Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: emadcomo esta semana dão chuva, foi dia de colocar adubo.
    Daqui a 15 dias leva corte baixo.
    Daqui a um mês será escarificada, cortada, e leva mais uma dose de adubo e mais semente de relva..
    Depois disto o corte sera uma medida acima. O corte é sempre de 15 em 15 dias.
    Antes de cada corte é preciso tirar o máximo de ervas daninhas.
    Ponto de partida. O inverno e o cão foram duros.
      IMG_20180211_091348.jpg
      IMG_20180211_090954.jpg
      IMG_20180211_091520.jpg

Emad como fez a separação entre o seixo e a relva? Colocou algum tipo de separador proprio para o efeito?
    • emad
    • 11 fevereiro 2018

# 2

Uma banda de aço que espeta no chão para separar a relva do godo.
  2.  # 3

Colocado por: emadUma banda de aço que espeta no chão para separar a relva do godo.
    onde comprou?
    • emad
    • 11 fevereiro 2018 editado

# 4

Foi o jardineiro. Mas há disto no Leroy e também em plástico.
  3.  # 5

Colocado por: emadFoi o jardineiro. Mas há disto no Leroy e também em plástico.

Em plastico nao quero. Queria mesmo em metal.
    Pensei que tivesse sido você a comprar, sendo assim vou continuar a procurar.
    • HFR
    • 15 fevereiro 2018

# 6

Algumas casas já vendem essa mistura a 70%+20%+10% ou muito parecido, para cada uma das especie que refere e pela mesma ordem.
    Eu comprei isso ao peso, vindo de uma saca. 1Kg = 6€ ou parecido. Deve dar para uns 50 a 70m2.

Experimentei por num vaso antes de misturar na minha atual relva e passado uma semana, ja vejo uns cabelinhos !! :-)

Julgo que o Leroy Merlin tenha isso. Chama-se " Relva Rustica da marca SIRO ". Mas certifique-se das especies que lá estão dentro e suas percentagens de concentração. É que algumas marcas também têm produtos chamados "relva rustica " e nem dizem a especie ou especies que estão la dentro e suas concentrações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui20andre
  4.  # 7

Colocado por: emadcomo esta semana dão chuva, foi dia de colocar adubo.
    Daqui a 15 dias leva corte baixo.
    Daqui a um mês será escarificada, cortada, e leva mais uma dose de adubo e mais semente de relva..
    Depois disto o corte sera uma medida acima. O corte é sempre de 15 em 15 dias.
    Antes de cada corte é preciso tirar o máximo de ervas daninhas.
    Ponto de partida. O inverno e o cão foram duros.
      IMG_20180211_091348.jpg
      IMG_20180211_090954.jpg
      IMG_20180211_091520.jpg

Se o cão fosse tivesse sido duro com a relva tinha aí três ou quatro buracos....e essa pedra estava toda espalhada pela relva e também uns buracos pelo meio..
    Infelizmente sei o que digo..:-(
  5.  # 8

O meu relvado até se portou bem durante o Inverno. Algumas aplicações de ferro em meses intercalados ajudaram bastante. Os cães estiveram barrados do jardim enquanto a grama não pegou. Agora na primavera vão voltar a estar barrados por causa do overseeding.
      20180213_160419.jpg
      20180213_094741.jpg
    • HFR
    • 19 fevereiro 2018 editado

# 9

Ou tem uma máquina muito boa com filtros modernos ou a sua relva está espetacular !

O meu escalracho ficou uma nódoa, tirando uma zona perto de um muro. Muita folha seca, amarelada, acastanhada. Até houve zonas em que so se vêm as guias.

Felizmente já vejo algumas folhas bem verdes a surgir vindas por debaixo das secas. As daninhas estão bem controladas, mas a camada de relva é ainda muito fina. Acredito e espero que quando a camada de guias for mais densa, ela aguente mais o frio do inverno. Houveram dias com graus negativos e de dia não mais que 8º.

Ontem apliquei adubo (diluido em agua e pulverizado para o chão) e reguei abundamente depois. Daqui a um mês vou repetir.

