Colocado por: AdrianoPtêm inumeras vantagens na componente de isolamento térmico, que é o que se pretende!
Colocado por: Pedro Azevedo78Colocado por: AdrianoPtêm inumeras vantagens na componente de isolamento térmico, que é o que se pretende!
Pode me explicar o que é que em termos de isolamento um etics com EPS 6cm e tijolo 20 (exemplo) tem vantagens sobre uma parede tijolo 11 + camara de ar + xps 6cm e tijolo 15 (com tratamento de pontes térmicas claro...)?
Agora se me disser que em termos técnicos esta ultima solução exige pensar muito mais certas situações por parte dos projectistas, e exige dos pedreiros alguma mão de obra extra, isso concordo...
Colocado por: nunoneiva75O sistema etics apresenta só vantagens? É claro que não! Mas agora peço-te que apresentes as mais-valias da solução parede dupla face à solução etics que eu, por hoje, já estou farto de escrever. (Não vale dizer que os passarinhos comem as bolinhas do EPS!)
Colocado por: j cardosoBoas
Caro nunoneiva
Partilho em grande parte da sua opinião, mas gostava de saber porque acha um desperdício a aplicação de apenas 6 cm de EPS?
cumps
José Cardoso
Colocado por: Pedro Azevedo78
Boas, apresentaste argumentos perfeitamente válidos mas contornáveis (a espessura do isolamento nos pilares e a inércia), o único que não se contorna é de facto a espessura maior da parede!
Mas e essa espessura não trás vantagens? Essa parede extra não tem valor térmico? Não trás maior protecção mecânica??
Esta última para mim tem SIM importância, pois já muitos, muitos exemplos de Etics muito danificados naquele primeiro metro de altura... (verdade quase sempre danos provocados propositadamente por vandalismo, mas tb alguns acidentais) Uma parede de alvenaria tb se estraga? Claro! Mas é bem mais dificil...
Colocado por: nunoneiva75A parede que se encontra no exterior do isolamento não fornece qualquer ganho de inércia relevante, nem é contabilizada para a inércia térmica interna porque, digamos, o seu contributo para a "resistência à alteração térmica" é residual e desprezável..Isso é só no caso de a caixa de ar ser ventilada.
Já agora, como resolve o problema dos picapaus que adoram picar esse tipo de revestimentos (e não limitam o «vandalismo» ao piso térreo), e dos ratos que trepam pelo Etics para fazer condomínios?
Colocado por: AdrianoPNão estou a duvidar, luis, apenas estou a dizer que nunca vi! :)EU TAMBÉM NÃO. :-)
E sei que há uns edifícios públicos (no Norte) que têm Etics nas fachadas, mas só de 3 ou 4m de altura para cima. Eles lá sabem porquê.