Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    A minha irmã iniciou agora a obra de remodelacao do seu apartamento T3 e eu fiquei com a tarefa de ajudar a escolher o sistema para AQS.

    Sistema:
    Irá ser um "convencional" termoacumulador, ficando a instalação preparada para uma futura bomba de calor daqui a talvez 6-8 anos...). O depósito ficará próximo da janela, já com passagem para a tubagem de uma BC split. Se for monobloco não será difícil abrir passagem pra conduta de ar. Mas por agora séra "só" um termoacumulador.

    Capacidade/agregado:
    No total 2 adultos e 3 crianças (4 a 10 anos). Perfil tipo: 3 duches de manhã, 2-3 duches à noite. Sendo que o perfil poderá alterar-se à medida que a criançada entra na adolescência... :)

    Para este perfil, creio que um depósito de 200litros será equilibrado. Em termos de material, preferia optar por inox por oferecer mais garantia contra a corrosão e evitar a inspeção e substituição do anodo. Pretendo igualmente um depósito com bom isolamento, sendo que o armário onde vai ser instalado será ainda forrado a EPS/roofmate (reduzir perdas ao mínimo).

    O sistema irá funcionar em bi-horario. Estimos q o custo mensal médio ronde os 40-50 euros.

    Questão:
    Que opções conhecem dentro destes requisitos? Para além de Zantia e Videira, mais algum fabricante/distribuidor disponível em Portugal com boa relação qualidade/preço?

    Alguém tem um sistema parecido com o que indico para partilhar experiências?

    Obrigado!

    JFTP
  2.  # 2

    Pode procurar também em cobre. São os melhores contra o envelhecimento e a corrosão, mas o preço é a condizer. Por outro lado, se é para descartar daqui a 6 anos, talvez o de inox cumpra bem. Veja também os Arierom, têm muito boa fama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JFTP
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021

    como assim?


    A oxidação do cobre é superficial e, ao contrário dos materiais ferrosos, a corrosão não progride (a primeira camada de óxido protege e retarda). Dispensam qualquer tipo de ânodo de sacrifício.
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo06082021

    o verdete trata-lhe da saúde


    Muito lentamente, dura uma vida. Nunca reparou, no norte da europa, nas coberturas verdes em edifícios antigos de boa construção? São verdes porque são integralmente chapeados a cobre, garantindo estanquicidade e durabilidade em situações climatéricas difíceis. Você há-de morrer, eu hei-de morrer, e o cobre continuará naqueles telhados.
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo06082021

    mas existe inox austenítico.


    Existe, mas não é o tipo mais usado em electrodomésticos, nem de longe. A maioria dos vendedores só sabe dizer que aquilo tem inox lá dentro, não fazem puto de ideia se é 304 ou 316 ou o raio... Se calhar nem o fabricante se inquirido!!!
  6.  # 6

    Colocado por: Anonimo06082021



    ESTÁ ENGANADO....já mudei muitos,uns por causa das soldas outros por simplesmente o cobre furou.

    mas tem os esquentadores como exemplo.....alguns furam com uma rapidez que nem imagina.


    As soldaduras são sempre um ponto fraco. Nem sei exactamente o que se usa nestes casos, mas desconfio que estanho, e depois quina-se a emenda (corrija-me se estiver enganado).

    Esses telhados que você reparou tinham quantos anos? Eu não digo que são eternos, mas que são duradouros.

    Se me quiser satisfazer a curiosidade, onde andou você a reparar telhados de cobre?
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo06082021

    é sim!! eu uso


    Bah, você e as suas caixas de colectores são de uma liga à parte! :)
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo06082021

    não são telhados mas sim acumuladores da água quente sanitária (AQS)


    Voltamos ao mesmo: não são eternos mas são duradouros! Em casa dos meus pais sempre houve termoacumuladores de cobre: no caso deles duram cerca de 20 anos cada. Nada mau...
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo06082021é sobre acumuladores que se está a falar,você é que falou em coberturas.


    Claro que sim, gosto de complementar com outros exemplos.
 
0.0145 seg. NEW