Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite.
    Parabéns ao forum e a todos os intervenientes pelas suas participações.

Gostaria que me elucidassem, quem tiver conhecimento de causa, qual será o valor médio que normalmente um engenheiro que se responsabiliza pela aSSessoria técnica de uma empresa de construção - vulgar alvará, recebe, na hipotese de, somente dar o nome e nº de cédula... e na eventualidade de por exemplo além do anterior tb acompanhar as obras da empresa por exemplo 1 dia ou dois periodos de manhãs ou tardes por semana... Já que á partida se for trabalhador a tempo inteiro está limitado ao salário.
    Agradecimentos antecipados.
    Soares

nb: já agora como estou disponivel, caso saibam de alguma empresa que necessite, deixo aqui o meu contacto: [email protected]
    obrigado.

POST EDITADO para corrigir um erro gramatical, [ não fosse hoje Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas :-)] (quero dizer Assessoria e não acessoria) e incluir Responsabilização Técnica nos cenários aqui referidos, como não poderia deixar de ser.
    •  
      FD
    • 8 junho 2009

# 2

Alguém que eu conheço, há uns anos, recebia 250€ por mês, só pelo nome.

Além disso, não queria passar recibos... dizia ele que eles sugam tudo... pois está claro. Receber 250€/mês por colocar o nome num papel... bem vindo a um mundo de fachada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manuelf.soares
  2.  # 3

manuel
    Assinar um alvará é como mto bem diz no ínicio do seu post responsabilizar-se pela assesoria técnica. Não apenas e somente dar o nome e o nº da cédula.
    Como deve saber para assinar um alvará terá que fazer parte do quadro técncico da empresa e como tal não pode fazer parte do quadro de outra empresa que possua alavrá mesmo que as suas funções lá sejam a de simples recepcionista.
    Quanto aos valores é facil. Quanto vale o seu valor hora? Quanto tempo vai trabalhar na empresa?
    Uma dica.
    Vá á delegação do INCI da sua área ou a uma das mtas associações de construção civil e deixe lá uns cartãozinhos com a indicação de que está disponivel para assinar um alvará, há sempre alguém que precisa e não conheçe nenhum técnico disponivel.
  3.  # 4

Colocado por: zedasilvaVá á delegação do INCI da sua área ou a uma das mtas associações de construção civil e deixe lá uns cartãozinhos com a indicação de que está disponivel para assinar um alvará, há sempre alguém que precisa e não conheçe nenhum técnico disponivel.

Isto é simplesmente ilegal. Ou se está na empresa ou não. Quando um dia destes começarem a malhar com os ossos nos tribunais, podem ser que aprendam.

Colocado por: manuelf.soaresum engenheiro que se responsabiliza pela acessoria técnica de uma empresa de construção - vulgar alvará, recebe, na hipotese de, somente dar o nome e nº de cédula...

Devia ser suspenso por estar a cometer uma ilegalidade.

Colocado por: manuelf.soaresJá que á partida se for trabalhador a tempo inteiro está limitado ao salário.

Pois e como isso obriga a trabalhar, mais vale estar a banhos.
  4.  # 5

Paulo
    Não é ilegal deixar uns cartõezinhos no INCI o que é ilegal é assinar um alvará e nem saber onde é a sede da empresa ou as obras que constroi.
    Para combater isto é que a lei permite ter como técnico responsavel pelo alvará alguem que não precias de ser engenheiro ou arquitecto.
    Eu defendo a responsabilização social e criminal de todos os intervenientes no mundo da construção a começar por todos aqueles que sentadinhos á lareira esperam ao fim do mês pelo chequezito do alvará.
  5.  # 6

São tópicos como este que me fazem sentir-me confortável em saber que o nosso Portugal continua na mesma apesar de sermos cada vez mais Europeus...
  6.  # 7

Colocado por: zedasilvaPara combater isto é que a lei permite ter como técnico responsavel pelo alvará alguem que não precias de ser engenheiro ou arquitecto.

