Por vezes quando o armário das telecomunicações está perto do quadro elétricos, pode eventualmente ser possível trazer uma cabo desde o telhado, antena, até ao quadro.
Depois tem de se entender com os vizinhos.
Ele pediu autorização ao condominio
Se optar por outros métodos na melhor das hipóteses pode levar uma martelada no dedo.
Nestes sistemas domesticos, a energia vem directamente do painel solar, e é injetado nas rede eletrica de casa, atraves de uma ficha macho, monofasica?
Diretamente do painel não me acredito.
Colocado por: Bruno.AlvesBoa tarde.
Entretanto parece-me que com uma pequena obra interior, um rasgo numa parede pequena, me safo: há passagem de cabo de antena do telhado (pensada para parabólicas) a cada um dos apartamentos, tenho de me certificar que de facto está lá e pode ser usado.
Colocado por: Bruno.AlvesNo máximo 1500wp, provavelmente apenas 1000. A distância são 4 andares na vertical :-)
Painel de quantos volts? Vai colocar o inversor em casa ou fazer um nicho no terraço?
questoes que fiquei na duvida, tu queres ligar o fio que vêm do telhado ao teu quadro electrico é?
É que se for assim acho desnecessario... excepto se esse tal tubo que vem da parabolica passar proximo do quadro electrico!
Isso é uma coisa muito básica, nao percebi se vais por 250 ou 500
Sobre empresas que ainda nao te responderam, talvez sejam empresas que gostam de colocar logo 4 paineis para mais €€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€
Colocado por: skyptO inversor é para ficar "na rua" agarrado ao painel.
Desse conjunto sai um cabo eléctrico normal, com 220V, não criando problemas com distâncias, vejam-no como uma simples extensão.
Esse cabo pode/deve ser ligado a rede eléctrica de casa, por exemplo usando uma simples tomada, ou idealmente no quadro elétrico com um disjuntor.