Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eduardo Souto Moura nasceu no Porto em 1952. Formado pela Escola Superior de Belas Artes e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, iniciou a sua carreira profissional no ateliê de Álvaro Siza Vieira.

    Em 1981, recém-formado, venceria o concurso para o Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Porto, projeto que o lançaria em Portugal e a nível internacional como um dos arquitetos mais notáveis da sua geração.

    O seu reconhecimento seria reforçado em 1987, com o primeiro lugar no concurso para o projeto de um hotel em Salzburgo, na Áustria. O arquiteto da “Escola de Arquitetura do Porto” ficaria conhecido pelas suas obras em Portugal – como o Mercado Municipal, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Artes, no Porto – e a nível internacional. Professor convidado em várias escolas de arquitetura de renome fora de Portugal, foi o primeiro arquiteto a receber, no nosso país, o Prémio Pessoa e o segundo a receber o mais conceituado galardão mundial da arquitetura, o Prémio Pritzker.

    Função

    A arquitetura é a arte de planear, organizar, projetar e ornar edifícios, adequados a uma função e programa específico, mas dando-lhes um cunho estético e funcional. O arquiteto é responsável por estudar e compreender as necessidades e requisitos de uma obra, criando e desenvolvendo um conceito associado e projetando-a no espaço.

    Os seus clientes são todo o tipo de pessoas que queiram construir ou criar espaços e locais. Na arquitetura existem várias vertentes, como o paisagismo, urbanismo, considerando-se ainda os interiores. Deste modo, o arquiteto não desenha só projetos de edifícios, podendo ainda projetar jardins, cidades, ruas ou qualquer outro espaço.

    Perfil

    Ser arquiteto é quase um estilo de vida, já que se trabalha muitas horas e por vezes fora dos horários convencionais. O aspirante deve ser alguém disponível para apreciar e identificar o belo no mundo. Geralmente são pessoas sensíveis e apaixonadas por artes que consomem e frequentam com frequência eventos culturais. São também criativos, têm, tradicionalmente, aptidão e gosto pelo desenho, e costumam ver nos esboços uma forma de se expressarem e compreenderem o mundo. Geralmente possuem um espírito e uma visão muito crítica sentindo que poderiam contribuir com inputs para mudanças positivas.

    O aspirante deve ter ainda uma excelente capacidade de análise, uma visão holística das situações que lhe permita realizar estudos intensivos sobre requisitos, necessidades e modus vivendi dos clientes e, ou utentes, e o ajude a ter uma visão inovadora sobre a realidade.

    Normalmente um arquiteto trabalha em equipa tanto com outros arquitetos como com outro tipo de profissionais, nomeadamente engenheiros, empreiteiros de obras e outros. Por isso é importante que saiba relacionar-se com pessoas com skills e visões diferentes e que tenha uma excelente capacidade de comunicação. A relação com os clientes é vital para perceber com exatidão as suas necessidades e aquilo que procuram. É importante que saiba ler as pessoas e que a sua visão e estudos sejam muito focados no detalhe, pois são pequenos elementos que farão a diferença nos seus projetos. Neste contexto, a capacidade de diálogo é uma característica fundamental do arquiteto, pois não é só pelo desenho que se chega a conclusões. É importante saber explicar as opções tomadas, mostrando interesse pelas opções dos clientes, mas tendo a capacidade de lhes explicar o que é ou não exequível no que idealizaram.
    Principais Atividades
    Estes especialistas têm várias funções, sendo uma das primeiras a investigação e análise do terreno para qual está destinada a construção, tirando todas as medidas necessárias para poder idealizar e conceber um projeto – através de documentos, plantas escritas e desenhadas –, elaboradas por uma equipa projetista onde, com base no conhecimento dos objetivos, características orgânicas e funcionais pretendidos pelo cliente (e respetivos condicionamentos financeiros), serão aprofundadas soluções de arquitetura. Estas são coordenadas com todas as especialidades de engenharia e paisagismo, para um determinado empreendimento, ajustadas às condicionantes locais.

    Por outro lado o estudo intensivo e pormenorizado das necessidades e requisitos dos clientes e, quando se aplica, dos utentes são fundamentais para a conceção do projeto. O arquiteto lida ainda com questões de organização do espaço e dos elementos que nele se inserem, gerindo essa organização em articulação com a componente estética. O seu trabalho vai desde a conceção do espaço ao desenho de puxadores ou articulação com o meio envolvente.