Se assim fosse, acabavam com essa treta. A empresa, é que têm de ser responsabilizada por aquilo que faz e pelos quadros que têm. Isto nunca passou de uma enorme mama para uma classe profissional. Tenham lá coragem, de vez em quando, também faz falta

Colocado por: zedasilvaNão é ilegal deixar uns cartõezinhos no INCI

A dizer-se disponível para assinar um alvará? É o quê? Se lá deixar contactos, porque está à procura de emprego e estando logicamente disponível para assinar o alvarás, uma vez que a lei o impede de assinar por outra empresa, é legal, senão é o que é.
  7.  # 8

Paulo
    Imagine a situação.
    Engenheiro civil recem licenciado profissional liberal com pouco trabalho e pouca experiência de obra.
    Deixa o cartãozinho no INCI dizendo que está disponivel para assinar um alvará.
    Assina um alvará de classe I e vai os 9 dias que a lei prevê á empresa prestando assesoria técnica em troca de alguns euros e da experiência que vai ganhando ao contactar de perto com a realidade das obras e de todas as suas vicissitudes.
    No resto do tempo está no seu gabinetezinho a projectar umas coisas e a por em prática aquilo que vai aprendendo em obra.
    Qual a ilegalidade disto?
  8.  # 9

Boas

O director técnico da empresa tem de fazer parte dos quadros da empresa, ou seja, é um funcionário da empresa e como tal vai receber um salário e proceder aos respectivos descontos como outro qualquer trabalhador. O que pode (penso que depende da classe do alvará) é trabalhar a meio tempo, mas atenção que a responsabilidade é total e em caso de problemas não é esse facto que o vai ilibar.

na eventualidade de por exemplo além do anterior tb acompanhar as obras da empresa

O que deve fazer, no seu interesse, é acompanhar as obras e as condições em que são executadas, dado que o que está em causa é a possibilidade de ter de arcar com as consequências de algo que possa acontecer. Dir-me-à que conhece muitos casos em que o técnico da empresa nem sabe onde são as obras, e eu dir-lhe-ei que é verade, mas conheço 2 casos de problemas graves sendo que num deles o técnico está temporariamente impedido de exercer actividade enquanto tal, e outro desloca-se periodicamente ao tribunal onde o caso está a ser julgado e provavelmente espera-o uma suspensão, indemnização a pagar e (não está fora de causa) algum tempo a ver o sol aos quadradinhos.

Isto nunca passou de uma enorme mama para uma classe profissional

Estou de acordo, mas só em parte. A verdadeira "mama" é para as empresas que assim evitam a contratação de um técnico a tempo inteiro, com os encargos que aí advêm. Mas reconheço que essa "mama" só é possível com a conivência dos técnicos, sendo que muitos se encontram em situação de alguma fragilidade devido à dificuldade em arranjar emprego; não é justificação, mas ajuda a compreender.

cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

Colocado por: j cardosodevido à dificuldade em arranjar emprego; não é justificação, mas ajuda a compreender.

Durante imenso tempo, os engenheiros estiveram numa situação de pleno emprego e não era por isso que as coisas eram diferentes, ou se fossem, ainda eram piores. Lembra-se de quando podiam assinar 5 (eram 5, não eram?) alvarás? Conheci alguns que não faziam nada na vida, excepto receber o chequezinho. E nunca houve Ordem alguma que pusesse ordem nestas coisas.

Colocado por: j cardosoA verdadeira "mama" é para as empresas que assim evitam a contratação de um técnico a tempo inteiro, com os encargos que aí advêm.

Também e tanto sou contra uma coisa, como contra a outra. Mas agora ao preço a que eles estão, custam tanto como um oficial, pelo que é ridículo não os contratarem, embora muitas se equacionam qual a maior valiam que têm e ás vezes, até entendo muito bem (desabafo meu)
  10.  # 11

Colocado por: PauloCorreia Lembra-se de quando podiam assinar 5 (eram 5, não eram?) alvarás? Conheci alguns que não faziam nada na vida, excepto receber o chequezinho. E nunca houve Ordem alguma que pusesse ordem nestas coisas.
    Isso não é do meu tempo! (e tenho pena!) :-)
    E olhe que já cá ando há uns anitos...
    Colocado por: j cardosoA verdadeira "mama" é para as empresas que assim evitam a contratação de um técnico a tempo inteiro, com os encargos que aí advêm.
    É o capitaliiiiismo a funcionar. :-)
  11.  # 12

