Iniciar sessão ou registar-se
  1. É comum aplicar adubo em janeiro? Tinha a ideia de que o mais comum é aplicar em novembro e depois no início da primavera.
  2. Colocado por: estimadarochaEu também vou fazer a minha rega... Daqui a 1 mês deve estar pronta... Só gostava de saber onde comprar a kikuyu barata...

Também ando a procura de Kikuyu e pelo que tenho visto não há muito e de facto não é barata, só espero que pegue.
  3. Colocado por: NortenhoÉ comum aplicar adubo em janeiro? Tinha a ideia de que o mais comum é aplicar em novembro e depois no início da primavera.

Não costumo meter, mas estava tão mole que tinha de levar uma injeção de crescimento..não costumo colocar entre Novembro de Março, e muito menos tanto kg, senão não ganhava para o adubo :p
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  4. Colocado por: SS1128Esse tipo de relva nunca encontrei barata..pensei em colocar também, porque o solo é arenoso e é muito exigente a nível hídrico para manter o relvado verde no verão, mas depois vejo sítios indicar 1kg para 100m2..e custam entre 70 a 80€ o kg..se gastasse 300€ em semente era posto na rua, ahah

Comecei o ano passado a fazer reforço de semente para não deixar as daninhas ganharem força, mas mesmo assim só gasto 20€ em semente..só ao fim de 15 anos é que recuperava o investimento..se não morre-se a relva..

Para essa área toda deve passar dos 2500€ de semente..é preciso coragem :)

Tem a certeza que não quer por semente normal? Compro por volta dos 4€ o kg e aguenta bem os verões (desde q não falte água) e os invernos aqui de Aveiro..

A minha este ano ficou um bocado abananada depois da vaga de frio de Janeiro..como até os aspersores congelavam não conseguia regar de manhã para tirar o gelo da folha..ficou fraquinha.

Mal acabou a geada carreguei forte no adubo..12,5kg de 12-12-17 da Fermag. Gosto muito deste, tem pouco azoto, mas tem outros elementos que a relva parece gostar..(12% fósforo, 17% potássio, 2% magnésio e 20% de Enxofre)..cheira mal o adubo, mas tenho tido bons resultados com ele.

15 dias depois levou com mais 10kg de mistura de Nitromagnésio 27 e o 12-12-17..ficou com azoto de longa duração (amoniacal) e libertação rápida (nítrico).

A recuperação foi muito boa, conforme na imagem (tirada no fim de semana).

Agora para meio de Março vai levar o tratamento de Verão..mais 5kg de semente e 120kg de adubo orgânico granulado (para os micro nutrientes). Quero ver se este ano me avanço à milhã..
      1613574499528.jpg

'mais 5kg de semente e 120kg de adubo orgânico granulado (para os micro nutrientes). Quero ver se este ano me avanço à milhã..'
    Peço desculpa mas essas quantidades são para que área?? Eu para relvar tenho 250m e não tenho ideia da quantidade de sementes que devo comprar, ao ver as suas quantidades até me assustei.
  5. São para ~350m2, mas é só para reforço. Quando semeei foram 8kg no primeiro dia, e depois mais 5 quando terminou de germinar e se via as falhas.

Os 120kg parecem muito, mas são sacos de 40kg se não me falha a memoria e custam ~6€ cada um. Para 250m2, em semente normal, gastava uns 10kg para ficar bem denso e depois aplica mais quando vir onde não germinou.
  6. Colocado por: RuipsmTenho uma dúvida que julgo que alguém aqui me poderá esclarecer. Quando for semear o Kikuyu posso também semear na mesma altura relva tipo daquela fininha? Pergunto pois não sei se essa relva cresce mais rápido do que a kikuyu, e assim o jardim fica mais rápido verde, depois a kikuyu ao crescer ia "eliminando" essa relva. Ou não é viável fazer isso?

É o que habitualmente se faz com as demais gramas (santo Agostinho e São Carlos, as mais comuns em Portugal), portanto penso que com a kikuyu também.
  7. Colocado por: lmcaet
    É o que habitualmente se faz com as demais gramas (santo Agostinho e São Carlos, as mais comuns em Portugal), portanto penso que com a kikuyu também.

Obrigado então na mesma altura vou semear a kykuyo e se meio também a normal para ficar "verde rápido" depois a kykuyo acabará por "comer" a outra relva
  8. Colocado por: SS1128São para ~350m2, mas é só para reforço. Quando semeei foram 8kg no primeiro dia, e depois mais 5 quando terminou de germinar e se via as falhas.

Os 120kg parecem muito, mas são sacos de 40kg se não me falha a memoria e custam ~6€ cada um. Para 250m2, em semente normal, gastava uns 10kg para ficar bem denso e depois aplica mais quando vir onde não germinou.

E foi Kikuyu que semeou?? Ao preço a que vejo o KiKuyu só em semente eram quase 500€, para mim é um grande investimento sendo que poderá não germinar. O Ano passado gastei mais ao menos isso em relva de tapete, esteve linda até lhe dar uma praga de umas minhocas que lhe devoraram as raízes.
    • SS1128
    • 17 fevereiro 2021 editado
    Relva normal de sementeira. Também tenho dessas minhocas, mas tem se aguentado..o meu pai (é jardineiro) já aplicou um inseticida granular para esses bichos, mas não se lembra qual era o nome..também queria dizimar essa porcaria..

E não sei se eles não atacam esse tipo de relva.ate as couves eles mataram no ano passado..
  9. Colocado por: SS1128São para ~350m2, mas é só para reforço. Quando semeei foram 8kg no primeiro dia, e depois mais 5 quando terminou de germinar e se via as falhas.

Mas usou 120kg de adubo para 350m2? Isso dá 340g de produto por cada m2. Não é quantidade a mais?
    Concordam com este comentário: eu, CJ
    • CJ
    • 18 fevereiro 2021
    Colocado por: SS1128Relva normal de sementeira. Também tenho dessas minhocas, mas tem se aguentado..o meu pai (é jardineiro) já aplicou um inseticida granular para esses bichos, mas não se lembra qual era o nome..também queria dizimar essa porcaria..

E não sei se eles não atacam esse tipo de relva.ate as couves eles mataram no ano passado..

Talvez tenha sido este Bayer Dylox 6.2
  10. Colocado por: estimadarochaClaro que vou fazer rega não me estava a ver a regar essa área à unha

Então ainda mais exagero me parece. Mesmo que essa água venha de furo ou poço acho um atentado ambiental
    • CJ
    • 18 fevereiro 2021
    Colocado por: lmrabbitFiz umas pesquisas sobre os herbicidas e encontrei este,kb evergreen feed & weed, será este o indicado para o meu relvado, neste caso o produto é em granulado, estou a pensar comprar 6kg para aplicar nos 250m² que tenho para relvar.
    Obrigada

Esse produto e um adubo com herbicida normanmente nao contemplam todas as ervas daninhas.
    Eu optaria por renovar toda a area,primeiro limpar todo o terreno na primavera,esperar 4 semanas,se nao chover,dar uma Rega no terreno de vez enquando,porque o terreno deve estar cheio de sementes de ervas daninhas,se plantar Logo a relva,esta vai ficar novamente cheia de daninhas
    O uso do herbicida nao vai empedir as sementes das daninhas de germinarem,ou seja ira deitar dinheiro ao lixo.
    Se depois das 4 semanas voltar a ter muitas daninhas ai podera optar pelo herbicida pois a maior Parte das sementes Teram germinado.
    Ter atencao depois de ter semeado Nova relva,nao é aconcelhavel dar herbicida durante o primeiro ano pois podera tambem prejudicar a relva
  11. Colocado por: Paramonte

Então ainda mais exagero me parece. Mesmo que essa água venha de furo ou poço acho um atentado ambiental

Se for dividido por 20 casas já não é?
  12. Colocado por: rjmsilvaSe for dividido por 20 casas já não é?

20 ou 100 casas. A água é um bem precioso, independentemente do número de casas. No meu caso foram 500 m2. Melhor decisão, não me arrependo.
  13. Colocado por: Nortenho

Mas usou 120kg de adubo para 350m2? Isso dá 340g de produto por cada m2. Não é quantidade a mais?
    Concordam com este comentário:eu,CJ

Adubo Orgânico, aquilo tem muito pouco azoto, é mais para fornecer os micro nutrientes do que outra coisa. O problema é que cheira mesmo mal durante uns dias, mesmo a regar 2as vezes por dia..mas dá um "boost" jeitoso no relvado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
      1613718333320.jpg
      1613718333315.jpg
    • ptuga
    • 19 fevereiro 2021
    E robots corta-relva, há feedback? A patroa só deixava ter relva natural se não tivesse de andar a perder tempo semanal a cortar a relva e eu na loucura mandei vir um.
    Na teoria e na net o pessoal gosta daquilo. Vamos ver.
    • alexp
    • 19 fevereiro 2021
    Alguém me consegue dizer que relva é esta?
      re.jpg
    • jg231
    • 21 fevereiro 2021
    Colocado por: SS1128Esse tipo de relva nunca encontrei barata..pensei em colocar também, porque o solo é arenoso e é muito exigente a nível hídrico para manter o relvado verde no verão, mas depois vejo sítios indicar 1kg para 100m2..e custam entre 70 a 80€ o kg..se gastasse 300€ em semente era posto na rua, ahah

Comecei o ano passado a fazer reforço de semente para não deixar as daninhas ganharem força, mas mesmo assim só gasto 20€ em semente..só ao fim de 15 anos é que recuperava o investimento..se não morre-se a relva..

Para essa área toda deve passar dos 2500€ de semente..é preciso coragem :)

Tem a certeza que não quer por semente normal? Compro por volta dos 4€ o kg e aguenta bem os verões (desde q não falte água) e os invernos aqui de Aveiro..

A minha este ano ficou um bocado abananada depois da vaga de frio de Janeiro..como até os aspersores congelavam não conseguia regar de manhã para tirar o gelo da folha..ficou fraquinha.

Mal acabou a geada carreguei forte no adubo..12,5kg de 12-12-17 da Fermag. Gosto muito deste, tem pouco azoto, mas tem outros elementos que a relva parece gostar..(12% fósforo, 17% potássio, 2% magnésio e 20% de Enxofre)..cheira mal o adubo, mas tenho tido bons resultados com ele.

15 dias depois levou com mais 10kg de mistura de Nitromagnésio 27 e o 12-12-17..ficou com azoto de longa duração (amoniacal) e libertação rápida (nítrico).

A recuperação foi muito boa, conforme na imagem (tirada no fim de semana).

Agora para meio de Março vai levar o tratamento de Verão..mais 5kg de semente e 120kg de adubo orgânico granulado (para os micro nutrientes). Quero ver se este ano me avanço à milhã..
      1613574499528.jpg

Qual é a sua relva?
    • SS1128
    • 22 fevereiro 2021 editado
    Colocado por: jg231

Qual é a sua relva?

É uma mistura de Festuca da Fitó que vendem a granel a 4€/kg. No outro lado do jardim tenho outra semente deles que é a "Resistente" e é um pedaço mais escura e rija (4,8€/kg), mas demora 3 semanas a germinar enquanto a outra ao fim de 7 dias já tem cabelos a furar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231

1.0043 seg. NEW