Iniciar sessão ou registar-se
    • cmar
    • 8 junho 2009 editado

     # 1

    Boa tarde!

    Tenho visitado este forum com relativa assiduidade porque me encontro em fase de procurar uma casa.

    A casa será uma compra individual, pelo que me questiono se deverei investir num T1 ou T2. A verdade é que neste momento os meus planos passam por viver sozinha e ter uma vida independente, a questão é que a qualquer momento os planos se podem alterar e por isso pergunto, qual será o melhor investimento.. por um lado o T1 permite-me pagar uma prestação mais em conta e poder aproveitar o dinheiro para continuar a fazer as outras coisas que gosto. Por outro lado, um T2 permite-me investir numa casa que poderá ser vista a médio prazo, e que poderia manter durante mais tempo, enquanto que um T1 depressa se torna pequeno para uma família.

    Já agora, vale a pena investir numa casa nova ou sendo uma primeira casa deverei recorrer a uma usada que fica mais em conta?

    Agradeço as vossas opiniões e mais uma vez parabéns pelo forum e pela partilha de opiniões e experiência.
  1.  # 2

    Acho que isso não tem muita discussão, ou seja se consegue é de comprar de caras um t2, pois mesmo que viva sózinha terá sempre uma divisão de apoio para as mais variadas situações : hospede, escritório, ou simplesmente arrumos.
    Quanto ao ser usado ou novo, terá mais a ver com outras variáveis: localização, vizinhança, estado de conservação etc...
  2.  # 3

    Peço desculpa, mas gostaria de acrescentar mais informação que pode ser útil para me ajudarem nas vossas opiniões.

    No caso de estarmos a falar de um T1 ainda existe a possibilidade de investir numa casa nova.. Relativamente a um T2 teria de ser um imóvel usado uma vez que o plafond máximo para investir numa casa seria 130.000€ e estamos a falar da zona de Odivelas ou Loures, onde as casas novas são relativamente caras.
    •  
      FD
    • 8 junho 2009

     # 4

    Compre um T2, mesmo que usado. Por enquanto vende-se e compra-se um T2 muito mais facilmente.
    Arrepende-se mais facilmente de comprar um T1 que um T2. Aliás, a não ser o preço, o T1 poucas ou nenhumas vantagens tem...
    Mas só é possível dar uma opinião com mais sumo vendo dois casos em concreto. Faça é uma coisa: não gaste muito dinheiro e prefira quase sempre a localização aos acabamentos.

    Colocado por: cmaronde as casas novas são relativamente caras.

    As casas são relativamente caras em todo o lado. :)
  3.  # 5

    Não devia reduzir a questão a «T1 ou T2».

    Na minha opinião, e concordo com o que escreveu o FD, o primeiro critério é a LOCALIZAÇÃO;
    Os outros critérios poderão, por exemplo, ser:
    - a ÁREA (há T1 maiores que alguns T3, quanto mais T2);
    - o PREÇO/m2.

    Entre NOVO e USADO, a principal questão terá a ver com o VALOR das obras para que fique ao seu gosto (atenção, sobretudo, ao tipo de canalização de água, à instalação eléctrica, ao estado das caixilharias).

    Tendo em conta como o mercado está, eu dedicaria alguns DIAS à procura de casa.
    Recomendo a seguinte estratégia:
    VÁ PARA O TERRENO. Defina os bairros, RUAS, ou mesmo PRÉDIOS em que gostaria de ter um apartamento.
    Bata à porta dos PORTEIROS dessa rua (/prédios), e pergunte-lhes se há apartamentos de 2 ou 3 assoalhadas que estejam para venda. Deixe-lhes os seus contactos (cartão).
    E... boa sorte.
  4.  # 6

    Eu tenho um T2 para vender no Jardim da Radial,

    Tem 10 anos, zero problemas, todo virado para as traseiras=Jardim (sem poluição e sem barulho). Na rua principal. Estimado (em 2007 foram afagados os rodapés, portas e chão, e paredes pintadas). Areas boas. Razao de venda= Comprar T4 (familia cresce).

    Qt ao topico: Adoro T1's, eu se fosse sozinha, e sem filhos optaria por um t1 em lx, bem localizado (metro).

    Ou um T0 com uma grande área!
  5.  # 7

    Se eu soubesse o que sei hoje... não teria comprado mas sim arrendado um apartamento em inicio de vida.

