Iniciar sessão ou registar-se
    • sbcnv
    • 17 março 2018 editado

# 421

Colocado por: HFRCom as chuvas fortes e o sol que brilhou há umas 2-3 semanas para cá (ou a eventual subida de alguns graus na temperatura) já começo a ver folha verde do escalracho a aparecer e novas guias a espalharem-se. Finalmente !! O relvado começa a ganhar outra cor, mas ainda assim só algumas zonas estão realmente verdes, o resto é um misto de palha com verde.

Adubei há dias e a chuva já derreteu tudo.

Em desespero pela cor verde e um relvado com toque mais macio e uniforme, há umas 2 semanas espalhei 1kg de semente Festuca (a 70% - o resto é de outras variedades), mesmo por cima da relva. Nalgumas zonas vejo uns cabelinhos timidos, mas no geral não vejo nada de especial.
    Fiz antes o teste num vaso, enterrando ligeiramente e as sementes pegaram logo ao fins de 3 ou 4 dias.

A minha esperança era que se misturassem com a base do escalracho e conseguirem germinar, mas acho que vão ficar para os passarinhos :)

Festuca geralmente leva 10-21 dias para germinar. É manter o solo húmido etc... O escalracho pode dificultar um pouco...

Se pôs por cima da relva provavelmente n da em nada... As semestres precisam de ter contacto directo com o solo
    • HFR
    • 21 março 2018

# 422

Colocado por: sbcnv

Festuca geralmente leva 10-21 dias para germinar. É manter o solo húmido etc... O escalracho pode dificultar um pouco...

Se pôs por cima da relva provavelmente n da em nada... As semestres precisam de ter contacto directo com o solo
    ~

É verdade. Pode não dar em nada.
    Eu já vi folinhas verdes a aparecer vindas de sementes não enterradas. A minha esperança é que caíssem sementes por entre o escalracho e fossem parar perto da raíz, que aliás é o que deve ter acontecido. Aí existe mais humidade e contacto.

As que semei num vaso, enterrando +/- 0,5cm a 1cm, ao fim de 3 ou 4 dias, já se começava a ver algo a aparecer e esse vasinho hoje já as tem, com alguma grossura até. Vou cortando à tesoura, por carolice para ver como é a espécie. Posso dizer que me agrada e muito ao toque (cheiro, quando cortada) e cor.

Vou exprimentar espalhar mais 1kg de semente e ir regando. Com as chuvas que têm caído, nem tenho regado...a areia está sempre molhada. Se não der em nada... paciência. Creio que falta a temperatura do solo subir. Isso ajuda a germinar.

Entretanto o escalracho está a melhorar. O aspecto não é ainda dos melhores, mas substancialmente melhor. Estou convencido que quando a temperatura atingir 20º/23º estável, o tapete vai ficar 100% verde.
    Gostava que a Festuca fizesse parte...
  1.  # 423

Muito sinceramente acho dinheiro jogado fora.

O escalracho vai eventualmente abafar a festuca toda. Não tem hipótese nenhuma a pobre de sobreviver.

Escalracho é mesmo muito agressivo.
    • HFR
    • 22 março 2018

# 424

Pois, eu também tenho essa ideia. Ao todo, o investimento foram uns 12€ (2KG). Comprei ao Kg. Se não der em nada, também não me meto nisso outra vez.

Ainda assim, hoje de manhã e com o sol a bater forte no relvado, vi que estão a aparecer cabelinhos de Festuca por entre o escalracho em várias zonas, mesmo naquelas completamente fechadas pelo escalracho. Não é nada por aí além mas superou as minhas expectativas e se mais sementes germinarem, estou curioso para saber como vai ficar em 1-2 meses. O que não faltam ali são sementes.

É claro que o escalracho é e vai sempre ser dominante. Mas achei que deveria tentar... ! Sei lá, parvoíces !
  2.  # 425

para esse tipo de aplicacao provavelmente o melhor seria lorium perenne ... consegue "crescer"/germinar em coisa de 4-5 dias...
    • HFR
    • 28 março 2018 editado

# 426

A "perene" também está na mistura. Creio que tem tres variedades.

Festuca Arundinácea - 40 % + Festuca Rubra Rubra - 35 % + Lolium Perenne - 20 % + Poa Pratensis - 5 %

Quando me foi vendida de facto disseram 75% de Festuca. Provavelmente nem toda é arundinacea o que é pena.

Cada vez mais noto uma imensidão de cabelinhos verdes a aparecer. Estou convencido que dada a camada fina de escalracho e os espacinhos que ainda existem até ao solo, por entre as guias e folhas, mesmo só "encostando" a semente à terra, ela germina.

O proprio escalracho já começa a crescer novamente ! Falta rapar a palha que ficou do inverno.

