Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: AdrianoPtêm inumeras vantagens na componente de isolamento térmico, que é o que se pretende!

Pode me explicar o que é que em termos de isolamento um etics com EPS 6cm e tijolo 20 (exemplo) tem vantagens sobre uma parede tijolo 11 + camara de ar + xps 6cm e tijolo 15 (com tratamento de pontes térmicas claro...)?
    Agora se me disser que em termos técnicos esta ultima solução exige pensar muito mais certas situações por parte dos projectistas, e exige dos pedreiros alguma mão de obra extra, isso concordo...
  2.  # 22

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: AdrianoPtêm inumeras vantagens na componente de isolamento térmico, que é o que se pretende!

Pode me explicar o que é que em termos de isolamento um etics com EPS 6cm e tijolo 20 (exemplo) tem vantagens sobre uma parede tijolo 11 + camara de ar + xps 6cm e tijolo 15 (com tratamento de pontes térmicas claro...)?
    Agora se me disser que em termos técnicos esta ultima solução exige pensar muito mais certas situações por parte dos projectistas, e exige dos pedreiros alguma mão de obra extra, isso concordo...

Boas PedroAzevedo78,

Na minha opinião, a escolha de um etics com apenas 6cm de isolamento exterior acho um desperdício do potencial desta solução construtiva/isolamento. Mas tomando o teu exemplo para comparação, vejo as duas soluções da seguinte forma:

- O sistema etics tem bem mais inércia térmica. Eu considero a inércia térmica uma mais valia, pois o conforto também depende da amplitude/velocidade da variação da temperatura interior de uma habitação.

- Nas zonas estruturais da envolvente exterior com maior condutibilidade térmica (vigas, pilares e lajes) normalmente, na construção de parede dupla, aplica-se uma menor espessura de isolamento - conforme atrás referiste que no teu caso, nestas zonas, vais aplicar 4 cm enquanto que no tijolo aplicas 6cm + caixa de ar. Com o etics existe uma total continuidade no isolamento.

- Isolamento à parte, estás a comparar uma solução etics com 26cm espessura+rebocos com uma de parede dupla com 35cm espessura + rebocos. A solução parede dupla consome-te aproximadamente mais 9 cm de espessura não-útil. Tomando como exemplo uma modesta moradia 2 pisos com 200m2 (10*10*2 pisos), com o sistema etics tens disponível aproximadamente + 7 m2 de área útil para habitação.

O sistema etics apresenta só vantagens? É claro que não! Mas agora peço-te que apresentes as mais-valias da solução parede dupla face à solução etics que eu, por hoje, já estou farto de escrever. (Não vale dizer que os passarinhos comem as bolinhas do EPS!)

Cumprimentos,

Nuno Neiva
  3.  # 23

Boas

Caro nunoneiva

Partilho em grande parte da sua opinião, mas gostava de saber porque acha um desperdício a aplicação de apenas 6 cm de EPS?

cumps
    José Cardoso
  4.  # 24

Colocado por: nunoneiva75O sistema etics apresenta só vantagens? É claro que não! Mas agora peço-te que apresentes as mais-valias da solução parede dupla face à solução etics que eu, por hoje, já estou farto de escrever. (Não vale dizer que os passarinhos comem as bolinhas do EPS!)

Boas, apresentaste argumentos perfeitamente válidos mas contornáveis (a espessura do isolamento nos pilares e a inércia), o único que não se contorna é de facto a espessura maior da parede!
    Mas e essa espessura não trás vantagens? Essa parede extra não tem valor térmico? Não trás maior protecção mecânica??
    Esta última para mim tem SIM importância, pois já muitos, muitos exemplos de Etics muito danificados naquele primeiro metro de altura... (verdade quase sempre danos provocados propositadamente por vandalismo, mas tb alguns acidentais) Uma parede de alvenaria tb se estraga? Claro! Mas é bem mais dificil...
  5.  # 25

Colocado por: j cardosoBoas

Caro nunoneiva

Partilho em grande parte da sua opinião, mas gostava de saber porque acha um desperdício a aplicação de apenas 6 cm de EPS?

