Iniciar sessão ou registar-se
    • Jmrp
    • 11 junho 2009 editado

     # 1

    Boa tarde.

    Pretendo edificar uma habitação Hunifamiliar, tendo como uma das suas principais caracteristicas
    o facto da escada qu irá fazer a ligação entre o rc e o 1º andar desenvolver-se ao londo de um arco com sensivelmente
    3 m.

    Pretendia-se colocar na fachada, inicialmente, tijolo de vidro mas fui aconselhado pelo técnico que realizou o
    projecto do térmico a recorrer a outra solução. Motivo, dificuldade em respeitar os parametros exigiveis actualmente
    sobre a temática.

    Solução, aplicação eventual de uma fachada de vidro, em troços rectos (ou seja não irá ficar curvlineo, mas facetado)

    Novo problema, privacidade.

    È obvio que se colocar vidro espelhadado, há quem goste, teria o problema resolvido pelo menos no periodo diurno.
    Todavia no nocturno .....

    Parece-me evidente que todos queremos ter a nossa privacidade nas nossas casas...
    Alguem conhece alguma solução? Vidro tratado? Vidro exterior liso o interior fusco?
    Cortina de luz (ou seja focos que apontam para a estrutura no sentido interior exterior?
    Aplicação de telas blackout? Recorrer a outra solução arquitectónica?
      projecto_exterior.jpg
  1.  # 2

    Colocado por: JmrpParece-me evidente que todos queremos ter a nossa privacidade nas nossas casas...
    Nem TODOS. :-)
    Isso da "privacidade" é uma questão de cultura.
    1. Quando vivi (há mais de 25 anos) no Norte da Europa, achava estranho - mas espectacular - aqueles bairros de moradias na Holanda, em que não havia muros entre os jardins nem para a rua, e via-se tudo lá para dentro graças aos enormes vidros.

    2. Mais recentemente, a casa de uma minha irmã, em Cascais, tem uns 100m2 de vidro contínuo numa das fachadas nas zonas sociais (hall, sala, escadas de acesso ao piso superior, corredor dos quartos.

    3. Num belíssimo prédio perto do centro histórico de Oeiras, os vidros de algumas zonas da casa vêm até ao chão, permitindo (quando os brise-soleil estão puxados para cima) ver-se bem o interior do apartamento.

    4. Um colega meu, engenheiro civil, «borrifou-se» para o projecto térmico e convenceu a equipa de arquitectos a meter enormes paredes envidraçadas na sua moradia de férias. O projecto diz taxativamente que aquilo não cumpre os regulamentos. Mas como a Câmara não chumbou o processo de licenciamento, ele tem agora uma casa com vistas espectaculares.
    Etc.

    Portanto, a questão da privacidade não é bem para «todos».

    Já agora: Que orientação tem essa fachada com a escada?
    • Jmrp
    • 11 junho 2009 editado

     # 3

    O alçado principal está orientado para Nascente, pelo que a fachada está virada para nascente norte

    cumps
  2.  # 4

    Colocado por: JmrpBoa tarde.

    Alguem conhece alguma solução? Vidro tratado? Vidro exterior liso o interior fusco?
    Aplicação de telas blackout? Recorrer a outra solução arquitectónica?
      projecto_exterior.jpg


    Veja neste site, é uma ideia.
    Passe com o cursor em cima das imagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jmrp
    • Jmrp
    • 11 junho 2009

     # 5

    Muito interessante, mas também deve ser dispendioso...

    conhece algum revendedor em portugal?
  3.  # 6

    Boas

    Luis K.W. disse

    O projecto diz taxativamente que aquilo não cumpre os regulamentos. Mas como a Câmara não chumbou o processo de licenciamento, ele tem agora uma casa com vistas espectaculares.

    Neste momento o projecto de comportamento térmico ao dar entrada na câmara tem de ser acompanhado por uma Declaração de Conformidade Regulamentar subscrita por um Perito Qualificado atestando a satisfação dos requisitos regulamentares. O seu colega já não podia ter esse procedimento.

    Jmrp disse

    a fachada está virada para nascente norte

    A orientação menos exigente para a situação de verão. Penso que será possível. Fale com o seu técnico.

    cumps
    José Cardoso
  4.  # 7

    Colocado por: JmrpMuito interessante, mas também deve ser dispendioso...

    conhece algum revendedor em portugal?

    Não, não conheço, mas a ideia está ai. é uma questão de procurar este tipo de tecnologia cá na europa , ou mesmo falar com eles "site".
  5.  # 8

    Vi esse vidro num stand da concreta no Porto á cerca de cinco anos atrás. Vou procurar o catálogo. se encontrar depois digo.

    Jmrp

    inicialmente queria em tijolo de vidro não é ? mas porquê, pela claridade? pois pela vista não seria, então seria apenas por uma opção estética porque se somente pela claridade há outras opções.
    De qualquer forma com a orientação solar que tem essa zona penso que o projecto de térmica poderá ter repostas a uma grande superficie de tijolo de vidro.
    Eu no entanto para ser sincero ou metia em tijolo de vidro ou desistia mesmo dessa ideia tanto mais que não me parece muito de acordo com o vocabulário arquitectónico do resto da casa.
  6.  # 9

    esses vidros que são transparentes e opacos num carregar de botão são caros
    curiosidade: até há vidros com lcd incorporado.
  7.  # 10

    Outra fornecedor de vidro com opacidade controlável:

    SGG PRIVA-LITE®
    Vidro com comando de opacificação comandada

    http://pt.saint-gobain-glass.com/B2B/default.asp?nav1=pr&nav2=details&nav3=Vision&nav4=7443
  8.  # 11

  9.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: JmrpParece-me evidente que todos queremos ter a nossa privacidade nas nossas casas...
    Nem TODOS. :-)

    4. Um colega meu, engenheiro civil, «borrifou-se» para o projecto térmico e convenceu a equipa de arquitectos a meter enormes paredes envidraçadas na sua moradia de férias. O projecto diz taxativamente que aquilo não cumpre os regulamentos. Mas como a Câmara não chumbou o processo de licenciamento, ele tem agora uma casa com vistas espectaculares.
    Etc.



    Boa noite Luis!

    Existem vidros térmicos.. .. Quanto à "privacidade" é realmente uma questão de hábito


    http://www.dynamic444.blogspot.com/
  10.  # 13

    Colocado por: electraoOutra fornecedor de vidro com opacidade controlável:

    SGG PRIVA-LITE®
    Vidro com comando de opacificação comandada

    http://pt.saint-gobain-glass.com/B2B/default.asp?nav1=pr&nav2=details&nav3=Vision&nav4=7443


    Um metro quadrado deste vidro deve de ser baratinho :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  11.  # 14

    @Filipe

    Esse poderá ser um problema, mas outro, será concerteza o consumo de energia. No site eles mencionam 24VA/m2. Apesar de eles afirmarem um consumo ínfimio, o que acontece é que para uma aplicação destas, em que todas as noites estaria ligado para evitar os olhares indiscretos e dada área da fachada, no fim do ano, talvez seja uma quantia mensurável.

    É como tudo na vida! É preciso fazer contas.... ;)
 
0.0175 seg. NEW