Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 6 maio 2019

     # 381

    Isso do comando central tem de ser instalado de origem, não?

    Eu tenho individuais mas realmente para pôr automatização até era melhor centralizar.
  1.  # 382

    Colocado por: falcon16
    Eu tenho um da efapel 21311, acha que consigo lá ligar o shelly?

    Eu tb tenho esses. Estes permitem ligar um dispositivo extra, mas ainda não sei como ligar isso.
  2.  # 383

    ...
      Screenshot_20190506_215041_com.google.android.apps.docs.jpg
  3.  # 384

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não faço ideia... Sou um nabo em ligações eléctricas! :) Mas imagino que dê!
    Va ao grupo de Facebook deles e coloque lá a sua dúvida (em inglês de preferência) que vai ver que alguém o ajuda...
    https://www.facebook.com/groups/ShellyIoTCommunitySupport/


    Obrigado Pedro,estamos os dois para o mesmo... dois nabos!
    Vou lá colocar a questão 😉
  4.  # 385

    Colocado por: sergio_pintas
    Eu tb tenho esses. Estes permitem ligar um dispositivo extra, mas ainda não sei como ligar isso.


    Dispositivo extra? Como assim?
  5.  # 386

    Este é o meu primeiro post, pelo que me perdoem alguma calinada. Li o tópico na diagonal mas quase todos os casos já tem interruptores mecânicos nas paredes para accionamento dos estores. No meu caso, a moradia tem 16 estores em rolo blackout interiores, com accionamento com corrente manual. Nas sancas dos tectos falsos existe ponto de corrente que ficou pré-instalado, mas o anterior proprietário colocou sistema manual. Não existem caixas de interruptores na parede para accionamento e não pretendo fazer rasgos para os colocar. Resumindo:

    - Vou comprar novos blackouts eléctricos (https://www.estoreslowcost.com/pt/), penso que usam motores TECNOROL / JAROLIFT (as imagens dos interruptores são mt semelhantes...)

    - Devo comprar os motores eléctricos simples ou os sem fios por radiofrequência?

    - A ideia é usar um interruptor ou comando remoto amovível na parede para poder accionar os estores por cada divisão. Há divisões com 3 estores e poder accioná-los em simultâneo era vantajoso. Pretendo "fechar todos"/"abrir todos" após ordem ou com horário definido por aplicação.

    - É preferível usar algo como o Fibaro roler shutter com motores eléctricos tradicionais "com fio" e depois colocar interruptores Z-wave nas divisões? (Usando um Home Center Lite por exemplo...). Posso ligar directamente o roler shutter aos terminais que saem do motor, correcto? (sem necessidade de caixa de interruptores?)

    - Ou é preferível usar o sistema de radiofrequência e depois colocar uma central que controla todos os canais?
    https://www.amazon.es/Jarolift-TDRC-distancia-electrónico-persianas/dp/B00DNW36WG/ref=sr_1_3?__mk_es_ES=ÅMÅŽÕÑ&keywords=jarolift+16&qid=1557177234&s=gateway&sr=8-3

    Não sei é se estes comandos dão ordem em simultâneo ou se é apenas para seleccionar cada canal primeiro e depois dar a ordem pretendida...
    Depois há uns devices que supostamente emitem RF, tipo isto:
    https://www.ibroadlink.com/rmPro/

    Mas duvido que consigam "clonar" os comandos "rolling code" de cada um dos estores...

    Isto anda a dar-me a volta à cabeça porque o mais simples e barato seria usar os comandos remotos por RF, mas depois não sei que potencialidades têm as centrais que operam os vários canais... E não conseguirei controlar fora de casa... mas isso até seria o menor dos males talvez...

    Com o Fibaro, implicaria um custo maior porque seria 1x roller shutter por motor e + 1 comando com 2 ou 4 botões por divisão... que por Z-Wave andam sempre na casa dos 50 euros.

    Na zona de Aveiro, alguma empresa que possam aconselhar?
    Obrigado pela ajuda!
  6.  # 387

    Coloca os estores com motor que viu.
    Em cada motor instala um Shelly.
    Compra um tablet de 7 polegadas chinês e instala a app da Shelly. E aí tem a sua instalação feita! Sem buracos, sem fios, simples e barata.
    Põe o tablet a funcionar sempre com app aberta, pode fazer uma pequena base com carregador onde deixa o tablet e pronto.
    São 20 euros por cada Shelly mais o custo do tablet. (Ou usa um smartphone velho)
    Na app da Shelly controla como quiser. Individual, grupos o que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pietrus
  7.  # 388

    Ou se quiser/puder instalar interruptores ligados aos motores, coloca algo assim:
    € 13,62 59%de desconto | WiFi Smart Switch Cortina Inteligente Vida Tuya para Motorizado Elétrico Cortina Cega Persiana Trabalha com Alexa e Inicial do Google
    https://s.click.aliexpress.com/e/buak9w6G