    Assim, as suas principais atividades são: arqueologia; topografia dos terrenos; geologia e hidrogeologia; esquiços, desenhos técnicos, maquetas e modelos 3D; coordenação geral e segurança em projeto de obra; paisagismo; gestão de resíduos; design técnico (sinalética geral e de emergência); ambiente e sustentabilidade; elevadores.
    Áreas de Atuação

    Ateliers de arquitetura;

    Empresas de construção civil;

    Escritórios de engenharia;

    Câmaras Municipais;

    Organismos públicos;

    Entre outras.

    https://www.youtube.com/watch?v=LmMCeOjNqzo
  2.  # 2

    João Ferreira Nunes é o fundador e diretor do Atelier de Arquitetura Paisagista PROAP, responsável por centenas de projetos paisagísticos de grande dimensão. É ainda licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa e mestre pela Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona, Universitá Politecnica de Catalunya.

    Responsável pela liderança estratégica, executiva e tática de três ateliês internacionais – Lisboa (Portugal), Luanda (Angola) e Treviso (Itália) –, coordena a atividade projetual, conceptual e criativa, e define a orientação estratégica dos processos de investigação. É ainda docente nas escolas em que se formou: na Facoltà di Architectura di Alghero da Università degli Studi di Sassari, Itália, e na Accademia di Architettura di Mendrisio da Universidade da Suíça Italiana.

    Função

    Os arquitetos paisagistas projetam e planeiam a paisagem a grande escala, visando o planeamento e ordenamento do território, preservando o funcionamento equilibrado da paisagem e concebendo infraestruturas funcionais, atraentes e compatíveis com o meio ambiente.
    Executam ainda projetos a escalas mais detalhadas, tendo como objetivo a integração de estruturas construídas na paisagem, a recuperação de paisagens e a criação de paisagens para a promoção do recreio e da qualidade de vida, em particular espaços públicos e de lazer em áreas urbanas, como praças, jardins públicos, ruas e parques infantis.
    Alguns arquitetos paisagistas trabalham em projetos variados. Outros especializam-se numa determinada área de atuação, como a criação de zonas residenciais, a restauração de centros históricos, o planeamento de parques e jardins ou o desenho de centros comerciais e áreas envolventes. Outros, ainda, dedicam-se ao planeamento regional, aos estudos de impacto ambiental, entre outras áreas.

    Perfil

    O arquiteto paisagista dever ter gosto pelas ciências e pelas artes e pela sua aplicação na transformação das paisagens. Deve ainda ter habilidade para desenhar e capacidade para conceber e perceber relações de espaço entre objetos.
    Esta é uma atividade em que é habitual o trabalho com profissionais de outras áreas, constituindo-se equipas multidisciplinares que podem incluir arquitetos, engenheiros civis, arqueólogos, geólogos, geógrafos, engenheiros do ambiente, jardineiros, pedreiros, canalizadores e calceteiros. Por isso, é importante uma boa capacidade de relacionamento e negociação, tanto para lidar com clientes, como com outros profissionais com quem se relaciona.
    O arquiteto paisagista deve ter interesse e abertura ao exterior, de forma a conhecer a cultura da comunidade onde vai nascer o projeto, através do estudo e compreensão das suas características históricas, sociais, religiosas, económicas e outras.
    Uma atitude empreendedora e gosto pela vida ao ar livre e pelo contacto com a natureza também são essenciais, uma vez que grande parte do tempo é passado nos locais do projeto – quer no momento anterior à sua elaboração (para estudar o local), quer durante a elaboração do projeto (para confirmar se se enquadra na paisagem, etc.), quer na fase de execução (acompanhando e supervisionando a construção).
    Principais Atividades

    As principais atividades de um arquiteto paisagista passam por desenhar espaços de lazer (por exemplo, jardins públicos), de utilidade pública (por exemplo parques infantis) e, ainda, executar projetos de ordenamento territorial e urbanístico. Planear o traçado de ruas e passeios, e respetiva arborização, conceber espaços (ruas, praças e parques) destinados, exclusivamente, aos peões, e recuperar jardins e paisagens históricas degradadas são outras das funções.
    O arquiteto paisagista é ainda responsável pela gestão da paisagem e pela avaliação de impactos paisagísticos e pela projeção de parques e jardins de diversas tipologias e funções. Selecionar o tipo de vegetação adequado para determinado clima ou solo, seja com um intuito estético (como a utilização de flores numa rua), ou relacionado com a manutenção do meio ambiente (como é o caso da plantação de árvores para evitar a erosão dos solos), são também aspetos relevantes nesta profissão.
    Áreas de Atuação