cumps
    José Cardoso

Desperdício em termos de custo vs benefício, passo a explicar o meu ponto de vista:

Comparando uma solução integral etics de 6cm EPS vs p. e. 10cm EPS - Em termos de custo final de construção, temos acrescido o custo da diferença entre EPS de 10cm e de 6cm * x m2 + um custo residual de apoios, fixações, calhas de arranque, etc para o uso do EPS de 10cm. É claro que a cobertura tb terá que ser isolada com roofmate (XPS) de semelhante espessura. Estou a considerar envidraçados de condutibilidade térmica baixa (U<2 w/m2.k) e inclusivamente não descuro o isolamento térmico da placa térrea. Face ao custo final da obra, acrescemos, com a opção de 10cm EPS (vs 6cm EPS) e cobertura com 10cm (em vez de 6cm) um valor que acredito que será bem inferior a 1% do valor final da obra.
    E quanto a ganhos? Não vamos diminuir as perdas térmicas em 67% mas secalhar poder-se-á considerar metade desse valor, é uma questão de se fazer umas continhas aos ganhos térmicos anuais, e consequentemente à poupança anual rentabilizada por x décadas de utilização.

Conseguiria construir em parede dupla com semelhante eficiência térmica? Não me parece.

Estou a exagerar na exigência ao nível do isolamento térmico? Não creio. Investir em soluções térmicas passivas nunca é dinheiro mal investido.
  6.  # 26

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Boas, apresentaste argumentos perfeitamente válidos mas contornáveis (a espessura do isolamento nos pilares e a inércia), o único que não se contorna é de facto a espessura maior da parede!
    Mas e essa espessura não trás vantagens? Essa parede extra não tem valor térmico? Não trás maior protecção mecânica??
    Esta última para mim tem SIM importância, pois já muitos, muitos exemplos de Etics muito danificados naquele primeiro metro de altura... (verdade quase sempre danos provocados propositadamente por vandalismo, mas tb alguns acidentais) Uma parede de alvenaria tb se estraga? Claro! Mas é bem mais dificil...

Não te esqueças que a tua solução é, e muito bem concebida, uma solução "híbrida" de parede dupla, uma aproximação da tradicional parede dupla à solução de revestimento integral com o isolamento térmico.

A resistência mecânica duma parede revestida a ETICS não é tão fraca como se pode à primeira vista pensar. Por exemplo, no meu caso, vou optar, na fachada térrea e na zona das varandas, por usar uma rede reforçada (340g/m2) ao invés da rede standard (170g/m2). Além disso, nesse tal 1º metro de altura que falaste, vou revestir com pedra mármore branca bujardada, o que dá a tal protecção mecânica face aos tais danos por acidente que falaste. Os danos por vandalismo estão excluídos, pois a fachada no mínimo encontra-se a 3m de distância do muro limite. Agora se algum maluco anti-etics estiver disposto a saltar a vedação do muro exterior com uma picareta às costas de propósito para me furar o etics... que posso eu fazer? Há malucos para tudo!

Já agora outro ponto que referiste relativamente à inércia térmica. A parede que se encontra no exterior do isolamento não fornece qualquer ganho de inércia relevante, nem é contabilizada para a inércia térmica interna porque, digamos, o seu contributo para a "resistência à alteração térmica" é residual e desprezável. Se observares um exemplo de um corte de uma parede dupla com as várias temperaturas nas várias camadas, desde uma temperatura exterior até outra temperatura no seu interior, vais ter a noção dos gradientes T nas várias camadas e vais perceber o que quero dizer. Por isso é que eu digo que a parede exterior num sistema de parede dupla, é térmicamente não-útil e a sua massa desprezável para a contabilização da inércia térmica.

Já agora por curiosidade, que patamar de eficiência térmica conseguiste com a tua solução de parede dupla v2.0?

Fica bem.
  7.  # 27

Colocado por: nunoneiva75A parede que se encontra no exterior do isolamento não fornece qualquer ganho de inércia relevante, nem é contabilizada para a inércia térmica interna porque, digamos, o seu contributo para a "resistência à alteração térmica" é residual e desprezável..
    Isso é só no caso de a caixa de ar ser ventilada.

