Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Anaa
    Permita-me a honestidade... Não gosto. Faz-me lembrar Lego.. tudo certinho direitinho do mesmo tamanho e feitio.
    Gosto do RC e no piso 1 puxava a parede até à ponta da pala 1/3 do piso e fazia a sombra com aqueles quadrados saídos da foto que coloquei anteriormente. O 1/3 restante uma varanda pequena ou palas mas sem piso (não consigo explicar melhor)

    a questão da sombra tem medida não é colocar 40cm e já tem sombra nos vidros, o ideal seriam de 1,5m as palas no minimo mas iss tambem custa dinheiro.
    eu também não fiz a casa para agradar ao outro mas sim para me agradar a mim pois sou eu que a estou a pagar com muito custo.
    as caixa que fala em volta das janelas eu tambem não acho piada, cada um deve fazer uma casa aos seu gostos e não aos gostos dos outros nem ao que está na moda.
    quando diz tudo direitinho pois mesmo esse o propósito para ter uma casa funcional e sem grandes rórócós que costumam encarecer as obras e depois ficam uma merd.. pois muitos dos empreiteiros e bota para a frente que é o corrente que vemos por aqui
    outra coisa foi, queria muita luz natural, cheio de viver no escuro estou eu
  2.  # 22

    Anaa

    para alem de estética ou vantagens e desvantagens, um quarto ter um varanda é a meu ver maior qualidade de vida.
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo, Ricardo Al
  3.  # 23

    Sem dúvida! Cada um tem os seus gostos e deve fazer de acordo com o que gosta e ainda bem que assim é senão vivíamos num mundo sem graça!
    A funcionalidade para mim é o mais importante, talvez por isso questione tanto as varandas.. se não fazemos uso para quê ter?
    Rococós tb não gosto, mas não considero os quadrados rococó, pelo contrário até acho uma solução simples e esteticamente bastante agradável ao meu olhar.
    Concordam com este comentário: TZW
  4.  # 24

    Colocado por: marco1Anaa

    para alem de estética ou vantagens e desvantagens, um quarto ter um varanda é a meu ver maior qualidade de vida.
    Concordam com este comentário:nelson__ricardo

    Porquê?
    Concordam com este comentário: Marcopom
    •  
      GMCQ
    • 29 maio 2017

     # 25

    Só se for do tipo de qualidade que sim sra quero, não preciso, mas se um dia precisar terá que lá estar...
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 29 maio 2017

     # 26

    Disse me o pedreiro que era bom para a mulher sacudir os tapetes, eu limitei-me a perguntar quais...
  5.  # 27

    Para mim o mais importante foi o controlo solar daí eu fazer a orientação a sul depois tenho uma vista desafogada
    Concordam com este comentário: TZW
  6.  # 28

    Para moradias com zona de lazer não vejo incremento na qualidade de vida porque não me imagino sentada na varanda podendo estar sentada no jardim.
    Eu tenho no apartamento boas varandas e aí sim sem dúvida! Uso bastante e gosto de lá estar mas é por ser apartamento.. não tenho outra opção de ar livre 🙂
    Concordam com este comentário: TZW, GMCQ
  7.  # 29

    Tenho uma varanda com 30 metros de comprimento seguidos... se vou usar muito, se calhar não ? Talvez no verão a noite para beber uma mini ou quando fizer uma patuscada... Tem uma vista bonita e sobtetudo faz controlo solar dos vaos de forma estética.. vai custar uns bons euros ... agora está, siga para a frente.
    Concordam com este comentário: TZW
    •  
      GMCQ
    • 29 maio 2017 editado

     # 30

    Colocado por: AnaaPara moradias com zona de lazer não vejo incremento na qualidade de vida porque não me imagino sentada na varanda podendo estar sentada no jardim.
    Eu tenho no apartamento boas varandas e aí sim sem dúvida! Uso bastante e gosto de lá estar mas é por ser apartamento.. não tenho outra opção de ar livre 🙂
    Concordam com este comentário:TZW,GMCQ

    Era o que eu dizia, num apartamento faz todo o sentido porque é a única forma de estar "lá fora cá dentro". Já numa moradia começa a ser questionável. E já essa questão do controlo solar... para quem ñ quer varandas (mesmo e ponto final), com o dinheiro que poupa a não fazê-las, facilmente encontra outro mecanismo para controlo solar dos vãos.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  8.  # 31

    Colocado por: GMCQcom o dinheiro que poupa a não fazê-las, facilmente encontra outro mecanismo para controlo solar dos vãos.