    Gabinetes de arquitetura paisagista;

    Gabinetes de arquitetura e engenharia civil;

    Câmaras municipais, comissões de coordenação regional e administração central;

    Instituições públicas ou privadas detentoras e/ou gestoras de paisagens parques ou jardins;

    Empresas de construção, de fiscalização e de manutenção de parques e jardins;

    Profissão liberal, em ateliês;

    Entre outras.

    https://www.youtube.com/watch?v=yYaWmIuNf4I
  3.  # 3

    Rosário Tello apaixonou-se pela atividade de design de interiores, e juntamente com a sua sócia e amiga, Carmo Aranha, fundaram a Sá Aranha e Vasconcelos, que se dedica à realização de projetos de design de interiores e desenho de peças de decoração focados em residências e espaços comerciais diversos (lojas, restaurantes, hotéis, barcos, aviões e escritórios) em Portugal e no mundo. Com 30 anos de história, a marca SA&V é protagonista de um percurso de sucesso.

    Função

    O designer de interiores é o profissional responsável por planear, organizar e conceber o interior de um espaço, através da definição de um tema ou conceito, gerindo e executando a sua concretização. O design de interiores é uma disciplina que mistura tanto a arquitetura de interiores como a decoração, não se limitando só a um dos aspetos, juntando a funcionalidade à estética.

    Para desenvolver os seus projetos, o designer de interiores necessita de compreender aquilo que os seus clientes procuram, analisar o seu modus vivendi (forma de vida) e as especificidades dos espaços. As suas intervenções procuram conciliar a forma do espaço e a sua organização com objetos e acessórios, combinações de cores, utilização de materiais, acabamentos e iluminação, entre outros aspectos.

    Cada um destes projetos obriga ao envolvimento de muitos fornecedores e de equipas multidisciplinares, o que faz com que o designer de interiores tenha que gerir timings, entregas e processos para que os objetivos sejam concretizados.

    Perfil

    O designer de interiores deve possuir excelentes competências técnicas, tanto para liderar projetos como ter um conhecimento alargado sobre tecnologia e outros aspetos técnicos relacionados com arquitetura, engenharia e/ou outras ciências e artes, já que isso vai determinar a exequibilidade das suas ideias. Esse conhecimento será vital para orquestrar e gerir as equipas e os fornecedores com que irá trabalhar no desenvolvimento e implementação dos seus projetos. Deve ser criativo, buscando sempre mais e melhores soluções que operacionalizem os desafios inerentes à concretização da sua visão e ter um sentido estético apurado, assim como bom conhecimento das artes e do mundo artístico.

    O designer deve ainda ser exaustivo na busca pela perfeição, pela harmonia e pela beleza e uma enorme paixão pelo seu trabalho. Deve ser perfecionista e trabalhar com atenção aos detalhes que farão a diferença na coerência e sucesso dos projetos. A exigência é outro dos critérios para o sucesso, já que elevados parâmetros de qualidade vão implicar uma exigência na relação com os fornecedores e os restantes membros da equipa. Para isso, é também importante que seja um bom comunicador, claro e motivador.

    A organização é um requisito importante. Grande parte do trabalho faz-se gerindo as pessoas com quem se executa as obras, tendo a certeza que correspondem aos objetivos, respeitam prazos e exigências. Como todas as profissões que impliquem coordenação de projetos, deve ainda ter disponibilidade para trabalhar sem rotinas e muitas vezes fora de horas.
    Principais Atividades
    A principal atividade de um designer de interiores é conceber e organizar o interior de um espaço. Para isso necessita de analisar as necessidades do cliente, compreendendo claramente quais os objetivos e a visão que este tem. De seguida, deverá entrar na análise de especificidades dos próprios espaços. A partir daqui começa um processo criativo para encontrar do conceito e/ou tema que vai guiar o desenvolvimento do projeto.

    Nesta fase, pode recorrer-se à pesquisa ou organizar sessões de brainstorming com a equipa. Fechado o conceito inicial, é necessário entrar numa atividade de gestão de projeto, apurando requisitos, delineando tarefas e objetivos e delegando trabalho tanto à equipa como a fornecedores.

