Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Estou a pensar comprar uma moradia em banda, ainda em fase de projeto. Sendo a primeira moradia a ser construída, supostamente tenho ainda alguma flexibilidade na escolha de alguns elementos da fachada - janelas, etc., desde que não seja muito disruptivo face a outras moradias semelhantes que existem na zona. Entretanto entregaram-me uma proposta inicial para a planta da casa para eu avaliar e decidir se avanço no negócio. Tendo por base a planta do piso superior (que coloco em anexo), surge-me desde já uma dúvida que tem a ver com a orientação solar dos quartos.

    Seguindo a estrutura desta planta os quartos ficariam virados a Norte. Do que estive a falar com um possível construtor para esta moradia, para ele esta é mesmo a solução ideal pois esta frente dá-me maior privacidade (do lado norte tenho uma vista desafogada, a sul tenho outras moradias) e segundo ele não comprometerá em muito a temperatura dos quartos dado que, mesmo estando estes a Norte, o corredor que está colado aos quartos está a Sul e tem muito vidro para apanhar sol e assim permitir que algum calor chegue também aos quartos. Segundo ele os quartos a Sul iria fazer com que no inverno fossem ligeiramente mais quentes, mas em contrapartida faria também com que no verão fossem demasiado quentes, pelo Sol que vai incidir diretamente neles e que se vai somar também ao sol que incide na cobertura da casa (este é o piso mais elevado da casa).

    Estou inclinado para avançar no negócio, mas gostaria de obter algumas opiniões sobre isto para eventualmente discutir com o arquiteto a vantagem e viabilidade desta alteração. Sei que ele me vai apresentar argumentos a favor/contra, mas gostaria de obter outras opiniões para não tomar uma decisão tendo por base apenas a opinião dele.

    Basicamente, estou indeciso se valerá abdicar de alguma privacidade e de umas vistas desafogadas nos quartos, invertendo assim esta planta para ter uns quartos virados a sul com maior exposição solar. Acham que os quartos a Norte conforme estão vão fazer com que os mesmos sejam demasiado frios e desconfortáveis? Em termos de caraterísticas que possam afetar o aquecimento/isolamento da mesma, posso dizer que a casa vai ter aquecimento central a gás natural, e será revestida a capotto. Vou apostar também numa boa caixilharia e estores. Não tenho planeado sistema para arrefecimento.. talvez pré-instalação de AC e mais tarde se for necessário colocaria as máquinas.

    Desde já obrigado pela atenção.

    João Santos
      PlantaQuartos.JPG
  2.  # 2

    Ter os quartos a norte a sul nascente ou poente é tão certo ou errado consoante as vivências de cada um.
    Onde é quando gosta do sol?
    Acordar ficar na cama e levar com o sol pelo quarto a dentro,?
    Acordar, ir tomar o pequeno almoço com o sol na venta?
    Chegar ao fim do dia a casa e pela hora de jantar levar com o sol na venta?
    Chegar a casa, ir para o quarto ou escritório e levar banhos de sol?
    Com os estores certos, os vidros adequados e palas tudo é possível.
    Concordam com este comentário: lprolog, jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  3.  # 3

    A minha preocupação não é no sentido de tomar "banhos de sol" dentro de casa. Tem mais a ver com o conforto térmico que eventualmente posso estar a ganhar se mudar esta disposição. Já vivi num apartamento virado a norte, era gelado e desconfortável no inverno, e raros eram os dias que não tinha de ligar o aquecimento. Hoje vivo num apartamento virado a sul, é fantástico no inverno, apenas necessito do aquecimento naqueles dias mais frios e chuvosos, no entanto é um pouco desconfortável no verão.

    Nunca vivi em moradias com 2 frentes norte/sul, e portanto não sei se esta conversa do empreiteiro de facto é assim. Segundo ele não mexia nesta disposição dos quartos pois acha que mesmo estando a norte aproveitam parte do calor que entra pelo corredor/closet a sul. Além disso diz que as moradias no verão, estes pisos mais altos já são demasiado quentes dado o sol que bate na cobertura, pôr os quartos a Sul só iria agravar a situação.

    Alguém que possa ajudar, tendo ou não passado por uma situação semelhante, agradeço.
  4.  # 4

    Eu vivo num apartamento com sol todo o dia e, tal como diz, é espetacular no inverno. Não conheço casa em que entre que seja mais confortável que esta, não tendo o aquecimento ligado. Já no verão, tenho mesmo que ter ar condicionado para arrefecer. Eu prefiro assim, pois temos mais meses de frio do que calor.

    Há uma variável que não sabemos: qual é a localização da moradia? Ser no Minho ou no Algarve faz toda a diferença.

