Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou novo no forum apesar de já nos terem ajudado no sentido de rever algumas situações que nos preocupam bastante e que vi outras pessoas aqui a descrever algo muito idêntico.
    Estamos neste momento em face de negociação para adquirir uma propriedade na zona centro da nossa vila mais especificamente em zona dentro da delimitação do ARU camarário que nos trará algumas vantagens fiscais futuras e assim como na altura da construção ao nível das taxas de IVA para materiais de construção/renovação. O espaço em si não é muito visto ter uma área total de 108m2 (6mx18m). Dentro desse local existe uma casa bastante antiga datada de 1937 que terá que ser demolida visto estar muito degradada e assim ficaremos com uma construção nova nesse local. O pior disto tudo na casa vizinha existem umas janelas ilegais gradadas à mais de 50 anos que provinham de umas frestas ai existentes outrora, essas sim legais, com a alegação de precisar de mais claridade para essa zona habitável da casa vizinha, ninguém disse nada e agora é que são elas!!! Já expus a situação na câmara municipal e os técnicos dizem que "está feito, está feito" se quiser construir algo tem de dar espaço para essas janelas de cerca de 1.5m+3m a não ser que os proprietários estejam na disposição de voltar a colocar as frestas, o que após falar com as proprietárias mostraram bom censo de fazê-lo, alegando que já estariam à espera que mais dia menos dia isto iria acontecer e não querendo prejudicar ninguém o fariam pois tudo isso foi efectuado pelo falecido dono. Ainda assim teremos de deixar a parede do piso 1 a cerca de 1.5m devido essas frestas serem a única maneira de entrar claridade nas zonas habitáveis da casa vizinha nesse piso ou seja piso 1 também´tudo isto segundo o técnico camarário. Gostaria de saber a vossa opinião sobre essas distancias visto as janelas serem gradadas com barras com mais de 3 cm de grossura impossibilitando o debruço de uma pessoa ao nível do tronco e sobre a qual não sei até que ponto pode ser considerada como servidão de vistas, como eles ponderam, isto na eventualidade de voltarem atrás na decisão delas. Irei amanhã colocar as fotos das janelas em questão e agora gostaria de saber a vossa opinião em relação ao rascunho que fiz para o meu arquitecto dando a tal distancia das frestas da senhora e após consultar as distancias a que posso construir naquele local. Bem sei que não sou nenhum profissional mas tentei com isto mostrar a ele o que desejamos nesse local.
    Recorro à vossa experiência para me darem por alto um valor para construção da mesma visto ter uma área bruta total de cerca 120m2.
      New project.png
  2.  # 2

    amanhã colocarei fotos tanto da propriedade como das ditas "janelas" da vizinha...
  3.  # 3

    e vale a pena investir num imóvel com essas características? se tiver uma garagem para colocar um carro perto, ainda vá, se não tiver, eu não avançava.
  4.  # 4

    Não precisa deixar um corredor completo com 1.50m.. pode criar pátios de luz.... que até poderão ser benéficos para si...
    Arranje um arquitecto... que isso vai ao sitio... Os custos dependem muito da intervenção e do tipo de resolução e condicionantes tecnicos....
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: nunogouveia, marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  5.  # 5

    Fale com alguns arquitetos e verá que lhe mostrarão soluções bem interessantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  6.  # 6

    Pedro Miguel

    tem mesmo que se entregar em alguém que perceba destas coisas, o Pedro Barradas já lhe deu uma pista
    leia os arigos 1362, 1363 do código civil
    tem pelo menos duas situações em que com qualquer das duas DÁ para fazer algo diferente do seu boneco.
    ou pode mesmo tapar as tais frestas ou em caso da "não serem" frestas pode apenas ter de fazer uma "caixa" com 1.5x 3 á volta delas e encosta no resto a sua construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  7.  # 7

    agradeço o esclarecimento das duvidas e opiniões dos demais... Falei com um conhecido de longa data que é arquitecto e ele apresentou-me este rascunho do que eventualmente poderemos construir naquele local já com os critérios do PDM da Câmara local. As fotos das "janelas" da vizinha colocarei brevemente pois ainda não tive tempo para tirar umas boas fotos para se conseguir perceber...
    Em relação à garagem... muito estacionamento ao redor do local e até à porta de casa!!!
    A minha duvida agora é esta, ficando a propriedade dentro do ARU da vila poderei ter os ditos benefícios fiscais na totalidade ou só parcialmente??? já me disseram no balcão do urbanismo que isso não é bem assim mas segundo alguns artigos em relação a essa situação diz que sim no total, apenas na questão do IMI ou IMT é que tenho que escolher o que pretendo estar isento, é que se tenho direito poupo bastante em taxas, cerca de 10mil/15mil€. Que me aconselham fazer??? é que esse meu conhecido disse para ir à Câmara mas depois disto já nem sei...
  8.  # 8

    Isso precisa de trabalho, é um começo.
    O quarto e cozinha no piso 0... esse no poderia ser resolvido de outra forma.. Falta fluidez aos espaços, esta muito compartimentado/ retalhado... faz-me confusão...
    Os quartos no piso 1 poderiam ser um pouco maiores, a localização dos armários ser revista. a IS mais pequena


    Se esta´em ARU, é IVA a 6%... na totalidade, como é habitação, ainda poderá beneficiar do regime RERU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  9.  # 9

    Falta fluidez aos espaços, esta muito compartimentado/ retalhado... faz-me confusão...