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: PauloCorreiaLembra-se de quando podiam assinar 5 (eram 5, não eram?) alvarás? Conheci alguns que não faziam nada na vida, excepto receber o chequezinho. E nunca houve Ordem alguma que pusesse ordem nestas coisas.
    E olhe que já cá ando há uns anitos...
    É o capitaliiiiismo a funcionar. :-)

Andava distraído?!...
  12.  # 13

Colocado por: nbastos
    Colocado por: PauloCorreiaLembra-se de quando podiam assinar 5 (eram 5, não eram?) alvarás? Conheci alguns que não faziam nada na vida, excepto receber o chequezinho. E nunca houve Ordem alguma que pusesse ordem nestas coisas.
    Andava distraído?!...
    LOL. Talvez...
    Nos primeiros tempos de actividade profissional andei a apanhar bonés e a levar baile dos encarregados da empresa (é a melhor maneira de aprender!).
    Fui, depois, Técnico Responsável da maioria dos empreendimentos e fui responsável pelos novos «departamentos» (serralharia e carpintaria). Depois fui gerente de 3 empresas do grupo, e administrador da empresa-mãe.
    Não tinha, realmente, muito tempo disponível para andar à procura de maneira de ganhar dinheiro sem fazer nenhum...
  13.  # 14

Boas

Lembra-se de quando podiam assinar 5 (eram 5, não eram?) alvarás?

5 alvarás de âmbito regional ou 1 de âmbito nacional ( na altura havia esta distinção).

Mas agora ao preço a que eles estão, custam tanto como um oficial, pelo que é ridículo não os contratarem

A impressão que tenho é que muitas empresas detentoras de alvará não tem capacidade financeira para contratar um técnico. Na minha opinião nem sequer deviam ter alvará. Vejo "empresas" cujo equipamento se resume a uma grua, uma betoneira e pouco mais. Sabendo que para lhes ser concedido o alvará têm de fazer prova de posse de equipamento, pergunto-me como pode acontecer isto (a pergunta é apenas retórica, eu conheço a resposta).
    Em relação ao facto de deixcar o cartãozinho no INCI, não vejo problema desde que todos o possam fazer. Tenho ideia que a ANET fornece uma lista de técnicos que manifestaram disponibilidade para exercer essa actividade - partem do princípio de que tudo será feito dentro da legalidade (e moralidade)

Cumps
    José Cardoso
  14.  # 15

Colocado por: nbastos
    Andava distraído?!...
    LOL. Talvez...
    Nos primeiros tempos de actividade profissional andei a apanhar bonés e a levar baile dos encarregados da empresa (é a melhor maneira de aprender!).
    Fui, depois, Técnico Responsável da maioria dos empreendimentos e fui responsável pelos novos «departamentos» (serralharia e carpintaria). Depois fui gerente de 3 empresas do grupo, e administrador da empresa-mãe.
    Não tinha, realmente, muito tempo disponível para andar à procura de maneira de ganhar dinheiro sem fazer nenhum...

E não há duvida , que a melhor maneira de ganhar é a trabalhar, digo eu!...
  15.  # 16

Tambem há quem diga que quem trabalha ,não tem tempo para ganhar dinheiro, e esta hem... ( como dizia o outro)
  16.  # 17

Olá Boa Noite.
    Os meus agradecimentos, FC, zedasilva, PauloCorreia, rjmsilva, j cardoso, Luis K.W. e nbastos pelos vossos simpaticos comentarios.
    Já editei o meu post inicial corrigindo as gaffes cometidas.

