Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Recentemente adquiri um imóvel de 2003 com os seguintes quadros eléctricos e circuitos.

    Potência Contratada 3,45kVA
    Contador ZIV 5CTME2C47730


    CABOS
    Diferencial -> Interruptor Geral - cabo 6 mm2
    Interruptor Geral -> Interruptor Garagem e 1 Andar, diferenciais - cabo 4 mm2
    Tomadas - cabo 2,5 mm2
    Iluminação - cabo 1,5 mm2

    DIFERENCIAIS
    Tomadas – 25A 300mA
    Iluminação – 25A 300mA

    Equipamentos
    Placa de Indução - Teka IR6040 - 7200W – Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Forno
    Forno - Forno TEKA HS 720 - 2700W - Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Forno
    Autoconsumo - 500W - Quadro Principal - Ligado ao disjuntor da tomada Cozinha
    Bomba da Piscina (futuro) – Quadro Principal - Ligada ao disjuntor da tomada
    Portão - Marca Branca - 200W - Quadro Parcial (Garagem)

    QUESTÕES:
    A) Tomada Forno (Placa de Indução + Forno) Caixa de junção cerâmica
    a. Seccção do Cabo: Alterar a secção para 4mm2 porque 6mm2 não acredito que seja possível. Verificação: Consigo passar uma guia de aço (tipo cabo de estendal) no tubo eléctrico que deverá ser VD16 com a terra, neutro e fase de 2,5mm2
    b. Disjuntor: Com base nas regras devo colocar um disjuntor de 20A ou 25A para um cabo de seccao 4mm2, correcto? Vou optar pelo de 25A ficando preparado uma eventual subida da potência contratada para 5,75kVA. Correcto?
    Conclusão para potências contratadas inferiores a 5,75kA não existe necessidade de passar 6 mm2 porque os de 4 mm2 aguentam 32A. Correcto?
    Com base nas potências da placa de indução + forno (9900W) o indicado seria uma potência contratada de 45A, logo um cabo de secção 10A e disjuntor 63A.
    Neste momento com a potência contratada de 3,45kVA a substituição do cabo para 4mm2 e disjuntor de 25A é um preciosismo porque o próprio contador da EDP dispara. Contudo vou proceder em conformidade porque nas regras da CERTIEL assim é indicado.
    B) Disjuntor Magnétotérmicos C16
    No seguimento do ponto A sobre a tomada Forno e o respectivo disjuntor C16. Constatei que consigo ter correntes superiores a 16A constantemente sem existir qualquer disparo e que se puxar uns 19A quem dispara é o contador. Penso que este funcionamento está correcto porque estes disjuntores só actuam perto do limiar de tolerância do cabo, ie, quando estão realmente quentes ou por curto circuito. Correcto?

    Substituindo este disjuntor por um de 25A o comportamento do sistema continuará a ser o mesmo, correcto? O contador da EDP acaba por disparar e proteger o meu circuito. Caso tivesse uma potência contratada de 5,75kVA quem dispararia seria o diferencial de 25A, Correcto?

    C) Diferenciais 300mA
    a. Verifiquei que as regras mais recentes indicam que devem ser colocados diferenciais de 30mA para WC e circuitos no exterior. Estes diferenciais são apenas para os circuitos de tomadas ou iluminação também? Não me parece possível criar um circuito independente no quadro principal para este efeito porque não há espaço. Assim devo substituir todos os diferenciais por diferenciais de 30mA?

    D) Tomada no WC junto ao lavatório
    a. Esta tomada deveria ser IP44? Com tampa?

    E) Intercomunicador (Transformador 230V – 12V)
    a. Está correcto alimentar o transformador no disjuntor C10 de iluminação?
    b. Ao armar o quadro caso este disjuntor esteja ON manda-me abaixo aleatóriamente os diferenciais das tomadas e ilumincação. Conseguem-me justificar este comportamento? Tenho 3 transformadores destes e todos com o mesmo impacto no sistema.

    F) Alarme
    a. Está correcto alimentar o alarme no disjuntor C10 da iluminação?

    Obrigado
      IMG_0392.JPG
      IMG_0416.JPG
      IMG_0417.JPG
  2.  # 2

    Alguem confirma as minhas inquietacoes?

    Entretanto surgiu-me uma questão relacionada com um possivel aumento de potencia. O pedido é efectuado à EDP Distribuição. Será necessário certificar a instalação eléctrica (Certiel)? Após realizar as mudanças propostas estou OK para uma eventual vistoria da Certiel?

    Obrigado pela a ajuda
  3.  # 3

    e que tal contactar um electricista com carteira profissional!!!?
  4.  # 4

    Caro Pedro,

    Já pensou que após a leitura do respectivo do post posso ter formacao e estar familiarizado com a area.

    Procuro a validacao das minhas inquietacoes.

    Fico aguardar o seu input e contactarei um profissional credenciado para a certificacao caso seja necessario.
    • eu
    • 9 maio 2017

     # 5

    Colocado por: goncalocSerá necessário certificar a instalação eléctrica (Certiel)?

    Tem que verificar primeiro para que potência foi certificada a instalação. Até pode estar certificada para 6,9 KVA...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncaloc
  5.  # 6

    Sabe-me indicar onde posso obter essa informacao? Bastara telefonar para a EDP Distribuicao?
    Nao tenho a ficha do tecnico responsavel
    • eu
    • 9 maio 2017

     # 7

    Colocado por: goncalocBastara telefonar para a EDP Distribuicao?

    Sim, eles têm essa informação.
  6.  # 8

    Colocado por: goncalocProcuro a validacao das minhas inquietacoes.

    Aqui é mais especializado o serviço....
    https://www.eletricidade.net
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goncaloc
  7.  # 9

    Obrigado Pedro coloquei as mesmas questoes no forum que indicou mas esta dificil obter feedback. Vou aguardar.
 
0.0159 seg. NEW