Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas. Tenho algumas questões em relação a fiscais de obra, que não consegui esclarecer nos tópicos que já existem sobre o assunto, e gostava de saber se alguém aqui pode ajudar.

    1 - é possível ter dois fiscais (ou mais) para a mesma obra?

    2 - quais são os requisitos para se ser fiscal da obra? Qualquer arquitecto (que não seja quem fez o projecto) serve? Quem mais?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Desde que haja dinheiro..., Até pode ter uma dúzia.
  3.  # 3

    Colocado por: Enigmasé possível ter dois fiscais (ou mais) para a mesma obra?

    Sim, até mais, mas por norma apenas assina os termos o Diretor da fiscalização.


    Colocado por: Enigmasquais são os requisitos para se ser fiscal da obra?

    Gostar de couratos, conseguir engolir sapo e fazer vista grossa.

    Colocado por: EnigmasQualquer arquitecto (que não seja quem fez o projecto) serve?

    Sim

    Colocado por: EnigmasQuem mais?

    Engenheiros civis , Agentes técnicos de arquitetura e engenharia ou outro profissional com formação nível V em direção de obras
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Enigmas
    •  
      omega
    • 30 maio 2017 editado

     # 4

    o que fez o projecto não pode ser?
    esse e do DO são os mais interessados em que se cumpra o projecto, digo eu.
    se não fiscalizar o projecto pode sempre alegar que não foi feito como ele disse.
    ou estou a pensar mal?

    não sei mesmo, foi uma questão que se me pôs agora

    btw, no sul o courato deve ser mesmo uma especialidade, na minha zona isso não se come em lugar nenhum
  4.  # 5

    Colocado por: omegao que fez o projecto não pode ser?

    Pode, mas existe uma recomendação da ordem a dizer que não deve.

    Colocado por: omegase não fiscalizar o projecto pode sempre alegar que não foi feito como ele disse.

    Ele não tem que dizer nada, tem apenas que colocar as suas ideias/exigências por escrito (projetos)
    Ler projetos qualquer um sabe .

    Colocado por: omegana minha zona isso não se come em lugar nenhum

    Deve-se comer muita mal na sua zona :)
  5.  # 6

    Uma sandes de couratos com castanhas piladas é coisa para combinar bem.
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilvaDeve-se comer muita mal na sua zona :)

    a minha zona é das zonas do país onde se come melhor, mas isso é como tudo, cada um defende a sua dama.
    não trocava um rojão no pote por uma canastra de couratos :)



    Colocado por: zedasilvaEle não tem que dizer nada, tem apenas que colocar as suas ideias/exigências por escrito (projetos)
    Ler projetos qualquer um sabe .


    mas quem elabora o projecto não tem que se responsabilizar se ele estiver mal feito?
    tipo, calcula mal o diametro de um pilar, está tudo feito de acordo com o projecto e a laje cai, no meu entender a culpa foi de quem calculou mal o pilar e não de quem o ergueu
  7.  # 8

    Colocado por: omeganão trocava um rojão no pote por uma canastra de couratos :)

    Nem eu :)

    Colocado por: omegamas quem elabora o projecto não tem que se responsabilizar se ele estiver mal feito?

    Tem!
    Mas não tem obrigação de verificar a execução
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilvaTem!
    Mas não tem obrigação de verificar a execução

    de acordo, mas se ele não vir como foi feito pode-se ver lixado para provar que foi feito de acordo com o que ele pretendeu...
  9.  # 10

    Colocado por: omegade acordo, mas se ele não vir como foi feito pode-se ver lixado para provar que foi feito de acordo com o que ele pretendeu...

    A que prepósito é que ele tem que provar alguma coisa?
    Se aquilo cair vai-se ver como é que foi executado e depois responsabiliza-se quem de direito, nunca o autor do projeto (se o projeto estiver correto)
  10.  # 11

    O projectista nunca deve ser o fiscal.
    Concordam com este comentário: zedasilva, coveiro, Pedro Barradas
    •  
      omega
    • 31 maio 2017 editado

     # 12

    esclarecido :)
    Obrigado
    mas de acordo com o zedasilava, não é nunca, é não deve
    Colocado por: zedasilvaPode, mas existe uma recomendação da ordem a dizer que não deve.

