Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: HFRA questão é... será isso vai mesmo resolver o salitre?

    Não!
    Antes de a água chegar ao fundo alguma vai ser absorvida pelo muro, logo os salites vão continuar, ainda que possam ser em menor numero.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    • HFR
    • 11 maio 2017

     # 42

    Pois, é exatamente isso que penso !! Até chegar ao nivel do meu chão, já o muro absorveu uma quantidade grande pelo lado de dentro que está constantemente molhado com terra...
  2.  # 43

    Qual muro é que foi feito em primeiro?
  3.  # 44

    Colocado por: HFRPois, é exatamente isso que penso !! Até chegar ao nivel do meu chão, já o muro absorveu uma quantidade grande pelo lado de dentro que está constantemente molhado com terra...


    mas aí se barrar tudo com as massas ou cimentos que o Vitor Magalhães disse consegue canalizar a pressão negativa até aos pontos de drenagem , tem é que fazer bem as contas ...
    eu vendia uma massa destas ( Aquasec ou DIP depositos e piscinas ) e aquilo funciona , o nosso era de 2 componentes sendo 4kg em pó para 1lt de resina ... e funciona no mesmo esquema ... se tiver pontos de drenagem funciona 10x melhor sem duvida ... mas acho que a drenagem suja tudo a não ser que canalize isso tudo .
  4.  # 45

    Colocado por: Vítor MagalhãesQual muro é que foi feito em primeiro?
    aquilo pela largura que apresenta parece que o muro de baixo é comum para os dois e o de cima assenta em metade do debaixo ... parece-me mas pode ser ilusão óptica , só a parte debaixo é que está soterrada ...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 46

    Colocado por: rafaelisidoroaquilo pela largura que apresenta parece que o muro de baixo é comum para os dois e o de cima assenta em metade do debaixo ... parece-me mas pode ser ilusão óptica , só a parte debaixo é que está soterrada ...


    Também fiquei com essa impressão, e assim sendo até é possível que o muro de baixo não tenha sido rebocado sequer da parte de trás e que os blocos estejam em contacto directo com a terra. Se assim for em muito bom aspecto está actualmente o muro.
    • HFR
    • 12 maio 2017

     # 47

    O muro de cima já existia e o meu terreno era mais alto.
    Quando a casa foi construída, quem fez o muro, deve ter "rapado" a terra do lado da minha casa e levantou muro. E "pronto"...

    Não acredito que tenha qualquer especie de tratamento atrás.

    O muro de cima deve "cruzar-se" com o meu até certo ponto, mas nao vem tão cá baixo como o meu.

    O nivel da terra do meu vizinho é sempre a "crescer" desde a entrada da casa até às fotos que vêm.Diria que acompanha até ao ponto mais alto do meu muro, logo, o meu muro está todo encostado à terra !!
  6.  # 48

    Mas o muro é isolado desde o chão (terra)? Se não é, tudo o que vai fazer é só perder dinheiro, o salitre vai lá continuar faça o que fizer.
  7.  # 49

    É mais provável descobrirem a cura do cancro do que a cura para o salitre.
    Concordam com este comentário: cmmoreira
    • HFR
    • 12 maio 2017 editado

     # 50

    Canalizar a agua que voltaria "para trás" por pressão negativa... vai ser difícil. Teria que ter uma caleira para o efeito e não há espaço para isso.

    No entanto, penso que haverão dois pontos onde talvez possa escoar parte dela. Não sei é se trará algum benefício a toda a extensão do muro. Esses pontos ficariam :

    1- Rente ao chão na zona final do muro onde tenho uma caleira que recebe as águas pluviais que caem no chão, tanto o lateral, como o das traseiras da minha casa, que por inclinação, vão ter até esta caleira. Desta caleira, vão para uma caixa e daí, para a rua para a caixa dos pluviais.

    2- na zona inicial do meu muro, rente ao portão de entrada. Daí escorre por inclinação por baixo do portão de entrada da casa e iria ter, por inclinação à rua, rente ao passeio e daí para a uma caixa de pluviais.

    A agua é esperta para escolher os pontos sem qualquer pressão e criar caminhos até lá com o passar do tempo. Mas não sei que largura esses buracos teriam que ter, nem sei a sujeira que poderiam causar. Teria que por um pouco e manta geotextil do lado de dentro e colocar uma tampa com rede em aço inoxidavel, talvez. Eventualmente isto seria um tubo em PVC com 2cm de diametro, cheio de manta lá dentro e duas redes inoxidáveis em cada uma das pontas. Aplicar cimento para o colar, e pronto. Temos um dreno.

