Iniciar sessão ou registar-se
    • p][m
    • 15 maio 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Já tentei procurar aqui no forum respostas às minhas dúvidas, mas não consegui ficar totalmente esclarecido.

    Ora tenho tido a visita de alguns arquitectos e técnicos de obra para me fornecerem inicialmente e como primeira fase orçamentos de arquitectura e especialidades.

    Com estas visitas vou sempre tentando que me seja dada uma opinião relativamente a que tipo de isolamento utilizar na reabilitação e remodelação da minha moradia, trata-se de uma moradia de 1969 com 95 metros quadrados de implantação, paredes exteriores simples com tijolo de 20, situada na zona de Almada.

    Ora relativamente ao isolamento todas opiniões foram sempre para o sistema ETICS, não deixando qualquer margem para dúvida.

    Agora quando questiono em relação a alterações tento do sistema ETICS, aí todas me deixaram com o pé atrás e na maioria, senão todas foram as mesmas, a questão que coloquei foi simples, se tento o sistema ETICS e mais tarde pretender aplicar algo nas paredes se o posso fazer e como a resposta foi sempre:

    - Sim pode, basta que aplique um parafuso comprido o suficiente para apanhar a alvenaria, e um falou-me de colocar uma bucha especifica nesse parafuso

    - Apenas um me referiu que qualquer coisa que pretenda fixar nas paredes com sistema ETICS, deve ser previamente determinado para que esteja preparado para essa fixação, mas também me falou em que se forem coisas relativamente leves podem ser presas com o tal parafuso comprido para apanhar a alvenaria...

    Ora ao colocar um parafuso a perfurar o sistema ETICS isto não vai criar um ponto de fissura no sistema permitindo que àguas se infiltrem por ali para o interior do sistema em que com o tempo me podem trazer problemas?

    Ora dúvida que tenho é em relação aos peitoris, ora pretendo que os peitoris sejam todos em granito com corte térmico, para que a parte que fica no exterior não passe a temperatura para a parte que fica no interior, evitando assim humidades e condensações nos peitoris e paredes junto às janelas, assim como na imagem:





    Segundo já li aqui e o Sr. Anonimo16062021 já colocou algumas imagens disso, os peitoris a aplicar no sistema ETICS devem ser específicos como estes:




    Nas visitas que tive ao fazer a questão relativamente aos peitoris todos me disseram que não haveria qualquer problema na aplicação de peitoris em granito, sendo o sistema de isolamento ETICS ou de parede dupla isso não haveria qualquer diferença...


    Gostava de saber as vossas opiniões e se possível que me esclarecessem estas dúvidas, para que na altura de desenvolvimento do projecto possa logo discutir e definir estes pontos correctamente com o arquitecto que escolher para me fazer o projecto.

    Desde já agradeço a vossa ajuda.

    Obrigado.

    Cumprimentos a todos

    NOTA: Algumas das imagens aqui colocadas são de outros users aqui no forum que utilizei como exemplo, espero que não se importem.
  1.  # 2

    Colocado por: p][m(...) mais tarde pretender aplicar algo nas paredes se o posso fazer e como a resposta foi sempre:

    - Sim pode, basta que aplique um parafuso comprido o suficiente para apanhar a alvenaria, e um falou-me de colocar uma bucha especifica nesse parafuso

    - Apenas um me referiu que qualquer coisa que pretenda fixar nas paredes com sistema ETICS, deve ser previamente determinado para que esteja preparado para essa fixação, mas também me falou em que se forem coisas relativamente leves podem ser presas com o tal parafuso comprido para apanhar a alvenaria...

    Ora ao colocar um parafuso a perfurar o sistema ETICS isto não vai criar um ponto de fissura no sistema permitindo que àguas se infiltrem por ali para o interior do sistema em que com o tempo me podem trazer problemas?


    Veja aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/16175/capoto-silicone-e-tubos-de-queda-de-aguas-pluviais/#Item_7

    Para coisas muito mais pesadas (aparelhos de ar condicionado, toldos, antenas parabólicas, etc.):
    Fischer Thermax 8/10 ou mesmo 12/16
    http://www.fischer.de/de-DE/Produkte/Langschaftduebel-Abstands-Befestigungen/Abstandsmontagesystem-Thermax-8-10
    O vídeo é esclarecedor:
    https://www.youtube.com/watch?v=pN_IeyBhtps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
  2.  # 3

    Desde já muito obrigado a ambos.

    Realmente desconhecia esta forma de aplicação no sistema ETICS.

    Agora fico sem dúvida mais descansado em relação ao que me foi falado acerca de aplicações posteriores à aplicação do sistema ETICS.


    Colocado por: tipla
    O vídeo é esclarecedor:
    https://www.youtube.com/watch?v=pN_IeyBhtps
    Estas pessoas agradeceram este comentário:master_chief


    Sem dúvida muito esclarecedor. Obrigado.


    Colocado por: Anonimo18072022A
    Esses peitoris são habitualmente utilizados em obras de remodelação....pelo menos cá em Portugal.


    No caso da minha moradia é uma reabilitação/remodelação, posso aplicar os peitoris em granito com corte térmico sem problemas?
  3.  # 4

    No restante já lhe responderam a tudo eh eh

    Colocado por: p][mNo caso da minha moradia é uma reabilitação/remodelação, posso aplicar os peitoris em granito com corte térmico sem problemas?


    Pode sim, não é obrigatório utilizar o peitoril em alumínio ou PVC conforme foto que enviou
    • NMGB
    • 17 junho 2018

     # 5

    Aproveitando o tópico.. vou aplicar ETICS numa obra de remodelação, e como tal necessito de arranjar uma solução para os peitoris.

    Gostaria de saber quais as possibilidades existentes? E a aplicação é antes ou depois do Etics?

    E ainda se alguém conhece empresas que tenham experiência nessa aplicação na zona de Loures/Mafra?

    Obrigado
 
0.0130 seg. NEW