Iniciar sessão ou registar-se
    • LeaR
    • 5 janeiro 2018

# 161

Bleash, a minha deverá ser mais tarde que isso. Vai começar agora a fase de construção... Ando a estudar as possibilidades para já ;)

Vai optar por quais em vez do Fibaro?
    • Bleash
    • 5 janeiro 2018 editado

# 162

Colocado por: LearodBleash, a minha deverá ser mais tarde que isso. Vai começar agora a fase de construção... Ando a estudar as possibilidades para já ;)
    Vai optar por quais em vez do Fibaro?

Provavelmente vou encomendar um destes chineses para fazer o teste. Se funcionar encomendo o resto.

Shutter Switch
  1.  # 163

Os da fibaro parecem porreiros, faltava serem compatíveis com ifttt
    • LeaR
    • 5 janeiro 2018

# 164

Colocado por: trivialOs da fibaro parecem porreiros, faltava serem compatíveis com ifttt

Julgo que são integráveis no Samsung SmartThings, e que aí dá para configurar como queira. Por exemplo, ter um sensor de luz, e fechar abrir consoante a luminosidade, ou quando saímos de casa, com o afastamento de um dispositivo ligado à rede, fechar tudo. É isso?
  2.  # 165

Colocado por: Learod

Julgo que são integráveis no Samsung SmartThings, e que aí dá para configurar como queira. Por exemplo, ter um sensor de luz, e fechar abrir consoante a luminosidade, ou quando saímos de casa, com o afastamento de um dispositivo ligado à rede, fechar tudo. É isso?

isso, mesmo, que é o que faz o ifttt, embora acredito que mais dia menos dia também seja integrado
    pode não ser o mais barato, mas de todas as solução acho a mais segura e com bom preço
    • LeaR
    • 5 janeiro 2018

# 166

MAs os fibaro integram com o hub Samsung, que por sua vez tem ifttt... Acaba por ter então.

Tenho até ideia que os fibaro permitem abrir determinada percentagem do estore, 25%, 35% (o que definir) e outros não. Pode ser ignorância minha afirmar isso, e deverá ser.
  3.  # 167

O Dona Go tb.
    Consegue abrir ou fechar o que quiser. Para mim essa é uma função importante tb.
    Concordam com este comentário: M.Dias
  4.  # 168

Os Fibaro tenho a certeza que permitem abrir até uma determinada percentagem... tenho dois estores controlados assim e o HomeAssistant consegue colocá-los na posição que lhe indicar (0 - 100).
    • LeaR
    • 5 janeiro 2018

# 169

Se só puser os Fibaro em 6 estores, há alguma possibilidade de mandar abrir ou fechar todas através de uma central? E uma central que integre com o SmartThings, existe?
  5.  # 170

Colocado por: LearodSe só puser os Fibaro em 6 estores, há alguma possibilidade de mandar abrir ou fechar todas através de uma central? E uma central que integre com o SmartThings, existe?

Os fibaro comunicam por z-wave.

O SmartThings reconhece o protocolo z-wave. E controla-se o SmartThings via aplicação SmartThings Mobile.
    Não é necessária nenhuma central.

Na aplicação deve dar para criar grupos e assim mandar abrir ou fechar tudo em simultâneo.

Atenção que estou a falar sem experiência real, mas julgo não estar enganado.
  6.  # 171

Colocado por: BleashNa aplicação deve dar para criar grupos e assim mandar abrir ou fechar tudo em simultâneo.

Tb acho que sim
    • Bleash
    • 5 janeiro 2018 editado

# 172

Colocado por: BleashNa aplicação deve dar para criar grupos e assim mandar abrir ou fechar tudo em simultâneo.

Já agora, só um detalhe sobre o protocolo z-wave.

Eles dizem que trabalha numa determinada frequência para poder ter um bom alcance, certa de 30 metros, pelo que li.
    No entanto também já li que o alcance real é bem inferior.
    Outro detalhe é que este protocolo cria uma mesh net com até 4 saltos. Ou seja, se algum dispositivo tiver fora de alcance do hub mas houver algum outro dispositivo que esteja numa distância que possa fazer a ponte de comunicação, então o sinal é retransmitido até chegar ao destino.
    Isto pode criar uns problemas de latência.

Podemos querer subir os estores todos ao mesmo tempo mas acabar por subir uns mais cedo do que outros. É 1 ou 2 segundos no maximo.
    Para quem é obsesso compulsivo pode ser enervante, para os restantes, não têm grande influência.
    • LeaR
    • 5 janeiro 2018

# 173

Bleash, não me fiz entender.