    Colocado por: PicaretaO projectista nunca deve ser o fiscal.
    Concordam com este comentário:zedasilva
  11.  # 13

    Colocado por: zedasilvaPode, mas existe uma recomendação da ordem a dizer que não deve.


    vao recomendar as mães deles...

    Colocado por: PicaretaO projectista nunca deve ser o fiscal.


    Eu sou milhentas vezes, (exageradamente) graças a deus, fiscalizar projetos de outros é que é cá uma trabalheira.... até fujo deles, por isso é que antes de dar orçamento peço sempre os projetos para ver no que me vou meter...
  12.  # 14

    eu não sou do ramo, mas acho que ficava mais descansado se fosse eu a ver se faziam o que eu projectava...
    é que quando dá para o torto o que mais se ouve é: a culpa não foi minha
  13.  # 15

    Colocado por: riscosEu sou milhentas vezes, (exageradamente) graças a deus, fiscalizar projetos de outros é que é cá uma trabalheira.... até fujo deles, por isso é que antes de dar orçamento peço sempre os projetos para ver no que me vou meter...

    Já estou mesmo a ver o riscos a dizer ao dono de obra que é preciso fazer uma alteração ao projecto, que implica gastar mais uns euros, porque o nabo do projectista de estruturas se enganou ;-))
  14.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Já estou mesmo a ver o riscos a dizer ao dono de obra que é preciso fazer uma alteração ao projecto, que implica gastar mais uns euros, porque o nabo do projectista de estruturas se enganou ;-))


    Não digo que não venha a acontecer algum dia, porque só não erra coisas ligeiras quem não fáz, já dizia um velhinho ditado. E quando acontecer la teremos de assumir:) digam o que dizerem picareta, no meu caso ninguém melhor que eu projetista quer ver o que foi projetado do papel para o terreno.

    Ainda hoje tive um cliente do fórum, reunir comigo para dar preço para uma fiscalização do SMG arquitetos, também daqui do fórum.... e as especialidades, (opções técnicas) eu não as faria como os projetos estão realizados, depois é complicado aceitar fiscalizações com erros técnicos atras de erros técnicos e projetos chouriços do CYPE
  15.  # 17

    Colocado por: riscosNão digo que não venha a acontecer algum dia, porque só não erra coisas ligeiras quem não fáz, já dizia um velhinho ditado. E quando acontecer la teremos de assumir:) digam o que dizerem picareta, no meu caso ninguém melhor que eu quer ver o que foi projetado do papel para o terreno.

    Todos sabemos que em todas as obras existem trabalhos a mais, uns porque o dono de obra decidiu fazer alterações, outros por erros de projecto, e neste caso os projectistas inventam sempre uma desculpa, então se o projectista é também fiscal,..... vai tentar culpar o empreiteiro :-))

    Colocado por: riscosdepois é complicado aceitar fiscalizações com erros técnicos atras de erros técnicos e projetos chouriços do CYPE

    Tá a ver que os projectos tem sempre algum erro.
    É mais fácil para alguém que não tem nada a ver com o projecto fazer o levantamento desses erros, e apresentá-los ao dono de obra, do que o autor do projecto. Neste caso em concreto se o fiscal fosse o projectista, provavelmente a obra era feita e o dono de obra nunca saberia que haviam erros no projecto.
    Concordam com este comentário: Keepper
  16.  # 18

    Sao maneiras de ver..mas o picareta nao deixa de ter alguma razao nesse sentido.ser projetista e fiscal, mas fiscal a serio...tem os seus pos e contras. Agora depende da capacidade do projetista como projetista, com fiscal,e depende da qualidade dos projetos..
 
0.0197 seg. NEW