    A pesquisa constante de tendências, peças e obras em lojas, galerias, case studies, feiras e leilões fazem também parte da execução dos projetos.

    Outras atividades importantes são o levantamento de necessidades técnicas, métricas, de iluminação, entre outras, desenhar e executar maquetes e protótipos e definir normas de qualidade, bem como desenhar mobiliário e peças.
    Áreas de Atuação
    O designer de interiores pode trabalhar como freelancer ou integrar uma empresa especializada. Poderá especializar-se em projetos residenciais, corporativos, comerciais, institucionais, turísticos, entre outros.

    https://www.youtube.com/watch?v=OE6wau5PlHc
  4.  # 4

    Carlos Loureiro ingressa na C. M. Lisboa, Museu da Cidade como desenhador/maquetista e após 3 anos como assistente no atelier de maquetas de Mestre Leonel Pinto e começa a executar maquetas de reconstituição histórica e os seus respetivos desenhos.

    Tendo-se especializado nessa área, efetuou uma serie de obras, tanto para a instituição onde trabalha como para encomendas particulares.

    Com a constituição em 2005 da equipa do Museu da Cidade responsável pelo estudo e execução das reconstituições para o “Sistema Multimédia 3D representando a cidade de Lisboa antes do Terramoto de 1755”, começa a elaborar uma serie de trabalhos de modelação 3d virtual na área da reconstituição histórica e da arqueologia, o “Paço Real da Ribeira”, a “Rua Nova dos Ferros”, o “Terreiro do Trigo”, a “Cerca Velha de Lisboa”, a “Capela do Santo Cristo Cativo da Igreja do Carmo em Lisboa”, a “Fábrica de Salga de Peixe do Período Romano da Casa dos Bicos”, o “Teatro Romano de Olisipo”, entre outros.

    Por último e utilizando já este ano as novas tecnologias da impressão 3D, executou as duas maquetas para a nova exposição de longa duração do Museu de Lisboa Teatro Romano, salientando a maqueta do Teatro Romano implantada na topografia atual da Cidade.

    Função

    O maquetista tem como função elaborar modelos à escala de edifícios ou objetos que necessitem ser representados a uma escala maior ou menor do que a realidade.

    É o profissional que tem o domínio de todo o processo de execução de uma maquete (desenho, corte, montagem e acabamento).


    Perfil

    Para se ser um maquetista não existe uma formação especifica. É necessário ter conhecimentos de programas em 3D e conhecimentos de escultura, bem como algum domínio de desenho (técnico).

    Este trabalho requer muita paciência e tempo, motivação e gosto, pois é um trabalho que exige muito empenho e dedicação. Uma maquete pode demorar mais de 6 meses a ser concebida.

    Um maquetista necessita de ter uma grande concentração e precisão, pois mesmo com a ajuda das novas tecnologias, é um trabalho que querer grande minuciosidade, pelo que a habilidade manual é um requisito fundamental.
    É fundamental habilidade em fazer desenhos, domínio de softwares específicos para o desenvolvimento de projetos arquitetónicos e conhecimento apurado do processo de montagem das peças que dão origem aos protótipos.
    É importante conhecer os materiais e saber manuseá-los, de forma a garantir que a maquete se mantenha fiel ao que o cliente pretende.

    A imaginação e a pesquisa são outros atributos do maquetista , pois quanto mais realista for o trabalho final, mais interessante se torna. Para além disso, deve ser perfeccionista, e saber converter escalas.


    Principais atividades

    Uma das funções da maquete é auxiliar os arquitetos no desenvolvimento dos projetos, já que estas facilitam a visualização dos desenhos. Embora apenas uma parte dos ateliers de arquitetura utilizem maquetes no desenvolvimento de projetos, a verdade é que estas ajudam a interpretar um projeto de arquitetura, pelo que é importante desenvolver miniaturas que representem fielmente o que está no projeto.

    Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de softwares destinados à criação de projetos arquitetónicos, as maquetes ganharam contornos mais fiéis à realidade. As empresas especializadas em corte a laser recebem dos maquetistas os projetos vetorizados, prontos para serem delineados milimetricamente pelas máquinas.

    No caso das maquete que pretendem retratar edifícios antigos, o maquetista deve, antes de iniciar a maquetização do mesmo, começar por proceder à caracterização do edifício e respetiva época.

    Para isso, é importante que haja documentos que apoiem a construção do desenho, pelo que o maquetista tem como função a pesquisa de documentos e estudo dos mesmos.

