Iniciar sessão ou registar-se
    • CACC
    • 30 maio 2017 editado

# 1

Bom dia!

Sou principiante neste fórum e também na construção de uma casa!

Tenho seguindo alguns tópicos de discussão aqui no fórum mas ainda não consegui encontrar um que respondesse às minhas dúvidas.
    Qual a melhor forma de garantir um bom isolamento térmico e principalmente acústico?
    O que fazer às paredes para garantir esse isolamento?
    Caixilharia, o que devo escolher? Marcas, tipo de vidro?

O arquiteto e empreiteiro da obra dizem que aquilo que colocam é do melhor! Tretas já eu sei.

A casa neste momento tem classificação energética A+.
    Como posso ter a certeza disso?

Neste momento a casa só tem as paredes erguidas, ainda posso mudar muita coisa, por isso peço a vossa ajuda.

Obrigado
  1.  # 2

Capoto Webber de 6 cm, é bom?

Vidro duplo de 6-22-6 com argon! O que acham?
  2.  # 3

Colocado por: CACCCapoto Webber de 6 cm, é bom?

É! Mas como em tudo, depende muito da forma como é aplicado, e das suas exigências/espectativas.

Colocado por: CACCVidro duplo de 6-22-6 com argon! O que acham?

Um dos vidros deveria ter espessura diferente, melhora a acústica. A caixilharia tb é importante. Os pormenores de assentamento podem fazer toda a diferença
    Concordam com este comentário: riscos
  3.  # 4

Olá,

Ontem fui a uma casa de materiais e apresentaram-me uma tela refletora que é solução de isolamento térmico e contra humidades.
    Basicamente são das peliculas de alumínio separadas por duas camadas daquelas bolhas de ar que vêm normalmente a proteger mercadorias e custa cerca de 4€/m^2 + IVA.
    A nível de isolamento acústico não sei se funciona, mas a nível de isolamento térmico, uma película de 8mm é o equivalente a wallmate de cerca de 50mm.
  4.  # 5

Colocado por: fjcg87mas a nível de isolamento térmico, uma película de 8mm é o equivalente a wallmate de cerca de 50mm.

Tem provas disso ou foi aquilo que o vendedor lhe fez crer?
    Concordam com este comentário: Picareta, fernandoFerreira
  5.  # 6

Colocado por: CACCCapoto Webber de 6 cm, é bom?

Somos suspeitos por falar pois a weber é a marca principal que representamos, no entanto se o sistema é bom? É claro que sim =) Haverá mais bons claro, mas ficará bem servido de certeza absoluta.

Quantos aos 6 cms tem de se ter em conta de como será a parede em questão da vivenda, mas penso que isso foi tudo visto =P
  6.  # 7

nos vidros caixa de ar 22 com argon, que sistema é este ? sempre tenho ouvido que 16 é o máximo recomendado.
    Concordam com este comentário: Marcopom
  7.  # 8

Colocado por: CACCBom dia!

Sou principiante neste fórum e também na construção de uma casa!

Tenho seguindo alguns tópicos de discussão aqui no fórum mas ainda não consegui encontrar um que respondesse às minhas dúvidas.
    Qual a melhor forma de garantir um bom isolamento térmico e principalmente acústico?
    O que fazer às paredes para garantir esse isolamento?
    Caixilharia, o que devo escolher? Marcas, tipo de vidro?

O arquiteto e empreiteiro da obra dizem que aquilo que colocam é do melhor! Tretas já eu sei.

A casa neste momento tem classificação energética A+.
    Como posso ter a certeza disso?

Neste momento a casa só tem as paredes erguidas, ainda posso mudar muita coisa, por isso peço a vossa ajuda.

Obrigado

Cuidado não só com paredes e janelas.
    Tenha atenção á ventilação. Tenha atenção ao isolamento da cobertura e do piso.
    Porque não vidro triplo?
    Atenção ás portas.
  8.  # 9

Colocado por: marco1sempre tenho ouvido que 16 é o máximo recomendado.