    Sim, mas não é a mesma coisa. Estar na sala com vistas desbloqueadas para o jardim é um pouco diferente de estar enclausurando com o estor ou brisa solar fechados. Então nos casos de grandes vãos, acho um disparate. Gastam uma pipa de massa nos envidraçados para estarem tapados.
    Concordam com este comentário: callinas
  9.  # 32

    Por isso as casa são todas diferentes.
    Já para não falar da chuva.

    Essa tipo de casa com os rectângulos de chocolate, são óptimas para o aparecimento de patologias associadas a esses elementos.
    •  
      GMCQ
    • 29 maio 2017

     # 33

    Colocado por: alexp
    Sim, mas não é a mesma coisa. Estar na sala com vistas desbloqueadas para o jardim é um pouco diferente de estar enclausurando com o estor ou brisa solar fechados. Então nos casos de grandes vãos, acho um disparate. Gastam uma pipa de massa nos envidraçados para estarem tapados.
    Concordam com este comentário:callinas


    Então vamos lá ver, se por cima de um vão (pequeno ou grande, ñ interessa) tiver uma varanda isto quererá dizer que para si já ñ precisa de estores ou brisas solares (ou outro mecanismo)? Eu acho que iria precisar à mesma, porque em certas horas do dia haveria ali aquele sombreamento da varanda, mas e se eu quisesse mais privacidade? Aí julgo que a varanda já não iria resolver.
  10.  # 34

    No apartamento tenho varanda sala+cozinha, nos quartos 1 tem varanda o outro tem janela normal. Quando bate o sol desse lado não noto diferença entre um quarto e outro. A parte da "composição dos vidros" tb influencia a passagem ou não do calor, certo? Os estores para mim têm como principal função a privacidade por isso são indispensáveis. O que se poupa em varandas consegue-se uma solução melhor de vidros?
  11.  # 35

    Não há milagres . Se as palas forem feitas de modo a permitir que no inverno o sol bata nas janelas e entre em casa e no verão não incida nos vidros, é uma mais valia .
  12.  # 36

    Anna

    repare que eu disse a meu ver
    no seu ver não é e é legitimo igualmente. Não podemos gostar e viver todos da mesma forma, cada um tem a sua maneira de viver os espaços.
    para mim estar nem que seja num 1º andar estar num quarto e ter a possibilidade de em dois passos poder estar no "exterior" sem ter de passar pelo resto da casa é uma mais valia. já não vou falar que "tecnicamente" terá outra proteção dos vãos tanto em termos de chuva como termicamente.
    o não fazer uso é muito relativo a cada um de nós por conseguinte.
  13.  # 37

    Daí a minha questão logo no início, quem tem usa?
    Até posso achar no momento que não faz falta nenhuma em termos de usufruir do espaço (à parte tudo o que implica a parte técnica) e um dia se não tiver achar imensa falta ou que tiver e realmente não dar uso nenhum.
    No presente uso bastante a varanda (da sala/cozinha) tenho mesa cadeiras plantas... É o meu espaço de lazer.. mas é um apartamento onde não tenho alternativa.
  14.  # 38

    Colocado por: Anaa
    Porquê?
    Concordam com este comentário:Marcopom

    E porque não?
  15.  # 39

    Colocado por: Ricardo Al
    E porque não?


    A sua não resposta não faz sentido, em resposta ao "Porquê" da Anaa.

    De facto era interessante na perspetiva do arquitecto, compreender a questão da qualidade de vida.

    Quando comprei o meu apartamento uma das coisas que gostei foi que tinha uma janela que era praticamente todo o tamanho da sala e começa à altura dos joelhos - +-35cm do chão. Com proteção e dá bastante luz à minha sala e cozinha. Nas traseiras os vizinhos do último piso têm varandas...que não usam...e os que moram por baixo têm infiltrações desses de cima.

    Qualidade de vida para mim só com terraços ou espaço à volta da casa. Varandas com utilização, vi 2 ou 3% até hoje.

    Deixo aqui um link para fotos da urbanização do meu apartamento e podem ver no interior as janelas e como é feita a proteção

    https://img.olx.pt/images_olxpt/903723435_2_644x461_fantstico-t2-quinta-do-conventinho-imagens_rev024.jpg
  16.  # 40

    Colocado por: Ricardo Al
    E porque não?


    O meu porquê é para me mostrarem pontos de vista diferentes do meu!
    O Marco1 mostrou-me o dele, bastante válido, agora sim ou não em nada me adianta para abrir horizontes ou perceber se realmente poderá vir a fazer sentido para mim.
 
0.0255 seg. NEW