    Como assim??? nós optamos por não colocar open space entre cozinha e sala, minha esposa não é muito apologista... mas o que aconselhava???

    Os quartos no piso 1 poderiam ser um pouco maiores, a localização dos armários ser revista. a IS mais pequena


    na zona de cima pretendíamos de ter uma varanda tipo terraço no quarto das "traseiras" e a áreas de quartos não queremos mais de 13m2 quadrados pois sobra sempre para os pais limparem LOOOL realmente achei muito grande o IS talvez uma área de 4.5m2 !?...

    Se esta´em ARU, é IVA a 6%... na totalidade, como é habitação, ainda poderá beneficiar do regime RERU.


    bem me parecia ser a essa taxa mas pronto... o que é necessário para requer esses benefícios??? em questão do regime RERU vou mencionar ao arquitecto para ver no que dá...

    em relação às ditas frestas transformadas em janelas, coloco aqui as ditas para me darem umas luzes sff...
      P1090428.JPG
      P1090420.JPG
      P1090423.JPG
  10.  # 10

    Ok. agora é discutir essas questões com o seu arquitecto. Ele é que tem de as resolver e verificar a melhor maneira de dar a volta ao problema....
    Mesmo compartimentando a sala da cozinha.. poderia estar resolvido de outra forma.... menos retalhada, e que permitisse, caso se entenda abrir os espaços, pois trará outra qualidade espacial e vivêncial ....
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  11.  # 11

    isso e resolver da forma correta e mais tentável o caso das janelas, a 1ªsolução é um desperdício.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  12.  # 12

    Agradeço a todos as opiniões e esclarecimentos dados, estamos parados com este projecto por causa da vizinha!!!
    Mas antes de mais gostaria que me ajudassem a esclarecer só mais este ponto, por quanto acham que ficaria construir esta casa???
    Ainda não pedi orçamentos visto isto ser apenas um "rascunho" daquilo que poderá vir a ser...
    Será para termos uma noção mais concreta de valores!!!
    • TZW
    • 28 maio 2017

     # 13

    Colocado por: Pedro Miguel GalhaAgradeço a todos as opiniões e esclarecimentos dados, estamos parados com este projecto por causa da vizinha!!!
    Mas antes de mais gostaria que me ajudassem a esclarecer só mais este ponto, por quanto acham que ficaria construir esta casa???
    Ainda não pedi orçamentos visto isto ser apenas um "rascunho" daquilo que poderá vir a ser...
    Será para termos uma noção mais concreta de valores!!!

    Palpite apenas...75k/100K
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Miguel Galha
  13.  # 14

    Gostaria que me ajudassem na questão das janelas da vizinha visto a mesma estar a colocar reticencias para colocar as frestas nas mesmas conforme estava a quando da construção.
    Ela alega que está assim à bastante tempo e não irá fazer nada pois a mãe já é bastante idosa e quando um dia ela fechar os olhos irá vender a casa pois ela vive longe e não tem qualquer interesse na casa da mãe.
    Pergunto-me será que mesmo naquele local conseguiremos fazer alguma casa que vá de encontre ao que pretendemos??? a frente tem 6.05M e de comprimento tem 18M- deixo uma vista de cima do google maps do local em si em anexo.
  14.  # 15

    E já agora com esta situação aconselham fazer uma casa somente térrea ou com 2 piso deixando no piso o tal afastamento das janelas.
    Preciso de ajuda neste sentido, por favor!!!
      Capturar.JPG
  15.  # 16

    Pedro

    sinceramente não compreendo de que ajuda necessita

    uma opinião se 1 ou 2 pisos ?? mas isso é do foro pessoal seu, da sua carteira, conjugado com o que legalmente lhe é permitido fazer.
    e ai quem lhe fizer o projeto tem que o assessorar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, master_chief
  16.  # 17

    Quanto às plantas do 1º post, é um desperdício o WC de cima não ter luz natural. Já que está a deixar um espaço vazio para chegar luz à casa da vizinha, aproveita e fica com luz natural no seu WC também. Com jeitinho até a despensa em baixo fica com luz natural tb com uma clarabóia, ou então arranja maneira de passar o WC do R/C para o outro lado p/ gozar da clarabóia.
 
0.0204 seg. NEW