Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Fazendo um resumo rápido, contratei um empreiteiro para me finalizar uma obra, abandonada pelo empreiteiro anterior pois faliu.

    A obra é de um valor de 40000€+IVA.

    Não tenho caderno de encargos, nem mapa de quantidades.

    Simplesmente escolhi a pessoa que me deram melhor referencias, me pareceu a mais correcta e me garantia ter tudo em dia (seguros ,etc ).
    E eu necessitava da casa finalizada o mais rápido possível.

    Fiz um contracto, e nele existe um plano de pagamentos conforme a execuçao de certas coisas.
    No inicio de trabalhos entreguei 40%, pois foi o solicitado.

    Entretanto, o prazo que tinha para a conclusão caducou (licença camarária).

    Tenho a obra longe de pronta, mas desde ha uns tempos estou com a impressão que o empreiteiro so executa trabalhos que estão previstos no plano de pagamentos.

    Exemplo, tenho a colocação de cerâmicas com 10%, então ele executa isso (os materiais ja eu os tinha em obra) e pede-me o pagamento.
    Isto sem o electricista entrar em obra, e confirmar que estava tudo correcto.
    Tenho a pintura exterior descrita com 15%, então tenho neste momento a casa pintada por fora mas sem os pavimentos ou caixas de esgotos colocados.

    Quando fiz o contracto, acordei - mas n ficou escrito- uma ordem de trabalhos. Nunca foi cumprida, e não me faculta uma agora.



    Tendo neste momento pago 65%, e não sentindo que esta concluída nessa percentagem como me posso precaver ?

    Pois estou com a impressão que nos próximos trabalhos executados me vai voltar a solicitar mais €.

    (com o anterior empreiteiro tinha mapa de quantidades, so pagava a % do que estava feito, e mesmo assim fiquei com prejuízos vários)
    • TZW
    • 26 maio 2017 editado

     # 2

    Essa obra de 40000,00 contempla o quê em concreto?
    Quando menciona "Fiz um contracto, e nele existe um plano de pagamentos conforme a execuçao de certas coisas."
    Quando paga essas certas coisas ficam feitas...não percebi é se as certas coisas são tudo o que falta fazer...
  2.  # 3

    E deu assim para a mão 40%!!!? de avanço, ainda por cima com materiais colocados por si....
  3.  # 4

    Colocado por: p.domingues
    Exemplo, tenho a colocação de cerâmicas com 10%, então ele executa isso (os materiais ja eu os tinha em obra) e pede-me o pagamento.
    Isto sem o electricista entrar em obra, e confirmar que estava tudo correcto.
    Tenho a pintura exterior descrita com 15%, então tenho neste momento a casa pintada por fora mas sem os pavimentos ou caixas de esgotos colocados.



    alem de ser um trabalho de mierda....tem todos os indicios de ir levar mais um barrete!

    fala-lhe quem teve 4 empreiteiros.....
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  4.  # 5

    Eu no meu caso peço 35 % MAS o dinheiro é p comprar nos materiais. Até posso apresentar a factura
  5.  # 6

    Colocado por: valtereEu no meu caso peço 35 % MAS o dinheiro é p comprar nos materiais. Até posso apresentar a factura
    35% por exemplo em 100000 euros são 35000 euros em material, vai lá vai
  6.  # 7

    Eu nunca tive problemas com nenhum cliente em relação a pagamentos. Não quero dinheiro adiantado e raramente trabalho com plano de pagamentos.

    Quando as pessoas não são sérias não há documento que valha.
    Concordam com este comentário: jorgferr, jorgealves
  7.  # 8

    Colocado por: ghost12Eu nunca tive problemas com nenhum cliente em relação a pagamentos.

    Nunca!!!! ...... eu já tive muitos que não pagaram!!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 9

    Colocado por: Picareta
    Nunca!!!! ...... eu já tive muitos que não pagaram!!!


    Por acaso até tenho uma situação que envolve familiares numa situação de divórcio, mas é a única.

    Já tive clientes que me pediram mais algum tempo para fazerem pagamentos, mas nada de especial.


    A minha empresa tem mais de 25 anos e NUNCA teve uma situação de litígio com nenhum cliente, das que envolvem tribunais e afins.
  9.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasE deu assim para a mão 40%!!!? de avanço, ainda por cima com materiais colocados por si....

    Caro p. domingues não o quero desiludir, mas pressinto que contratou um "profissional" pouco sério. Quem por aqui anda há largas luas, já leu relatos, bastantes, para saber que não se entrega, à cabeça, 40% do custo da obra, sem haver trabalho feito.
    Damo-nos por muito satisfeitos com o nosso empreiteiro: entregamos-lhe o dinheiro de acordo com as tranches negociadas e após decurso dos trabalhos combinados. E para que tudo fique correcto, os pagamentos são feitos por transferência bancária e com apresentação da factura na reunião seguinte, em obra.
  10.  # 11

    Colocado por: maria rodriguesos pagamentos são feitos por transferência bancária e com apresentação da factura na reunião seguinte, em obra

    Eu nunca peço um tostão a ninguém, enquanto o cliente não tiver a respectiva factura, e só é emitida a factura depois de aprovado o auto de medição ao cliente.
    Era assim que todos deveriam trabalhar.
    Mesmo para os adiantamentos tem que existir uma factura.
    Concordam com este comentário: zeto, MRK
  11.  # 12

    Colocado por: TZWEssa obra de 40000,00 contempla o quê em concreto?
    Quando menciona "Fiz um contracto, e nele existe um plano de pagamentos conforme a execuçao de certas coisas."
    Quando paga essas certas coisas ficam feitas...não percebi é se as certas coisas são tudo o que falta fazer...