Colocado por: zedasilvamanuel
    Assinar um alvará é como mto bem diz no ínicio do seu post responsabilizar-se pela assesoria técnica. Não apenas e somente dar o nome e o nº da cédula.
    Como deve saber para assinar um alvará terá que fazer parte do quadro técncico da empresa e como tal não pode fazer parte do quadro de outra empresa que possua alavrá mesmo que as suas funções lá sejam a de simples recepcionista.
    Quanto aos valores é facil. Quanto vale o seu valor hora? Quanto tempo vai trabalhar na empresa?
    Uma dica.
    Vá á delegação do INCI da sua área ou a uma das mtas associações de construção civil e deixe lá uns cartãozinhos com a indicação de que está disponivel para assinar um alvará, há sempre alguém que precisa e não conheçe nenhum técnico disponivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:manuelf.soares

Realmente zedasilva ao que me informaram é como diz, sendo no entanto possivel estar em jeito de part time com uma afectação á empresa parcial sem incorrer em ilegalidades. As empresas sendo ambas no mesmo sector de actividade; da Construção Civil tal é ilegal, mas poderia dar-se o caso de estar a dar aulas e aí já não ser problema.
    A dica do INCI é de aproveitar e parece não estar ferida :-(( de ilegalidade. :-)

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: zedasilvaVá á delegação do INCI da sua área ou a uma das mtas associações de construção civil e deixe lá uns cartãozinhos com a indicação de que está disponivel para assinar um alvará, há sempre alguém que precisa e não conheçe nenhum técnico disponivel.

Isto é simplesmente ilegal. Ou se está na empresa ou não. Quando um dia destes começarem a malhar com os ossos nos tribunais, podem ser que aprendam.

Colocado por: manuelf.soaresum engenheiro que se responsabiliza pela acessoria técnica de uma empresa de construção - vulgar alvará, recebe, na hipotese de, somente dar o nome e nº de cédula...

Devia ser suspenso por estar a cometer uma ilegalidade.

Colocado por: manuelf.soaresJá que á partida se for trabalhador a tempo inteiro está limitado ao salário.

Pois e como isso obriga a trabalhar, mais vale estar a banhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:manuelf.soares

- Paulo, não entendo onde possa estar a ilegalidade da afixação do cartãozinho, no entanto a ser verdade tem fácil remédio.
    - Não existe ilegalidade em fornecer o nome e nº da cédula profissional a uma empresa de construção, aliás tem mesmo de ser assim, desde que a empresa e o engenheiro façam os respectivos descontos para os organismos do estado... agora como aqui bem disseram o " divórcio" para com a empresa, tanto ao responsável pelo alvará como ao empresário poderá sair bem caro.
    - Quanto aos banhos, eles são sempre benvindos..., e se forem nas caraíbas ainda melhor... :-)) lembre-se que há muitos Engenheiros, tal como há Arquitectos, Doutores e Advogados que não trabalham em regime de exclusividade... uns porque não têm essa sorte...outros, porque antes de se LICENCIAREM já tinham o tempo ou parte dele, ocupado em outras actividadades, inclusivé profissionais, outros porque lhes não dá jeito... $$$ €€€... está a ver... :-)) e outros porque já estão cansados de aturar ... .... .... CHEFES !!!... digamos assim!!!...
    Nem todos tiveram ou estavam preparados para agarrar a oportunidade de uma carreira como o Luís K.W. que a iniciou a apanhar bonés e chegou a administrador... Com todo o mérito, concerteza..
    - Eu pessoalmente, até gostaria de ter começado na Covilhã, passar depois pelo ISCTE...e blá blá blá .... o resto já conhece concerteza... :.-))

Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: j cardosodevido à dificuldade em arranjar emprego; não é justificação, mas ajuda a compreender.

Durante imenso tempo, os engenheiros estiveram numa situação de pleno emprego e não era por isso que as coisas eram diferentes, ou se fossem, ainda eram piores. Lembra-se de quando podiam assinar 5 (eram 5, não eram?) alvarás? Conheci alguns que não faziam nada na vida, excepto receber o chequezinho. E nunca houve Ordem alguma que pusesse ordem nestas coisas.

Também e tanto sou contra uma coisa, como contra a outra. Mas agora ao preço a que eles estão, custam tanto como um oficial, pelo que é ridículo não os contratarem, embora muitas se equacionam qual a maior valiam que têm e ás vezes, até entendo muito bem (desabafo meu)

Quanto ás Avensas e coisas do genero, na verdade contaram-me que assim era... mas não eram só Engenheiros...

- No dominio da Construção e Obras Publicas tanto poderiam ser Engenheiros como Arquitectos...Agora com o novo decreto creio tal deixou de ser assim.

