Iniciar sessão ou registar-se
    • HFR
    • 4 outubro 2017

# 321

Colocado por: Bricoleiro

Acho que o mal está aqui, o adubo molhado queimou-a.

Eu rego todos os dias ou dia sim, dia não. Tentei menos que isto e no verão vi as folhas a ficarem secas com o calor. O sol bate quase o dia todo no relvado e atinge facilmente 35-40º no verão.

Mas é possível que tenha queimado, embora após adubar, o que geralmente vejo é a relva a ficar mais verde e a espalhar-se mais depressa.
    • HFR
    • 4 outubro 2017 editado

# 322

Colocado por: sbcnvquantos gramas por 100 m2 colocou de N ? e espacado em quanto tempo?

Confesso que não faço ideia. Foi a olho. Apanhava umas quantas bolinhas com a mão e ia espalhando aqui e ali sem deixar concentrado. Espalhava como se estivesse a espalhar arroz.

Adubei em Abril, Julho e inicio de Setembro. Digamos que enchia um balde com 2-3 litros de fertilizante e espalhava por um terreno de 70m2. (mais coisa, menos coisa) :-)
    • HFR
    • 4 outubro 2017 editado

# 323

A questão é que esperava que as folhas em si crescecem mais e eu só vejo isto nos cantos ou onde a espécie da São Agostinho "floratam" se encontra plantada. É curioso que onde tenho essa variante plantada também é uma zona que apanha um pouco menos de sol, consegue ficar mais humida e curiosamente, a relva aí é mais verde e cresce mais depressa.

De resto, no meio do relvado as folhas não atingem uma altura grande.

Eu não me importo de corta-la mais frequentemente, só que ela não cresce para cima na maioria das zonas.
  1.  # 324

Colocado por: HFRO sol bate quase o dia todo no relvado e atinge facilmente 35-40º no verão.

Nestas condições não se deve adubar e regar por cima.
    • HFR
    • 4 outubro 2017

# 325

Ok...

Em muitas zonas o adubo ficava mesmo na terra. Agora já é mais difícil, pois como está quase fechado, algumas bolinhas podem ficar em cima das folhas.
    Mas o termo "fechado" significa só que nao se vê a terra, pois a espessura do relvado é muito pouca.

E o que pode explicar a pouca altura? A relva ainda ser muito jovem ?
  2.  # 326

Colocado por: HFR

Confesso que não faço ideia. Foi a olho. Apanhava umas quantas bolinhas com a mão e ia espalhando aqui e ali sem deixar concentrado. Espalhava como se estivesse a espalhar arroz.

Adubei em Abril, Julho e inicio de Setembro. Digamos que enchia um balde com 2-3 litros de fertilizante e espalhava por um terreno de 70m2. (mais coisa, menos coisa) :-)

Esse e' o problema...

Qual a concentracao de racios de NPK desse adubo de bolas azuis?

E que se for grande... siginfica que no maximo tem de espalhar um pacote de arroz de produto por 100 m2 de forma uniforme ou corre o risco de queimar o relvado.

Precisa de ter um dispersador de mao ou com rodinhas...
    • HFR
    • 4 outubro 2017

# 327

Pois, eu não tenho nada disso... mas o que vale é que agora vem a chuva e os nutrientes sempre se espalham mais para baixo.

Vou ver qual a concentração. sinceramente, não faço ideia, pois é uma saca enorme... apenas fui aconselhado a comprar daquele tipo.
    • emad
    • 4 outubro 2017 editado

# 328

Colocado por: HFRPois, eu não tenho nada disso... mas o que vale é que agora vem a chuva e os nutrientes sempre se espalham mais para baixo.

Vou ver qual a concentração. sinceramente, não faço ideia, pois é uma saca enorme... apenas fui aconselhado a comprar daquele tipo.

Que chuva? Eu quando penso meter adubo vejo primeiro se vai chover a semana toda. Assim ele desfaz-se gradualmente sem queimar a relva.
    O HFR quer a toda a força que a relva cresça e foi colocar adubo com o calor e ainda por cima a regar dia sim dia não. No mínimo tinha de regar de manhã cedo e á noite para a relva não queimar.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • eu
    • 5 outubro 2017 editado

# 329

Relativamente ao adubo, eu uso um truque que evita queimar a relva: dissolvo pequenas quantidades de adubo num balde de 15 litros de água e depois rego com aquela água. Passados uns 15 minutos rego com água limpa.