    Parece bem interessante.
  8.  # 389

    Colocado por: Pedro Azevedo78Coloca os estores com motor que viu.
    Em cada motor instala um Shelly.
    Compra um tablet de 7 polegadas chinês e instala a app da Shelly. E aí tem a sua instalação feita! Sem buracos, sem fios, simples e barata.
    Põe o tablet a funcionar sempre com app aberta, pode fazer uma pequena base com carregador onde deixa o tablet e pronto.
    São 20 euros por cada Shelly mais o custo do tablet. (Ou usa um smartphone velho)
    Na app da Shelly controla como quiser. Individual, grupos o que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pietrus


    Obrigado pelo seu input.
    A questão aqui é que queria ter mesmo um sistema de comando em cada uma das divisões, sem ter de utilizar sempre a app. Na sala até colocaria facilmente o tablet... mas nos quartos, cozinha, etc. é pouco prático ter de abrir aplicação... para não falar na utilização pelos meus pais, etc...
    Daí que me pareça que a opção fibaro roller shutter 3 + comandos z-wave possa resolver... O problema é realmente o custo algo elevado...

    Entretanto encontrei também esta empresa nacional que está a lançar uma linha wifi:
    https://dona.life/pt

    Mas não sei se tem comandos compatíveis... terei de investigar. Alguém tem feedback da donahome?
    Obrigado!
  9.  # 390

    O sistema Dona é um aparelho idêntico ao Shelly. Controlado por uma app. Sem interruptores.
    Mas bem mais caro.
  10.  # 391

    Colocado por: Pedro Azevedo78Coloca os estores com motor que viu.
    Em cada motor instala um Shelly.
    Compra um tablet de 7 polegadas chinês e instala a app da Shelly. E aí tem a sua instalação feita! Sem buracos, sem fios, simples e barata.
    Põe o tablet a funcionar sempre com app aberta, pode fazer uma pequena base com carregador onde deixa o tablet e pronto.
    São 20 euros por cada Shelly mais o custo do tablet. (Ou usa um smartphone velho)
    Na app da Shelly controla como quiser. Individual, grupos o que quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pietrus


    Pedro, para funcionar tem de ter o tablet/telemovel ligado ao wireless de casa? Não dá para, por exemplo, fechar os estores quando tiver 'longe' de casa?
  11.  # 392

    Colocado por: areiaPedro, para funcionar tem de ter o tablet/telemovel ligado ao wireless de casa? Não dá para, por exemplo, fechar os estores quando tiver 'longe' de casa?

    Dá.
    Para mim foi esse o interesse. Os aparelhos ligam-se à rede wifi caseira mas ficam "disponiveis" através de qualquer ligação à internet através da app ou do site.
    Ou seja consegue controlar o que quiser de onde quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: areia
  12.  # 393

    penso que a somfy tem soluções ideais para isso tudo.
  13.  # 394

    Pois tem. Os preços é que não são os mesmos. :)
  14.  # 395

    pelos vistos tem que se apertar com eles :)
  15.  # 396

    Boas tardes

    Tenho visto alguma questões sobre automação de estores via RF ou Wireless.

    Sendo entendido em estores e suas soluções e funcionalidades, posso esclarecer algumas dúvidas. Questões sobre colocar os estores ligados ao sistema Amazon Alexa, Google Home, etc... ainda não estou bem formado para questões mais técnicas, mas entretanto a coisa vai lá.

    Como tem dito o Sr. Pedro Azevedo78, para quem quer colocar os estores a subir/descer via wi-fi e também remotamente (independentemente de estar em Portugal ou China), a solução mais em conta neste momento para isso é o receptor Shelly2.5 - Só trabalha com APP através do smartphone ou Tablet.
    Vantagens: barato, pode programar abertura/fecho às horas que quiser, pode ver o consumo de energia que o motor lhe está a gastar, pode ver a que horas é que abriu e fechou aquele estore, pode ver a % de abertura a que o estore está posicionado, não necessita de BOX de gestão do sistema (pois cada unidade, transmite directamente com o router de casa), se tiver mais do que uma unidade pode criar cenários (abrir o estore nº1 àquela hora, abrir o estore nº3 e 4 a outra hora diferente, etc...), pode tirar uma fotografia à divisão onde está o estore (para o melhor identificar na APP), independentemente de ter um interruptor de tecla ou de pressão instalado não necessita de comprar nada diferente (a aplicação pede para identificar o tipo de interruptor que tem instalado), vem já preparado para trabalhar com o Amazon Alexa e Google Home. Pode hoje aplicar um, daqui a uns meses aplicar outro, pode aproveitar a aplicação para também instalar detector de fumos, câmara de vigilância, detector de abertura de portas, abertura e controlo de luzes, etc...