    Óptamos por comprar porque podíamos, mas... tal como a CMAR não sabia ainda que voltas a vida ia dar e, esta que é A CASA já é a 4ª.
    A primeira, que já tinha quase 40 anos foi-nos dada, ok a cavalo dado não se olha o dente, mas para a colocar-mos ao nosso gosto ia-mos gastar uma pipa de massa que não tinamos por completo. Empréstimo por empréstimo, decidimos vender e comprar uma nova. Passados 3 anos decidimos vender o apartamento e comprar uma geminada (PIOR DECISÃO DA MINHA VIDA),
    passados 8 anos, e fartos dos defeitos da casa e dos vizinhos, estamos finalmente a concluir a nossa casa.

    Conclusão, tudo o que já gastei em escrituras, IMT, IMI, juros ao banco... Que ricas férias que eu tinha tido todos os anos...
  6.  # 8

    Colocado por: marjoaoSe eu soubesse o que sei hoje... não teria comprado mas sim arrendado um apartamento em inicio de vida.

    ...


    Como eu a compreendo... :(

    Quiça tinha poupado uns trocos e principalmente agora não tinha a preocupação de vender o apartamento e ainda por cima, mesma que o venda, não o vou conseguir vender pelo preço que o comprei...

    Maltinha em começo de vida abram os olhinhos e apostem no arrendamento...

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    • NMR
    • 12 agosto 2009

     # 9

    Boa tarde,
    Consegue com algum tempo (ou ajuda de imobliárias) T2 novos em Odivelas por cerca de 130.000€. Seria uma casa que lhe iria durar mais tempo que o T1, mas por outro lado, vende-se mais facilmente um T1 (a oferta é muito menor) do que um T2 (tipologia que mais existe à venda).
    Considere bem e se precisar de ajuda apite.
    Cumprimentos
  7.  # 10

    E procurando melhor, também encontra um T2 quase novo por 80.000 ou por 90.000, na margem sul do tejo (Almada, Feijó, Corroios, etc), que actualmente está muito bem situada do ponto de vista de transportes, comboio e metro, e além do mais é uma zona muito bonita.
  8.  # 11

    ola...
    eu tambem me deparo com essa questão pois estou exactamente na mesma situação..
    para mim um T1 chega perfeitamente e os valores sao bastante mais aceitaveis tendo em conta que vamos querer manter alguns luxos que tivemos ate agora e tambem ter algum para mobilar e decorar a nosso gosto...que num T2 alem de teres menos dinheiro de sobra tens mais uma divisão para rechear :p
    por outro lado o que todos me dizem é que um dia mais tarde venderei mais facilmente um T2 do que um T1, embora eu nao concorde.
    Os senãos do T1 é que se eventualmente quiseres receber alguem - fica na sala; precisares de ter uma zona de trabalho/escritorio - será na sala...coisas do género
    Resumindo e concluindo...eu continuo a achar que para inicio de vida a solo um T1 chegará perfeitamente e permite-nos estar mais à vontade financeiramente, sendo que também se pode conseguir um T1 que tenha optimas áreas e um dia mais tarde tranformas a sala em duas divisões por exemplo...
    Só comprarei um T2 se encontrar um dentro do meu plafon...
  9.  # 12

    Caros,
    como estou a vender o meu andar (T2 - Novo em Rio de Mouro), pode ser que seja do interesse de algum de vós.

    Obrigado
    • spot
    • 18 agosto 2009

     # 13

    Só para dar o meu exemplo, estando na mesma situação há uns anos atrás. Optei pelo T1 (último andar recuado, sossegado e cheio de sol!) no centro do Porto. Porquê?
    Porque não precisava de mais.
    Porque quando for para 'juntar trapos' nunca se sabe ao centro onde se irá parar.
    Porque este T1, um dia que saía dele, alugo-o em 2 tempos pelo dobro da prestação que estou a pagar (precisou de algumas obras, diga-se, mas foi um pechiiinhça).

    Claro que isto depende muito de pessoa para pessoa, mas eu acho que espaço a mais é mau, junta-se mais lixo, há mais para limpar, há mais móveis para comprar, enfim.

    Boa sorte!
  10.  # 14

    Já agora deixo o link para o caso de existir alguém que esteja interessado em um T2...

    http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/4/e13a6104-fcd1-4e18-81ce-348e3ad69944.html

    Cumprimentos
    NM
 
0.0199 seg. NEW