Exemplo:

Na sala/cozinha/quartos teria estores com Fibaro.
    Casas de banho, casa das máquinas, garagem e escritório não tenho Fibaro.

Posso controlar os da sala/cozinha/quartos pelo SmartThings, individualmente. Mas imaginemos que tenho uma central para todos os estores por exemplo no hall de entrada - nada de hub como o SmartThings! falo de uma central só para os estores - dá pa controlar isso de alguma forma? Ou seja, a central mandar fechar tudo ou abrir tudo?
  7.  # 174

Vejam mais um:
    https://shelly.cloud/shelly2/

32€
    Dupla funcionalidade - Double Relay Switch & Roller Shutter Functionality
    Shelly™ 2 is multifunctional. You can easily switch between these 2 modes and control 2 independent electric circuits or a 3-wire motor.

Mede consumos
    App com design engraçado
    Nao sei se da para regular a quantidade de abertura ou fecho dos estores

Bem interessante...
  8.  # 175

Sendo um completo leigo no que a este assunto diz respeito leio que para controle de estores as pessoas recomendam os Fibaro Roller Shutter 2 (que segundo li a instalação é apenas na tomada do estore) e o hub da samsung da smarthings.
    É possível depois adicionar mais componentes de domótica em protocolo zwave à casa como alarme, luzes, sensores de água ou de temperatura ou que cuidados têm que se ter agora para poder adicionar depois?
    Peço desculpa se não fui explícito mas como não sei explicitar mais...
  9.  # 176

Colocado por: Pedro Azevedo78Vejam mais um:

32€
    Dupla funcionalidade -Double Relay Switch & Roller Shutter Functionality
    Shelly™ 2 is multifunctional. You can easily switch between these 2 modes and control 2 independent electric circuits or a 3-wire motor.

Mede consumos
    App com design engraçado
    Nao sei se da para regular a quantidade de abertura ou fecho dos estores

Bem interessante...

Já tinha ouvido falar a muito tempo. Interessante pelo tamanho e preço
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  10.  # 177

Parece bem interessante, já alguém encomendou/instalou? Parece-me que teria uma aplicação excelente no portão da rua, só duvido que apanhe o sinal wi-fi.
  11.  # 178

Colocado por: LearodBleash, não me fiz entender.

Exemplo:

Na sala/cozinha/quartos teria estores com Fibaro.
    Casas de banho, casa das máquinas, garagem e escritório não tenho Fibaro.

Posso controlar os da sala/cozinha/quartos pelo SmartThings, individualmente. Mas imaginemos que tenho uma central para todos os estores por exemplo no hall de entrada - nada de hub como o SmartThings! falo de uma central só para os estores - dá pa controlar isso de alguma forma? Ou seja, a central mandar fechar tudo ou abrir tudo?

Learod, eu diria que, se tem uma central de estores então a ideia é que, nessa central, possa controlar todos os estores da casa.
    Porventura essa central até deveria permitir definir alguns automatismos ( afinal já estamos em 2018), ou seja, talvez nem necessitasse dos fibaro na sala/cozinha/quartos. Simplesmente geria tudo através da central.

A vantagem dos fibaro, e outros equipamentos semelhantes, é apenas a de permitir que o controlo se faça num dos vários hubs que funcionam com z-wave.
    E com isto permitir controlar, nesse mesmo hub e através de uma única app, luzes, aquecimento, tomadas, portões,fechadura, alarmes, etc.

Colocado por: callinasVejam mais um:

Não conhecia e realmente parece interessante.

Factores claramente positivos são o preço, o facto de ter dupla funcionalidade como Switch e Roller Shutter, o facto de ser wi-fi, e ter medidor de consumos.
    Factores negativos, o facto de ser wi-fi obriga ter maior cuidado com a distância ao rooter, só permite um máximo de 8A ( motores de garagem e ACs e afins podem ser um problema).
  12.  # 179

Colocado por: fsilva106boas, são bastante fáceis de instalar e programar, eu próprio fiz tudo sozinho.
    penso que há para download um manual em ingles, mas se so tiver em alemão usa o google tradutor e está feito, eu fiz assim.
    se mesmo assim não conseguir eu estou cá para o ajudar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:delfimm
    bom dia fsilva eu estou a fazer a instalação para os estores diga me se possível no comandos que comprou e nessesçario o neutro do motor ir do comando ou posso ir buscar directamente a caixa de derivação indo só o neutro para o comando.
  13.  # 180

o neutro do motor tem de ir ao comando,
    ou seja, do interruptor ao motor vão 3 fios, o neutro, 1 para subir e um para descer

deixo aqui o esquema
      ESQUEMA.jpg

0.0634 seg. NEW