Não é que seja o máximo, dizem os entendidos é que acima disso os ganhos já não são significativos.
    O problema das caixas grandes é que o pessoal depois esquece-se de colocar vedantes entre os vidros e a caixa, o que para a acústica é mau.
  9.  # 10

No capotto o xps de 6cm não é o "minimo"? O que é que influencia mais usar um de 6 ou um de 10 na elaboração de um projecto? Localização da casa?
  10.  # 11

Colocado por: JotaPNo capotto o xps de 6cm não é o "minimo"? O que é que influenciamaisusar um de 6 ou um de 10 na elaboração de um projecto? Localização da casa?

Não é bem assim.

Quando se fala de mínimos, estamos a referir o RCCTE e as suas tabela mediante as zonas geográficas.

Lá não é especificado a espessura de isolamento, mas sim outros valores, como o da resistência térmica, coeficiente de condução térmica.
    Isto porque, diferentes materiais isolantes possuem diferentes valores, e então o que é dito é que é necessário um valor mínimo de "X", e isso pode ser alcançado com 3 cm de isolamento Y, 5 cm de isolamento Z ou 7 cm de isolamento W.

Contudo, poderemos tentar pensar para além dos mínimos exigidos, e pensar numa questão global entre "conforto/gastos/isolamento/climatização".

Por vezes, investir cerca de 1€/m2 no isolamento, pode fazer poupar cerca de 100€ num ano na climatização da habitação. E com isso nós temos um melhor conforto e gastos controlados.
  11.  # 12

Espero bem que isso esteja bem tabelado e não seja mais uma conversa como a das telas pitonadas, geotexteis, das coberturas e mais não sei o quê em que ninguém se entende... Eu quando encomendar o projecto da térmica é logo em mente que quero acima dos minimos!

Eu até vivo com um soalho manhoso, mas isolamento não quero mesmo que fiquem questões no ar!
  12.  # 13

Colocado por: JotaPEu quando encomendar o projecto da térmica é logo em mente que quero acima dos minimos!

Por norma, são sempre.
    O problema é que em obra a execução e a atenção a pequenos "pormaiores" é descorada.
    Como já aqui foi dito e muito bem, isolar é pensar globalmente, isolar não é só atirar não sei quantos cm de esferovite para a parede e já está.
  13.  # 14

Sem dúvida! Ando aqui a tirar o curso de DO c/TF - Dono de Obra com Tiques de Fiscal, a ver se na altura consigo acompanhar com o melhor conhecimento de causa possível.

Até digo mais, no caso do Capotto, cimentos e canalizações e eletricidade, era capaz de frequentar umas formações a aprender mais.
  14.  # 15

Colocado por: JotaPDono de Obra com Tiques de Fiscal

Olhe que não é coisa fácil.
    Vai ter que treinar a engolir sapos, fazer ouvidos de mercador e vista grossa
    Muito, mas muito importante, vai ter que aprender a gostar de sandes de courato.
  15.  # 16

Na minha profissão havia uma romaria semanal às sandes de courato numa determinada feira e eu cedia o meu lugar a outro. Não gosto!

Portanto vou mesmo ter que me habituar aos sapos :D
  16.  # 17

Desde já obrigada pelos comentários'

Zedasilva diz que:
    "Um dos vidros deveria ter espessura diferente, melhora a acústica." Porquê? O que recomenda?

Zedasilva também diz:
    ""A caixilharia tb é importante."
    Conhece alguma marca especifica?

Há quem fala em colocar os vidros por fora e estores por dentro! Alguma opinião sobre isso?
    O arquiteto da obra não recomenda.
  17.  # 18

Colocado por: CACC"Um dos vidros deveria ter espessura diferente, melhora a acústica." Porquê? O que recomenda?

6+16+5 ou 3.3.1+16+5
  18.  # 19

Loja do isolamento... obrigado pelo seu contributo

As paredes da casa sao de bloco térmico de 25 cm (bloco meio rosado).... isto ajuda no isolamento?
    Ja vi varias imagens de obras que utilizavam tijolo, espuma azul ( nao sei o nome), caixa de ar e novamente tijolo!

Qual é o melhor sistema?
    Quanto a isto ja não há nada a fazer porque as paredes ja estão erguidas com o tal bloco térmico.

Em relação aos pilares, é necessario algum isolamento especifico??
  19.  # 20

Riscos obrigado

Nao entendi a segunda opção... 3.3.1+16+5

Pode me explicar por favor.?

0.0244 seg. NEW