Entretanto apliquei a Festuca num vaso de testes e ela começou a nascer. Ao fim de uma semana já tem 6cm ! Estou tentado em aplicar semente juntamente com o escalracho. Se calhar a semente não penetra nalgumas zonas em que ele já fechou bem. Estou muito tentado ! :-)
    • HFR
    • 19 fevereiro 2018

# 10

A proposito, o meu abubo diz o seguinte :

12-12-17s
    (2+MgO+6S+B+Zn)

12% Azoto, dos quais 6,5% Azoto amoniacal e 5,5% Azoto Nítrico
    12% de Pentóxido de Fósdofo (P2O5) - Solúvel em citrato de amónio neutro e água (6% de (P2O5) solúvgel em água)
    17% de Óxido de Potássio (K2O) procedente de sulfato e soluvel em água
    2% de Óxido de magnésio (MgO)
    6% de Trióxido de Enxofre (So3)
    0,02% de Boro (B)
    0,01% de Zinco (Zn)
    Pobre em Cloro

Portanto, ele tem Azoto, Fosforo, Potássio, Magnésio, Enxofre, Boro e Zinco.

São as bolinhas azuis. É bom, certo ?
    • sbcnv
    • 20 fevereiro 2018

# 11

sim eh um adubo praticamente equilibrado.

Geralmente a partir de certo momento so interessa o Azoto... o fosfordo e potassio nao sao usados muito (a nao ser no crescimento de nova relva) ... se nao estiver a fazer relva nova e se adubo so com N for mais barato... va so para o N.
    • HFR
    • 20 fevereiro 2018 editado

# 12

Ok, bom saber !

No ano passado comprei uma saca grande. Como o meu relvado tem 70m2 aproximadamente, deduzo que tenha que gastar disto durante uns anos :)

Daqui a 2 semanas dou novamente diluída em água com o pulverizadora direto junto à relva. Este ano vou fazer assim, em vez de espalhar as bolinhas. Não sei se será melhor.

Ganho alguma coisa em dar um específico só de Azoto ? Será que potencia o crescimento ? É que o crescimento de uma parte grande do meu escalracho é muito lento e as folhas não atingem altura nenhuma. É certo que entretanto tivemos o inverno, mas no verão passado deu para ter uma ideia. Deve ser da especie de escalracho, porque tenho uma zona onde outra especie de escalracho é dominante e essa cresce lindamente, com folhas largas, altas e guias muito bonitas (roxas) e está a alastrar...espero que domine o relvado todo por cima da outra, se ainda for a tempo disso.

É por este motivo que pondero misturar a Festuca (TTTF), embora duvido que as sementes dêm qualquer coisa que seja nas zonas onde o escalracho já fechou, até porque não vou conseguir semear nada. A semente só em contato com a terra provavelmente não germina.

Mas se a solução for só dar abudo de Azoto, melhor... !
  6.  # 13

Com este tempo de chuva constante é aconselhado colocar substrato e relva semente para re-semear em relvado com algumas carências de relva?
  7.  # 14

Neste

Colocado por: engjorgeguedesO que fazer a este relvado?
  8.  # 15

Com este tempo de chuva constante é aconselhado colocar substrato e relva semente para re-semear em relvado com algumas carências de relva?
  9.  # 16

Colocado por: engjorgeguedesCom este tempo de chuva constante é aconselhado colocar substrato e relva semente para re-semear em relvado com algumas carências de relva?

Sinceramente não o aconselharia a semear já já. Pelo menos não esta semana.

Pode começar a preparar o terreno para tal, mas não semeie. Com as chuvas fortes que têm ocorrido a fina camada de terra que teria de por em cima das sementes seria demasiado massacrada e é mto provável que as sementes ficassem expostas e não germinassem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: engjorgeguedes
  10.  # 17

Quanto tempo após re-semear posso fazer o primeiro corte?
  11.  # 18

qd tiver um palmo de relva
    • HFR
    • 16 março 2018 editado

# 19

Com as chuvas fortes e o sol que brilhou há umas 2-3 semanas para cá (ou a eventual subida de alguns graus na temperatura) já começo a ver folha verde do escalracho a aparecer e novas guias a espalharem-se. Finalmente !! O relvado começa a ganhar outra cor, mas ainda assim só algumas zonas estão realmente verdes, o resto é um misto de palha com verde.

Adubei há dias e a chuva já derreteu tudo.

Em desespero pela cor verde e um relvado com toque mais macio e uniforme, há umas 2 semanas espalhei 1kg de semente Festuca (a 70% - o resto é de outras variedades), mesmo por cima da relva. Nalgumas zonas vejo uns cabelinhos timidos, mas no geral não vejo nada de especial.
    Fiz antes o teste num vaso, enterrando ligeiramente e as sementes pegaram logo ao fins de 3 ou 4 dias.

A minha esperança era que se misturassem com a base do escalracho e conseguirem germinar, mas acho que vão ficar para os passarinhos :)
  12.  # 20

Deve se cortar, depois escarificar e depois colocar semente nova ou escarificar cortar e semente?
    No fim substrato/adubo?

0.1595 seg. NEW