Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a remodelar um apartamento em Lisboa, dos anos 30, mas surgiu uma questão relativamente ao esgoto.

    O tubo de queda que está na cozinha tem ventilação primária, mas o tubo de queda da casa-de-banho não tem. É possível que o tubo de queda da casa-de-banho tenha um ramal que liga directamente ao tubo de queda da cozinha, para ventilação? Pelo que percebi, na cozinha existe também uma coluna de ventilação junto ao tubo de queda.

    A razão da minha pergunta é que estamos a testar a canalização da casa-de-banho e está a sair água no tubo de queda da cozinha e existe um tubo que foi alterado pela vizinha de baixo que está a desembocar no tubo de queda da cozinha e é por aí que sai a água. Dá ideia que ela alterou mal o tubo e em vez de só ventilar, também permite o escoamento de água. Gostaria de tentar perceber que tubo era este originalmente, porque devia ser alguma coisa pré-existente que tenham estragado ou simplesmente querido substituir (mas mal) aquando das obras da vizinha.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Se for a sua área de reabilitação urbana , ou eventualmente à câmara eles tem lá o projecto original :)

    Eu no meu apartamento (dos anos 50) tenho um tubo de ventilação da casa de banho que vai sair na marquise da vizinha debaixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FPBC
  3.  # 3

    Obrigada pela resposta.

    Nós já fomos à câmara levantar as plantas, mas a única que refere esgotos não tem esse grau de pormenor. Vou tentar passar lá novamente e ver se têm mais algum documento que possa ajudar.
  4.  # 4

    Colocado por: FPBCBoa tarde,

    Estou a remodelar um apartamento em Lisboa, dos anos 30, mas surgiu uma questão relativamente ao esgoto.

    O tubo de queda que está na cozinha tem ventilação primária, mas o tubo de queda da casa-de-banho não tem. É possível que o tubo de queda da casa-de-banho tenha um ramal que liga directamente ao tubo de queda da cozinha, para ventilação? Pelo que percebi, na cozinha existe também uma coluna de ventilação junto ao tubo de queda.

    A razão da minha pergunta é que estamos a testar a canalização da casa-de-banho e está a sair água no tubo de queda da cozinha e existe um tubo que foi alterado pela vizinha de baixo que está a desembocar no tubo de queda da cozinha e é por aí que sai a água. Dá ideia que ela alterou mal o tubo e em vez de só ventilar, também permite o escoamento de água. Gostaria de tentar perceber que tubo era este originalmente, porque devia ser alguma coisa pré-existente que tenham estragado ou simplesmente querido substituir (mas mal) aquando das obras da vizinha.

    Obrigada.


    O canalizador que lhe fez esse trabalho não soube ver esse pormenor?

    Antigamente as sanitas tinham um tubo de respiração individual nomeadamente aquelas que tinham autoclismo suspenso no alto que até se puxava com corrente e o que se passa é que não anularam este tubo com nova obra mas só vendo poderei avaliar melhor a situação.

    De que zona é de Lisboa?
  5.  # 5

    Não consegue ver porque este tubo está no tecto da vizinha. Ele ligou o tubo da sanita ao tubo de queda e acaba aí a nossa "jurisdição". Acontece que o tubo de que estou a falar está 50 cm abaixo da nossa lage.
    O prédio é ao pé do marquês de pombal.

    Mas qualquer ramal de esgoto não precisa de um tubo de ventilação? É que senão aquilo é um sistema fechado, não tem qualquer entrada de ar, visto que o tubo de queda nessa prumada não é aberto o exterior, ao contrário do tudo de queda da cozinha que ventila para o terraço.
  6.  # 6

    Colocado por: FPBCNão consegue ver porque este tubo está no tecto da vizinha. Ele ligou o tubo da sanita ao tubo de queda e acaba aí a nossa "jurisdição". Acontece que o tubo de que estou a falar está 50 cm abaixo da nossa lage.
    O prédio é ao pé do marquês de pombal.

    Mas qualquer ramal de esgoto não precisa de um tubo de ventilação? É que senão aquilo é um sistema fechado, não tem qualquer entrada de ar, visto que o tubo de queda nessa prumada não é aberto o exterior, ao contrário do tudo de queda da cozinha que ventila para o terraço.


    Sim por princípio mas existe muitos construtores que ignoram este procedimento.

    A ventilação pode ser feita com a continuidade da prumada até à cobertura ou um tubo paralelo de diâmetro inferior interligando entre si.
  7.  # 7

    Não se esqueça que em pavimentos de madeira os esgotos trabalham por baixo no teto do vizinho de baixo sendo ocultados por teto falso.
  8.  # 8

    Pode colocar uma válvula de admissão de ar
  9.  # 9

    Obrigada a todos pelas respostas.

    Não queria estar a alterar a canalização original do prédio, prefiro que se arranje aquele tubo de forma a cumprir a sua função, caso se verifique que é efectivamente um tubo de ventilação. Não vejo que outra função pudesse aquele tubo desempenhar, sendo apenas uma ligação de um tubo de queda (não ventilado) a outro tubo de queda (ventilado); não me faz sentido que seja para passagem de esgoto, mas também não acredito que a vizinha tenha colocado ali um tubo se ele não existisse já, até porque não faz parte da canalização dela, mas sim da nossa.
 
0.0153 seg. NEW