Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 21 maio 2018

# 541

Colocado por: HFRAlgumas guias produzem muitas folhinhas pequeninas, que não passam disso !!

Se não estão à sombra, isso é claramente falta de nutrientes.
  1.  # 542

400 gr de Azoto por 100m2... Assim como fósforo e potassio.

Se não sabe quanto pôs e fazer os cálculos. Caso contrário o relvado pode estar cheio de fome.

Um fertilizante tmb rico em ferro dava jeito... Isso ou é falta de azoto ou ferro.

Tem regado muito? Pode também ser um fungo...
    • HFR
    • 21 maio 2018 editado

# 543

A questão é que as folhas que têm mais crescimento são aquelas que no inverno nem a luz do sol vêm e no verão recebem tanto ou menos sol que as restantes. Esta zona está perto de um muro que tem atrás um terreno com inclinação e vai recebendo por debaixo do sol uma quantidade de água maior, proveniente das chuvas. Quando arranco algumas guias desta zona para re-plantar em outras zonas de crescimento lento, elas trazes raíses enormes e grossas. As proprias guias estão cheias de água por dentro.

Colocado por: eu
    Se não estão à sombra, isso é claramente falta de nutrientes.
    • HFR
    • 21 maio 2018 editado

# 544

Eu não sei ao certo a quantidade que apliquei. Espalhei a olho como se fosse arroz. Creio que 400g é uma quantidade proxima do total que já espalhei ao todo. Eu uso bolinhas azuis e rego de dois em dois dias. No verão, se não regar todos os dias e esses dias forem mesmo quentes, a folha chega a queimar nalgumas zonas. Ela fecha-se e fica palha.

Cheguei a ver musgo colado à terra formando uma espécie de "placa dura". Nessas zonas arranquei-o à mão, espalhei terra e novas guias se fixaram ao solo. Acho que de momento já nem tenho disso.

É só mesmo chato que o crescimento é lento na maioria do relvado. Há guias que a única coisa que dão sao folinhas com 1 a 2cm ou assim. Depois tenho outras zonas bem produtivas, com folhas a atingirem 10cm se necessário, com verde mais forte e mais largura.
    Fico convencido que posso somente cortar a relva de mês a mês por descargo de consciência e para "nivelar as pontas". Isto parece excelente para muitos, mas na verdade revela que ele poderia estar melhor.

Colocado por: sbcnv400 gr de Azoto por 100m2... Assim como fósforo e potassio.

Se não sabe quanto pôs e fazer os cálculos. Caso contrário o relvado pode estar cheio de fome.

Um fertilizante tmb rico em ferro dava jeito... Isso ou é falta de azoto ou ferro.

Tem regado muito? Pode também ser um fungo...
  2.  # 545

Tenho uns canteiros com flores e arbustos perenes que na altura ficaram com rega automática e cobertas com casca de Carvalho/pinheiro pequenas.
    Visualmente não me agrada para além de estar sempre a sujar os muros dos canteiros. Estava a pensar em colocar pedras brancas tamanho médio-pequeno.
    Tenho de tirar primeiro a casca e/ou colocar alguma outra coisa, ou posso colocar diretamente a pedra por cima da casca?
  3.  # 546

após semear a relva quantos dias demora a começar a germinar?
  4.  # 547

Colocado por: omegaapós semear a relva quantos dias demora a começar a germinar?

Depende da espécie.... Lori um perene 4-5 dias... Poa pratensis cerca de 25
    Estas pessoas agradeceram este comentário: omega
    • sbcnv
    • 26 maio 2018 editado

# 548

O meu relvado tem estado bomzinho no entanto os ultimos dias fizeram uma coisa que o amarelou um pouco...

O meu corta relva apesar de estar afiado ... memso em dias de sol, quando eu cortava, nao se aguentava muito e fazia montes de relva deixando imensos para tras ao inves de fazer "mulch" como deve ser...

Ora, devido a chuvas recentes, o solo esta muito saturado e mesmo apesar de estar sol ha 2-3 dias para ca... quando cortei a relva, apesar de estar seco, a relva quando cortava estava humida criando entupimentos no cortador de relva... acabando por deixar para tras imensos montinhos de relva que estao agora a secar e a dar a cor amarela ao relvado.

Cortei o relvado recente a 3 polegadas de altura e tentei ontem 2.5 polegadas... acho 2.5 demasiado curto pelo que me vou ficar pelos 3.

A relva parece estar bastante densa como se pode ver pelas fotografias e pelo video que tirei... pena o amarelado da relva seca dos restos que o cortador de relva deixou para tras. Solucao - ao inves de mulch comecei a por o saco e parece estar OK.

https://www.youtube.com/watch?v=VJxbgmggZyg

Pelo video da para perceber que mexendo um bocadinho na relva... a palha espalha-se e o amarelo desaparece...
    • HFR
    • 28 maio 2018

# 549

Sim, com saco, ela aspira o cortado. Era o que faria !

Quem me dera que a minha estivesse assim tão densa !
  5.  # 550

Colocado por: engjorgeguedesTenho uns canteiros com flores e arbustos perenes que na altura ficaram com rega automática e cobertas com casca de Carvalho/pinheiro pequenas.
    Visualmente não me agrada para além de estar sempre a sujar os muros dos canteiros. Estava a pensar em colocar pedras brancas tamanho médio-pequeno.
    Tenho de tirar primeiro a casca e/ou colocar alguma outra coisa, ou posso colocar diretamente a pedra por cima da casca?
  6.  # 551

O meu anda assim:
      20180519_125855.jpg
    • HFR
    • 29 maio 2018 editado

# 552

Verdiiiinho :)
  7.  # 553

Dia de adubar com boa dose de ferro e cortar a relva... O calor põe aqui tem apertado... 36C hoje com índice de humidade a 85%

null
    • HFR
    • 30 maio 2018

# 554

Onde estao 36º ?

Também quero :-)

Colocado por: sbcnvDia de adubar com boa dose de ferro e cortar a relva... O calor põe aqui tem apertado... 36C hoje com índice de humidade a 85%

8.  # 555

Com 85% de humidade nao quer nao ... parece uma sauna quando se sai do AC
    • eu
    • 30 maio 2018

# 556

Colocado por: sbcnvCom 85% de humidade nao quer nao

Imagino...

85% de humidade, até com 26 graus parece o inferno...
    • HFR
    • 1 junho 2018

# 557

hmmm 85% humidade com 36º é fruta :-)

EUA ?
  9.  # 558

Estou tramado... Acabei de cortar a relva e estava a olhar e pareceu tudo bem e todo contente com o aspecto. Resolvi espacar a relva com as mãos e mais junto ao solo vejo fungos a crescer tipo bolas de algodão quase.... Estou lixado. Amanhã à ver se vou já comprar propiconazole para aplicar e que a humidade é calor vai ficar mais uns dias...

Sim é Nordeste EUA...
    • HFR
    • 3 junho 2018

# 559

:-) logo vi pela arquitetura e formato do jardim.
    Trata esse fungo rapidamente !
  10.  # 560

Finalmente já tenho o meu jardim com relva! Faz hoje uma semana, coloquei tapete de relva, cerca de 100m2. O sistema de rega está programado da seguinte maneira. Tenho 3 zonas, cada zona com 6 pulverizadores. Cada zona rega cerca de 7 minutos, às 06h:00 , 13h:00 e 23h30. O que acham?

0.2011 seg. NEW