    Na moradia que estou a construir evitei ter janelas a norte, só tenho duas janelas para dar luz a escadas.
    Estás entradas a norte Arrefecem sempre a casa.
    O que penso que irá acontecer consigo é que vai achar os quartos desconfortáveis e vai ter de usar mais vezes o aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  5.  # 5

    A moradia é no Minho. Braga mais precisamente.
  6.  # 6

    mesmo sem conhecer o resto da casa se isso é norte eu pedia para ver se podia inverter a planta

    sendo isso um norte puro ou seja a frente mesmo virada a norte repare que até tem janelas dos quartos generosas viradas a norte e isso em termos térmicos não é o melhor.
    não sei ....quem sabe se pelo menos a suite não podia ser invertida
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  7.  # 7

    É um mau projecto, é o que é....
    Concordam com este comentário: macal, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  8.  # 8

    Colocado por: jsantos2572Já vivi num apartamento virado a norte, era gelado e desconfortável no inverno, e raros eram os dias que não tinha de ligar o aquecimento. Hoje vivo num apartamento virado a sul, é fantástico no inverno, apenas necessito do aquecimento naqueles dias mais frios e chuvosos, no entanto é um pouco desconfortável no verão.

    Você já deu a resposta.
    Não sei qual é a dúvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  9.  # 9

    Quartos para Norte com closet e corredor para sul não faz qualquer sentido, IMO.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  10.  # 10

    Sem conhecer a envolvente é difícil tecer raciocínio.
    Os meus quartos são virados a poente e toda a gente diz que isso não faz sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  11.  # 11

    Mas a Norte é a Norte... e ainda por cima em Braga.... Tenho um quarto a NNO, no algarve.... No inverno é horrivel....O que vale é que é só nas ferias/ fds.... No verão menos mal. Também tem uma vista boa, desafogada para o mar lá muito ao fundo....
    Há de pedir ao seu arquitecto para simular a incidência solar no periodo do equinócio de inverno..... ou melhor, entre Novembro e Fevereiro... Quando surgem duvidas destas, e/ou é necessário demonstrar que a coisa é ou não é assim tão má ao cliente... uma simulação é o ideal para tirar duvidas. desde que emta o edificio devidamente georeferenciado....
    Concordam com este comentário: fabiooliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  12.  # 12

    ....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  13.  # 13

    Veja se faz sentido, a não ser que o horizonte seja baixo provavelmente não chega a ter sol quando nasce nos quartos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  14.  # 14

    Obrigado a todos pelo contributo. Vou tentar ver com o arquiteto se consigo alterar a disposição dos quartos para ficarem a Sul. Vai obrigar a algumas mexidas na disposição da cave também, uma vez que o sentido das escadas que estão na lateral vai ter de ser invertido, mas creio que não deve haver problema.
  15.  # 15

    devia tentar meter aqui o resto do projeto para se poder contextualizar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  16.  # 16

    Realmente, essa disposição é demasiado absurda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  17.  # 17

    sobretudo numa casa de raiz
    ainda se fosse uma recuperação, em que já existissem essas fachadas com esses vãos ainda se admitia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  18.  # 18

    Tenho alguma experiência pessoal no assunto.

    Para mim quartos virados a norte seria um motivo para desistir.

    Já morei numa casa assim e acabei por mudar-me. Aprendi a lição.

    O problema não é tanto a falta de sol nos quartos, mas sim a falta de sol na parede exterior do quarto. As humidades da chuva etç vão ter dificuldade em secar e esses quartos vão ser mais húmidos, mesmo que haja um isolamento. Esta foi a minha experiência. As paredes exteriores viradas a norte nunca secavam, no invernos pareciam estar permanentemente húmidas.

    Há o ditado que diz que casa casa onde entra o sol não entra o médico, e acho que há alguma verdade nisso.

    Quanto à privacidade, desde que a parte sul não seja ruidosa (transito etc) eu não hesitava um minuto em trocar a posição dos quartos. Eu aprendi a minha lição.
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jsantos2572
  19.  # 19

    A sul não é mais ruidosa que a norte. Simplesmente fico com vizinhos mais próximos, o que para mim não é problema na medida em que sou uma pessoa que tem por hábito chegar ao quarto e baixar os estores para sentir precisamente maior privacidade. Mesmo durante o dia com uns cortinados no quarto não vejo que afete muito essa privacidade. Nesse sentido e tendo por base as vossas opiniões até ao momento, não tenho dúvidas que devo optar mesmo por tentar orientar os quartos a sul. Vou ver com o arquiteto a viabilidade disto (nomeadamente possíveis impactos na fachada, etc.). Logo que possa também partilho convosco o resto do projeto para obter mais opiniões. Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui_Mendes
  20.  # 20

    Os quartos a norte é a pior coisa q pide fazer. São mt frios e gelados, . A norte a cozinga e sala. A sul os quartos.

    N se esqueça do q escrevi

    Valter Miguel d peniche
 
0.0254 seg. NEW