    Mas isto resolveria? É que o salitre aparece em muros que nem têm nada sequer de terras do lado de dentro a molhar ! Tenho vizinhos com esse problema.

    Amanhã ponho fotos dos possíveis pontos.
  8.  # 51

    Colocado por: HFRCanalizar a agua que voltaria "para trás" por pressão negativa... vai ser difícil
    o que eu disse foi que se fizer os ditos drenos (buracos) e colocar o barramento da Weber tal como disse o Vitor Magalhães consegue canalizar a pressão negativa para os drenos ( buracos ) ... existe até umas medidas em bares para verificar antes de optar por estas massas ...

    pressão negativa é a pressão que vem por trás do produto e a positiva é o contrario , imagine uma piscina barrada com esta massa , a parte que está em contacto com a agua sofre uma pressão positiva até x bares conforme a indicação da marca e se a piscina é soterrada a mesma massa poderá sofrer uma pressão negativa que vem por trás ( como o seu muro ) por via de infiltrações ou agua nos terrenos ...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 52

    Colocado por: HFRÉ que o salitre aparece em muros que nem têm nada sequer de terras do lado de dentro a molhar !
    a agua corre km e escolhe o sitio mais poroso ( respiravel ) para sair um liquida ou em forma de sais ...
    • HFR
    • 12 maio 2017

     # 53

    Ou seja, nada me garante que resulte :-)
    Só queria ter que pintar de 3 em 3 anos e que durante este tempo se mantivesse minimamente decente.
  10.  # 54

    O salitre manifesta-se nos pontos mais fracos e caminhos mais curtos do percurso da água desde o interior do suporte que arrasta consigo os sais presentes no mesmo. Se a água não penetrar no suporte (impermeabilização) então a libertação dos sais é reduzida ou nula. Aqui a solução definitiva é tratar sempre do problema na origem (local de entrada da água).
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Bricoleiro
  11.  # 55

    Colocado por: HFROu seja, nada me garante que resulte :-)
    Só queria ter que pintar de 3 em 3 anos e que durante este tempo se mantivesse minimamente decente.
    quer um conselho , relaxe !!!!!!!!!!!! há quem viva com isso 1000 x pior dentro de casa lol , compre uma tinta fraca em rezina ( baratusca ) e vai-a pintando isso ao fim de semana , por aquilo que mostrou com um ano de pintura isso nem tá tão caótico ...
    • HFR
    • 12 maio 2017

     # 56

    Rafaelisidoro, olhe que está pior do que parece. Eu so tirei fotos numa zona mais pequena...

    Sinceramente, gosto de ver as coisas direitas, ou pelo que apos o esforço de as recuperar, o aspecto dure tempo suficiente. E nem sequer me dou ao luxo de "alisasar" o muro com massa antes de pintar para não se notarem as falhas das zonas afetadas. Até passo à frente disso. Lavo e pronto.

    Tanto que tenho o meu muro da frente pintado há 2 ou 3 anos, já escureceu um pouco, e nem ligo muito.
  12.  # 57

    HFR, dê uma valente escovadela no muro, para se certificar que não fica com nada desconsolidado na superfície, e depois dê um barramento geral com o produto da Weber, ou outro de outra marca que seja equivalente. Deixe secar e pinte e não pense mais nisso durante algum tempo. Estar feito por vezes é melhor que estar perfeito.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  13.  # 58

    Colocado por: Vítor MagalhãesSe a água não penetrar no suporte (impermeabilização) então a libertação dos sais é reduzida ou nula. Aqui a solução definitiva é tratar sempre do problema na origem (local de entrada da água).


    Pois é, mas se impermeabilizar e a entrada for ascendente? vai gastar balúrdios e ficar na mesma ou pior.
  14.  # 59

    Terá de impermeabilizar na entrada, seja por cima, por baixo ou dos lados :)
    • HFR
    • 12 maio 2017

     # 60

    Exacto! Mas é que eu não me importo de que esteja apenas "feito" !! Por isso, é que nem me dei ao trabalho de estar com grandes alisamentos...

    Colocado por: Vítor MagalhãesHFR, dê uma valente escovadela no muro, para se certificar que não fica com nada desconsolidado na superfície, e depois dê um barramento geral com o produto da Weber, ou outro de outra marca que seja equivalente. Deixe secar e pinte e não pense mais nisso durante algum tempo. Estar feito por vezes é melhor que estar perfeito.
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro
 
0.0241 seg. NEW