Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de ter opiniões sobre algo em que estou com dúvidas "morais".

    Comprei um apartamento ontem. Hoje a vendedora telefona-me a dizer que se esqueceu de tirar as calhas das cortinas e que quer ir lá buscá-las. A mim custa-me um pouco permitir isso pois são calhas de tipo "trilho suíço" presas com parafusos em série directamente no tecto (falso). Ou seja, a remoção das calhas vai-me deixar com uma fila de buracos no tecto. Ao usar esse argumento ela disse-me que tapava os buracos mas eu francamente não estou com vontade de que se mexa num tecto que está imaculadamente branco. As calhas nem me interessam (nem tão cedo compro cortinas, vou prioritizar outras coisas), mas desagrada-me muito a ideia de se mexer ali.

    Os únicos items que estão especificados no contrato como "incluídos" no negócio são a placa, forno, exaustor e esquentador. A impressão com que fiquei é que também queriam vender o recheio do apartamento (e cortinados foi a primeira coisa que mencionaram) mas quando falaram no assunto eu matei a conversa à partida pois já me tinha esticado para chegar ao valor proposto pelo imóvel. Prefiro decorá-lo ao meu gosto e provavelmente mais barato do que me ia custar comprar-lhes o recheio.

    Eu francamente acho tudo isto uma birra por não ter querido negociar o recheio, pois não vejo grande nexo em tirar cortinas que foram feitas à medida, mas é algo que não quis obviamente discutir na altura em que me propuseram. Estão no direito deles.

    A minha questão é se de facto acham que tenho o direito de lhes recusar isso. Nunca com o argumento "ficou lá portanto é meu" porque eu nunca utilizaria esse argumento para recusar devolver-lhes um qualquer objecto esquecido, como um telemóvel na gaveta ou coisa do género, nem teria esse direito. A questão é que acho que, na ausência de especificação no contrato, as calhas fazem parte do imóvel (como por exemplo, os espelhos da casa de banho, que estão presos à parede, e que eles deixaram ficar). A vendedora diz que eu recusei os cortinados e que as calhas "fazem parte" dos cortinados pois não arranjo cortinados para ali nem ela arranja calhas para os cortinados. Isto é mentra, certo? Eu qualquer pesquisa que faça na net dá-me a impressão que posso comprar um, outro ou ambos, e que portanto aquelas calhas podem ser reaproveitadas por mim.

    Finalmente, a razão para se terem esquecido das calhas, segundo ela, foi que o marido quando tirou as cortinas se esqueceu das calhas. Esqueceu mesmo? Ou, mais que provavelmente, achou o mesmo que eu acho agora? Ou seja, estão presas ao tecto e é ridículo tirá-las...

    Devo ou não devolver as calhas? Existirá em teoria algum argumento legal que me possa obrigar a isso? E argumento moral? Tenho razão em não querer que vão lá tirá-las?
  2.  # 2

    o ridículo é que ela vai gastar tanto a por o seu teto em condições como a comprar umas calhas novas lá para o sitio onde for.
    moralmente ou não moralmente você comprou uma casa com um teto sem buracos, portanto se ela quiser tirar a calha que tire mas que tape os buracos convenientemente.
    Concordam com este comentário: andcalvario, treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arruda81
 
0.0067 seg. NEW