    Os parafusos especiais... para madeira, mas necessita de parafusos assim tão exoticos que não exista num Leroy!!?


    Obrigado pelo apoio novamente.

    Junto a imagem do parafuso em anexo.

    Sugestões em relação ao betume da Madeira?

    Atentamente,
    JL
      IMG_8195.JPG
  11.  # 11

    Mas isso não tem nada de exótico.... Isso é facil de arranjar. Esse está todo corroido... No Leroy concerteza arranja...
    Já não precisam ser XPTO. pois já tem os barrotes perfurados, compre com a medida acima e meta algum oleo no buraco e reaperte.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasMas isso não tem nada de exótico.... Isso é facil de arranjar. Esse está todo corroido... No Leroy concerteza arranja...
    Já não precisam ser XPTO. pois já tem os barrotes perfurados, compre com a medida acima e meta algum oleo no buraco e reaperte.

    De preferencia, de INOX
 
0.0208 seg. NEW