Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,
    Sou proprietário de um terreno no concelho de Almada, na Sobreda da Caparica, e pretendo mesmo construir uma pequena moradia mais para férias.
    Eu fiz um esboço do que pretendia e idealizei o pequeno refúgio às minhas necessidades e agradecia antes de mandar o esboço para um arquiteto e arrancar com a obra de uma segunda opinião vossa.
    O meu objectivo é construir algo simples e prático e a obra é mesmo para seguir em frente.
    Obrigado a todos
      IMG_20170501_222925.jpg
  2.  # 2

    Parece bem para falar com o arquitecto.... Falta um alpendre para ter uma zona de apoio exterior coberta/ extensão da sala.
    Aquele quarto ali a Norte é que seria dispensável.. meta antes as IS..
    Mas depois o arquitecto resolve-lhe isso tudo e outras coisas mais, Não se mace muito ;)
  3.  # 3

    Concordo com o Pedro, e creio que a disposição dos espaços e portas deixa algo a desejar, especialmente no quarto da suite.
    A configuração da sala também é pouco interessante.
    Falta um Hall, ou espaço de entrada de transição.
    Numa casa de férias tão pequena será mesmo necessário ter duas casas de banho independentes? não poderia ser apenas uma com zonas de banho independentes? Só a suite e respetivo wc está a ocupa mais de 1 terço da construção. Pretende passar a maior parte do tempo na suite ?
    Quanto ao exterior é muito limitada, dependendo da envolvente, deveria ter algum espaço de transição apra o exterior coberto (churrasco, mesa de refeições, zona de estar, etc)
  4.  # 4

    Desde já sou novo no fórum e agradeço as críticas.
    Em relação ao espaço exterior a casa terá um alpendre sim, porque dará muito jeito nas refeições de verão e tem muito terreno para Este. Como a casa é pequena não pensei em ter mais do que uma porta de entrada como transição para o espaço exterior. Aquele pequeno quarto a norte e as duas IS são com o propósito de a casa ser aumentada futuramente, mandando então esse quarto a baixo, mas de momento darão algum jeito para não ter ninguém a dormir na sala, nem 2 ou 3 pessoas no tempo de férias a partilhar a mesma IS.
    Tiagot eu nunca pensei em meter um hall numa casa de 50m2, mas em relação à disposição dos espaços, portas e configuração da sala poderia dar alguma dica?
  5.  # 5

    em vez de porta, porta, meta somente uma janela de sacada na sala, voltada para o alpendre/ zbna de lazer exterior...
    Isso precisa de conviver com o exterior... e não necessita de portas formais de entrada.
  6.  # 6

    engraçado, se calhar o seu terreno até fica melhor em vez de uma planta quadrada ficar uma retangular

    ou seja quero dizer que este seu desenho pouco mais serve que um texto de word a dizer quantos quartos quer quantas wc e pouco mais.
    contate um arquiteto e numa reunião no local analisem as verdadeiras potencialidades desse terreno e de acordo com o seu programa funcional.
  7.  # 7

    Como diz o Marco1, um texto com requerimentos é muito mais útil, porque não há a tentação de mandar passar esse desenho "ao computador", uma vez que tem muitas limitações.

    Relativamente ao hall de entrada, não necessita de ter mais do que uma porta, basta ter alguma reentrância, ou um cotovelo, para não se entrar diretamente.
    dado que é uma casa de férias.
    Também não parece mal a sugestão de entrar por uma janela de sacada de maiores dimensões. Mas nesse caso deverá ser algo mais qualificado.

    Parece ter o sofá de costas para a porta de entrada, o que é relativamente desagradável para quem está sentado no sofá, ter a porta logo ao lado atrás.

    A vista da sala para quem está sentado no sofá é pouco agradável (olhar para a tv e porta dos quartos não é muito interessante)

    Ter a porta da casa de banho á frente da cama também está longe de ser brilhante.

    O desenho está a contar com uma abordagem simplista de distribuição de áreas olhando apenas para o interior.

    Pessoalmente, enquanto arquiteto, não costumo projetar assim. Primeiro acho que tem que olhar para o que existe à volta (orientação solar, árvores, moradias vizinhas, as janelas e varandas das moradias vizinhas (espaços que tenham controlo visual sobre o seu terreno), acessos, desnível de terreno, ventos dominantes, etc.. )

    Se for colocar uma área de estar exterior, numa zona ventosa, sem sol, com varandas/janelas dos vizinhos a dar directamente para essa zona, não se vai serntir lá bem.

    Acho que o tal texto é mais útil. Ajuda-o a pensar no que realmente é importante e dá mais liberdade para um futuro desenvolvimento de hipóteses de projeto.
  8.  # 8

    para casa de férias em abdicava de um wc, ganhava ai um espaço importante na zona de estar.

    estude a opção de mandar um quarto para o sotão em forma de mezzanine, ai sim, ficava com muito mais espaço.

    a dica de um alpendre, mas beber umas bejecas ao final do dia também é bem pensada.
  9.  # 9

    Obrigado pelas dicas, vou seguir os vossos concelhos e mandar as minhas ideias ao arquitecto e depois dou novidades.
 
0.0133 seg. NEW