    Até agora, só fez e conclui os tópicos que ficou no orçamento que quando estivessem concluídas fazer o pagamento.
    Os outros teem ficado para traz, por exemplo cerâmicas aplicadas em paredes wc mas a pré instalação de AC que necessita de esgotos , não esta sequer começada.

    Aplica primeiro os materiais que tenho em obra, que trazer material dele.

    Vou tentar explicitar, que coisas consiste :
    Refazer aguas, esgotos,gas e electricidade de forma a serem vistoriadas e aprovadas.
    Muros no exterior (60 Ml)- materiais da responsabilidade do empreiteiro.
    Pavimento no exterior (80m2) - materiais da responsabilidade do empreiteiro.
    Colocação de mosaicos em wcs e rc - mosaicos comprados por mim e colocados em obra.
    Colocação loiças sanitarias -a fornecer por mim.
    Montagem de portas - compradas por mim e em obra.
    Reparar uns pladurs, devido a refazer aguas ,etc. -materiais da responsabilidade do empreiteiro.
    Pintura interior e exterior (implantaçao 80m2 e andares) - tintas da responsabilidade do empreiteiro.



    Colocado por: Pedro BarradasE deu assim para a mão 40%!!!? de avanço, ainda por cima com materiais colocados por si....


    E dei, e foi "negociado" pois era 45% para começar em obra.

    Mas eu contava que tivesse a obra acabada em menos de 6 meses( pois foi o que foi falado), mas neste momento já passou mais de 1 ano.

    Andou a passo de caracol, quase 8 meses, sem explicações. Ia alguém a obra de 15 em 15 dias fazer qualquer coisa para nunca ter pretexto que abandonou a obra.

    Neste momento, com ultimatos la andou um bocadinho.


    Mas tive tempo de fazer contas, e se ele não volta-se a obra, eu tinha pago 26 000€+IVA (com faturas) , e só tinha 2/3 coisas 100% concluidas .

    Até que ponto posso exigir só voltar a pagar quando tiver a casa totalmente pronta?

    É que assim garante-me que tenho algo concluído , porque estou a ver ele a fazer outras obras e a deixar a minha para trás pois já tem a maior parte do valor.
    • TZW
    • 26 maio 2017

     # 13

    26000+iva em faturas de quê? Mão de obra apenas? As faturas não têm um descritivo/resumo do que seria executado por x valor?
  12.  # 14

    Colocado por: p.dominguesFiz um contracto

    Esse contrato não tem um prazo para finalizar a obra?
  13.  # 15

    Colocado por: TZW26000+iva em faturas de quê? Mão de obra apenas? As faturas não têm um descritivo/resumo do que seria executado por x valor?


    Nao teem qualquer discriminativo, é uma fatura do valor pago.

    Colocado por: Picareta
    Esse contrato não tem um prazo para finalizar a obra?


    Não tem o prazo definido no contrato, eu quando comecei perguntei quanto tempo demorava e foi me dito que em 6 meses estava tudo pronto.
    Solicitei na CM uma licença para 1 ano para estar totalmente seguro, que já caducou.
  14.  # 16

    p.domingues
    Neste momento muita cautela na abordagem ao empreiteiro, peça ajuda ao seu fiscal, ele certamente saberá com o lidar com a situação.
    Não adiante mais nenhum pagamento sem o aval dele
  15.  # 17

    Colocado por: zedasilvap.domingues
    Neste momento muita cautela na abordagem ao empreiteiro, peça ajuda ao seu fiscal, ele certamente saberá com o lidar com a situação.
    Não adiante mais nenhum pagamento sem o aval dele


    Isso é mais complicado, pois não tenho nenhum fiscal de obra.

    Sou só eu, e o empreiteiro.

    Tive fiscal de obra (com contrato mensal para vistoria a obra e verificação dos autos de medição) com o anterior empreiteiro, mas serviu para quando o empreiteiro fugiu descobrir que ninguém tinha dado inicio de trabalhos nos serviços de aguas e tinha de partir as wcs porque não existia prumada de ventilação de esgotos efectuada, entre outras coisas.
  16.  # 18

    Colocado por: p.dominguesSou só eu, e o empreiteiro.

    Se a obra ainda está a ser construída ao abriga de licença, esse fiscal mantem-se, mas sendo assim é melhor nem o envolver?
    Se for na minha zona, sem qualquer compromisso, posso tentar ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: p.domingues
  17.  # 19

    Colocado por: zedasilva
    Se a obra ainda está a ser construída ao abriga de licença, esse fiscal mantem-se, mas sendo assim é melhor nem o envolver?
    Se for na minha zona, sem qualquer compromisso, posso tentar ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:p.domingues


    Nesta Câmara aceitam passar licença sem apresentar um fiscal de obra.

    Já o anterior, nunca assinou a declaração apresentada na CM, só ficou registado no livro de obra que acabou por desaparecer.

    A licença anterior caducou, e para esta agora, ficou só os dados da empresa e o director técnico de obra da empresa.

    Agradeço a disponibilidade, a zona desta situação é na região de lisboa.
  18.  # 20

    Ainda há boas câmaras :))
    De fato Lisboa fica fora do meu raio de ação.
 
0.0218 seg. NEW