Já agora, como resolve o problema dos picapaus que adoram picar esse tipo de revestimentos (e não limitam o «vandalismo» ao piso térreo), e dos ratos que trepam pelo Etics para fazer condomínios?
    • ng3
    • 29 junho 2009

# 28

então será melhor o projectado ou o rofmat que o construtor me quer colocar.?
  8.  # 29

Já agora, como resolve o problema dos picapaus que adoram picar esse tipo de revestimentos (e não limitam o «vandalismo» ao piso térreo), e dos ratos que trepam pelo Etics para fazer condomínios?

Estas é daquelas que andam na categoria dos mitos urbanos. Ou então talvez seja melhor mostrarem umas fotos, porque nunca encontrei nada na NET semelhante e se comentar isto a empresas aplicadoras de ETICS ainda se ficam a rir...

Não estou a duvidar, luis, apenas estou a dizer que nunca vi! :)

Coisas da Casa
  9.  # 30

Colocado por: AdrianoPNão estou a duvidar, luis, apenas estou a dizer que nunca vi! :)
    EU TAMBÉM NÃO. :-)
    Só li aqui no Forum.
    E sei que há uns edifícios públicos (no Norte) que têm Etics nas fachadas, mas só de 3 ou 4m de altura para cima. Eles lá sabem porquê.
  10.  # 31

E sei que há uns edifícios públicos (no Norte) que têm Etics nas fachadas, mas só de 3 ou 4m de altura para cima. Eles lá sabem porquê.

Essa é fácil, todos sabemos... :) Vandalismo. Existem soluções de ETICS mesmo para esse tipo de edificios, mas numa moradia não se justifica...

Coisas da Casa
  11.  # 32

li aqui o seguinte:

"Isolar em poliuretano projectado pode ser um erro.
    É um material inflamável e não permeável ao vapor de água, logo não deixa respirar a parede.
    Além disso o preço/m2 é muito superior aos restantes materiais.Fica mais barato por exemplo um XPS..."

1-verdade que em relação ao fogo não é bom, mas o xps têm exactamente a mesma classificação portanto esse argumento não é verdadeiro.
    2-em relação ao deixar respirar a parede vêm o seguinte texto no site da dow (deverão saber mais do que):

"...Cabe realçar que, quanto maior for a resistência à passagem de vapor de água de um material isolante, menor será o risco de condensação.
    As placas de isolamento térmico WALLMATE™ apresentam, como todos os produtos STYROFOAM™, a resistência à passagem de vapor mais elevada de todos os isolamentos térmicos correntemente empregues em construção (Factor µ = 80-180 para WALLMATE CW-A e Factor µ = 80 para STYROFOAM IB-A) de modo que não é necessária a aplicação de uma barreira pára-vapor."

Mais o poliuretano apresenta valores resistência à passagem de vapor de água similares ao xps logo esse argumento também não é verdadeiro. Do que tenho lido é comum (não estou a dizer que seja correcto pois não sei) colocar barreiras pára-vapor: nos isolamentos de telhado; nas lãs de rochas que estão em contacto directo com a alvenaria que não apresenta isolamento exterior, etc.

Em relação ao preço nesse aspecto parece ter razão pois os poucos preços que encontrei davam a entender que o PU é mais caro.

Volto a frisar se não sei se isto é bom ou mau, se está correcto ou não, o que quis demonstrar foi que não existem muitas diferenças entre xps e o PU projectado.
  12.  # 33

Onde é aplicado o poliuretano? Na face interna da parede externa de um parede dupla com caixa de ar ou na face externa da parede interna?
  13.  # 34

Boas

Na externa da parede interna

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: montedalua
  14.  # 35

Boa Noite J Cardoso
    Obrigado pela informação.
    Qual a razão desta opção? Isto é da face externa da parede interna? Será p vapor?
    Cumprimentos
  15.  # 36

Boas

Para combater a eliminação de água infiltrada e/ou absorvida pelo pano exterior da parede exposto aos elementos é aconselhável deixar um espaço livre (corte hídrico) que, de preferência, deve situar-se entre o pano exterior e o isolamento.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: montedalua

0.0207 seg. NEW