No vaso de teste, a folha da relva de semente está a ficar grossa :)

Não sei se dá para ver bem, mas aqui vai uma amostra.
      relva.JPG
  3.  # 427

Este inverno temi pela minha relva.
    As ameaças foram muitas. Neve e cao.
    Até ponderei esta primavera mudar de tipo de relva e mudar para graminha brasileira.
    Mas nao desisti e fui sempre persistente.
    Realmenta a relva tem uma resistencia e uma capacidade de rejuvenescimento enorme.
    Com a mudança de estaçao a relva começou a recuperar.
    Adubo e corte. E muita paciencia a retirar ervas daninhas.
    Ontem dei-lhe corte pente zero.

Aqui vai.
      20180401_092445.jpg
  4.  # 428

Gosto das suas pedras; são muito caras? Se forem vou colocar godo igual ao da cobertura.
    • emad
    • 1 abril 2018 editado

# 429

Colocado por: esptGosto das suas pedras; são muito caras? Se forem vou colocar godo igual ao da cobertura.

Cada saco de 25kgs custou 5€. Mas para cobrir uma area de 1m2 com uma altura de 10 cm precisa de 7 a 8 sacos.
    Como diz o outro. É so fazer as contas.
    Mais vale negociar um big bag.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • sbcnv
    • 1 abril 2018 editado

# 430

Esta bem boa... a minha nem mostro de tao ma que esta :D

A neve e os caes - que so mijam nas pedras quando sou eu a po-los la fora, quando e' a minha mulher, mijam e cagam onde lhes apetece - mais os esquilos e passaros e coelhos a enterrarem as bolotas pelo relvado - a minha mulher durante o inverno pos comida para passaros no jardim e os esquilos vieram em banda ...

Tenho a relva toda remexida e com pouca densidade. Espero que durante agora a primavera recupere.

Hoje ou amanha, vou dar uma sprayzada de Pre-emergente para as ervas daninhas de forma a nem conseguirem germinar. A ver se a KBG que semeei o outono passado comeca a alastrar e consegue estabelecer-se ...

Se nao, faco no final do verao... o relvado vai levar uma boa tareia este verao com as obras do novo deck ...

Aquela relva, a Zoysia, gostava de experimentar, alastra-se com muita facilidade e e' praticamente imortal no entanto na minha zona, em 6-8 meses do ano ficaria amarela tipo palha.
  5.  # 431

Emad provavelmente já referiu atrás sobre qual o tipo de relva mas pedia que dissesse qual é sff.

Está muito porreira e se é como fala é bem resistente.
  6.  # 432

Colocado por: ricardo33020Emad provavelmente já referiu atrás sobre qual o tipo de relva mas pedia que dissesse qual é sff.

Está muito porreira e se é como fala é bem resistente.

Ricardo é relva de tapete normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo33020
  7.  # 433

O tratador também tem marcado a diferença 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
    • HFR
    • 3 abril 2018 editado

# 434

Este fim-de-semana decidi rapar o escalracho seco e queimado do inverno. A palha, portanto !

Depois disso, um corte não muito raso, só para uniformizar e adubei pela ultima vez até ao inverno.

Creio que melhorou o aspecto. Ainda está longe...! Venha o calor :-)
    • HFR
    • 5 abril 2018 editado

# 435

Mas então... "Grama" não é o termo Brasileiro para o equivalente "Escalracho" em Português ? Ou "São Agostinho" / "São Carlos", etc ? Também conhecido muito por "Saint Agoustine grass" nos EUA.

Agora fiquei na duvida...porque o que espalhei foi semente !

Uma coisa é certa...desde que rapei a palha das folhas de escalracho morto no fim-de-semana passado, cortei e adubei, novas folhas estão a aparecer e cada vez tudo está mais verde. Arranquei também algumas guias mortas ou fraquinhas da variedade mais rasteira e nesses espaços re-plantei várias guias jovens excedentes da variedade Floratam. É incrível como esta variedade está sempre viçosa. A ideia é torna-la dominante em toda a àrea. Veremos.

Vejo também muitos cabelinhos verdes da semente e cada vez me parecem mais. Parece mesmo que a semente pegou só de encosto. :-)

Prevejo que este ano fique finalmente 100% fechado e nivelado.
  8.  # 436

agora so falta meter la dois patos para ter isso sempre rapadinho e sem trabalho nenhum...
    • HFR
    • 5 abril 2018 editado

# 437

Nessas situações não se metem patos, mete-se chão de mosaico !

Colocado por: antonylemosagora so falta meter la dois patos para ter isso sempre rapadinho e sem trabalho nenhum...
  9.  # 438

Este fim de semana escarifiquei, fiz overseeding e pus adubo de cavalo.
    Coitado do relvado estava verdinho, agora está castanho de tanto adubo equino!

Mas prevejo em 2, máximo 3 semanas já ter aquilo 5*

A chuva que tem feito também ajuda :)
  10.  # 439

E como tirar (eliminar) isto?
      20180405_171341.jpg
  11.  # 440

Isto
      20180405_171343.jpg

0.2007 seg. NEW