- No dominio do Magistratura, Direito e Advocacia pululam casos mais gritantes, basta ver quem são os doutores que se encontram á frente dos organismos ligados á jurisdição no desporto e nomeadamente nos Conselhos de Justiça, Disciplina, da Liga, da Federação, da Uefa, da Fifa, do Comité Olimpico, DOS DEPARTAMENTOS JURIDICOS DOS LUBES etc, etc..., não acha que os srs. drs. juizes e advogados estão a assistir ao treinos dos jogadores, todos os dias da semana das 9 ás 5H ?

- Nas autarquias, eles são vereadores, administradores das empresas de Águas e Saneamento (agora autonomas), administradores dos Lixos (LIPOR´s... etc)., presidentes de Junta Metropolitanas, Presidentes de Assembleias Gerais disto e daquilo...bem é melhor ficar por aqui senão ainda vou parar aos mamões a sério... UI...ui...ui...e então lá vai a "Vaquinha Leiteira" criada por todos nós e tão sequinha que ela já está.... é (Bailout´s, BPN´s, FreePort´s, Centros de Compostagem (http://www.tvi24.iol.pt/artmedia.html?id=1061750&pagina_actual=1&tipo=2, offshores, SIRESP=Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP.. ou como ganhar 400m€.(http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=62883&highlight=siresp)

Enfim....

Cumprimentos.
    •  
      FD
    • 11 junho 2009

# 18

Manuel,

Pode adoptar duas atitudes:
    -> faz como "eles"
    -> não faz como "eles"

Tudo depende da sua consciência.
    Mas o facto de "eles" fazerem não justifica nada - não é por certas figuras o fazerem que, na minha opinião, deixa de ser condenável.

Aliás, neste sentido, é curioso conhecer o recente escândalo político no Reino Unido...
  17.  # 19

Colocado por: FDManuel,

Pode adoptar duas atitudes:
    -> faz como "eles"
    -> não faz como "eles"

Tudo depende da sua consciência.
    Mas o facto de "eles" fazerem não justifica nada - não é por certas figuras o fazerem que, na minha opinião, deixa de ser condenável.

Aliás, neste sentido, é curioso conhecer orecente escândalo político no Reino Unido...

Olá Boa Noite FD.

Temo que pelo meio de todos aqueles episódios, tenha deixado a pairar no ar algum mal entendido em alguma opinião, no sentido de, corroborar, desculpar ou mesmo compreender tamanhos actos de vilanagem impares e desavergonhados...

Não. Eu inicialmente, referi alguns casos que conheço e outros que são do dominio público.

Uns que nada têm de extraordinário, são perfeitamente enquadráveis num qualquer sistema laboral, em qualquer lugar do mundo e dentro dos mais exigentes padrões de ordem legal, cultural, moral e de bons costumes ( caso das Avensas (as que ainda vigoram) e trabalhos extra laborais com enquadramento e suporte legal...) e outros..., esses sim... , super-mega-fraudes, condenáveis, amorais, autênticos casos de policia, injustificáveis independentemente de quem os pratica e do lugar que ocupa na sociedade...

Claro está que a Consciência Individual, dentro da forma como foi moldada e "alicerçada" dita e ditará, a responsabilidade de todos os nosso actos, e a sua dimensão, estabelecerá o limite, sempre ténue, entre onde acaba a nossa Liberdade e começa a dos outros.

Cumprimentos.

Manuel Soares
  18.  # 20

Fundamentalismo

Certo que incumbe ao INCI fazer o cruzamento dos técnicos e cédulas, ligações com empresas e projectos assinados avulsos.
    A relação de trabalho nos termos da regulação do INCI, sugere que os técnicos sejam contratos por contra de outrém ,salvo os casos em que os administradores da empresa sejam igualmente o Staff técnico.

Apesar da discussão inicial solicitar informação adicional a " quem tiver conhecimento de causa", sugerio fazer-se passar por "cliente" e, mediante contacto junto de outro técnico - http://www.tuti.pt/Anuncio.aspx?a=123846 - "orçamentar" o trabalho pretendido.

Há quem chame de "cold calling" ou "benchmarking", certo que nos termos da juridicolância foram várias as lições de morais sugeridas.

Cumprimentos
    Paulo Pereira

0.0244 seg. NEW