    Grande parte da execução da maquete é efetuada no computador (cerca de 80%), na realização de desenhos, na pesquisa documental ou iconográfica de elementos que ajudem a sua realização. Os restantes 20% são afetos à construção do objeto em si (maquete).

    Um dos objetivos da maquete é ser fiel à caracterização histórica dos edifícios, o que exige uma grande pesquisa histórica e estudo sobre a época a que se refere a maquete.


    Áreas de Atuação

    Escritórios de construção civil;

    Atelier de design;

    Agências de publicidade;

    Produtoras de cinema ou de televisão;

    Empresas de cenografia;

    Museus;

    Entre outras.

    https://www.youtube.com/watch?v=UgZtoQlzD7s
  5.  # 5

    Num tópico sobre DESIGN pensei que se fosse fazer referência a licenciados, mestres ou doutores em DESIGN.
    Afinal é sobre arquitetos?
  6.  # 6

    Design the FUTURE

    Ou seja, é sobre profissões e não sobre design.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  7.  # 7

    Era uma simples piada.
    Num tempo em que tanto se apregoa que os atos de arquitetura tem obrigatoriamente que ser exercidos por arquitetos, é talvez tb tempo de se defender o DESIGN apenas para os designers.
  8.  # 8

    O que é um Designer?
  9.  # 9

    O designer de interiores é o profissional responsável por planear, organizar e conceber o interior de um espaço, através da definição de um tema ou conceito, gerindo e executando a sua concretização. O design de interiores é uma disciplina que mistura tanto a arquitetura de interiores como a decoração, não se limitando só a um dos aspetos, juntando a funcionalidade à estética.

    Para desenvolver os seus projetos, o designer de interiores necessita de compreender aquilo que os seus clientes procuram, analisar o seu modus vivendi (forma de vida) e as especificidades dos espaços. As suas intervenções procuram conciliar a forma do espaço e a sua organização com objetos e acessórios, combinações de cores, utilização de materiais, acabamentos e iluminação, entre outros aspectos.

    Cada um destes projetos obriga ao envolvimento de muitos fornecedores e de equipas multidisciplinares, o que faz com que o designer de interiores tenha que gerir timings, entregas e processos para que os objetivos sejam concretizados.
  10.  # 10

    Colocado por: branco.valterO que é um Designer?

    Um designer é um profissional (com canudo) que exerce uma atividade projetual que incorpora e produz inovação destinada a estabelecer as qualidades formais e funcionais de objectos, espaços, processos, serviços, sistemas e mensagens, tendo em conta a sua interação com o homem e considerando um ciclo de vida completo, da produção à utilização e eventual extinção.
    Um designer não é um decorador, um artista plástico ou um gráfico que faz cartazes e logos.
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 11

    E em que medida esse Designer se insere entre o Arquitecto e o Engenheiro Civil?
  12.  # 12

    Colocado por: branco.valterE em que medida esse Designer se insere entre o Arquitecto e o Engenheiro Civil?

    Quando decide abandonar a profissão e volta à escola para se dedicar á fiscalização... :)))

    Agora mais a sério, um designer pode ser parceiro de um projeto em vários níveis. Desenho de mobiliário, desenvolvimento de marca e identidade por exemplo num restaurante ou outro tipo de negócio etc
  13.  # 13

    Ok, já começo a perceber. E numa simples moradia?
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021um dos melhores para mim

    Que por acaso é médico, a sorte dele é que não se lembrou de começar a desenhar casas :)))
  15.  # 15

    Colocado por: branco.valterE numa simples moradia?

    Desenho de mobiliário fixo ou outro, gradeamentos, corrimões, portões, caixa do correio, churrasqueira etc
    P.S. Pelos vistos também são bons a vender esferovite :)
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo06082021o Magalhães da Atlas é designer

    Já subiu 2 pontos na minha consideração, apesar de não saber quem raio é o Magalhães.
    :)
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Já subiu 2 pontos na minha consideração, apesar de não saber quem raio é o Magalhães.
    :)




    LOL
  18.  # 18

    O Magalhães é aquela cachopa que se vê no computador?
    Acho que tenho que marcar umas reuniões com ele. :)
  19.  # 19

  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo06082021designer industrial....um dos melhores para mim....http://www.giuliogianturco.com/






    Isto e outras coisas fazem mesmo o meu género.
 
0.0259 seg. NEW