Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Qualquer que seja o motivo : despachar o painel , agradar o cliente para o fidelizar, etc ... é sempre um bom upgrade, sobretudo quando é oferta !
    Concordam com este comentário: TZW
  2.  # 22

Boa noite a todos e, novamente, obrigado pelas respostas
    Por vezes quando o armário das telecomunicações está perto do quadro elétricos, pode eventualmente ser possível trazer uma cabo desde o telhado, antena, até ao quadro.

Há (aparentemente, nunca usei) uma passagem de antena para parabólicas do telhado para cada fracção. Não é a solução ideal porque a entrada no apartamento não tem nenhuma tomada ao lado, teria de ficar com fios ou calhas à mostra dentro de casa e não queria... Mas se não houver outra forma, poderá ser por aí...

Depois tem de se entender com os vizinhos.

Ele pediu autorização ao condominio

Sem dúvidas, tenho sempre de falar com os vizinhos e pedir autorização em assembleia, isso nem sequer é discutível. Que não fique a ideia de fazer o que quer que seja "à socapa", não é essa a ideia! Também já pedi "parecer" à empresa de administração do condomínio, estou à espera de respostas.

Se optar por outros métodos na melhor das hipóteses pode levar uma martelada no dedo.

Não sei se percebi o que queria dizer, mas não pretendo qualquer espécie de "xanato". Também não sei como fazer o que quero, daí estar à procura de experiências semelhantes. Não creio que ninguém tenha ainda instalado painéis em prédios sem pré-instalação para o efeito...

Nestes sistemas domesticos, a energia vem directamente do painel solar, e é injetado nas rede eletrica de casa, atraves de uma ficha macho, monofasica?

Sim, é. No meu caso pretendo sensores de medição e desvio para carga resistiva mas o princípio é o mesmo. A entrada dos painéis pode ser ligada a uma tomada ou directamente ao quadro.
    Diretamente do painel não me acredito.

Não é directamente do painel, passa pelo inversor primeiro. Inversor esse que se sincroniza com a fase da tensão da rede e trata da integração sozinho. Os kits domésticos são mesmo plug and play ;)

Mais uma vez, o que procuro são experiências de alguém que tenha instalado painéis em prédios sem pré-instalação para o efeito. Quero fazê-lo seguindo todos os requisitos, só que não sei quais são esses...
  3.  # 23

Tem sótão/arrecadação no/junto ao telhado ?
    Se sim, a luz aí e gerida por si, em sua casa/apartamento ?
    Se sim, liga aí *directamente* o cabo que vem do transformador do painel... e pronto .
  4.  # 24

Não... Se fosse assim era fácil, se fosse fácil não era para mim :-)
    Moro no R/C, junto ao telhado são o 3ºD e o 3ºE :-)
  5.  # 25

Tem varanda "recuada" ?
    Pode eventualmente colocar, com a devida inclinação
    ou como que um prolongamento da parede , em cima.
  6.  # 26

Também não, as varandas são a norte. Do lado melhor para o sol são os quartos e, desse lado, a fachada tem sombra durante boa parte do dia por outros prédios...
    Tem mesmo de ser no telhado ;-)
    •  
      skypt
    • 8 maio 2017 editado

# 27

:-(
    ...sem + ideias..
  7.  # 28

Ainda nao percebi como é que a eletricidade gasta, vem do painel, em vez de vir do fornecedor através do contador....
  8.  # 29

Talvez isto ajude
    https://www.youtube.com/watch?v=ht0R9JvmHEk
    ;-)

Entretanto continuo sem resposta dos instaladores que contactei, se tiverem recomendações aceito... Zona de Coimbra
  9.  # 30

Boa tarde.

Entretanto parece-me que com uma pequena obra interior, um rasgo numa parede pequena, me safo: há passagem de cabo de antena do telhado (pensada para parabólicas) a cada um dos apartamentos, tenho de me certificar que de facto está lá e pode ser usado.
    • TZW
    • 9 maio 2017

# 31

Colocado por: Bruno.AlvesBoa tarde.

Entretanto parece-me que com uma pequena obra interior, um rasgo numa parede pequena, me safo: há passagem de cabo de antena do telhado (pensada para parabólicas) a cada um dos apartamentos, tenho de me certificar que de facto está lá e pode ser usado.

