Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Necessitava de uns conselhos para efectuar a drenagem do meu jardim traseiro. Tenho um jardim traseiro que vou aterrar com uma altura aproximada de 1m nas dimensões de 8 metros de comprimento por 6 de largo e preciso de deixar uns drenos de forma a não ensopar quando chover. Posso efecutar as saidas todas na parede traseira de 8m mas necessitava de indicações de que tubo usar ( dimensões e tipo) e se basta colocar nas laterais ou até se basta junto ao muro onde irá ter as saidas.

    Deixo-vos umas fotos que não são da melhor qualidade que o telefone está para dar as ultimas mas acho que dá para perceber.

    Obrigado desde já.
      fotografia 1.JPG
      fotografia 3.JPG
      fotografia 2.JPG
    • TZW
    • 7 maio 2017

     # 2

    Deve usar os tubos para drenar a agua junto ao isolamento da parte edificada enterrada e descarregar nas tais saídas. Quanto ao solo se tiver uma boa permeabilidade não ensopa, se ensopar é porque a terra não permite a agua descer, logo vai ensopar na mesma quando chover com mais intensidade.
  2.  # 3

    Obrigado pela ajuda.

    A drenagem do solo vai ser para a fazer da melhor maneira porque basicamente tenho uma área de 8x5m que tenho de "encher"para o jardim ficar no patamar da parede.
    A ideia era fazer o seguinte.

    - Colocar tela pitonada nas paredes e efectuar 2 saidas de água na parede onde veem a chapa pois é a que dá para o exterior na cota mais baixa possivel que neste caso é cerca de 1,1m pois a cota do pronto do jardim será a parte superior da parede.

    O que pretendia era saber se por exemplo 3 drenos nos 5 metros a descair para a parede serão suficientes e que tipo de dimensão usar. E efectuar esses drenos logo na cota mais baixa ou preencher antes com algum tipo de material e depois sim efectuar os drenos?

    Em cima disto colocar que tipo de material? Uma carrada de areoso e depois 20 ou 30 cm de terra preta?

    Obrigado desde já.
    • TZW
    • 8 maio 2017 editado

     # 4

    Depois dos isolamentos e da tela pitonada...Os tubos de saída na parede é preferível mais quantidade e estreitos do que apenas dois, eu sugeria um de metro a metro, drena mais rápido a zona com agua e evita criar uma bica. Faça todo o perímetro com tubo de dreno com manga geotêxtil, com caimento para o muro onde vai fazer a descarga. Cubra com uma camada de brita nº3 +/- e enfie os tubos de descarga no tubo de dreno com manga geotêxtil para evitar entupimento. Quanto ao resto do solo, se estiver compactado e a terra que vai cobrir por cima estiver mais solta a agua acaba por deslizar para o subsolo ou para os drenos, num terreno pequeno não devem haver acumulações mas se pretende drenar na integra rapidamente coloque um tubo de dreno a cada 2 mtrs paralelamente e no sentido do muro de descarga, caso vá plantar a terra não vai reter agua o que pode afetar a absorção dos nutrientes para as plantas penso eu. A minha sugestão não tem nenhuma base que comprove estar correta, é por conta e risco.
 
0.0107 seg. NEW