    Caso não pretenda ter acesso remotamente, mas sim ter centralização de estores em casa, tem 2 opções:

    Via rádio: Colocar um emissor juntamente com cada interruptor (já existente) e um comando à distancia geral (de 1 canal), caso seja só para abertura/fecho de todos ao mesmo tempo. Caso pretenda abrir em separado e/ou geral, terá que optar por um comando de 5/7/10/12/16 canais (dependendo do número de receptores que tiver colocado). Caso pretenda programar aberturas/fechos em diferentes horas, tem que comprar um comando com função horária incorporada. Pode criar cenários de abertura (ex: abrir o estore 1 e 2 àquela hora, abrir o estore 4,5 e 6 a outra hora diferente, etc....)

    Via WI-FI: independentemente de querer ou não ter acesso remotamente, a solução Shelly fica mais em conta do que a via-rádio (neste caso). Coloca um shelly 2.5 em cada estore e um tablet à entrada e faz a abertura de cada um ou geral, através do tablet.
    Ficando sempre com a possibilidade de remotamente abrir ou fechar estores, tal como o Pedro Azevedo78, anteriormente aconselhou.

    A solução Via-Rádio só se torna + vantajosa se tiver estores manuais e queira colocar estores eléctricos mas sem acesso remoto.

    Pois, só precisa de colocar um ponto de luz dentro da caixa de estore, evitando abertura de roços na parede, para colocar um interruptor embutido na parede. Existem comandos à distância via rádio que têm o formato de um interruptor de parede, dando a sensação que está embutido na mesma.

    Caso tenha uma divisão com mais do que um estore (por ex: 3 estores), terá sempre de colocar um receptor junto a cada motor, mas pode ter um comando de 5 canais (não existem de 3) onde poderá abrir 1 separados dos outros ou todos juntamente.

    Mas sobre este tema, existe actualmente muita solução (até demais) o que torna a escolha na busca da melhor solução numa grande dor de cabeça. A melhor solução e falar e pedir, a quem entenda do assunto, a melhor solução para cada caso. Aqui no fórum, é um pouco complicado, pois mesmo que o tópico seja criado por si e se fale sobre ele, virá sempre uma outra pessoa pedir informação para um caso que não tem a ver com o que pretende. Mas, tentarei ajudar no que for possível.

    Se pretender soluções/dados técnicos e preços, diga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, Pedronandinho, Pietrus
  16.  # 397

    Obrigado pelo contributo.
    De facto o sistema da Shelly é interessante pela simplicidade do wifi, preço dos componentes. O problema é ter necessariamente que usar uma aplicação num device telemovel ou tablet, etc para fazer o accionamento. Na sala até nem é problemático ter um ipad com um suporte por exemplo. Agora nos quartos, cozinha, etc... não é pratico ter de ir sempre buscar o telemóvel. Será que não haverá forma de ter comandos wifi que dessem a ordem?

    - Os sistemas por RF com os comandos multicanal são uma hipótese mas realmente é limitador não ter feedback fora de casa se os estores estao fechados/abertos, nem se consegue accionar fora de casa.

    Daí estar a considerar seriamente o sistema Z-Wave da Fibaro por exemplo que cumpre os 2 requisitos.
    - Fibaro Home Center Lite como central
    - Roller Shutter 3 - ligado cada motor eléctrico
    - Comandos z-wave sem fios nas divisões para dar as ordens no local.

    A grande desvantagem será o custo dos componentes...
  17.  # 398

    A não ser com o sistema shelly, coloca-se um device ALEXA nas divisões mais utilizadas para dar as ordens por voz, correcto? Não sei é se é fácil de configurar e se tem muita latência após a ordem de comando.
    Os comandos tem de ser dados em ingles, correcto?

    Estes mais pequenos tem baixo custo...
    https://www.amazon.com/dp/B0792KTHKJ?ref=ods_ucc_aucc_bt_rc_nd_ucc
  18.  # 399

    Colocado por: PietrusA não ser com o sistema shelly, coloca-se um device ALEXA nas divisões mais utilizadas para dar as ordens por voz, correcto? Não sei é se é fácil de configurar e se tem muita latência após a ordem de comando.
    Os comandos tem de ser dados em ingles, correcto?

    Estes mais pequenos tem baixo custo...
    https://www.amazon.com/dp/B0792KTHKJ?ref=ods_ucc_aucc_bt_rc_nd_ucc

    É uma hipotese.
    Vejo muita gente no grupo com essa integração feita. Deve funcionar bem.
    O tempo de resposta não sei, mas da para ter uma ideia aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=ESApB3c9grw
    https://www.youtube.com/watch?v=GZsHJdT2mgY
    • zed
    • 17 maio 2019

     # 400

    Para estores controlados por interruptor com dois botões (um sobre e o outro desce, quando se carrega um inverte o outro) qual o tipo de ligação a fazer?
 
0.0874 seg. NEW