Qual é a potencia que está a pensar adquirir? Longas distancias em baixa tensão dão grandes quebras e obrigam a secções de fio mais elevadas. Se tiver o tubo completamente independente e com poucas curvas talvez se safe!
  10.  # 32

No máximo 1500wp, provavelmente apenas 1000. A distância são 4 andares na vertical :-)
    • TZW
    • 9 maio 2017

# 33

Colocado por: Bruno.AlvesNo máximo 1500wp, provavelmente apenas 1000. A distância são 4 andares na vertical :-)

Painel de quantos volts? Vai colocar o inversor em casa ou fazer um nicho no terraço?
  11.  # 34

Li na diagonal

questoes que fiquei na duvida, tu queres ligar o fio que vêm do telhado ao teu quadro electrico é?

É que se for assim acho desnecessario... excepto se esse tal tubo que vem da parabolica passar proximo do quadro electrico!

caso esse tubo vá directo à sala de estar, tu deixa-te de invençoes e ligas esse fio a uma tomada que tenhas ai proxima e nao me andas a encher a sala com calhas!

Isso é uma coisa muito básica, nao percebi se vais por 250 ou 500

Sobre empresas que ainda nao te responderam, talvez sejam empresas que gostam de colocar logo 4 paineis para mais €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€
  12.  # 35

Painel de quantos volts? Vai colocar o inversor em casa ou fazer um nicho no terraço?

A tensão do painel não sei, ainda não cheguei a essa parte.
    O inversor, gostava de o colocar em casa. Se conseguisse fazer entrar os cabos pela garagem tenho umas ideias para o futuro mas, indo para o hall onde "nasce" a tal tubagem da antena já não quero porque a mulher espanca-me :-D Ficará no telhado agarrado à estrutura, provavelmente... Não é certo, mas é muito provável que assim seja.

questoes que fiquei na duvida, tu queres ligar o fio que vêm do telhado ao teu quadro electrico é?
    É que se for assim acho desnecessario... excepto se esse tal tubo que vem da parabolica passar proximo do quadro electrico!

É isso mesmo. O tubo nasce acima da porta de entrada, o quadro também é nessa parede. Não há nenhuma tomada nas imediações. Quero sempre ter acesso à cablagem por onde é feita a ligação, pretendo ter medição da energia produzida, injectada, etc.

Isso é uma coisa muito básica, nao percebi se vais por 250 ou 500

Como disse acima, entre 1000 e 1500wp (sujeito a aprovação em função do custo lol)
    A ideia é, além de segurar a energia do standby da casa, fazer desvio da energia remanescente para a resistência de aquecimento de um depósito de água quente.

Sobre empresas que ainda nao te responderam, talvez sejam empresas que gostam de colocar logo 4 paineis para mais €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€

Aceitam-se sugestões alternativas ;-)
    • TZW
    • 9 maio 2017 editado

# 36

O inversor não sei se suporta a humidade ambiente...faça os cálculos das quedas de tensão porque o inversor também deve ter um mínimo de voltagem para funcionar. Não sei se vai conseguir enfiar o cabo nesse tubo destinado a antenas. Certamente vai ter que criar um armário próximo dos painéis.
  13.  # 37

O inversor é para ficar "na rua" agarrado ao painel.
    Desse conjunto sai um cabo eléctrico normal, com 220V, não criando problemas com distâncias, vejam-no como uma simples extensão.
    Esse cabo pode/deve ser ligado a rede eléctrica de casa, por exemplo usando uma simples tomada, ou idealmente no quadro elétrico com um disjuntor.
  14.  # 38

Colocado por: skyptO inversor é para ficar "na rua" agarrado ao painel.
    Desse conjunto sai um cabo eléctrico normal, com 220V, não criando problemas com distâncias, vejam-no como uma simples extensão.
    Esse cabo pode/deve ser ligado a rede eléctrica de casa, por exemplo usando uma simples tomada, ou idealmente no quadro elétrico com um disjuntor.

Obrigado, sem ter a certeza tinha ideia que podia ser assim (ainda que conheça quem tem tudo dentro de casa).
    Se for mais que um painel (4-6), também há inversores para isso que possam ficar na rua?
  15.  # 39

O cabo de transporte de energia deve ser feito na tensão mais elevada para ter menos perda e poder usar um cabo me fino.
    Concordam com este comentário: skypt
  16.  # 40

Idealmente, cada painel terá o seu próprio inversor,
    não aconselho, ter 2 painéis para um inversor, a não algum muito XPTO e claramente reconhecido no mercado... e garantidamente muito mais caro ;-)

0.0228 seg. NEW