Boas, tenho sondado o fórum e a net em geral no sentido de aplicar películas reflectoras nas janelas de sótão (5 janelas) que fazem com que o espaço seja um forno no verão, apesar de terem cortinas próprias no interior (que na verdade geram calor) e de o telhado estar isolado. Após ter muito lido acho que vou optar pela aplicação exterior, pois tenho receio que, por um lado sejam menos eficientes colocadas na face interior do vidro duplo, e por outro que causem problemas de quebras por sobreaquecimento (e que elas próprias irradiem calor). Vou experimentar as do Lidl que vão estar à venda amanhã bem baratas (7.99€ cada com 76 x 220, o que dá para 2 janelas), apesar de supostamente serem para instalação interior... penso que assim, no máximo, arrisco a que durem menos... Ora, depois de tanta treta a minha questão é, como é que desmonto as ditas janelas para facilitar a limpeza e instalação das películas? É que como estão um pouco altas será muito difícil fazer um trabalho de jeito e sem ficar todo moído de andar pendurado num banco de braços esticados ;-) Já encontrei vídeos da instalação e aquilo é só pousar o pivot central e já está, mas suponho terem algum mecanismo de retenção? As minhas viro-as todas "ao contrário" mas continuam presas pelo mecanismo de pivot central... Será fácil fazer sozinho? O peso devo poder bem com ele (tem uns 70 x 120 cm) e a Maria não chega lá para ajudar...
Agradecido a quem tenha luz sobre o assunto! Cumprimentos
1º que tudo arranje uma boa plataforma de trabalho. um escadote é capaz de ser arriscado. Com uma boa mesa consegue aceder sem problemas?
70x1.20m, com vidro duplo, deve ser pesadota...cuidado. Sempre com ajuda. as peliculas do lidl são porreiras. funciona, devem durar uns 2 anos. Meta pelo exterior.
Não consegue fazer o serviço sem desmontar? Se conseguir é o ideal. limpe muito , mas memo muito bem a superficie de colagem e o aro perimetral. Efectue sempre a instalação com as janelas arrefecidas e sempre sem incidencia de luz solar directa. Utilize agua destilada, com um pouquito quase nada de detergente de loiça. Utilize as espatulas, e o x acto. Corta o excesso no final da aplicação. Procure aqui no Forum, que tem um topico sobre o assunto "peliculas de vidro". Boa sorte
Obrigado pela resposta! Já tinha lido extensívamente sobre isso, aqui e noutros sites, e até vi vários vídeos sobra aplicação. Conseguir sem desmontar acho que consigo, mas não é ideal... Queria desmontar porque, por um lado vai ser mesmo chato trabalhar no espaço confinado da janela e por outro a posição não é boa. Há também a questão do vidro frio e sem sol, porque a casa tem muita exposição solar... Só se repartir o trabalho por 1 dia inteiro e trabalhar ao contrário do sol, começar logo pela do lado sul, depois poente a ao fim da tarde as duas do nascente... Mas o telhado não é muito inclinado e o sol dá em quase todas depressa. Ou então preparo tudo muito bem num dia (estão imundas...) e no outro dou uma limpadela para tirar o pó que tenha caído e já faço mais rápido. A altura não é muuuita, apenas o suficiente para que não se consiga trabalhar do chão... mas pensando bem o maior problema é que elas bloqueiam (para limpeza, por exemplo) numa posição já invertida, ou seja, a face exterior fica já quase voltada ao contrário para o interior, e não me parece que seja fácil fazer este trabalho com elas assim... e antes de poderem ser bloqueadas basculam livremente, não sendo possível (ou pelo menos fácil) fazer com que fiquem verticais. O ideal era mesmo desmontar para limpar como dever ser e aplicar "facilmente".
OK, acho que entretanto percebi pelo vídeo de instalação; é só empurrar os pinos que servem de pivot e isso liberta a janela quando completamenta invertida. Parece relativamente fácil desmontar... e facilitava-me imenso o trabalho de colocar as películas. Quanto ao peso delas, acho que posso bem com ele... Depois digo como correu e vou ver se me lembro de tirar umas fotos, que é coisa que nunca me ocorre quando construo ou reparo algo :-(
Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas