Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou no processo de compra de uma casa com o meu namorado e andamos agora na "luta" do crédito habitação.
    A imobiliária sugeriu que assinássemos com os vendedores um CPCV. Uma vez que vamos recorrer a crédito dissemos logo que teria de existir uma cláusula em como nos devolviam o sinal caso o CH não fosse aprovado.
    Enviaram-nos o CPCV que coloco aqui em anexo e, à primeira vista, parece-me estar ok. No entanto, alguém que perceba do assunto ou que já tenha passado por esta experiência pode dar uma olhadela e ver se há alguma coisa que tenha de alterar/acrescentar? Algum cuidado que tenho de ter?

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar!
      Capturar.PNG
  2.  # 2

Parece-me o normal neste tipo de coisa, com excepção da cláusula do sinal ser devolvido se vocês não conseguirem CH, que é algo pouco comum e que a maioria dos proprietários não aceitaria. Mas para si é óptimo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaCNeves
  3.  # 3

Colocado por: pedrosslpParece-me o normal neste tipo de coisa,

Concordo.

Colocado por: pedrosslpcom excepção da cláusula do sinal ser devolvido se vocês não conseguirem CH, que é algo pouco comum e que a maioria dos proprietários não aceitaria. Mas para si é óptimo!

Se essa cláusula não existe sempre deveria existir. Eu como comprador dependente de crédito nunca assinaria um CPCV sem uma cláusula dessas, a menos que já tivesse o crédito aprovado.
  4.  # 4

Colocado por: mhpinto
    Concordo.

Se essa cláusula não existe sempre deveria existir. Eu como comprador dependente de crédito nunca assinaria um CPCV sem uma cláusula dessas, a menos que já tivesse o crédito aprovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SofiaCNeves

Portanto, acha justo que o proprietário retire a casa do mercado durante 1 ou 2 meses enquanto o seu banco toma uma decisão, e se essa decisão for negativa o suposto comprador recebe o dinheiro do sinal todo de volta e eu que perdi dois meses de visitas de potenciais compradores não recebo nada.

Como lhe disse, isto geralmente não se faz, e a razão é simples: é muito fácil para um comprador que assina um CPCV e depois se arrepende ter o CH rejeitado, basta chegar ao banco e dizer que perdeu o emprego, ou que o fiador agora se recusa a ser fiador, ou que gastou o dinheiro todo que tinha para dar de entrada e agora quer o crédito a 100%, ou inúmeras outras situações.

À SofiaCNeves só tenho que dar os parabéns. Aliás até a aconselhava a tentar negociar um bocadinho o preço para baixo se conseguir, porque esse proprietário parece estar desesperado por vender. Boa sorte!
    Concordam com este comentário: treker666, Silver Wolf
  5.  # 5

Como me parece óbvio, estão a forçá-la a assinar um contracto para a segurar.
    Não o faça, pode depois vir a ter uma carga de trabalhos para reaver o sinal.
    Espere pela aprovação do crédito e depois então avance com o contracto.
  6.  # 6

Colocado por: pedrosslpPortanto, acha justo que o proprietário retire a casa do mercado durante 1 ou 2 meses enquanto o seu banco toma uma decisão, e se essa decisão for negativa o suposto comprador recebe o dinheiro do sinal todo de volta e eu que perdi dois meses de visitas de potenciais compradores não recebo nada.

Visto por esse prisma de facto não parece justo, não fora o facto de, na verdade, a perda desse tempo, ainda que chata, em nada será equiparada à perda de um sinal, que costuma ser um valor bem elevado, para um comprador, principalmente se tivermos em consideração que muitos compradores são pessoas em princípio de vida com poucas poupanças.
    Talvez para ser mais justo essa cláusula pudesse contemplar um valor, ainda que simbólico, de indemnização ao vendedor para o caso de o crédito não ser aprovado.

Colocado por: pedrosslpAliás até a aconselhava a tentar negociar um bocadinho o preço para baixo se conseguir, porque esse proprietário parece estar desesperado por vender.

Isso já não sei. Teria de confirmar que não o tenho aqui comigo, mas tenho impressão que o CPCV que assinei para comprar o meu terreno tinha lá essa cláusula, e eu não recorri a crédito. Ou seja, é capaz de ser "chapa 5", pelo menos nalgumas imobiliárias.

0.0117 seg. NEW