Assim, a relva não queima, mas dá um bocado de trabalho...
    • HFR
    • 6 outubro 2017

# 330

emad,

Na verdade, são mais as vezes que rego todos os dias desde Março, altura em que plantei todo o escalracho, do que propriamente dia sim, dia não. Talvez agora, em Setembro, seja de facto a cada dois dias.

Contudo, reconheço que talvez tenha exagerado no adubo. Mas atenção, não tenho a relva com aspeto todo queimado, nem nada que se pareça. Apenas me referi a algumas guias e/ou folhas dispersas que estão mais junto ao solo e que têm folha seca por fora, mas verde por dentro. Não sei se a folha tem um tempo de vida, morrendo e regenerando ou se está em crescimento permanente.

Este fim de semana estive a tratar da relva e em boa verdade, estou a notar uma imensidão de novas folhas bem verdes a surgir e o manto a ficar cada vez mais denso.

Começo a achar que realmente a pequena descida de temperatura tem ajudado, pois no verão, o sol bate ali com muita força.

No fundo, talvez isto seja meramente o processo normal de crescimento e eu tivesse a ideia que seria mais rápido. Quando o manto for mais denso, terei maior quantidade de folhas e quiçá, folhas mais compridas.

Amanhã tiro uma foto de manhã e coloco aqui.
  3.  # 331

Bom dia,

O meu relvado (colocado há cerca de 3 meses em tapete, foi aparado há cerca de 2 dias. Curiosamente, hoje de manhã encontrei a terra remexida (como que arrancada) num espaco de cerca de 0,5mtx X 0,5 mt , mesmo junto ao muro . A minha zona tem muitos passáros. Poderá ser outra coisa que não pássaros (espero siceramete que não... :( )

Obrigado.
  4.  # 332

Se no local existirem uns montes de terra pode ser toupeira! Espero sinceramente que não porque são uma praga!
  5.  # 333

Colocado por: jlmfrBom dia,

O meu relvado (colocado há cerca de 3 meses em tapete, foi aparado há cerca de 2 dias. Curiosamente, hoje de manhã encontrei a terra remexida (como que arrancada) num espaco de cerca de 0,5mtx X 0,5 mt , mesmo junto ao muro . A minha zona tem muitos passáros. Poderá ser outra coisa que não pássaros (espero siceramete que não... :( )

Obrigado.

Gatos?
    Cães?
    • jlmfr
    • 12 outubro 2017 editado

# 334

Acho que não são gatos ou cães. .. o meu receio é que possam ser ratos, por exemplo. Não sei....

Não é buraco, apenas terra remecida junto ao muro.
  6.  # 335

eu ia mais para isto:

OURIÇO CACHEIRO
  7.  # 336

Pois, o difícil é confirmar se apenas aparecem à noite....
  8.  # 337

Colocado por: spolivSe no local existirem uns montes de terra pode ser toupeira! Espero sinceramente que não porque são uma praga!

Tenho muro com cerca de 1,2 mt altura e portão. Conseguem trepar o muro?
  9.  # 338

Conseguem trepar o muro?

Elas fazem túneis e passam por debaixo dos muros. Se for uma toupeira nos próximos dias vai aparecer mais terra remexida e pequenos montes de terra. Como disse espero sinceramente que não seja toupeira porque elas destroem um relvado num ápice!
    Normalmente o aspeto do terreno atacado por toupeira é o da imagem que anexo.
      Toupeira.jpg
  10.  # 339

Colocado por: jlmfr

Tenho muro com cerca de 1,2 mt altura e portão. Conseguem trepar o muro?

As toupeiras cavam até 1 metro de profundidade. Podem ter passado por baixo do muro.
    Se forem toupeiras tem de haver montes de terra com relevo à superfície que elas fazem para drenar e ventilar os túneis.
  11.  # 340

Toupeiras são uma praga, granulados e coisas assim não resultou no meu caso.

Existem na amazon à venda uns dispositivos (tipo tubos) para as apanhar vivas, que não experimentei mas fiquei com a ideia que esra a única coisa que funciona: apanhar uma a uma.

Inundar os buracos com água funciona às vezes, mas nem sempre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr

0.1710 seg. NEW